12/05/2011
Essa coleção de aulas baseia-se em canções folclóricas brasileiras, procurando trazer à tona essas grandes expressões de nossa cultura popular, que vêm sendo perpetuadas através da tradição oral por muitas gerações de brasileiros. Por este motivo essas cantigas costumam ser um excelente veículo para a aprendizagem. A coleção está dividida em duas partes: na primeira, vários conteúdos curriculares são contemplados – em especial Língua Portuguesa, Literatura e Matemática, gerando, do ponto de vista educacional, um caráter mais universal que a segunda, esta já totalmente comprometida com a Educação Musical, abordando assuntos como ritmo, canto e arranjo.
RODRIGO RUSSANO - INTERNATIONAL CHRISTIAN SCHOOL OF RIO DE JANEIRO - ICS - RIO - RJ
música, ritmo, canto, arte, folclore, cantigas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Intencionalidade textual presente nas cantigas de roda
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas das cantigas de roda mais conhecidas. Identificar o sentido das palavras empregadas nas cantigas de roda e relacioná-lo com o contexto sóciocultural do povo. Elaborar histórias a partir das cantigas de roda. Desenvolver habili... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24052 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
2 |
As cantigas de roda na escola: uma forma de aproximação das crianças com a cultura popular oral
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer e valorizar a cultura popular, em especial, o folclore brasileiro. Ampliar o repertório de cantigas de roda. Identificar as cantigas como brincadeiras. 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14361 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
Brincando e se divertindo com as cantigas de roda.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - o significado e as origens das cantigas de rodas, tradicionais na cultura folclórica brasileira. - algumas das cantigas de roda que serão trabalhados na aula, realizando os movimentos caracterizados pelas letras musicais. - interagir com os... 17/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 77510 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
4 |
APRENDENDO A LER E ESCREVER COM TEXTOS DAS CANTIGAS DE RODA.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reescrever as cantigas com as hipóteses de escrita que cada aluno dispõe. Pesquisar a cultura popular. Escrever textos de memória, aumentando a possibilidade de reflexões sobre o código. Aprender a ler e a escrever a partir dos textos. 30/11/2010 Cinco estrelas 9 comentário(s) 35040 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
5 |
Escrita de palavras através da música O Cravo e a Rosa
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender: desenvolver as áreas afetivas, social, e a cognitiva, principalmente no que diz respeito à linguagem escrita e oral; relatar cantigas de roda que já conhece; interpretar texto de uma história com personagens de cantigas de roda; ampliar conheciment... 18/06/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 58517 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Parodiando Cantigas Populares
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Saber que muitos textos dialogam com outros; perceber que um texto pode dar origem a outro texto;comparar textos que tratam do mesmo tema, com abordagens diferenciadas;identificar o objetivo de cada texto;conhecer uma paródia. 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 13990 acesso(s) |
Vilma Aparecida Gomes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
DIVERTINDO E APRENDENDO COM CANTIGAS POPULARES
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Ler antes de saber ler convencionalmente. - Desenvolver estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito. - Ler um texto procurando relacionar aquilo que está sendo lido em voz alta com as palavras escritas. - Criar uma nova versão para um texto memorizado. 15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 16913 acesso(s) |
Carla Fernandes Lott Primola ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
CANTIGAS DE RODA - ESCREVER, BRINCAR E CANTAR
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Reconhecer: rimas, terminações e inícios de palavras 15/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 52909 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
Cante e multiplique - Multiplicando a partir de cantigas infantis
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Identificar as diferentes ideias da multiplicação. Utilizar procedimentos próprios na resolução de problemas envolvendo as diferentes ideias da multiplicação. Relacionar a divisão como operação inversa da multiplicação. 18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15410 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
A Matemática na Literatura Popular
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ Reconhecer o folclore como cultura popular criada, reinventada e acumulada através dos tempos. ◦ Identificar o uso da Matemática na literatura popular em seus contos, adivinhas, trovas com trava-línguas, frases-feitas, parlendas e ditados populares brasileiro, a... 28/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13034 acesso(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
11 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Alecrim”): arranjos com percussão – aula 1
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras Realizar exercícios de imitação rítmica Identificar a diferença entre pulsação e ritmo por meio da prática instrumental Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos d... 18/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28341 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
12 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Rosa Amarela”): arranjos com percussão – aula 2
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras Propor uma classificação para os instrumentos de percussão utilizados, segundo o parâmetro timbre Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatiz... 18/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24998 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
13 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Escravos de Jó”): arranjos com percussão – aula 4
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar versões para o jogo musical “Escravos de Jó”. Realizar o jogo musical “Escravos de Jó” com mudança de andamento. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos... 15/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43188 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
14 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Bambalalão”): arranjos com percussão – aula 5
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “altura”. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “altura”. 23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19100 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
15 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“O meu boi morreu”): arranjos com percussão – aula 6
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “intensidade”. Executar arranjos simples para a música proposta, através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o... 15/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16100 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
16 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“O Cravo brigou com a Rosa”): arranjos com percussão – aula 7
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “duração”. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “duração”. 17/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14532 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
17 |
Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Teresinha de Jesus”): arranjo com sons vocais – aula 8
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Explorar possibilidades de utilização da voz através de jogos musicais. Criar coletivamente um arranjo simples para a música proposta, explorando sons vocais. 23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17018 acesso(s) |
Equipe CApUFRJ Música Débora e Katia |
Sem estrelas 0 classificações - 22147 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!