25/04/2011
Esta coleção tem como objetivo a organização de aulas relacionadas à compreensão e à formação do conceito de tempo. As primeiras aulas desenvolvem o conceito de tempo histórico, com a construção de uma linha de tempo, com os fatos importantes da vida dos alunos. A relação das semanas com as fases da lua, os porquês dos nomes dos meses e dos dias da semana, com ações relacionadas ao uso social da medida do tempo acontecem durante a construção do calendário. Partindo-se de como os homens se utilizavam da natureza para marcar o tempo, das diferentes maneiras utilizadas e dos diferentes aparelhos, trabalha-se a ampulheta e a invenção do relógio, a divisão do tempo em dias, horas e minutos pelo sumérios.A literatura infantil, nesta coleção, torna lúdico e auxilia a consolidação do conceito.A montagem e desmontagem de aparelhos, entrevistas, cálculos mentais, estimativas e situações-problema acontecem levando à construção do conceito de tempo que, apesar de bastante abstrato, pode ser formado a partir de atividades significativas para os alunos.
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
calendário, medida de tempo, relógio
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
TEMPO HISTÓRICO: a montagem da linha de tempo de fatos importantes da vida das crianças.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Compreender a organização da história de vida marcada pelo tempo. 26/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 31934 visita(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
2 |
Passa, tempo - tic-tac
Ensino Fundamental Inicial | Matemática • Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo • Reconhecer e utilizar medidas de tempo • Realizar conversões simples 06/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 30566 visita(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
Calendário: o dia, o mês e o ano
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com as atividades propostas o aluno poderá conhecer as datas de aniversário dos colegas da turma; compreender como surgiu a necessidade humana de marcar a data de nascimento; vivenciar atividades de construção de painel de aniversariantes; compreender a quantidade de meses do ... 01/10/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 108475 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Medidas de tempo: o calendário na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver ações relacionadas ao uso social da medida de tempo (dia, mês, ano, etc.); Entender o calendário; Reconhecer o significado das palavras: bimestre, trimestre, semestre e ano bissexto; Identificar os dias da semana; Usar o calendário para marcar a rotina e acompanhar... 17/01/2011 Quatro estrelas 7 comentario(s) 256036 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Quanto tempo o tempo tem?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática • Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo • Reconhecer e utilizar calendários 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 10840 visita(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
A contagem do tempo: milênio, século, década, ano.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | História - Compreender as maneiras utilizadas pelos homens de representar a passagem do tempo. - Entender como calculamos século, década, ano inicial e final de um determinado século. - Entender como calculamos há quanto tempo que um acontecimento ocorreu. - Compreender porque utilizam... 16/02/2011 Quatro estrelas 67 comentario(s) 332605 visita(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
7 |
O país-do-sem-tempo, um lugar sem relógio
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ A importância do relógio no mundo atual. 20/11/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 3499 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
Tic Tac – Parte 1
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática As atividades aqui propostas possibilitarão ao/à aluno/a o desenvolvimento de habilidades linguísticas, lógicas e corporais; de competências relativas a noção do tempo, sendo capaz de comparar os acontecimentos de distintas épocas; o enriquecimento do vocabulário por meio da e... 19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 13311 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
Tic Tac – Parte 2
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática As atividades aqui propostas possibilitam ao/à aluno/a o desenvolvimento das habilidades linguística, lógica e corporal. O trabalho sugerido permite o enriquecimento do vocabulário por meio da expressão oral e a conscientização dos cuidados com o meio ambiente. 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 18488 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
HORAS E MINUTOS: relógio, marcador do tempo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver a noção de horas e minutos como medida de tempo; desenvolver a noção do tempo sucessivo e do tempo simultâneo 18/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 18552 visita(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
Quem gastou mais tempo?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ A existência de diferentes maneiras para marcar o tempo. ◦ Contagem do tempo: dia, hora, minuto, segundo. 29/10/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 3729 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
“Sete dias a semana tem...”: aprendendo os dias da semana e os meses do ano em língua de sinais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer o calendário como marcador de tempo; identificar os diversos tipos de calendário presentes em nossa sociedade; conhecer os dias da semana e dos meses do ano em língua de sinais; nomear os dias da semana e meses do ano. 21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 53705 visita(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
13 |
Aula 1: O pescador e o gênio- Noções de tempo: hora, dia, ano ...
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -Perceber que a Matemática está presente nas histórias. -Identificar a duração de um dia, uma semana, uma quinzena, um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre, um ano, uma década e um século. -Exercitar o cálculo mental. 27/05/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 10719 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
Sem estrelas 0 calificaciones - 10722 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!