05/04/2011
Essa coleção é composta por 16 aulas sobre os diversos meios de comunicação existentes e usados em todo o mundo. A primeira aula apresenta de forma superficial alguns desses meios. A segunda traz o alfabeto como instrumento inicial desse processo e as seguintes aulas tratam de forma mais detalhada os vários elementos inventados e utilizados para a realização do processo comunicacional, alguns individuais e outros de comunicação em massa. As duas últimas aulas trazem a comunicação por meio de sinais, meio este utilizado por deficientes auditivos. Vale ressaltar que muitas aulas se complementam, contemplando assim o estudo desse tema.
Amanda Barros Teixeira - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
meios de comunicação
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Estudando os meios de comunicação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação e os benefícios que eles nos proporcionam. Desenvolver habilidades de escrita na elaboração de frases. 01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 43102 visita(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
2 |
O alfabeto como instrumento de comunicação
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender a importância do registro escrito para a comunicação entre as pessoas. Utilizar o alfabeto em diferentes contextos sociais. 12/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 23028 visita(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
3 |
CARTAS: introdução do gênero textual
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a função social de uma carta através de discussão oral. Ler e interpretar diferentes modelos do gênero carta. Identificar as características e as partes do gênero textual carta (local e data, saudação, assunto, despedida e assinatura) a partir de situações reais. ... 07/10/2010 Quatro estrelas 12 comentario(s) 168751 visita(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
4 |
Escrevendo Cartas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Conhecer a estrutura do gênero textual denominado carta; § Valorizar a escrita como meio de comunicação; § Perceber as informações mais relevantes neste gênero; § Listar as informações que quer transmitir ao leitor; § Produzir uma carta. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 7232 visita(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
Texto jornalístico: importante veículo de comunicação e informação
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização apresentar essa importante ferramenta, que é o jornal como veículo de comunicação e informação; diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto; problematizar as diversas formas de informar e comunicar as notícias a população; observar o tratamento da informaçã... 14/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 14822 visita(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
JORNAL FALADO
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta atividade possibilitará ao/à aluno/a: Identificar a estrutura de um texto jornalístico. Criar e/ou (re)criar um texto jornalístico a partir de fatos do cotidiano escolar. Diferenciar o texto jornalístico de outros portadores de texto. Enriquecer seu vocabulário por me... 29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 12091 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
O Telefone: você conhece a história deste invento?
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos poderão aprender como o telefone foi inventado, entre outras informações interessantes sobre ele. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos da Língua Portuguesa, por meio de: - Leitura, interpretação e produção de textos; - Linguagem Oral; - Pesquisa na intern... 08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 11824 visita(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
8 |
11 de Agosto – Dia da televisão
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Com estas aulas os alunos poderão aprender a importância de conhecer o processo histórico da invenção da televisão. Além disso, serão discutidos os aspectos relacionados à importância da televisão como fonte cultural e de informação. Em termos cognitivos serão trabalhados os s... 15/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3871 visita(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
9 |
Filmetes e propagandas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do filmete. Identificar a finalidade do gênero textual filmete. Compreender a relação entre os diferentes elementos que compõem um filmete (texto escrito, texto oral, imagens, sons...). Conhecer as práticas sociais de prod... 27/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4650 visita(s) |
Daniela Amaral Silva Freitas Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
07 de novembro – dia do radialista!
Educação Escolar Indígena | História Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Estudar os aspectos históricos do rádio (autor e ano de sua invenção); Estudar os aspectos relacionados à profissão de radialista e sua importância para a sociedade; Refletir sobre os aspectos sociais e informativos que o rádio permite; Conhecer diferenças entre o alcance s... 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 7298 visita(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
11 |
Meios de comunicação de massa: rádio, revista, televisão, internet...
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Analisar criticamente o papel dos meios de comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira, reconhecendo sua responsabilidade social. • Interessar-se pelo debate de idéi... 18/10/2010 Cinco estrelas 5 comentario(s) 158152 visita(s) |
Mirian Chaves Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
12 |
MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História • Vivenciar novas experiências que contribuem para modificar a compreensão que têm do mundo à sua volta. •Acessar novas informações que podem modificar a compreensão que tem do mundo à sua volta. •Articular conhecimentos de modo mais significativo e abrangente •Conhecer o pape... 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 8151 visita(s) |
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG História |
13 |
O email como gênero textual em sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer o e-mail com novo meio de comunicação, através do computador, ligado à Internet. Identificar a sua função social bem como a sua estrutura. 29/11/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 36903 visita(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
14 |
Meio de comunicação: Das cartas à videoconferência
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História - Perceber as diferentes formas de comunicação utilizadas ao longo da história e a relevância de cada uma delas; -Identificar as formas de comunicação a distância mais utilizadas atualmente; -Utilizar-se dos meios de comunicação on-line, identificando a relevância de cada um e... 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 15081 visita(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
15 |
Aprendendo a se comunicar usando as mãos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer que algumas pessoas têm necessidade de se comunicar usando as mãos (LIBRAS); Aprender como articular as mãos para se comunicar. Aprender as letras do alfabeto e os numerais em LIBRAS. 05/10/2010 Cinco estrelas 5 comentario(s) 29456 visita(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
Linguagem dos sinais: A conquista da Leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Permitir a compreensão do funcionamento comunicativo das Libras e da importância de ser compreendido no processo comunicativo. Possibilitar ao aluno compreender a relação que existe entre a fala e o gesto. Identificar características das modalidades orais presentes na hora d... 19/05/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 8570 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 calificaciones - 8647 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!