Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As bactérias são benéficas ou maléficas? - UCA

 

20/09/2011

Autor e Coautor(es)
Lindomar de Oliveira Untaler
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes, Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Destacar a importância das bactérias na vida dos seres humanos;
  • Identificar os benefícios das bactérias no cotidiano dos seres humanos;
  • Identificar os malefícios causados pelas bactérias na vida dos seres humanos;
Duração das atividades
2 aulas de 50min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

 

Marcador Introdução

Professor, esta aula tem como objetivo suscitar a discussão a respeito dos malefícios e benefícios que podem ocorrer ao ser humano, devido a presença da bactéria. A intenção não é posicionar contra ou a favor das bactérias, e sim esclarecer aos alunos que existem várias vertentes em debate, sendo assim, é importante estudar sobre tal assunto. Diante da discussão, proponha aos alunos para pesquisar e refletir a respeito do conteúdo abordado.Professor, peça aos alunos que acessem em seu laptop a internet. Por meio do Mozilla Firefox e seguindo a seguinte operação: Iniciar -> Aplicativos -> Internet. Logo após a conexão, os alunos deverão entrar no seguinte endereço on-line http://educacao.uol.com.br/biologia/bacterias-1-conheca-a-importancia-e-as-varias-utilidades-das-bacterias.jhtme fazer a leitura do texto "Conheça a importância e as várias utilidades das bactérias", em seguida o professor deverá propor uma discussão a respeito do assunto abordado no texto.

Neste primeiro momento, depois da leitura do texto, que poderá ser realizada individualmente ou em grupo, discuta com os alunos sobre outros acontecimentos em nosso cotidiano, os quais nos deparamos com a presença das bactérias.

Professor convide um profissional da saúde para palestrar na escola a respeito dos malefícios e benefícios das bactérias. Aproveite também para abordar a respeito das doenças causadas pelas bactérias.

Esta aula poderá ser trabalhada interdisciplinarmente com o professor de Geografia, assim o profissional desta área poderá trabalhar com os dados estatísticos sobre as doenças regionais causadas por bactérias. Outro conteúdo que poderá participar desta discussão é a Matemática, o professor ficará encarregado de auxiliar os alunos a interpretar os gráficos e tabelas que se tem relacionados a este assunto.

Professor, depois de trabalhar o texto sugerido acima, outro importante recurso que poderá ser utilizado é o vídeo "Conservação dos Alimentos", este recurso poderá auxiliar os alunos a entenderem melhor o assunto proposto para esta aula. O material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível no ícone abaixo explica de uma forma simples e rápida a importância de conservarmos e armazenarmos bem os alimentos para impedir a contaminação por microorganismos.

 

 

 

 

Sendo assim, vamos realizar algumas atividades nas quais iremos saber mais informações sobre este pequeno microorganismo chamado de Bactéria.

 

Marcador atividade 1

 

Professor proponha para esta atividade que os alunos desenvolvam um programa de rádio com conteúdo relacionado ao benefício ou malefício da bactéria na vida dos seres humanos. Para a realização desta atividade os alunos em sala deverão fazer grupos com 4 alunos em cada, assim após a formação dos grupos, os mesmos deverão se reunir e informar ao professor o que irão abordar a respeito das bactérias. O professor poderá ajudar o grupo de alunos a escolher o assunto.

Sugestão de temas para o trabalho:

  • Doenças causadas por bactérias;
  • Intoxicação bacteriana alimentar;
  • Decomposição da matéria orgânica pelas bactérias;
  • Tratamento de esgoto;
  • Aterro sanitário e a presença de bactérias;
  • Apodrecimento dos alimentos;
  • Conservação e armazenamento dos alimentos;
  • Produção de alimentos;
  • Infecção hospitalar por bactérias;
  • Higiene pessoal;
  • Etc;

Professor antes dos alunos começarem a elaboração do roteiro disponibilize os dois programas de rádio que estão informando sobre as bactérias abaixo para os alunos escutarem e verificarem a clareza com que os locutores explicam o determinado assunto.

Exemplo de como um trabalho criativo e bem elaborado pode se transformar uma ferramenta ou estratégia de ensino em sala de aula.

 

 

 

 

Esta atividade além de abordar assuntos relacionados ao conteúdo desta aula, os alunos poderão desenvolver o senso crítico e a criatividade, já que utilizará apenas a voz. Assim, o roteiro que o grupo irá escrever deverá ser bem objetivo para que os outros alunos possam entender facilmente o assunto. Sobre este assunto, os alunos poderão acessar a internet na página seguinte http://audiocidades.utopia.org.br/manuais/manuais_programa_radio.html e saber um pouco mais sobre a linguagem empregada em um programa de rádio.

Para a elaboração do programa de rádio, os alunos poderão utilizar os aplicativos de áudio de seu laptop, mas para isso o laptop deverá ser configurado antes de começar a gravação.

 

Caminhos para a configuração do som do laptop para executar uma gravação de voz no Metasys Classmate:

  • Primeiramente necessitamos configurar corretamente os canais de áudio no Kmix;
  • Abra o Kmix e vá até a aba "Alternadores";
  • Selecione a origem da gravação: i-mic para utilizar o microfone interno ou e-mic para utilizar um microfone acoplado ao Classmate.
  • Agora vamos para a aba Entrada. Nela vamos habilitar o modo de captura de áudio do sistema. Habilite o canal "Capture" e coloque seu nível (volume) no máximo;
  • Habilite agora o amplificador do sinal do microfone sendo utilizado. Caso seja microfone externo, habilite o canal "e-Mic/Linein Boost". Caso seja microfone interno, habilite o amplificador para o microfone interno "i-Mic Boost". Coloque o nível (volume) deste canal no máximo.
  • Por último, vamos habilitar o microfone e acertar o seu nível (volume). Habilite (deixe aceso) o canal do microfone a ser utilizado. Depois vá aumentando o nível do canal até que se encontre o maior valor possível sem que ocorra microfonia.

Após a configuração, o Metasys Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Para acessar o programa, clique em: Menu K Aba Aplicativos Multimídias Editores -> de Áudio -> Krecord. Assim, a tela principal será exibida e para começar a gravar é só clicar no botão vermelho.

 

Para finalizar, cada aluno deverá enviar seu trabalho para o endereço eletrônico do professor ou, se o mesmo preferir, gravar em um pendrive para transferir a gravação para um único só ambiente de apresentação, com o intuito de serem socializados em sala de aula.

Esta atividade deverá ser realizada fora do horário de aula, pois os alunos necessitarão de um local tranquilo para reunir  e fazer as gravações necessárias para a conclusão do trabalho. O professor deverá propor  a cada grupo que apresente o seu trabalho e que após a apresentação abra uma discussão onde que cada grupo irá relatar a experiência em elaborar um programa de rádio.

 

Marcador atividade 2

Nesta atividade os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as bactérias e suas utilidades, também poderão se posicionar e discutir com seus colegas as diversas opiniões e dúvidas que os alunos irão sinalizar. Para realizar esta atividade, os alunos poderão fazer grupo com quatro alunos e se posicionar a respeito dos argumentos listados no quadro abaixo. Logo após o posicionamento, o grupo também deverá indicar na última coluna se os argumentos relacionam a uma situação benéfica ou maléfica para a vida dos seres vivos. Cada grupo deverá preencher o quadro abaixo com o seu posicionamento, o texto deverá ser digitado utilizando no seu laptop o processador de texto chamado KWord. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Após a construção do texto, os alunos deverão enviar para o endereço eletrônico do professor ou imprimir e entregar para o mesmo em sala de aula.

  Imagem  Argumento do aluno em relação a presença de bactérias  Benéfico ou maléfico
1                                                                                                                   
2

Conjuntivite bacteriana

   
3    
4    
5    
6    
7    
8

Furúnculo

   
9    

Imagem 1 disponível em http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/08/estacaotratamentoesgoto.jpg

Imagem 2 disponível em http://www.iobh.com.br/ilustrations/cornea_clip_image004.jpg

Imagem 3 disponível em http://2.bp.blogspot.com/_CFBJfdtx7PI/SbpLxJjdnKI/AAAAAAAAdd8/qBIianmtcWE/s400/queijo.jpg

Imagem 4 disponível em http://odontologika.uol.com.br/imagens/f_carie.jpg

Imagem 5 disponível em http://1.bp.blogspot.com/_1fGdw-pPofY/TCqUTNlYkHI/AAAAAAAAAlU/-H58sqB8ruM/s1600/vinho-tinto-1.jpg

Imagem 6 disponível em http://www.nominuto.com/_resources/files/_modules/blogpost/blogpost_19704_20101005104526e3b9.jpg

Imagem 7 disponível em http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b0/Yakult_brazil.jpg/220px-Yakult_brazil.jpg

Imagem 8 disponível em http://3.bp.blogspot.com/_BtG6TilFR3I/S75Yi2Vj6tI/AAAAAAAAANw/4LIOrid92b8/s1600/boil.jpg

Imagem 9 disponível em http://www.fotoplatforma.pl/foto_galeria/5876_Kopia%20KRUK_TB.jpg

 

Marcador atividade 3

 Professor, peça a cada aluno que acesse o material do Banco Internacional de Objetos Educacionais disponível para esta atividade. Após a visualização deste experimento prático, cada aluno deverá elaborar uma resposta sobre a pergunta do recurso disponível abaixo:

Por que devemos lavar as mãos?

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

Outras perguntas listadas abaixo, também deverão ser respondidas pelos alunos com o auxílio do laptop conectado à internet:

 

1) Quais os locais mais propícios para se infectar com as bactérias?

2) As doenças bacterianas podem levar a morte?

3) Quais os principais cuidados que devemos ter para evitar a contaminação via oral por bactérias?

4) Podemos viver no planeta sem a presença das bactérias? Justifique.

5) Como as bactérias tem sido utilizadas para combater doenças?

6) Como as bactérias tem sido utilizadas nas restaurações de quadros?

7) Nós podemos comer bactérias?

8) Como elas se reproduzem?

9) Podemos encontrar bactérias em qualquer lugar do planeta?

10) O que é uma bactéria patogênica?

11) Todas as bactérias causam malefícios aos seres vivos?

 

Para finalizar a atividade, todas as respostas deverão ser digitadas utilizando o programa de processador de texto chamado KWord disponível no laptop. O KWord pode ser acessado através do Menu K: Metasys -> Aplicativos -> Ferramentas de Produtividades -> Suíte de Escritório -> Processador de Textos. Assim, ao fim da atividade o relatório poderá ser enviado para o e-mail do professor para ser avaliado.

 

Professor assista ao vídeo "A vida microscópica: Diversidade", este material poderá ser utilizado como recurso complementar nesta aula.

 

 

 

Sugestão de leitura:

 

Livro - Dr. Bactéria

 

             

 

             

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ah, se eu fosse uma bactéria... - Parte II Áudio
A vida microscópica: Diversidade Vídeo
Conservação dos alimentos Imagem
Ah, se eu fosse uma bactéria... - Parte I Áudio
Por que devemos lavar as mãos? parte1: experimento prático Experimento prático
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de cada aluno poderá ser feita em todos os momentos das atividades propostas: durante a discussão na aula, a partir das contribuições e solicitações individuais ou do grupo como um todo, na resolução dos problemas, na realização das atividades e principalmente no desenvolvimento e apresentação do programa de rádio.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.