03/11/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Desenvolver sentimentos de amizade, bondade, solidariedade e simplicidade.
Incentivar à leitura.
Desenvolver a criatividade.
Enriquecer o vocabulário da criança.
O aluno deve possuir alguma familiaridade com o manuseio de livros de literatura infantil.
Momento 1
A professora apresentará para as crianças o livro “A descoberta da joaninha”. Deverá explorar a capa e fazer perguntas às crianças.
O que estão vendo? O que acham que vai acontecer nessa história? O que o personagem está usando?
Após ouvir as respostas, a professora fará uma leitura modelar do livro.
Imagem disponível em:
Título: A descoberta da joaninha
Autor: Cordeiro, Bellah Leite
Editora: Paulinas
A descoberta da joaninha
(Bellah Leite Cordeiro)
Dona Joaninha vai a uma festa em casa da lagartixa.Vai ser uma delícia!
Todos os bichinhos foram convidados...Afinal chegou o grande dia.
O dia da festa na casa da Lagartixa. Dona Joaninha está feliz.
Quer ir muito bonita!Por que assim, todo mundo vai querer dançar e conversar c om ela!
E ela p oderá se divertir a valer!Por isso, colocou uma fita na cabeça, uma faixa na cintura,
muitas pulseiras nos braços e ainda levou um leque para se abanar.
No caminho, encontrou Dona Formiga na porta de do formigueiro e disse:
- Bom dia Dona Formiga! Não vai à festa da lagartixa?
- Não posso minha amiga. Ontem fizemos mudança e eu não tive tempo de me preparar...
- Não tem problema! Tudo bem! Eu posso emprestar a fita que tenho na cabeça e você vai ficar linda com ela! Quer???
- Mas que legal Dona Joaninha! Você faria isso por mim?
- Claro que sim! Estou muito enfeitada! Posso dividir com você.
Tirou a fita de sua cabeça e a ofereceu para Dona Formiga que, feliz, decidiu ir à festa.
Lá se foram as duas. A formiga radiante com a fita na cabeça.
Mais adiante, encontraram Dona Aranha na sua teia fazendo renda.
- Oi! Aonde vão as duas tão bonitas?
- À festa da lagartixa! Você não vai???
- Sinto muito! Tive muitas despesas este mês e sem dinheiro não pude me preparar para a festa.
- Não seja por isso! -disse a Joaninha - Estou muito enfeitada! Posso bem emprestar as minhas pulseiras... Vão ficar lindíssimas em você!
Emprestou suas pulseiras, que ficaram lindas em Dona Aranha.
- Que maravilha! Disse a aranha entusiasmada – Sempre tive vontade de usar pulseiras em meus braços! Dona Joaninha, você é legal demais! Sabia?
As três, radiantes de felicidade, seguiram rumo à festa.
Um pouco adiante, encontraram a Taturana. Como sempre, estava morrendo de calor!
- Oi, Dona Taturana! Como vai?
- Mal! Muito mal com esse calor! Sabe que nem tenho disposição para ir à festa da Lagartixa.
- Ora! Mas para isso dá-se um jeito! Disse a Joaninha muito amável – Posso lhe emprestar o meu leque.
E lá se foi também a Taturana, muito alegre, se abanando com o leque, e encantada com a gentileza da amiga.
Logo depois, deram de cara com a Minhoca. Que tinha colocado a cabeça pra fora da terra para tomar um pouco de ar.
- Dona Minhoca, não vai à festa? Disse a turminha ao passar por ela.
- Não dá, sabe? Eu trabalho demais! Quase não dá tempo pra comprar as coisas de que preciso.. E, agora, estou sem ter uma boa roupa boa pra vestir! Sinto bastante! Porque sei que a festa vai ser muito legal! Mas, que se há de fazer?...
- Ora, Dona Minhoca – Disse a Joaninha com pena dela – Dá-se um jeito... Posso emprestar a minha faixa e com ela você ficará muito elegante!
E emprestou a sua faixa à Minhoca que ficou muito elegante.
E seguiu com as amigas para a festa.
Dona Joaninha estava tão feliz com a alegria das outras, que nem reparou ter dado tudo o que ela havia posto para ficar mais bonita. Mas, a alegria de seu coração aparecia nos olhos, no sorriso, e em tudo o que ela dizia! E isso a fez tão linda, mas tão linda que ninguém, na festa dançou e se divertiu mais do que ela!
Fo i então que a Joaninha descobriu que para a gente ficar bonita e se divertir não precisa se enfeitar toda. Basta ter o coração bem alegre que a alegria de dentro deixa a gente bonita por fora. E ela conseguiu essa alegria fazendo todo aquele pessoal ficar feliz!!!
História disponível em:
http://contandoradehistorias.blogspot.com/2008/01/contando-descoberta-da-joaninha.html
Momento 2
Fazer perguntas às crianças buscando ver se de fato compreenderam as ações da joaninha:
Por que a joaninha deu o seu leque?
Por que a Joaninha foi à festa sem nenhum enfeite?
Por que mesmo desarrumada ela estava se sentindo tão feliz?
Explicar que com essas atitudes podemos perceber que a joaninha não é egoísta. Perguntar quem sabe o que significa essa palavra, “egoísta”.
Após ouvir as respostas a professora explicará que egoísta é a pessoa que pensa só em si mesma e trata só dos seus interesses, sem se importar com os outros.
Momento 3
Separar a turma em duplas, distribuir um pequeno pedaço de papel contendo alguma situação-problema e pedir para que, juntas, pensem em uma solução para aquele problema.
Essas soluções não devem ter com modelo as ações praticadas pela joaninha.
Exemplos:
As crianças estão na escola e chega a hora da merenda. Uma criança percebe que sua mãe esqueceu de mandar seu lanche. Como é possível ajudar?
É um dia de muito frio e duas amigas estão conversando. Uma delas está muito bem agasalhada com duas blusas de frio, casaco, luvas e cachecol e a outra está tremendo de frio, pois esqueceu seu casaco. Como é possível ajudar?
Dois amigos estão passeando e começa a chover muito. Só um deles tem guarda-chuva, o outro não. O que pode ser feito?...
Momento 4
Após terem um tempo para pensarem, as duplas apresentarão suas soluções para a turma. A professora pode combinar que quando tiverem uma ação parecida com a da joaninha todos batam palmas. Esse momento pode ser aberto à perguntas, comentários e novas soluções. Se desejar , as soluçòes podem ser dramatizadas pelos alunos, pois é uma oportunidade rica de desenvolvimento daexpressão corporal e da linguagem oral.
Através do momento 2 a professora deve estar atenta se a mensagem do livro foi bem compreendida pelos alunos. É possível também avaliar se os alunos conseguiram propor soluções viáveis demonstrando sentimentos de cooperação e amizade, bem como criatividade em suas respostas.
Quatro estrelas 9 classificações
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24/08/2014
Cinco estrelasotima esta historia, a partir desta historia pode trabalhar muitos assuntos excelente para trabalhar valores.
17/08/2014
Cinco estrelaseu achei a leitura A descoberta da Joaninha maravilhoso. meus alunos tem 9 anos mas vou usá-lo na sala de aula adaptando o com mais bichinhos .parabens pelo projeto
22/06/2014
Cinco estrelasFantástica.
01/02/2013
Cinco estrelasadorei! de uma criatividade ímpar. muito esclarecedora e baseado neste modelo, vou fazer adaptar para o meu mini mundo.
03/06/2012
Cinco estrelasA história é muito boa para falarmos sobre solidariedade com nossos alunos, irei usar esse texto para ensenar no dia do conto com a minha turma de terceiro ano de alfabetização. farei essas atividades em sala e após a ensenação apresentarei o resultado das dinamicas propostas, t6enho certeza que será um sucesso.
10/03/2012
Cinco estrelasComo professora do Infantil V achei este um plano de aula perfeito onde podemos usar a interdisciplinaridade em todos os momentos inclusive, adaptá-lo para diferentes séries. Parabéns!
29/09/2011
Quatro estrelasGostei muito da aula. Parabéns
11/09/2011
Cinco estrelasExcelente! Trabalho de qualidade! Parabéns!
08/03/2011
Cinco estrelasExcelente a aula. A proposta do livro é passar a noção de alguns valores que estão se perdendo. Em 1998 demos esse livro para nossos alunos de 1ª série na festa do livro de uma escola em Ferraz, até então eu não conhecia as publicações da Editora, fiquei encantada com o conteúdo dos seus livros infantis. Todos voltados para o trabalho com o indivíduo de uma forma abrangente e profunda, tocando nas mais diferentes situações sociais. Parabéns aos professores que adotam os livros dessa Editora.