Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Cantigas Folclóricas

 

12/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção de aulas baseia-se em canções folclóricas brasileiras, procurando trazer à tona essas grandes expressões de nossa cultura popular, que vêm sendo perpetuadas através da tradição oral por muitas gerações de brasileiros. Por este motivo essas cantigas costumam ser um excelente veículo para a aprendizagem. A coleção está dividida em duas partes: na primeira, vários conteúdos curriculares são contemplados – em especial Língua Portuguesa, Literatura e Matemática, gerando, do ponto de vista educacional, um caráter mais universal que a segunda, esta já totalmente comprometida com a Educação Musical, abordando assuntos como ritmo, canto e arranjo.

Autoria

RODRIGO RUSSANO - INTERNATIONAL CHRISTIAN SCHOOL OF RIO DE JANEIRO - ICS - RIO - RJ

Palavras-chave

música, ritmo, canto, arte, folclore, cantigas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Lista de aulas da coleção (17 aulas)
# Aula Autoria
1 Intencionalidade textual presente nas cantigas de roda

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas das cantigas de roda mais conhecidas. Identificar o sentido das palavras empregadas nas cantigas de roda e relacioná-lo com o contexto sóciocultural do povo. Elaborar histórias a partir das cantigas de roda. Desenvolver habili...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24052 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

2 As cantigas de roda na escola: uma forma de aproximação das crianças com a cultura popular oral

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer e valorizar a cultura popular, em especial, o folclore brasileiro. Ampliar o repertório de cantigas de roda. Identificar as cantigas como brincadeiras.  

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14361 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 Brincando e se divertindo com as cantigas de roda.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- o significado e as origens das cantigas de rodas, tradicionais na cultura folclórica brasileira.                   - algumas das cantigas de roda que serão trabalhados na aula, realizando os movimentos caracterizados pelas letras musicais.                  - interagir com os...

17/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 77510 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

4 APRENDENDO A LER E ESCREVER COM TEXTOS DAS CANTIGAS DE RODA.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reescrever as cantigas com as hipóteses de escrita que cada aluno dispõe.           Pesquisar a cultura popular.            Escrever  textos de memória, aumentando a possibilidade de reflexões sobre o código.           Aprender a ler e a escrever a partir dos textos.

30/11/2010 Cinco estrelas 9 comentário(s) 35040 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

5 Escrita de palavras através da música O Cravo e a Rosa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá aprender:   desenvolver as áreas afetivas, social, e a cognitiva, principalmente no que diz respeito à linguagem escrita e oral;  relatar cantigas de roda que já conhece;  interpretar texto de uma história com personagens de cantigas de roda; ampliar conheciment...

18/06/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 58517 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 Parodiando Cantigas Populares

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Saber que muitos textos dialogam com outros; perceber que um texto pode dar origem a outro texto;comparar textos que tratam do mesmo tema, com abordagens diferenciadas;identificar o objetivo de cada texto;conhecer uma  paródia.

16/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 13990 acesso(s)

Vilma Aparecida Gomes

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

7 DIVERTINDO E APRENDENDO COM CANTIGAS POPULARES

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

- Ler antes de saber ler convencionalmente. - Desenvolver estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito. - Ler um texto procurando relacionar aquilo que está sendo lido em voz alta com as palavras escritas. - Criar uma nova versão para um texto memorizado.

15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 16913 acesso(s)

Carla Fernandes Lott Primola

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 CANTIGAS DE RODA - ESCREVER, BRINCAR E CANTAR

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Reconhecer: rimas, terminações e inícios de palavras

15/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 52909 acesso(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 Cante e multiplique - Multiplicando a partir de cantigas infantis

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Identificar as diferentes ideias da multiplicação.   Utilizar procedimentos próprios na resolução de problemas envolvendo as diferentes ideias da multiplicação. Relacionar a divisão como operação inversa da multiplicação.

18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15410 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 A Matemática na Literatura Popular

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

◦ Reconhecer o folclore como cultura popular criada, reinventada e acumulada através dos tempos.              ◦ Identificar o uso da Matemática na literatura popular em seus contos, adivinhas, trovas com trava-línguas, frases-feitas, parlendas e ditados populares brasileiro, a...

28/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13034 acesso(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

11 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Alecrim”): arranjos com percussão – aula 1

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras Realizar exercícios de imitação rítmica Identificar a diferença entre pulsação e ritmo por meio da prática instrumental Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos d...

18/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28341 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

12 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Rosa Amarela”): arranjos com percussão – aula 2

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras   Propor uma classificação para os instrumentos de percussão utilizados, segundo o parâmetro timbre Executar arranjos simples por meio do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatiz...

18/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24998 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

13 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Escravos de Jó”): arranjos com percussão – aula 4

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar versões para o jogo musical “Escravos de Jó”. Realizar o jogo musical “Escravos de Jó” com mudança de andamento. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos...

15/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43188 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

14 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Bambalalão”): arranjos com percussão – aula 5

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “altura”. Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “altura”.

23/09/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19100 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

15 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“O meu boi morreu”): arranjos com percussão – aula 6

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras.   Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “intensidade”.    Executar arranjos simples para a música proposta, através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o...

15/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16100 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

16 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“O Cravo brigou com a Rosa”): arranjos com percussão – aula 7

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras.   Realizar jogos musicais que trabalhem o parâmetro “duração”.    Executar arranjos simples através do canto e da prática instrumental com instrumentos de percussão, enfatizando o parâmetro “duração”.  

17/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14532 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

17 Música – Cantigas tradicionais brasileiras (“Teresinha de Jesus”): arranjo com sons vocais – aula 8

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Resgatar e ampliar o repertório de cantigas tradicionais brasileiras. Explorar possibilidades de utilização da voz através de jogos musicais. Criar coletivamente um arranjo simples para a música proposta, explorando sons vocais.

23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 17018 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música Débora e Katia

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 22147 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.