18/04/2011
Esta coleção tem como proposta ressaltar as contribuições do trabalho com a coordenação motora para o desenvolvimento da escrita de alunos em processo inicial de alfabetização. A sequência de aulas de 1 a 6 retrata o trabalho diretamente voltado para a coordenação motora que, por sua vez, propiciará maior controle manual dos alunos no exercício da escrita. A sequência de aulas de 7 a 12 procura inserir propostas de atividades de coordenação motora aliadas à produção da escrita. As aulas de 13 a 16 inserem contextos de leitura ao trabalho de coordenação motora e escrita e, por fim, as aulas de nº 17 e 18 propõem conteúdos de matemática, coordenação motora e escrita. Faz-se importante ressaltar que, embora algumas aulas apresentem atividades voltadas para o Ensino Especial, elas podem ser utilizadas com crianças que não apresentam dificuldades especiais, contribuindo para a aquisição de habilidade na escrita.
Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
coordenação motora, escrita
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
A ação motora e a Hiperatividade/Ensino Especial
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física -Aprender a controlar a ansiedade motora diante de desafios diferenciados; -Diferenciar movimentos ativos e passivos; -Identificar a intensidade do movimento executado; -Executar diferentes tipos de movimento com segurança. 24/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4600 visita(s) |
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Educação Física |
2 |
Controle manual: pinçar e pegar/Ensino Especial
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física -Coordenar os movimentos manipulativos mediante contração e relaxamento; -Identificar diferentes maneiras de pegar e soltar objetos com texturas, tamanhos e formas diversificadas; -Desenvolver a coordenação motora fina. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 13798 visita(s) |
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Educação Física |
3 |
Brincadeiras de roda: explorando o universo das culturas infantis
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento § resgatar as brincadeiras de roda como manifestações do cotidiano infantil; § Explorar diversas linguagens a partir das brincadeiras de roda: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica. 13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 14470 visita(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Brincando de Amarelinha
Educação Infantil | Matemática *Estimular coordenação motora e lateralidade; *Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes; *Desenvolver a concentração e percepção; *Identificar e nomear cores e formas geométricas; *Reconhecer números de 0 a 10. 17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 92364 visita(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
BOLA DE MEIA, BOLA DE PAPEL!
Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula: Explorar e coordenar habilidades físicas e motoras do próprio corpo; Conhecer a estrutura de um texto – música. 17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 59318 visita(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
“A Pipa de Franklin”: explorar e conhecer objetos que voam
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade § Aprofundar seu conhecimento sobre o objeto PIPA; § Conhecer outros objetos que voam; § Ampliar a compreensão sobre a linguagem oral e escrita; § Produzir brinquedos e ou materiais utilizando a linguagem plástica; 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 26121 visita(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Contação de história e origami: uma mistura perfeita
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Realizar contação de histórias; Produzir dobraduras; Relacionar dobraduras para produzir uma história; Trabalhar a coordenação motora; Conhecer a história do origami. 17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 61228 visita(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
MOSAICO RENDADO – A BELEZA DO KIRIGAMI
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a poética visual de Escher; Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras cuja repetição de signos seja recorrente; Exercitar a prática do mosaico rendado, através do desenho com tesoura; Produzir plasticamente propostas em m... 23/11/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 21518 visita(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
9 |
A POÉTICA DAS MANDALAS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer produções artesanais em mandalas; Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de objetos decorativos com enfoque na temática das mandalas; Exercitar a prática do mosaico rendado através do desenho com tesoura; Produzir plasticamente propostas em mandal... 06/10/2009 Quatro estrelas 7 comentario(s) 62216 visita(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
10 |
Brincando de escrever e de contar na aula de educação física
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Matemática Vivenciar diferentes jogos de auxílio a escrita e ao raciocínio matemático nas atividades de educação física escolar Participar de diferentes jogos em grupo. Exercitar atividades de percepção e coordenação motora fina. 14/02/2011 Três estrelas 3 comentario(s) 8600 visita(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
11 |
Experiências com a escrita:melhorando a nossa letra
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Estabelecer uma relação lúdica com a escrita -Experimentar diferentes possibilidades de tipos escrita (diferentes tamanhos e formas) -Levantar e testa hipóteses sobre caligrafia (a historia da caligrafia) 01/03/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10056 visita(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
BINGO: reconhecendo letras, trabalhando a coordenação motora fina e se divertindo
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Melhorar a coordenação motora fina; • Reconhecer mais letras do seu nome; • Reconhecer letras dos nomes dos colegas. 19/10/2009 Quatro estrelas 13 comentario(s) 62950 visita(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
CORA CORALINA, A GRANDE POETISA
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita O aluno na faixa etária dos cinco anos poderá aprender a: Conhecer a vida e a obra de Cora Coralina; Localizar nos mapas a cidade natal de Cora Coralina; Conhecer alguns aspectos culturais da região; Produzir trabalhos artísticos. 08/02/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 51992 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
14 |
Um amor de leilão: um poema para a educação infantil.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade • Estimular o cuidado com as plantas; • Melhorar a coordenação motora; • Desenvolver a leitura e a escrita; • Estimular a criatividade. 17/12/2009 Quatro estrelas 10 comentario(s) 32398 visita(s) |
Melina Brasil Silva Resende ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Literatura Infantil: A centopéia que sonhava
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver sentimentos de amizade, bondade, solidariedade. Incentivar a prática de leitura de livros de literatura infantil. Desenvolver a coordenação motora fina, através de atividades de colagem. 01/12/2009 Cinco estrelas 11 comentario(s) 86781 visita(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
16 |
Instalação – Diálogos entre escrita, poemas e recortes
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Apreciar poemas de artistas brasileiros; Exercitar a escrita de poemas; Recortar palavras para a apresentação dos poemas; Montar uma instalação com as palavras poemas; Recitar em público, durante a apresentação da instalação, os poemas desenhados. 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 7692 visita(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
17 |
Trabalhando matemática de forma inclusiva: quem sou eu e qual a minha idade
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Movimento § Avançar no processo de construção de sua identidade; § Reconhecer seu corpo e partes dele; § Desenvolver conhecimentos matemáticos; § Reconhecer quantidades; § Reconhecer letras; § Interagir com os colegas; § Expressar-se. 25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14225 visita(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
18 |
Produção de texto, geometria e Tangram
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer a história do Tangram; Trabalhar com figuras geométricas; Realizar produções de texto a partir de Tangram; Explorar a coordenação motora e a criatividade; Trabalhar em grupo; Desenvolver habilidades de leitura e de es... 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13072 visita(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 calificaciones - 14197 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!