11/05/2011
A coleção foi montada com dezoito aulas sobre as relações ecológicas e cadeia alimentar. Os conceitos de relações ecológicas entre os seres vivos são trabalhados nas aulas de 1 a 13, em que os assuntos são abordados com exemplos e atividades práticas. O modo como os animais se defendem: eletricidade e animais, defesa e fuga de animais, são assuntos das aulas de 10 a 13. As aulas de 14 a 16 trabalham cadeia e teia alimentar, relacionando as relações intra-específicas e interespecíficas das espécies no ambiente e como os impactos causados pelo homem podem prejudicar sua dinâmica. O equilíbrio ecológico é assunto nas aulas 17 e 18, sendo abordado através de estudos de caso como a introdução de espécies exóticas e a sobrevivência dos anfíbios. As aulas selecionadas para esta coleção são desenvolvidas através de atividades práticas, textos informativos, vídeos sobre o tema, que facilitam o seu entendimento pelos alunos, sendo a coleção recomendada para o Ensino Fundamental Primeiro e Segundo ciclo.
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
relação ecológica, cadeia alimentar, teia alimentar, mutualismo, competição, interação, camuflagem, mimetismo, parasitismo e espécie exótica
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
O que é Mutualismo?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar a relação do mutualismo, através de exemplos. Caracterizar o que é mutualismo. Relacionar essa relação à sobrevivência das espécies exemplificadas. Conhecer exemplos de mutualismo envolvendo espécies vegetais. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão... 21/09/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 20962 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
2 |
Mimetismo e suas vantagens
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender como as presas, pela estratégia do mimetismo, podem ter uma sobrevivência maior. 15/12/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 7734 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Como os animais se escondem – Camuflagem
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar os mecanismos usados por alguns animais para se camuflarem. Caracterizar e exemplificar o que é camuflagem. Explicar a importância da camuflagem para aumentar a sobrevivência dos animais. Relacionar mecanismos de camuflagem para a sobrevivência de filhotes em algum... 21/09/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 22817 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
O que é Parasitismo?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar a relação interespecífica do parasitismo, através de exemplos. Caracterizar o que é parasitismo. Conhecer diferentes parasitas e seus hospedeiros. Entender conceitos de hospedeiro, reservatório e vetor. Relacionar essa relação à sobrevivência das espécies exemplifi... 21/09/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12192 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
Parasitas Externos: Piolhos, Pulgas e Carrapatos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais * reconhecer algumas características de parasitas externos. * aprender formas de combatê-los, além de hábitos de higiene para prevenir o contágio. 01/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 36772 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
Nojentos, mas necessários.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais * A importância dos organismos detritívoros (ratos, baratas, formigas, minhocas, urubus). * Desmistificação quanto a estes organismos (modificar a idéia de que eles são “nojentos” e sem importância). 15/11/2009 Três estrelas 2 comentario(s) 7523 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
Competição entre os seres vivos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente § Identificar relações entre os seres vivos que se caracterizam como competição. § Caracterizar o que é a competição. § Relacionar essas relações com a sobrevivência dessas espécies. § Identificar fatores que levam espécies a competirem entre si. § Reconhecer competições... 21/09/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 14025 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Diferentes dentes, diferentes alimentos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Comparar formatos de dentes de diferentes animais, associando aos seus hábitos alimentares; focar estas comparações no grupo dos mamíferos (roedores, pastadores e carnívoros). 15/07/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 19190 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Entendendo um formigueiro
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer o funcionamento de um formigueiro e sua ecologia. 19/07/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21943 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Estratégias de Sobrevivência de Presas
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Conhecer algumas estratégias de defesa contra predadores de alguns animais. § Caracterizar o que são presas e predadores. § Relacionar adaptações de presas/fuga e predadores/caça. § Relacionar essas estratégias com a sobrevivência dessas espécies. § Desenvolver a leitur... 21/09/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21941 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
Por que animais arrepiam?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar os mecanismos de arrepio de alguns animais. Identificar a importância ecológica do arrepio. Associar a importância desta estratégia para a sobrevivência dos animais. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão do assunto. Desenvolver a leitura de texto... 17/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 15419 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
12 |
Defesa das plantas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar estratégias de defesa das plantas contra predadores. Relacionar essas estratégias à garantia de sobrevivência. Entender a importância ecológica destas estratégias para as plantas. Entender como o homem utiliza as defesas das plantas em benefício próprio. Desenvolve... 21/09/2010 Três estrelas 2 comentario(s) 18774 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
13 |
A Eletricidade e os animais
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Identificar o conceito de eletricidade. Identificar seres vivos capazes de gerar descargas elétricas. Reconhecer propriedades que permitem que os seres vivos conduzam eletricidade. Relacionar a importância ecológica desta adaptação para a sobrevivência destes seres vivos. Dese... 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 12591 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
Cadeia Alimentar
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais * O que é a cadeia alimentar e qual a sua importância para os seres vivos. * As relações ecológicas presentes na cadeia. 15/11/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 38133 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
15 |
Jogo - Cadeias Alimentares
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Aplicar os conhecimentos sobre cadeia alimentar e identificar alguns seres vivos da fauna e da flora da Mata Atlântica. 16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 50351 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
16 |
Teia da vida
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais . Compreender que o ambiente é constituído de elementos naturais, e elementos construídos pelo ser humano. . Compreender que a inter-relação entre os elementos naturais que compõem o ambiente é importância para o equilíbrio necessário à vida; . Valorizar a diversidade natural ... 15/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18277 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
17 |
Introdução de Espécies Exóticas: um problema global
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Caracterizar o que são espécies exóticas. § Diferenciar espécies exóticas de espécies endêmicas. § Identificar as possíveis espécies exóticas no Brasil e em outras localidades. § Identificar os problemas que elas podem causar a um ecossistema. § Conhecer alguns casos re... 21/09/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 22346 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
18 |
Ecologia dos Anfíbios
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Entender como a produção de toxinas em alguns anfíbios contribui para a sobrevivência das espécies; compreender a relação entre a sobrevivência de alguns seres vivos e os impactos ambientais. 15/07/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13726 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 calificaciones - 11225 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!