06/05/2011
Esta coleção tem como objetivo possibilitar ao aluno identificar, classificar e reconhecer os artigos em textos. Para isso, as aulas foram organizadas considerando a conexão que existe entre artigo, substantivo e adjetivo e suas variações de concordância. As atividades apresentam textos variados como música, história em quadrinhos, imagens diversas, além de recursos de áudio e vídeo. Além disso, os alunos compreenderão o uso estilístico do artigo e as diferentes variações de sentido que este apresenta nos textos que lemos/ouvimos no cotidiano.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
artigo, classe de palavras, substantivo, adjetivo, concordância nominal
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Estudando gêneros do substantivo: masculino e feminino
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar os gêneros do substantivo em textos e frases; Inserir masculino e feminino ao vocabulário ativo; Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender o significado das palavras; Utilizar a linguagem par... 07/10/2010 Quatro estrelas 13 comentario(s) 183480 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
Artigos: identificação, função e conceito, classificação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os determinantes dos substantivos; Analisar a função dos artigos na construção do texto; Elaborar o conceito de artigo; Classificar artigo em definido e indefinido. 22/05/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 36125 visita(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
“O acompanhante do nome: o artigo”
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa ler e selecionar informações sobre o uso do artigo em gramáticas diversas; usar adequadamente o artigo em textos diversos; conhecer as características dos artigos. 05/05/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 22916 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
O uso estilístico do artigo
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa reconhecer o valor estilístico do artigo em textos; localizar artigos com valor estilístico em textos jornalísticos. 05/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6582 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
Quais são as palavras que podem determinar um nome?
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa reconhecer o significado de determinação de um nome; relacionar artigo e o pronome como determinantes (à esquerda) de nomes; identificar efeitos de sentido diversos para usos de determinantes variados. 13/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12156 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
6 |
Concordância Nominal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Esta aula contribuirá para que o aluno reconheça a importância da Concordância Nominal na produção oral e escrita. Contribuirá, também, para a apropriação de procedimentos de revisão de textos escritos, conforme as regras da norma culta relativas à Concordância Nominal. 20/11/2009 Quatro estrelas 13 comentario(s) 177717 visita(s) |
Isabella Fernandes Pessoa ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
Adjetivo: estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar o adjetivo em diferentes gêneros textuais; - Elaborar o conceito de adjetivo; - Saber que o adjetivo flexiona em gênero e número de acordo com o substantivo a que se refere; - Empregar adequadamente o adjetivo. - Conhecer o contexto de uso do adjetivo... 27/05/2010 Quatro estrelas 12 comentario(s) 170646 visita(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
A concordância na construção do texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa observar e empregar aspectos discursivos semânticos relacionados ao princípio da concordância; verificar, por meio de análise textual, a função semântica das concordâncias verbal e nominal na construção do texto. 14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 70289 visita(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 calificaciones - 8398 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!