01/03/2012
Nesta coleção destacam-se recursos educacionais com procedimentos para coletar, organizar, comunicar dados, fazer leitura de gráficos e tabelas na aprendizagem matemática. Tais recursos apresentam estratégias que impulsionam o desenvolvimento do raciocínio combinatório e a compreensão do princípio multiplicativo. Acesse também sugestões de aulas do Portal do Professor vinculadas ao tema desta coleção: Aprendendo a ler gráficos de barra a partir do quadro de chamada: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25832 - Construindo e resolvendo problemas matemáticos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28689
Raimunda Porfirio Ribeiro Will - Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ NEI,
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Espaço e forma
[Tratamento da informação, Desenvolvimento do raciocínio, Construção de procedimentos]
Tipo | Recurso | Objetivo |
---|---|---|
163.2 KB |
Caminho das letras
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação 05/11/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 518 acessos |
Desenvolver o raciocínio lógico e trabalhar o conceito de classificação |
1.7 KB |
Classifique os objetos
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação 03/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 340 acessos |
Estimular a observação de características comuns e a elaboração de critérios |
1 KB |
Organização e tratamento de dados
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação 04/11/2011 Uma estrela 1 comentário(s) 468 acessos |
Aprender a organizar dados e traçar um gráfico de barras |
96.8 KB |
Placas e mais placas
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação Educação Superior::Ciências Humanas::Educação::Ensino-Aprendizagem 04/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 166 acessos |
Estimular a criação de critérios de separação de objetos e identificar características semelhantes |
62.1 KB |
Grupos contidos em outros grupos
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação Educação Superior::Ciências Humanas::Educação::Ensino-Aprendizagem Educação Superior::Ciências Humanas::Educação::Ensino-Aprendizagem 07/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 139 acessos |
Trabalhar o conceito de inclusão de classes |
1.7 KB |
Gráfico dos aniversariantes
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação 04/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 390 acessos |
Trabalhar leitura de gráficos |
167.1 KB |
O urso e os balões
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação 05/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 235 acessos |
Desenvolver o raciocínio lógico e trabalhar o conceito de classificação |
99.8 KB |
Ilha do tesouro
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação Educação Superior::Ciências Humanas::Educação::Ensino-Aprendizagem 03/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 239 acessos |
Trabalho direcionado para o professor exercitar a identificação de coordenadas em um plano e o uso da lógica |
1.9 KB |
Aonde vai cada bolinha?
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Tratamento da informação Educação Superior::Ciências Humanas::Educação::Ensino-Aprendizagem 04/11/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 168 acessos |
Além de estimular a observação de características comuns e simultâneas, ensina a organizar dados em um diagrama |
Sem estrelas 0 calificaciones - 3220 visitas
Denuncia comentarios o materiales indebidos