11/05/2011
As sugestões de aula que compõem essa coleção procuram investigar os sistemas utilizados para descrever superfícies planas ou não planas e estão organizadas em três grupos: o primeiro, contendo as aulas de número 1 a 4, procura explorar as origens e características do plano cartesiano, analisando os elementos que o constituem e seu modo de funcionamento; o segundo conjunto, composto pelas aulas de número 5 a 11, apresenta um interessante exemplo de sistema de coordenadas não ortogonal (aula 5) e aborda a descrição de superfícies não planas desenvolvíveis, por meios geométricos – planificação de superfícies cônicas ou cilíndricas sobre as quais foi projetada uma superfície esférica – ou analíticos, como na elaboração de mapas a partir da triangulação de dados obtidos pelo sistema de posicionamento global (GPS).Ainda neste grupo, nas aulas de número 10 e 11, são propostas atividades contextualizadas sobre a medição de distâncias entre pontos em um sistema de coordenadas. As aulas de número 12 a 16 apresentam a introdução à geometria descritiva e os procedimentos adotados por esta para definir a posição de um plano no espaço, tomando, como referencial, os diedros de projeção e as coordenadas de pontos pertencentes ao plano analisado.
MARCELO DA SILVA BUENO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
plano cartesiano, pares ordenados, geometria descritiva, cartografia, projeções cartográficas, superfícies desenvolvíveis, distância entre pontos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Plano Cartesiano: história e aplicações
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática - Desenvolver e aplicar o conceito de plano cartesiano, incluindo a localização das coordenadas no mesmo. - Conhecer os principais fatos da vida de René Descartes. 25/06/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 30777 visita(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
2 |
Par ordenado: definição e representação.
Educação Profissional | Infra-estrutura Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática - Reconhecer par ordenado. - Identificar a localização de um par ordenado no plano cartesiano. - Escrever o par ordenado correspondente a um ponto no plano cartesiano. 09/11/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 11136 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
3 |
Coordenadas Cartesianas
Ensino Médio | Matemática Representar pontos em um sistema de coordenadas cartesianas. 15/07/2008 Três estrelas 7 comentario(s) 14062 visita(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
4 |
Sistema Cartesiano Ortogonal e localização das coordenadas de um ponto
Ensino Médio | Matemática Serão abordados nesta sessão as noções básicas para o estudo de Geometria Analítica. Tendo em vista este aspecto, esta aula tem como objetivo trabalhar o conceito de sistema cartesiano ortogonal e as coordenadas de um ponto visando desenvolver a habilidade de localizar e repre... 18/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 13354 visita(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
5 |
Um Sistema de Coordenadas Não Ortogonal
Ensino Médio | Matemática sistema de coordenadas com eixos não ortogonais; semelhanças e diferenças entre eixos ortogonais e não ortogonais. 17/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10273 visita(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
6 |
Desenho - Projeções cartográficas
Ensino Médio | Matemática - Analisar o conceito de projeção cartográfica. - Analisar as modalidades de projeção utilizadas na cartografia. - Identificar as características das cartas obtidas em cada modalidade de projeção. 02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 17209 visita(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
7 |
A matemática da cartografia
Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | Matemática § Reconhecer diferentes conhecimentos matemáticos encontrados na cartografia. § Resolver problemas matemáticos que envolvem escala. 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 17614 visita(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
8 |
GPS: rotas matemáticas
Ensino Médio | Matemática Oportunizar o uso de técnicas e ferramentas atuais de cartografia. 25/06/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 7194 visita(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
9 |
Matemática na Prática: GPS
Ensino Médio | Matemática Ampliar o entendimento de conceitos de geometria apresentando como eles são aplicados em situações práticas, nesse caso o GPS. 20/01/2009 Quatro estrelas 10 comentario(s) 39299 visita(s) |
Lutécia Gasparoto SANTO AGOSTINHO C E E FUND MEDIO CURITIBA PR Matemática |
10 |
Aprendendo a calcular a distância entre dois pontos no sistema cartesiano ortogonal
Ensino Médio | Matemática Esta aula abordará o assunto de distância entre dois pontos no plano cartesiano. Trata-se de um conteúdo de Geometria Analítica, por isso seu estudo depende de representações geométricas para dar significado aos conceitos matemáticos envolvidos. Tendo em vista este fator, esta... 05/03/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 9440 visita(s) |
DINA MARA PINHEIRO DANTAS Faculdade Sete de Setembro FORTALEZA CE Outros |
11 |
Distância entre dois pontos - UCA
Ensino Médio | Matemática A calcular a distância entre dois pontos 09/03/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 24378 visita(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
12 |
Introdução à Geometria Descritiva
Ensino Médio | Matemática Analisar os princípios elementares da Geometria Descritiva, comparando-a com o sistema cartesiano de pares ordenados. Identificar os eixos utilizados pelo sistema para a descrição do espaço. Identificar os elementos geradores das coordenadas utilizadas para a representação de ... 25/11/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 5597 visita(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
13 |
Geometria Descritiva - Representação em épura
Ensino Médio | Matemática Analisar o processo de obtenção da épura. Analisar o conceito de épura. Comparar e associar a representação de pontos no espaço e na épura. Executar a representação de pontos em épura.Identificar a localização espacial de um ponto representado por suas projeções. 27/01/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17506 visita(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
14 |
Elementos que definem o plano
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Analisar os elementos necessários para a definição de um plano. Analisar as posições que um plano pode assumir em relação a um ou mais referenciais. Identificar os elementos suficientes para a definição do plano 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4428 visita(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
15 |
Planos Particulares – Classificação Geral
Ensino Médio | Matemática Identificar os planos perpendiculares a dois dos três planos de projeção; Reconhecer os planos perpendiculares a um dos três planos de projeção; Reconhecer plano oblíquo aos três planos de projeção; Identificar plano paralelo à Linha de Terra; Reconhecer plano que contém a Lin... 23/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6153 visita(s) |
Vania Maria Rocha Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
16 |
Identificação das retas contidas em cada tipo de plano
Ensino Médio | Matemática Analisar as relações entre as características de cada tipo de plano e as características de cada tipo de reta. Identificar as retas contidas em cada tipo de plano, a partir de suas representações em épura. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4244 visita(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Sem estrelas 0 calificaciones - 2217 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!