Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre o cartum: As tirinhas que encantam - UCA

 

07/07/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aprendendo sobre o cartum: As tirinhas que encantam

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Luciana Soares Muniz

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Perceber o cartum como forma de expressão;
  •   Produzir pequenos textos, por meio das tirinhas;
  •   Conhecer alguns cartunistas brasileiros;
  •   Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;
  •   Explorar a criatividade;
  •   Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral. Os alunos também precisam ter desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do laptop Classmate como:  navegar com o programa Mozilla Firefox e utilizar  o programa: Tux Paint.

Estratégias e recursos da aula

uca todos

1ª Atividade:

 

 Professor, nesse primeiro momento, organize a turma em roda de conversa e providencie piadas infantis ou casos engraçados para contar. É importante que elabore piadas de acordo com o nível dos alunos, isto implica em não relatar piadas picantes ou grosseiras “pesadas”. Em seguida, pergunte se algum aluno sabe contar piada e solicite que conte.

 Nos sítios abaixo você encontrará algumas piadas, então utilize a internet do laptop Classmate Mozila Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessar os sítios:

http://criancas.uol.com.br/piadas/

http://boaspiadas.blogspot.com/2007/07/piada-infantil.html

 

Em seguida, explique que uma  piada  é uma breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê.

Porém, existem outras maneiras de expressar o humor. Indague: o que seria então, humor? Você poderá anotar na lousa as hipóteses dos alunos.

Humor é um estado que a pessoa manifesta sendo uma forma de comunicação humana. Mal humor quando a pessoa não está para brincadeira. E o humor que estamos tratando é quando a pessoa em determinadas situações como (piadas, histórias, charges, dentre outras) acham engraçadas.

Logo após, pergunte: vocês conhecem outras maneiras de expressar o humor? Será que podemos expressá-lo apenas através da fala ou teria alguma forma escrita? Vocês sabem o que é um cartum?

Mostre à turma que existem outras formas de expressar o humor por meio da fala ou da escrita e que cartum é uma forma mais ou menos moderna de expressão. Através de imagens impressas, ou seja, escrita, o cartum propõe pequenas histórias.

cartuns que usam poucas palavras, são legais justamente pelos diálogos, que são muito divertidos. Observe:

 

 

http://www.elcabron.net/category/tirinhas/page/2/

 

atividades

 

Professor, providencie várias tirinhas e distribua para cada aluno ler e compreender a mensagem. Em seguida, solicite que os alunos as colem no caderno de Língua Portuguesa  e elabore questões para auxiliar na compreensão.Tomando como exemplo a tirinha do Gato Garfield acima, veja algumas questões:

 

1 -  De acordo com o primeiro quadrinho, o que você acha que o gato irá fazer com o rato?

2 - O que significa a palavra fúria?

3 – O gato está com cara de furioso? Por quê?

4 -  Por que será que o gato disse a frase “ não veja se você tem estômago fraco”?

5 – O que o gato armou para pegar o rato?

6 – Na sua opinião por que essa tirinha ficou engraçada?

 

Professor, em seguida faça uma tira em branco para cada aluno montar uma tirinha engraçada. Auxilie sempre que possível. A mediação nesse momento é fundamental.

 

 

 

Fonte: Acervo da autora

 

Logo após, exponha os trabalhos no mural da sala de aula.

 Professor, se preferir solicite que os alunos façam a tirinha utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade.

tux painta

Fonte: Acervo da autora

 

2ª atividade:

 

Professor, retome com os alunos que os cartuns, em sua maioria, exploram o humor. Explique que os desenhos animados são um tipo de cartum. São feitos de quadrinhos desenhados um a um, usando a mão ou direto no computador. Não é por acaso, portanto, que as crianças norte americanas chamam desenho animado de cartum.

Informe aos alunos que o primeiro desenho animado de longa metragem foi Branca de Neve, de Walt Disney, o criador do camundongo Mickey, Pato Donald e Pateta, entre outros personagens.

 

http://sketchtrash.blogspot.com/2009_04_01_archive.html

 

 

Dialogue com os alunos sobre esses desenhos. Pergunte quem conhece, se já assistiram desenhos animados, qual o preferido da turma e por que, qual o assunto que os desenhos animados trazem, dentre outras perguntas. Anote as respostas da turma em uma cartolina e afixe no mural da sala de aula.

 

Professor, entendendo o desenho como uma das formas de cartum e também como forma de expressão, leve os alunos ao laboratório de multimídia, ou providencie DVDs, ou utilize o laptop Classmate com internet a partir do programa Mozila Firefox  (Área de Trabalho > Navegador de Internet) em sala de aula, para assistirem alguns desenhos. Sugerimos:

 

 

http://www.youtube.com/watch?v=XyZmggafMzY

http://www.youtube.com/watch?v=2sj4MbPaBvc

http://www.youtube.com/watch?v=Mda6n4G7tMk

http://www.youtube.com/watch?v=zIzAFPbbdtY

 

3ª atividade:

 

Professor, entre os cartunistas brasileiros, destaca-se Maurício de Souza com seus personagens: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, dentre outros.  

 

http://www.webix.com.br/fotos/1412-foto-turma-da-monica.html

 

Para melhor compreensão sobre a história de vida de Maurício de Souza e da turma da Mônica, leve os alunos ao laboratório de multimídia ou se preferir, utilize o laptop Classmate em sala de aula e apresente alguns vídeos sobre a temática. Acesse a internet a partir do programa Mozila Firefox ( Área de Trabalho > Navegador de Internet ) e peça para os alunos digitarem os seguintes sítios:

 

 

 http://www.youtube.com/watch?v=14JSPbxTnF0

 http://www.youtube.com/watch?v=gXI6aoiXcho

 

O sítio abaixo poderá ajudá-lo a entender melhor a biografia de Mauricio de Souza.

 

http://www.monica.com.br/mauricio/historic.htm

 

Em seguida, providencie vários gibis e organize na sala de aula um cantinho da leitura. Você poderá organizar  a “Ciranda do Gibi” da seguinte forma:

 

  •         Providencie alguns gibis.
  •         Escolha um aluno para começar a atividade.
  •         O aluno vai levar o gibi para casa, fazer a leitura, ilustrar e deixar uma pergunta para o outro colega que for levar o gibi. É importante que o aluno registre dados sobre o gibi: título, data...
  •          Por sua vez, esse colega vai ler o gibi e responder a pergunta. Vai levar outro gibi para ler, ilustrar e deixar uma pergunta para o próximo colega.
  •         Nesse sentido, a partir do segundo aluno, os mesmos levarão dois (2) gibis: um para ler e responder e o outro para ler, ilustrar e deixar uma pergunta para o próximo.

 

4ª atividade:

 

Professor, nessa atividade proponha a montagem de um livrinho de tirinhas com a turma, intitulado, por exemplo: “Seção de Humor”.

Organize 5 folhas de papel branco para cada aluno e encaderne. Se preferir, faça a “Seção de Humor” no próprio caderno dos alunos.

Solicite a turma para investigar, pesquisar e recortar imagens de pessoas e de objetos em revistas ou livros usados para montar tirinhas com colagens.  

 

Fonte: Acervo da autora

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre cartuns e programas do laptop.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.