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Compreendendo e avaliando a Qualidade de Vida – Parte 2

 

20/07/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Entender e diferenciar os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o processo de envelhecimento e suas relações com a Qualidade de Vida.

2. Avaliar a Qualidade de Vida a partir de diferentes instrumentos.

3. Analisar, organizar e sistematizar informações, assim como avaliar a própria Qualidade de Vida, dos seus colegas e familiares, considerando diferentes faixas etárias.

4. Fazer uso da linguagem matemática e da norma culta da Língua Portuguesa.

5. Recorrer aos conhecimentos inerentes a esta aula e propor o enfrentamento à melhoria da sua Qualidade de Vida e de seus familiares.

Duração das atividades
02 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Ter vivenciado a aula do portal intitulada "Compreendendo e avaliando a Qualidade de Vida – Parte 1".

2. Capacidade de interpretação, análise textual, manipulação e relação entre informações, assim como enfrentamento de situações-problema. 

Estratégias e recursos da aula

 

Esta aula é continuidade da aula Compreendendo e avaliando a Qualidade de Vida – Parte 1,publicada no Portal do Professor.

 

A AULA:

1º MOMENTO:

Professor(a), a partir dos temas trabalhados na aula Compreendendo e avaliando a Qualidade de Vida – Parte 2, apresente um conceito sobre Qualidade de Vida. Você pode adotar como sugestão, a definição da Organização Mundial de Saúde que diz, segundo Fleck (2008, p. 61), que a Qualidade de Vida é “a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e do sistema de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

 

Em seguida, explique a partir do conceito acima, que é possível perceber que a Qualidade de Vida está relacionada a indicadores coletivos e à satisfação pessoal do indivíduo e que, dessa forma, podem estar relacionados aos seguintes elementos (figura 1):

 

Figura 1: Indicadores coletivos e de satisfação pessoal relacionados à Qualidade de Vida

Indicadores da Qualidade de Vida

Fonte: Autoria própria

 

Comentário: Autores como Gonçalves e Vilarta (2004), apontam os fatores abaixo (figura 2) como dimensões, ou seja, fatores que influenciam a Qualidade de Vida.

 

Figura 2: Fatores que influenciam na Qualidade de Vida

Fatores que influenciam a Qualidade de Vida

Fonte: Autoria própria

 

Segundo os mesmos autores, na terceira idade, por exemplo, a Qualidade de Vida pode estar relacionada ao sentir-se bem; à ausência de doenças graves; à realização de habilidades e capacidades; ao envolvimento em atividades de lazer, trabalho e convívio; à competênica física e mental; à satisfação emocional; à prestação de apoio social e; ao sentido da Vida.

 

2º MOMENTO:

Questione os alunos se a Qualidade de Vida pode estar relacionada a outros fatores específicos, diferentes daqueles concernentes ao Hexágono de Kertesz e Kerman. Peça-lhes para refletirem sobre a questão que, na próxima aula, será discutida. Também será feita uma leitura textual sobre os fatores que interferem na Qualidade de Vida visando o preenchimento de um questionário mais amplo sobre a temática.

 

3º MOMENTO:

Professor(a), proponha a leitura coletiva do texto intitulado “Qualidade de Vida”, disponibilizado no anexo 2 do artigo “Educação, Exercício, Lazer e Qualidade de Vida.

 

Link de acesso para o texto: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCoQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.seer.ufu.br%2Findex.php%2Folharesetrilhas%2Farticle%2Fdownload%2F3481%2F2564&ei=6ZLgUd_gM8WbrgHAmIDAAw&usg=AFQjCNEknNvz0cXlm9y9kvSgbjTQa1pPrg&sig2=Nl9I85p-Y-SmpuXXjfPJ0A&bvm=bv.48705608,d.dmg>. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

Em seguida, questione os alunos:

Considerando todos esses fatores que interferem na qualidade de vida, como vocês avaliam (de maneira geral – de 1 a 5) a Qualidade de Vida de vocês?

 

Professor(a), anote as respostas dos alunos e faça a média aritmética, incentivando-os a justificar as respostas.

 

Saindo um pouco da subjetividade da avaliação sobre a Qualidade de Vida, e com o intuito de conhecer melhor seus elementos mais específicos, solicite aos alunos que respondam o questionário conhecido como WHOQOL-100, na versão em português.

 

Link de acesso ao questionário completo: <http://www.ufrgs.br/psiquiatria/psiq/whoqold.pdf>. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

Comentário: Explique que se trata de um questionário elaborado pela Organização Mundial de Saúde, contento 100 questões objetivas que avaliam sete dimensões ou facetas, conforme quadro abaixo:

Figura 3: Domínios e facetas dos WHOQOL-100

Quadro Facetas Q.V

Fonte: Revista Brasileira de Qualidade de Vida. Disponível em: http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbqv/article/download/366/432. Acesso em 11 de julho de 2013.

 

Entregue um questionário para cada aluno preencher e recolha-o ao final da aula a fim de calcular os escores e fazer a estatística dos dados, utilizando uma planilha de Excel elaborada por Pedroso, Pilatti e Reis (2009). Para acesso direto a esta planilha, dirija-se ao seguinte endereço eletrônico: <http://www.brunopedroso.com.br/bpwhoqol-100.xls>. Acesso em 11 de julho de 2013. Para saber como utilizá-la e compreender como ela foi elaborada, acesse o artigo citado na fonte do quadro de domínio e facetas dos WHOQOL-100, citada anteriormente.

 

Comentário: Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Em Matemática, por exemplo, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

 

3º MOMENTO:

Professor(a), apresente o compilado sobre o WHOQOL e incentive os alunos a repensarem de que forma podem contribuir para a melhoria imediata da sua Qualidade de Vida, perspectivando assim um envelhecimento mais saudável e uma maior longevidade.

 

Em seguida, solicite aos alunos que escrevam uma carta a seus familiares contendo:

- todo o processo vivenciado na escola, desde a primeira aula;

- quais as análises e reflexões esse processo foi capaz de suscitar pessoalmente;

- o que aprendeu sobre a Qualidade de Vida;

- quais as dimensões da sua Qualidade de Vida estão boas e quais precisam melhorar;

- quais as mudanças e compromissos os alunos assumirão daqui em diante, levando em consideração o que pode fazer em favor do envelhecimento saudável e maior longevidade.

 

Comentário: Como sugestão o(a) professor(a) pode incentivar os alunos a aplicarem o WHOQOL-100 em casa, lançar os resultados na planilha de Excel e promover uma reflexão sobre a Qualidade de Vida juntos aos familiares. Afinal, as mudanças de hábitos e estilo de vida dependem muito do ambiente onde vivemos.

Recursos Complementares

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:

CHAIMOWICZ, F.Os idosos brasileiros no século XXI: demografia, saúde e sociedade. Belo Horizonte: Postgraduate, 1998

GONÇALVES. A.; VILARTA, R. Qualidade de vida e atividade física: explorando teoria e prática. São Paulo: Manole, 2004

GOMES, L., LOURDES, M. C. Envelhecimento Populacional no Mundo e no Brasil. Jornal Brasileiro de Medicina (JBM);Rio de Janeiro, 2004, vol. 87, nº 2, agosto.

MELO, J. M. S. Expectativa de vida e Envelhecimento. Jornal Brasileiro de Medicina (JBM);Rio de Janeiro, 2005, vol. 88, nº 4, abril.

NETTO, M. P.; BRITO, F. C. Urgência em Geriatria, Rio de Janeiro: Atheneu, 2001.

OKUMA, S. S. O Idoso e a Atividade Física fundamentos e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1998.

PEDROSO, B.; PILATTI, L. A.; REIS, D. R. Cálculo dos escores e estatística descritiva do WHOQOL-100 utilizando o Microsoft Excel. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa-PR-Brasil, v. 01, n. 01, p. 23-32, jan-jun/2009). Disponível em: <http://revistas.utfpr.edu.br/pg/index.php/rbqv/article/download/366/432>. Acesso em 11 de julho de 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência o cumprimento e a participação nas tarefas e dinâmicas propostas para sala de aula e para casa. A partir dos trabalhos escritos, dos registros em sala, das falas, dos debates, da produção escrita individual, das propostas e análises das soluções produzidas pelos alunos, mediadas pelo(a) professor(a), será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre o processo de envelhecimento e da Qualidade de Vida

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Opiniões

  • Everaldo do Nascimento, E.E.Helio Del Cistia , São Paulo - disse:
    everaldo.n6@gmail.com

    15/08/2013

    Três estrelas

    Legal abordar este conteúdo ,pois ensina os alunos a compreenderem como funciona o processo de envelhecimento e quais as dificuldades das pessoas mais velhas ,eu como minha formação é em Fisioterapia adoro este tema e pretendo aborda´lo com meus alunos no ensino médio.


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