26/05/2011
Esta coleção tem como objetivo organizar aulas em que as crianças aprenderão sobre o corpo humano: seu funcionamento, seus órgãos e seus respectivos sistemas. Nas aulas 1 a 4 as crianças poderão aprender sobre o corpo humano como um todo, seus diversos órgão e sistemas. Em seguida, as aulas 5 e 6 trazem atividades que oportunizam às crianças conhecer o sistema esquelético, reconhecendo a sua importância para a sustentação do corpo humano e a constituição dos ossos no corpo humano. A aula 7 apresenta a possibilidade de aprender sobre os músculos como um sistema fundamental na estruturação do corpo humano, destacando suas funções em nosso corpo. Nas aulas 8 e 9 propõe-se atividades que buscam articular os sistemas muscular e esquelético como dois grupos de órgãos que se complementam no desenvolvimento de suas funções. Em seguida, as aulas de 10 a 14 apresentam atividades em que as crianças poderão conhecer o sistema digestório, destacando suas funções e a importância da alimentação para o bom funcionamento do intestino e do corpo como um todo. Nas aulas de 15 a 17 as crianças poderão ampliar seus conhecimentos a respeito dos órgãos que constituem o sistema respiratório, focalizando a função de cada um destes órgãos e como o corpo humano desenvolve a habilidade de respirar. A aula 18 aborda o conhecimento do sistema nervoso, compreendendo o seu funcionamento e suas características. De 19 a 21, a coleção apresenta aulas sobre o sistema reprodutor do corpo humano e destaca as semelhanças e diferenças na reprodução masculina e feminina e, ainda, traz as funções de cada parte destes sistemas. Na aula 22 as crianças poderão identificar os órgãos que compõem o sistema excretor e a função que cada um deles exerce neste sistema. A aula 23 desenvolve atividades em que as crianças poderão conhecer como o corpo se defende de agentes externos, destacando a função do sistema Imune e Linfático para a saúde do organismo. As aulas 24 e 26 favorecem o conhecimento do sistema circulatório e suas diversas partes com foco nas funções que desenvolvem no funcionamento do corpo. O aluno poderá aprender o que é o sangue, qual sua função e importância. Outro objetivo será aproveitar a temática e trabalhar a doação de sangue. A aula 27 oferta atividades em que as crianças poderão identificar e compreender a importância dos cinco sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato, destacando as funções de cada um no funcionamento do corpo humano. A coleção finaliza com aulas (28 a 30) em que as crianças aprenderão sobre hábitos cotidianos que produzem uma vida mais saudável, desenvolvendo atividades nas quais as crianças podem pensar e discutir acerca dos cuidados necessários com o corpo na perspectiva de uma saúde do corpo e da sociedade.
EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
corpo humano, saúde, sistemas, órgãos, funcionamento do corpo humano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
MEU CORPO, CONHECENDO UM POUCO MAIS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização · Cuidar do próprio corpo; · Perceber as diferentes características; · Apontar diferenças e semelhanças; · Conhecer o próprio corpo e suas possibilidades 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 9629 visita(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
2 |
Descobrindo nosso corpo - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer e identificar as partes do corpo; Reconhecer o próprio corpo e dos colegas; Desenvolver hábitos de higiene corporal; Perceber diferenças e semelhanças no corpo; Organizar um álbum explorando as mudanças corporais já ocorridas com cada um; Discutir com os colegas sobre... 16/05/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 46878 visita(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
O Corpo Humano
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos poderão aprender um pouco sobre o corpo humano; sua formação e funcionamento. 17/02/2009 Quatro estrelas 66 comentario(s) 649958 visita(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
4 |
O CORPO HUMANO E SAÚDE: INTEGRAÇÃO ENTRE OS ÓRGÃOS E SISTEMAS
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Identificar os diferentes órgãos do corpo humano e suas respectivas funções 2) Discutir o funcionamento do corpo humano como um todo 3) Estabelecer correlações entre os diferentes órgãos e sistemas para o funcionamento do corpo 4) Reconhecer a importância de cuidados ligado... 01/12/2010 Três estrelas 5 comentario(s) 68810 visita(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
5 |
O nosso esqueleto
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a importância do esqueleto para a sustentação do corpo humano. Conhecer a constituição dos ossos. Conhecer algumas doenças ósseas. Comparar o esqueleto humano com o de outros animais. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua inter... 22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 75215 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
Esqueleto humano
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Observar o corpo e perceber que o mesmo é formado por diversas partes, com diferentes funções; compreender a função do esqueleto; identificar por meio da interpretação de imagens o esqueleto humano; construir um esqueleto. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 47167 visita(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
Para que servem os músculos?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as funções dos músculos em nosso corpo. Diferenciar contração voluntária de involuntária. Relacionar os diferentes tipos de músculos às suas funções. Conhecer células musculares. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação. 22/11/2010 Três estrelas 3 comentario(s) 34225 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
O Corpo em Movimento: Ossos e Músculos em Ação...
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Identificar as estruturas e funções dos órgãos do sistema locomotor 2) Analisar a importância deste sistema para processo de movimentação e locomoção 3) Diferenciar movimentação de locomoção 4) Discutir a importância da alimentação e da prática de exercícios físicos para u... 11/01/2011 Quatro estrelas 10 comentario(s) 189789 visita(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
9 |
Articulações e movimento
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer como as articulações de nosso corpo ajudam em nossos movimentos; Entender o que são articulações; Relacionar as articulações ao trabalho conjunto de ossos e músculos. Relacionar as articulações com a exploração de diferentes ambientes. Desenvolver a leitura de textos ... 22/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 40250 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Sistema digestório: a viagem dos alimentos no corpo humano começa pela boca!!!
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Apresentar o sistema digestório às crianças. Identificar os órgãos que o compõem e a função que cada um deles exerce neste sistema. Reconhecer a contribuição deste sistema para o corpo humano. 12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 59226 visita(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
11 |
Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Desenvolver o senso de responsabilidade; Conhecer os hábitos de uma alimentação saudável; Conscientizar da importância de se alimentar corretamente; Compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos; Reconhecer alguns órgãos do sistema digestório; Elaborar tex... 30/08/2010 Quatro estrelas 9 comentario(s) 84034 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
SISTEMA DIGESTÓRIO
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais O ALUNO CONHECERÁ COMO SE DÁ O FUNCIONAMENTO DO SISTEM RESPONSÁVEL PELA ABSORÇÃO DOS ALIMENTOS E EXTRAÇÃO DE PROTEINAS, VITAMINAS E OUTROS BENEFICIOS PARA O CORPO HUMANO, ASSIM COMO O RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DO RESIDUOS QUE DEVEM SER ESPELIDOS DO NOSSO ORGANISMO. 02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10367 visita(s) |
IVO RASSWEILER EEM VITOR MEIRELLES JARAGUA DO SUL SC Apoio Escolar |
13 |
Nosso intestino: absorção de nutrientes
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a função das microvilosidades intestinais no processo de absorção de nutrientes; Diferenciar intestino delgado de intestino grosso; Relacionar a absorção dos nutrientes com a transformação de energia no organismo humano. Relacionar a alimentação com o bom funcioname... 17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 29533 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6212 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
15 |
Vamos descobrir como funciona o sistema respiratório?
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar a função do sistema respiratório para o corpo humano. Reconhecer os órgãos que o compõem e como estes funcionam. Conhecer a contribuição do sistema respiratório para o corpo humano. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 17101 visita(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
16 |
Introdução ao Sistema Respiratório
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Identificar as principais características do sistema respiratório. 18/07/2008 Quatro estrelas 10 comentario(s) 23499 visita(s) |
Alessandra Kemper Universidade de Brasília BRASILIA DF Biologia |
17 |
Conhecendo nossa respiração
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Reconhecer como acontece a respiração pulmonar. Comparar o sistema respiratório humano com o de outros seres vivos. Conhecer a anatomia do sistema respiratório. Realizar atividade prática para facilitar a compreensão do assunto. Conhecer as principais doenças respiratórias hum... 17/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 19025 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
18 |
Sistema nervoso
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender como o sistema nervoso funciona; conhecer a função do sistema nervoso; identificar as características do sistema nervoso; identificar por meio da interpretação de imagens a organização do sistema nervoso. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17847 visita(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
19 |
O COMEÇO DA VIDA HUMANA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Entender como funcionar o sistema reprodutor feminino. Compreender como acontece o nascimento de um bebê humano. 21/08/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 18451 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
20 |
Sistema Reprodutor Masculino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor masculino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos de sistema reprodutor masculino; Conhecer alguns métodos contraceptivos e sua eficácia; Respeitar colegas que apresentam desenvolvimento físico e emocion... 25/08/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 83989 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
21 |
Sistema reprodutor feminino
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar os órgãos do sistema reprodutor feminino e suas funções; Usar a terminologia científica relacionada aos órgãos do sistema reprodutor feminino; Relacionar ovulação, período fértil, menstruação e gravidez; Interpretar gráficos sobre os índices de gravidez na adolescê... 25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 86797 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
22 |
Conhecendo nossa Excreção
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar a urina como excreta e sua função na excreção humana. Diferenciar excreta de resíduos da digestão não absorvidos pelo corpo (fezes). Reconhecer órgãos importantes do Sistema Excretor. Identificar o tipo de excreta com o ambiente e anatomia do ser humano. Desenvolve... 17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 35356 visita(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
23 |
Defesas de nosso organismo: Sistema Linfático e Imune
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar como o nosso corpo se defende de agentes externos. Relacionar estas defesas ao Sistema Imune e Linfático. Identificar a localização anatômica dos órgãos do Sistema Linfático. Identificar onde são produzidas algumas células do sistema imune. Desenvolver a leitura de... 17/11/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 45562 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
24 |
Onde é fabricado nosso sangue?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Saúde Descrever as principais funções da medula óssea. Identificar medula óssea. Relacionar a medula óssea à fabricação de células sanguíneas. Localizar a medula óssea no corpo. Identificar as principais células produzidas na medula óssea. Desenvolver a leitura de textos científicos... 17/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 22163 visita(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
25 |
Sangue
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde O aluno poderá aprender o que é o sangue, qual sua função e importância. Outro objetivo será aproveitar a temática e trabalhar a doação de sangue. 05/03/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10054 visita(s) |
Equipe UFSCar Biologia |
26 |
CORAÇÃO: FUNÇÃO NO CORPO HUMANO, SAÚDE E DOENÇAS
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Investigar como funciona o coração no corpo humano, 2) Investigar porque ele trabalha independente da nossa vontade, 3) Relacionar frequência cardíaca e prováveis doenças 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 9856 visita(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
27 |
O corpo e os órgãos dos sentidos
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Reconhecer as partes do corpo humano. Compreender as funções das partes do corpo. Identificar e compreender a importância dos cinco sentidos: visão, paladar, olfato, audição e tato. 01/12/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 6451 visita(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
28 |
A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento... 02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentario(s) 38390 visita(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
29 |
Corpo doente x corpo sadio.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar as regularidades em um corpo sadio para compreender sinais que indicam doenças; Entender que o equilíbrio do corpo depende de sua interação com o ambiente; Reconhecer o estado de saúde vinculado aos fatores físicos, psíquicos e sociais. 12/01/2011 Três estrelas 1 comentario(s) 6294 visita(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
30 |
Qual o significado de vida saudável?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Refletir sobre atitudes que podem favorecer uma vida saudável; Produzir textos informativos em forma de cartazes, para apresentação em sala. 21/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 26277 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 calificaciones - 57067 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!