Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Reescrita de textos

 

05/04/2011

Ficha Técnica
Descripción

Um dos objetivos centrais no ensino de produção de textos é tornar os alunos autocorretores de seus textos dando-lhes autonomia. Daí a importância da prática de reescrita. Será reescrevendo, revendo o que escreveu, reformulando as ideias, substituindo palavras, adequando-as à modalidade de escrita exigida pelo contexto, que o aluno conseguirá melhorar a sua produção. As aulas de número 1 ao número 3 trabalham com a reescrita de textos a partir de histórias ouvidas ou lidas oralmente, tendo como proposta principal a ordenação de ideias. A aula número 4 está direcionada a reescrita de um texto narrativo a partir de uma gravura (imagem). As aulas de número 5 ao número 9 trabalham com a reescrita de um texto a partir de outro, sendo que a aula número 4 possui um caráter interdisciplinar. As aulas de numero 10 ao número 13 buscam o aprimoramento através da prática de reescrita de textos, apresentando maior complexidade e, visando à escrita correta das palavras, concordância verbal e nominal. A aula número 14 está direcionada a reescrita e a revisão do texto, buscando informações em diferentes tipos de fontes (livros, revistas, web e etc.), aprendendo a valorizar a leitura como fonte de informação.

Autoría

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palabras clave

reescrita de textos,

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Lista de clases de la colección (14 clases)
# Clase Autoría
1 Contando e recontando histórias I 2 º ANO

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

· Desenvolver a habilidade de recontar história ouvida. · Produzir texto, por escrito, a partir de história contada pelo professor. · Reproduzir oralmente a história ouvida. · Identificar e ordenar a sequência da história

06/10/2009 Três estrelas 5 comentario(s) 6733 visita(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

2 REESCRITAS DE HISTÓRIAS CONHECIDAS - FORMANDO ESCRITORES

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Estimular a produção de textos em linguagem escrita por meio do ditado ao professor.          Produzir  textos orais com base na linguagem escrita de contos.           Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem. Observar algumas regras gramaticais e o...

02/02/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 19548 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

3 Conto e narrativa: O problema de Clóvis

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar qual era o problema do personagem. Reconhecer a estrutura do texto narrativo. Identificar o conto presente no livro. Interessar-se pela leitura de histórias. Reescrever a história lida, mesmo que de forma não convencional.

27/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 5840 visita(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

4 Produção de texto - descrição

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer os elementos que constituem um texto descritivo literário ou não; perceber que nesse texto predominam verbos de estado, adjetivos e locuções adjetivas e que é um “retrato verbal" que caracteriza pessoas, ambientes, objetos e paisagens; usar figuras de linguagem: como ...

19/10/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 107900 visita(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 (RE)CRIANDO HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a: - Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos. - Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade. - Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da...

29/11/2009 Cinco estrelas 6 comentario(s) 33547 visita(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 Poesia : Convite - José Paulo Paes - Criação de uma poesia a partir de outra poesia

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-reconhecer a estrutura textual de uma poesia -utilizar concordância verbal e nominal -construir um texto poético

02/12/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 38748 visita(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 Canção: rimas e paródia

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Identificar rimas em uma canção; • selecionar e organizar palavras que pertençam ao mesmo campo semântico; • compor uma paródia de uma canção.

21/10/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 30711 visita(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 PRODUÇÃO DE TEXTO: CONTANDO E RECONTANDO A HISTÓRIA DA “ GIRAFINHA FELIZ”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver o gosto literário; Ampliar o vocabulário; Estabelecer relação entre a fantasia e a realidade; Estruturar o pensamento lógico; Elaborar texto a partir de uma sequência lógica de ideias; Resgatar canções de roda.

03/05/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 23015 visita(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 De um texto, outro texto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Ampliar um texto acrescentando informações contidas na ilustração; - Criar diálogos entre os personagens; - Escrever um texto mais rico, no qual o interesse do leitor seja maior.

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 10337 visita(s)

Lucia Fernanda da Silva

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Ouvindo e reescrevendo a história: A Primavera da Lagarta

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

- Ouvir e conversar sobre a história. - Reescrever a história ouvida. - Pesquisar e conversar sobre a metamorfose, o que é e que outros animais também passam por este processo.

24/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 28740 visita(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

11 As versões de Chapeuzinho Vermelho: Um trabalho de reescrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Reconhecer as características dos contos  infantis;  Produzir textos; Estabelecer relação entre as partes lidas das diversas versões do mesmo conto; Desenvolver a habilidade de revisar textos; Ler e ouvir uma história; Interpretar a história.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 16866 visita(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

12 REESCRITA DE TEXTOS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  Identificar as características das fábulas, confrontando-as com outras para verificar se elas se mantêm;   Ler e interpretar uma fábula;   Perceber a relação lógica entre a história e a moral;   Produzir uma reescrita de fábulas respeitando características do gênero.

28/09/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 28888 visita(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

13 Reescrita – um trabalho de produção de textos.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Construir  a escrita, buscando aprimoramento através da prática.            Construir o repertório linguístico.           Escrever textos com propósitos definidos, pensando no gênero e no leitor. Reescrever textos partindo de uma história conhecida.

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 48683 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

14 HISTÓRIAS DO MUNDO TODO: REESCRITA E FICHA TÉCNICA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Produzir textos a partir de outros conhecidos;  Revisar seu próprio texto;  Buscar informações em diferentes tipos de fontes( livros, revistas, web e etc), aprendendo  a valorizar a leitura como fonte de informação;  Reconhecer as características textuais  do gênero" conto";

13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20583 visita(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones - 30870 visita(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Iane, Escola Estadual Reinaldo Maurício Golbert Damasceno , Amapá - dijo:
    iane.ap@hotmail.com

    27/10/2015

    Cinco estrelas

    Muito interessante a sequência didática elaborada. Favorece o aprendizado de maneira gradual. Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.