Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Produção de texto - Dissertação

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descripción

A coleção foi organizada objetivando a exploração dos recursos dos textos dissertativos. Propõe, inicialmente, a análise da implicância das escolhas vocabulares e linguísticas na estruturação dos textos argumentativos. Para tanto, as aulas iniciais tratarão da linguagem (formal/informal, conotativa/denotativa), das opções linguísticas na fundamentação e no direcionamento do texto. Esse enfoque privilegia a reflexão acerca da linguagem e a sua adequação em diferentes contextos de uso da escrita. Em seguida, serão avaliados os objetivos da escrita, a intencionalidade e os recursos a serem utilizados como elementos persuasivos. É importante que o aluno construa sua própria percepção a respeito do ato de escrever e consiga desenvolver seu repertório nessa modalidade de texto e, para favorecer a aquisição dessa habilidade, serão apresentadas sugestões que detalham a elaboração da argumentação. Após a exploração de tais recursos, finalizaremos com propostas de produção de textos dissertativos, orais e escritos, de variados gêneros discursivos, que possibilitarão ao aluno o exercício da escrita e da oralidade engajada no contexto social.

Autoría

Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palabras clave

tipos textuais, dissertação, argumentação

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Lista de clases de la colección (26 clases)
# Clase Autoría
1 A linguagem formal e informal nos diferentes tipos de contexto

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Comparar textos buscando diferenciá-los quanto à linguagem utilizada; Produzir textos empregando a linguagem de acordo com o contexto e com os interlocutores; Sistematizar as principais diferenças entre os textos estudados.

14/01/2011 Quatro estrelas 5 comentario(s) 69487 visita(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

2 Linguagem denotativa e conotativa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Diferenciar sentido conotativo e denotativo; reconhecer a denotação e a conotação em textos; reconhecer o papel do sentido conotativo nas peças publicitárias.

14/01/2011 Quatro estrelas 15 comentario(s) 128854 visita(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 O grau do substantivo e seus efeitos de sentido na mídia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Identificar o grau de substantivos. Analisar semanticamente o emprego do aumentativo e do diminutivo em gêneros diversos.   Criar efeitos de sentido por meio do uso do grau do substantivo.

14/01/2011 Cinco estrelas 4 comentario(s) 28333 visita(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 Eufemismos cotidianos – amenizando o impacto do discurso

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

 identificar recursos vocabulares e expressivos que permitem amenizar os impactos do discurso;  perceber os diferentes modos de elaboração do discurso e as implicações das escolhas vocabulares no âmbito discursivo;  analisar a linguagem jornalística, observando as escolhas de ...

31/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 15111 visita(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

5 A conotação presente no discurso: Comparação, Metáfora e Metonímia – estabelecendo parâmetros.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

compreender a conotação como um recurso para a ampliação da significação das palavras; identificar características que são inerentes às figuras de linguagem; explorar a criação imagética para a melhor compreensão das palavras em contexto conotativo; elaborar textos explorando ...

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21064 visita(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

6 Argumentação e os elementos de persuasão na propaganda

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Comunicar-se oralmente e através da escrita, fazer levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões. Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso de imagens; Analisar a estrutura da linguagem publicitária. Desenvolver ha...

16/12/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 20364 visita(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

7 Propagandas enganosas – a credibilidade do discurso

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

interpretar textos de propaganda; perceber incoerências visíveis no discurso e as possíveis interpretações que podem ser feitas a partir da observação delas; identificar incoerências subentendidas no texto, definindo o público-alvo e o conceito pré-estabelecido do consumidor.

16/12/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 7668 visita(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

8 A intencionalidade marcada pela hipérbole e pela ironia presentes na linguagem cotidiana do adolescente

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Com esta sequência didática, objetiva-se que os alunos desenvolvam suas habilidades de: compreender a conotação como um recurso para a ampliação da significação das palavras, perceber a intencionalidade presente no discurso, identificar a ironia e a hipérbole no discurso de pe...

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5295 visita(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

9 A ambiguidade na construção dos textos da propaganda

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

         Espera-se, com essa sequência didática, que os alunos desenvolvam habilidades de: entender o que é ambiguidade; perceber a ambiguidade em situações de uso incorreto, como um problema estrutural e semântico; perceber a distinção dos usos da ambiguidade: de um lado o us...

19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 44430 visita(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 OS DADOS ESTATÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE CONVENCIMENTO NA ARGUMENTAÇÃO

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Os alunos perceberão a importância dos dados estatísticos como estratégia de convencimento. Os alunos refletirão sobre um tipo de campanha publicitária, que tem sido cada vez mais usado pelos órgãos governamentais, que são as chamadas "propagandas de choque". Os alunos tornar-...

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6827 visita(s)

LUCILENE HOTZ BRONZATO

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

11 Publicidade e propaganda: o poder de persuasão.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

1) Reconhecer o tema central dos textos em estudo; 2) Utilizar apoio de desenhos no estudo ou na compreensão dos textos; 3) Realizar inferências e predições em relação ao conteúdo do texto e à intencionalidade do autor; 4) Produzir textos com qualidade , coerência, explorando ...

14/12/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 35180 visita(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 A argumentação no texto narrativo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

As atividades ajudarão o aluno a: a) Perceber a existência de conflitos de interesse/opinião e a rivalidade em uma narrativa; b) Identificar os personagens antagônicos (protagonista e antagonista) c) Apropriar-se dos conceitos de argumento (contra e a favor) e de contra-argume...

11/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18455 visita(s)

Maria Luiza Scafutto

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

13 Quando descrever é também persuadir: uma abordagem retórica da descrição e outros modos de ver

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

. Identificar os processos de leitura e de produção de texto, através dos tipos textuais, como modos de organização do texto. . Identificar nos gêneros, especialmente os midiáticos, formas discursivas e estruturais da descrição e da argumentação. . Analisar e comparar as categ...

08/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5721 visita(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 Oralidade e escrita: elaboração de argumentos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Refletir sobre o tema proposto; Desenvolver habilidade de discutir sobre temas polêmicos;  Aprimorar a capacidade de formular argumentos a partir do tema discutido.    

11/01/2011 Três estrelas 2 comentario(s) 24972 visita(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

15 A ARGUMENTAÇÃO E A CONTRA-ARGUMENTAÇÃO NAS POLÊMICAS

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

 Os alunos aprenderão a reconhecer o que é uma polêmica.   Os  alunos  aprenderão a importância da argumentação e da contra-argumentação na discussão de questões polêmicas.           Os alunos tomarão conhecimento de duas estratégias persuasivas importantes: o argumento de ...

02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 14983 visita(s)

LUCILENE HOTZ BRONZATO

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

16 Introdução ao estudo do parágrafo no texto dissertativo - argumentativo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

 O objetivo é possibilitar a compreensão da divisão em parágrafos característica dos textos dissertativos-argumentativos, permitindo que o aluno identifique ideia núcleo, ideias secundárias e conclusão, bem como permitir o desenvolvimento de opinião sobre determinado assunto.

10/12/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 19015 visita(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

17 A conclusão em um texto dissertativo

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Reconhecer um texto dissertativo. Reconhecer que a conclusão não é um simples parágrafo, mas o parágrafo que fecha o texto. Conhecer o que já ensinava Pe. Vieira sobre a conclusão de um texto. Analisar conclusões para avaliar se se adequam a introduções apresentadas. Conhecer ...

29/06/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 24500 visita(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

18 Interseções de leitura e de escrita: a criação artesanal e a elaboração de um texto argumentativo

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Empreender pesquisa sobre os fatos noticiados relacionados com o tema “Violência Doméstica”. Elaborar textos argumentativos sobre o tema “Violência Doméstica”. Selecionar as escolhas lexicais e sintáticas que definem e explicitam as condições em que o discurso é realizado. Apr...

16/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 4383 visita(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

19 Na dissertação, não basta expor as ideias, é preciso convencer!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

·observar a importância da dissertação dentro do cotidiano. ·identificar as características do texto dissertativo-argumentativo. ·identificar e analisar recursos e estratégias de construção de discursos de persuasão. ·identificar e analisar os recursos e estratégias de constru...

28/08/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 53381 visita(s)

Liliane Gomes Falcão

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

20 Provérbio: um recurso argumentativo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Analisar o funcionamento ideológico de um provérbio. Propor sentidos a provérbios com base em contextos enunciativos. Identificar a capacidade argumentativa dos provérbios.

26/11/2010 Uma estrela 1 comentario(s) 5422 visita(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

21 Classificados em sala de aula: compro, vendo e troco!

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

1) Identificar a finalidade de textos de gênero anúncio classificado; 2) Reconhecer palavras abreviadas de forma convencional ou não convencional; 3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto do anúncio classificado; 4) Inferir uma informação implícita em um te...

14/12/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 35509 visita(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

22 Estudando o gênero editorial

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

   Compreender as características do gênero;    .     Ler e interpretar o gênero editorial a partir das características estudadas.  

21/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 52780 visita(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

23 A crônica argumentativa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Compreender os objetivos do gênero;  Conhecer as características do gênero;  Identificar as características da crônica argumentativa a partir dos estudos realizados. 

14/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 28101 visita(s)

Joseli Rezende Thomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

24 O debate: argumentação e contra-argumentação orais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Esta aula tem por objetivo levar os alunos a compreender a construção de um debate, observando a sua organização em argumentos e contra-argumentos. Acreditamos que, a partir das atividades propostas, os alunos poderão aprimorar a sua habilidade de exposição oral de ideias.

06/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 19697 visita(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

25 Gênero Textual: O debate

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar as características desse gênero textual; analisar  um debate assistido; participar de um debate; discutir a respeito da importância da alimentação saudável nas escolas; exercitar a prática do debate por meio de argumentos.

14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 29849 visita(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

26 O ARTIGO DE OPINIÃO E SUAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE CONVENCIMENTO

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Os alunos poderão aprender que além dos argumentos, existem estratégias de convencimento que aumentam o poder de persuasão de um texto argumentativo. Os alunos aprenderão que o exemplo é uma estratégia argumentativa interessante devido ao seu alto poder explicativo. Os alunos ...

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7419 visita(s)

LUCILENE HOTZ BRONZATO

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 13476 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.