18/04/2011
Esta coleção é composta por 15 aulas, as quais visam desenvolver a consciência de educação no trânsito. Tal conscientização é necessária desde a infância, período no qual os aprendizes ainda são pedestres, para que futuramente e lentamente os direitos e deveres enquanto motoristas e pedestres possam ser corretamente e naturalmente cumpridos. As primeiras aulas dessa coleção propõem um trabalho de conhecimento dos meios de transporte, com o intuito de introduzir o tema, a partir do conhecimento da diversidade e da necessidade dos transportes em nossa sociedade. As aulas seguintes apresentam sugestões de textos e atividades práticas diversificadas para a compreensão da organização e do comportamento no trânsito. São sugeridas, inclusive, atividades de campo e de mobilizações de outros grupos na escola. São estudadas separadamente as leis de trânsito para motoristas, pedestres e ciclistas e ao final, o trânsito ao redor da escola é discutido, bem como o ato de cidadania ao estudar tal tema.
Livia Fagundes Neves - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
educação, trânsito, cidadania
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Os Meios de Transporte: uma trabalho transversal
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a existência de diferentes meios de transporte e suas utilidades, através de atividades diversas. Escrever, com desenvoltura, frases relativas aos meios de transporte. Ler, com proficiência, texto informativo sobre o assunto. Raciocinar logicamente a partir de jogo... 11/01/2011 Três estrelas 1 comentario(s) 80831 visita(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
TRANSPORTES – ONTEM E HOJE
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Comparar a evolução dos meios de transportes; § Conhecer os transportes de antigamente; § Identificar as diferentes opções, da atualidade, de locomover-se; § Estabelecer semelhanças e diferenças ; § Posicionar-se criticamente frente aos transportes coletivos; 19/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7515 visita(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
Meios de transporte e trânsito!
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Apreender e compreender os espaços imediatos de convívios através da identificação das semelhanças e diferenças nos meios de transporte. 23/09/2008 Cinco estrelas 1 comentario(s) 23737 visita(s) |
Nilton Goulart de Sousa Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
4 |
Data Comemorativa: Dia do Trânsito/ Ensino Especial
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética -Conhecer regras de trânsito; -Conhecer direitos e deveres do cidadão; -Socializar os conhecimentos adquiridos no convívio diário; -Desenvolver noção de direção; -Trabalhar a conscientização em relação ao respeito ao pedestre. 16/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 28673 visita(s) |
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Educação Física |
5 |
Trânsito: introduzindo o tema a partir de dois gêneros
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Despertar para a necessidade do cumprimento de regras no trânsito a partir de um texto informativo. Conhecer o funcionamento dos semáforos a partir de atividades práticas. Atentar para as responsabilidades de pedestres e motoristas a partir de textos de instrução. 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 69513 visita(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
6 |
Conhecendo a organização do Trânsito
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Os alunos poderão aprender nestas aulas um pouco sobre a organização e as leis do trânsito. 06/10/2010 Quatro estrelas 6 comentario(s) 114059 visita(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
7 |
Vamos organizar o trânsito da cidade?
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver habilidades de leitura e escrita, relativas à interpretação de códigos verbais e não-verbais; Identificar algumas placas de sinalização; Conscientizar sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. 30/03/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 7468 visita(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL |
8 |
APRENDENDO SOBRE AS REGRAS DO TRÂNSITO.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer mais sobre o assunto abordado. Aprender a elaborar um manual sobre o tema. Desenvolver os processos de construção da escrita. Conhecer as regras do trânsito para utilizar no seu cotidiano. 07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 48130 visita(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
9 |
COM O TRÂNSITO NÃO SE BRINCA: RESPEITO ÀS REGRAS!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Conhecer as principais regras de trânsito adotadas no Brasil. 2. Identificar os fundamentos que justificam a existência das regras de trânsito. 3. Compreender a importância do respeito às regras de trânsito para o convívio social. 11/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 31839 visita(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
10 |
Sinalização de Trânsito: Conscientizando e divulgando conhecimento
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Com as aulas propostas o aluno poderá compreender o que é trânsito e sua importância em nosso dia a dia, interpretar as principais formas de sinalização no trânsito, confeccionar placas de sinalização utilizadas no seu dia a dia, conhecer as regras de trânsito para pedestres e... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 46179 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
Placas de trânsito: um trabalho interdisciplinar
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Reconhecer as diferentes formas geométricas existentes nas placas de trânsito. Verificar a existência de números nas placas de trânsito a partir de uma pesquisa. Diferenciar noções espaciais como: em cima, embaixo, direita e esquerda a partir de atividades relacionadas. Escrev... 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 46501 visita(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
12 |
MOTORISTAS E PEDESTRES: UMA RELAÇÃO ÉTICA?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Reconhecer a necessidade de manter o respeito no trânsito entre motoristas e pedestres. 2. Listar e discutir atitudes éticas por parte de motoristas e pedestres para garantir a segurança no trânsito. 3. Analisar situações em que houve desrespeito às regras de trânsito e sua... 11/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18888 visita(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
13 |
O ciclista e as leis de trânsito
Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender as leis de trânsito para o ciclista Exercitar as leis de trânsito na prática Avaliar as atitudes que contribuem para a paz no trânsito 19/05/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 26277 visita(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
14 |
Educação no trânsito: práticas de cidadania.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender o que é educação no trânsito. Aprender a participar de uma discussão organizando e adequando a sua fala de acordo com o tema proposto. Desenvolver habilidades de fluência em leitura; Desenvolver habilidade de antecipação e confirmação de hipóteses relativas ao c... 07/12/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 42964 visita(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
15 |
O TRÂNSITO NO ENTORNO DA ESCOLA: DA REFLEXÃO À AÇÃO!
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Observar e registrar os problemas relacionados ao trânsito no entorno da escola. 2. Comparar e analisar os problemas observados pelos alunos e as dificuldades apontadas por pais e profissionais da escola, com base nas regras de trânsito de nosso país. 3. Divulgar as informa... 14/11/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 21681 visita(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 calificaciones - 5034 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!