Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Relações Ecológicas

 

11/05/2011

Ficha Técnica
Descripción

A coleção foi montada com dezoito aulas sobre as relações ecológicas e cadeia alimentar. Os conceitos de relações ecológicas entre os seres vivos são trabalhados nas aulas de 1 a 13, em que os assuntos são abordados com exemplos e atividades práticas. O modo como os animais se defendem: eletricidade e animais, defesa e fuga de animais, são assuntos das aulas de 10 a 13. As aulas de 14 a 16 trabalham cadeia e teia alimentar, relacionando as relações intra-específicas e interespecíficas das espécies no ambiente e como os impactos causados pelo homem podem prejudicar sua dinâmica. O equilíbrio ecológico é assunto nas aulas 17 e 18, sendo abordado através de estudos de caso como a introdução de espécies exóticas e a sobrevivência dos anfíbios. As aulas selecionadas para esta coleção são desenvolvidas através de atividades práticas, textos informativos, vídeos sobre o tema, que facilitam o seu entendimento pelos alunos, sendo a coleção recomendada para o Ensino Fundamental Primeiro e Segundo ciclo.

Autoría

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palabras clave

relação ecológica, cadeia alimentar, teia alimentar, mutualismo, competição, interação, camuflagem, mimetismo, parasitismo e espécie exótica

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Lista de clases de la colección (18 clases)
# Clase Autoría
1 O que é Mutualismo?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Identificar a relação do mutualismo, através de exemplos. Caracterizar o que é mutualismo. Relacionar essa relação à sobrevivência das espécies exemplificadas. Conhecer exemplos de mutualismo envolvendo espécies vegetais. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão...

21/09/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 20962 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

2 Mimetismo e suas vantagens

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender como as presas, pela estratégia do mimetismo, podem ter uma sobrevivência maior.

15/12/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 7734 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

3 Como os animais se escondem – Camuflagem

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Identificar os mecanismos usados por alguns animais para se camuflarem. Caracterizar e exemplificar o que é camuflagem. Explicar a importância da camuflagem para aumentar a sobrevivência dos animais. Relacionar mecanismos de camuflagem para a sobrevivência de filhotes em algum...

21/09/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 22817 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

4 O que é Parasitismo?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Identificar a relação interespecífica do parasitismo, através de exemplos. Caracterizar o que é parasitismo. Conhecer diferentes parasitas e seus hospedeiros. Entender conceitos de hospedeiro, reservatório e vetor. Relacionar essa relação à sobrevivência das espécies exemplifi...

21/09/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12192 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

5 Parasitas Externos: Piolhos, Pulgas e Carrapatos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

* reconhecer algumas características de parasitas externos. * aprender formas de combatê-los, além de hábitos de higiene para prevenir o contágio.

01/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 36772 visita(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

6 Nojentos, mas necessários.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

* A importância dos organismos detritívoros (ratos, baratas, formigas, minhocas, urubus). * Desmistificação quanto a estes organismos (modificar a idéia de que eles são “nojentos” e sem importância).

15/11/2009 Três estrelas 2 comentario(s) 7523 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

7 Competição entre os seres vivos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

§   Identificar relações entre os seres vivos que se caracterizam como competição. §  Caracterizar o que é a competição. §  Relacionar essas relações com a sobrevivência dessas espécies. §  Identificar fatores que levam espécies a competirem entre si. §  Reconhecer competições...

21/09/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 14025 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 Diferentes dentes, diferentes alimentos

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Comparar formatos de dentes de diferentes animais, associando aos seus hábitos alimentares; focar estas comparações no grupo dos mamíferos (roedores, pastadores e carnívoros).

15/07/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 19190 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

9 Entendendo um formigueiro

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer o funcionamento de um formigueiro e sua ecologia.  

19/07/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21943 visita(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

10 Estratégias de Sobrevivência de Presas

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§  Conhecer algumas estratégias de defesa contra predadores de alguns animais. §  Caracterizar o que são presas e predadores. §  Relacionar adaptações de presas/fuga e predadores/caça. §  Relacionar essas estratégias com a sobrevivência dessas espécies. §  Desenvolver a leitur...

21/09/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21941 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

11 Por que animais arrepiam?

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Identificar os mecanismos de arrepio de alguns animais. Identificar a importância ecológica do arrepio. Associar a importância desta estratégia para a sobrevivência dos animais. Realizar atividade prática para  facilitar a compreensão do assunto. Desenvolver a leitura de texto...

17/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 15419 visita(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

12 Defesa das plantas

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Identificar estratégias de defesa das plantas contra predadores. Relacionar essas estratégias à garantia de sobrevivência. Entender a importância ecológica destas estratégias para as plantas. Entender como o homem utiliza as defesas das plantas em benefício próprio. Desenvolve...

21/09/2010 Três estrelas 2 comentario(s) 18774 visita(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

13 A Eletricidade e os animais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Identificar o conceito de eletricidade. Identificar seres vivos capazes de gerar descargas elétricas. Reconhecer propriedades que permitem que os seres vivos conduzam eletricidade. Relacionar a importância ecológica desta adaptação para a sobrevivência destes seres vivos. Dese...

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 12591 visita(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

14 Cadeia Alimentar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

* O que é a cadeia alimentar e qual a sua importância para os seres vivos. * As relações ecológicas presentes na cadeia.

15/11/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 38133 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

15 Jogo - Cadeias Alimentares

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Aplicar os conhecimentos sobre cadeia alimentar e identificar alguns seres vivos da fauna e da flora da Mata Atlântica.

16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 50351 visita(s)

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

16 Teia da vida

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

. Compreender que o ambiente é constituído de elementos naturais, e elementos construídos pelo ser humano. . Compreender que a inter-relação entre os elementos naturais que compõem o ambiente é importância para o equilíbrio necessário à vida; . Valorizar a diversidade natural ...

15/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18277 visita(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

17 Introdução de Espécies Exóticas: um problema global

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§  Caracterizar o que são espécies exóticas. §  Diferenciar espécies exóticas de espécies endêmicas. §  Identificar as possíveis espécies exóticas no Brasil e em outras localidades. §  Identificar os problemas que elas podem causar a um ecossistema. §  Conhecer alguns casos re...

21/09/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 22346 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

18 Ecologia dos Anfíbios

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Entender como a produção de toxinas em alguns anfíbios contribui para a sobrevivência das espécies; compreender a relação entre a sobrevivência de alguns seres vivos e os impactos ambientais.

15/07/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13726 visita(s)

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 11225 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.