11/05/2011
Esta coleção tem a intenção de possibilitar às crianças o acesso a saberes relacionados às atividades rítmicas e expressivas: a apropriação e recriação dessas manifestações da cultura de movimento. As aulas selecionadas apresentam atividades que se caracterizam pela realização de gestos, seguidos por músicas, cantos, instrumentos percussivos ou ritmos específicos. As aulas de 1 a 15 priorizam o brincar com diferentes ritmos e a descoberta de imitar e reinventar movimentos corporais para acompanhá-los. Em seguida, a coleção apresenta as aulas do número 16 a 34 que envolvem a apreciação e recriação de danças que fazem parte do patrimônio cultural da humanidade.
Naire Jane Capistrano - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
brincadeira, ritmo, movimento, expressão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Criando e recriando músicas e gestos
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Experimentar brincadeiras envolvendo músicas e gestos Ampliar as possibilidades expressivas das crianças, experimentando outros movimentos, a partir da inclusão ou não de materiais na brincadeira conhecida. Respeitar as regras construídas para a brincadeira coletiva 07/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 42679 visita(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
2 |
Brincadeiras com música
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Experienciar atividades rítmicas; Introcuzir atividades com música e movimento de forma lúdica; Estimular a imaginação e a criatividade; 07/12/2009 Quatro estrelas 31 comentario(s) 355424 visita(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Lencinho na mão
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Aprender a brincadeira Lencinho na mão. Participar da construção de textos coletivos. Representar graficamente as brincadeiras vivenciadas. 28/09/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 26614 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
Dançando com um boneco de lata
Educação Infantil | Movimento • Expressar a linguagem musical, imaginação e criatividade; • Favorecer a expressão corporal; • Conhecer as partes do Corpo Humano; 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 6626 visita(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
MEU CORPO DANÇANDO DESENGONÇADO
Educação Infantil | Movimento Com esta aula as crianças da Educação Infantil poderão: Combinar dois ou três movimentos durante a dança com a música de Bia Bedran ( combinar os movimentos dos braços, das mão e dos pés; cabeça, mãos e pés); Observar as diversas partes do nosso corpo; Analisar a lateralidade... 29/11/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 20671 visita(s) |
POLLYANNA REGIS COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Ginástica Rítmica: suas especificidades
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento - Apreciar um espetáculo de Ginástica Rítmica; - Apreciar fotos e vídeos de Ginástica Rítmica; - Identificar especificidades da Ginástica Rítmica; - Experimentar vivências de Ginástica Rítmica. 17/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 15512 visita(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
Se divertindo com as Parlendas Folclóricas.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - O significado das parlendas folclóricas e suas características. - Brincadeiras com as parlendas exercitando a memorização e a concentração. - Interagir com os colegas, estimulando a participação de todos nas atividades. 08/12/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 74553 visita(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
8 |
Brincadeiras de roda: ciranda de sons e gestos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade - Participar de brincadeiras de roda - Ampliar o repertório de brincadeiras de roda - Compreender e respeitar as regras das brincadeiras propostas. 09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9736 visita(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA: dançar e cantar no meio das flores
Educação Infantil | Natureza e sociedade Desenvolver o interesse e o desejo de estudar as borboletas. 22/07/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 12359 visita(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
10 |
Brincando de capoeira como os escravos
Educação Infantil | Movimento Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Os alunos poderão experimentar a roda de capoeira, ao tentar reproduzir as figuras do jogo e refletindo sobre as características dos movimentos. O objetivo principal da aula não é ensinar os movimentos da capoeira com ênfase na técnica de execução, mas fazer com que os alunos ... 15/09/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 14257 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
11 |
Ritmo - a essência da música.
Educação Infantil | Movimento Possibilitar momentos de apreciação de diferentes ritmos musciais. Identificar alguns estilos musicias apenas através da batida ritmada. Favorecer situações que vivenciem a imitação, criação e recriação de ritmos. 17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 28356 visita(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
12 |
Brinquedos sonoros
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender a construir brinquedos sonoros a partir de materiais reaproveitáveis. - Desenvolver o ritmo e a coordenação através dos sons dos brinquedos/instrumentos. - Aprender a comparar os sons dos brinquedos construídos com os sons de instrumentos musicais tradicionais. 13/10/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 26437 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
13 |
Dançando como os jacarés; o jacaré na literatura de cordel.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade - Criar um figurino, coreografia e movimentos para produção da dança do jacaré. - Apresentar a dança para escola e para os pais. - Conhecer o gênero textual cordel. - Brincar com as palavras fazendo rimas. - Produzir um folheto de cordel com os conhecimentos adquiridos sobre o... 03/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 22174 visita(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
14 |
A dança como construção social
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Vivenciar diferentes manifestações de dança, a partir de ritmos diversos Participar de uma dança com coreografia simples Representar movimentos de forma plástica. 17/11/2010 Três estrelas 4 comentario(s) 34584 visita(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
15 |
“CAWBOY DO AMOR
Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Aprender a cantar, a dançar no ritmo da música; desenvolver a habilidade de leitura, usar seu conhecimento de linguagem para fazer leitura da música. 23/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 4215 visita(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
16 |
A música e o turbilhão de emoções
Educação Infantil | Movimento Identificar o andamento das músicas relacionando-o com as sensações e os sentimentos que produzem. Identificar as sensações, os sentimentos da escuta musical expressando-os através de outras linguagens artísticas. 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 32843 visita(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
17 |
Girando, mexendo... Dançando
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Apreciar algumas danças Conhecer a indumentária, os passos, a música e a organização de uma dança Recriar a coreografia da dança escolhida e dançar para uma platéia. 17/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 18601 visita(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
18 |
Valsas e minuetos: escutando e dançando.
Educação Infantil | Movimento Apreciar esses dois estilos fazendo as observações quanto ao ritmo, instrumentos, a linha melódica etc. Conhecer o contexto social e cultural do auge desses estilos musicais. Conhecer o vestuário de época, os passos característicos e a organização das respectivas danças. Cri... 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6768 visita(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
19 |
CONHECENDO E VIVENCIANDO A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil | Movimento Os alunos na faixa etária de 5 anos poderão: Vivenciar atividades rítmicas e de expressão, contribuindo e instigando através desta arte o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor das crianças. Promover a melhoria da consciência corporal e consciência espaço tempo... 30/09/2009 Quatro estrelas 9 comentario(s) 30755 visita(s) |
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Natureza e sociedade |
20 |
Dançando com Deborah Colker (Dança Contemporânea)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre as origens e a história da Dança Contemporânea, bem como sua popularização no Brasil através do trabalho da coreógrafa Deborah Colker - Aprender os passos básicos da dança contemporânea através de movimentos inspirados nos espetáculos apresentados pela Companh... 18/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21226 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
21 |
CARANGUEJO NÃO É PEIXE: construindo conhecimentos através da dança.
Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Com esta aula os alunos de 4 e 5 anos de idade, poderão: Ampliar seus conhecimentos sobre a relação do homem e meio ambiente. Elaborar movimentos paraa coreografia da dança do caranguejo. 18/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 9340 visita(s) |
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Natureza e sociedade |
22 |
Músicos e Coreógrafos por um dia.
Educação Infantil | Movimento Compor uma música a partir das experiências vivenciadas. Criar uma coreografia para esta música. Realizar uma apresentação. 06/06/2013 Sem estrelas 0 comentario(s) 1624 visita(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
23 |
Pau-de-fita (dança folclórica)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a origem e história da dança do pau-de-fitas, bem como sobre seu enraizamento cultural em diversas regiões do Brasil. - Aprender alguns passos básicos da dança do pau-de-fitas de maneira lúdica e divertida. - Aprender a coordenar os diferentes movimentos da da... 07/07/2010 Quatro estrelas 12 comentario(s) 100282 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
24 |
Carimbó
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre as origens e a história do Carimbó, bem como as peculiaridades regionais dos contextos onde essa dança faz parte do folclore popular. - Aprender os passos básicos da dança do Carimbó. - Aprender a construir uma coreografia para ser apresentada para a comunidad... 18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 31566 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
25 |
Boi bumbá, boi de reis, boi pirilampo: conhecendo outras tradições juninas do Brasil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Objetivos: As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula: Perceber a dança do Bumba meu boi como uma das manifestações culturais das festas juninas. Conhecer a origem do Bumba meu boi. Conhecer releituras da dança e do enredo do Bumba meu boi. Par... 25/08/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 30190 visita(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
26 |
A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reinventando os ritmos juninos
Educação Infantil | Natureza e sociedade Com esta aula as crianças de 5 anos de idade, poderão: Ampliar os conhecimentos sobre os ritmos juninos enquanto manifestação histórica e cultural no contexto regional nordestino; Construir/organizar uma coreografia para dançar na festa junina da escola; Aprender a consider... 30/09/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 21818 visita(s) |
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Natureza e sociedade |
27 |
A Dança do Pastoril
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer a organização da dança do pastoril. Identificar os passos da dança. Criar coreografia para uma apresentação de pastoril. Participar da coreografia da dança. Valorizar a cultura brasileira. 04/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 35773 visita(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
28 |
FORRÓ PÉ DE SERRA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a história da dança do forró. Conhecer os ritmos da festa junina. Conhecer os elementos que compõem a organização dessa dança. Valorizar a cultura local. 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 24878 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
29 |
A HISTÓRIA E ORIGEM DA ARARUNA.
Educação Infantil | Movimento A criança, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a: Conhecer a história e origem da dança Araruna; Apreciar a dança que ocorre no Rio Grande do Norte; Observar os passos feitos pelos dançarinos; Analisar criticamente esta manifestação cultural; Elaborar coreo... 09/06/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 11811 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
30 |
A HISTÓRIA E ORIGEM DA CIRANDA.
Educação Infantil | Movimento O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a: História e a origem da Ciranda; Cantar músicas da Ciranda; Dançar essa dança típica da ilha de Marajó; Analisar criticamente essa manifestação cultural; Elaborar coreografias e figurinos para a Ciranda; Explo... 18/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 51351 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
31 |
A HISTÓRIA E ORIGEM DO COCO DE RODA.
Educação Infantil | Movimento O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender: A história e origem do Coco de Roda; A cantar as músicas do Coco de Roda; A apreciar a dança que ocorre no nordeste, sobretudo em Pernambuco; A analisar criticamente esta produção cultural; A elaborar a coreogr... 16/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 32567 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
32 |
SAMBA: uma viagem às nossas origens
Educação Infantil | Movimento Conhecer a origem do samba; Conhecer os tipos de samba; Conhecer os artistas representantes do gênero; Aprender os passos de samba; Produzir trabalhos artísticos baseados em sambas. 07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 47653 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
33 |
O CONTAGIANTE ROCK DO SKANK
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Aprender a cantar de memória a música; Atribuir sentido e significado a letra da música; Criar movimentos através da dança, observando o ritmo da música. 14/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4095 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
34 |
CONHECENDO A DANÇA EGÍPCIA
Educação Infantil | Arte Visual - Conhecer o modo de dançar de outras culturas (egípcia); - Ter noção da organização da coreografia de uma dança (ensaio, construção cenário, apresentação e público). 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 6357 visita(s) |
POLLYANNA REGIS COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
Cinco estrelas 2 calificaciones - 62526 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/03/2015
Cinco estrelasAs atividades que foram desenvolvidas nesse portal são excelentes, auxilia muito o professor na área da educação infantil pois amplia muito mais o conhecimento dando oportunidade assim ao educador para que o mesmo aplique uma aula muito mais prazerosa.
22/03/2014
Cinco estrelasgostei muito das ideias vou fazer