02/06/2011
A pontuação na produção textual requer a compreensão de que a escolha e a organização dos sinais gráficos depende do sentido que se quer dar ao texto. Com essa premissa, a coleção de aulas a seguir tem por objetivo possibilitar a observação do uso da pontuação e a sua finalidade, atribuindo diferentes sentidos aos textos. Para isso, foi proposta a seguinte sequencia: na 1ª aula serão oportunizadas situações de destaque dos sinais de pontuação em diferentes gêneros textuais. Na 2ª e 3ª aula serão apresentados os sinais de pontuação em geral usados em textos narrativos. Na 4ª aula será proposta a organização de parágrafos como um dos recursos para dar sentido ao texto. Da 5ª a 12ª aula serão destacados os efeitos dos sinais de pontuação em situações específicas, construído sentidos interrogativos, exclamativos ou afirmativos, bem como os possíveis usos da vírgula. Da 13ª a 17ª aula serão propostos desafios para comparação de sentidos atribuídos aos textos de acordo com a pontuação utilizada. Na última aula da coleção serão abordados aspectos da pontuação no gênero História em Quadrinhos.
Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo - SP
pontuação, paragrafação
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Pontuação: identificação dos sinais e o seu uso na escrita de textos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda a função dos sinais de pontuação. Aprenda a usar os sinais de pontuação. 25/11/2010 Quatro estrelas 6 comentario(s) 78031 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Organizando um texto narrativo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir sobre o uso da língua escrita na organização de textos narrativos, observando a pontuação usada para marcar a fala das personagens. 06/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 11086 visita(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
3 |
Sinais de Pontuação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Identificar e nomear os sinais de pontuação. - Relacionar a pontuação à entonação da leitura. - Utilizar a pontuação na escrita de textos. 08/07/2010 Quatro estrelas 6 comentario(s) 30970 visita(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Paragrafação: muito prazer
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos; Associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história; Fazer leitura com entonação; Destacar alguns critérios de agrupamento de informações em parágrafos; Desenvolver a capacidade de inter... 07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 82642 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
TIPOS DE FRASES: AFIRMATIVAS, NEGATIVAS, INTERROGATIVAS E EXCLAMATIVAS.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Utilizar os sinais de pontuação (ponto final, exclamação, interrogação e vírgula) no texto selecionado; Perceber as funções dos sinais de pontuação; Refletir sobre a importância dos si... 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 53996 visita(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
No livro de Ali Babá – Sinais de pontuação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os seguintes sinais de pontuação: ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto final, dois pontos e travessão Compreender quando utilizá-los Usar cotidianamente estes sinais de pontuação em suas produções 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5249 visita(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
UTILIZANDO A PONTUAÇÃO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Utilizar a pontuação em situações de diálogos; Elaborar frases utilizando a pontuação corretamente; Identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos; Completar o sentido de fragmentos de textos; Produzir textos utilizando a pontuação adequada; Ler com compreensão; Amp... 07/10/2010 Quatro estrelas 23 comentario(s) 98160 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
8 |
A função da pontuação para a compreensão do texto
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver a interpretação de textos observando a importância da pontuação para a sua compreensão. 06/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 48738 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
Aula 3: O Califa Cegonha – As circunstâncias e o verbo.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -Identificar numa oração as circunstâncias. -Perceber que as circunstâncias estão ligadas ao verbo. -Usar a vírgula corretamente no uso de circunstâncias. -Refletir sobre as palavras que indicam intensidade e sua relação com o verbo, com o adjetivo ou com outra circunstância. 08/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5449 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Trabalhando a vírgula no gênero “carta”
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Usar corretamente a vírgula; • escrever uma carta usando a vírgula corretamente; • identificar a ausência de vírgulas e usá-las adequadamente. 17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 6457 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
O uso bem-humorado da vírgula
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa - Verificar o sentido das frases, de acordo com a localização da vírgula nelas. - Observar os sinais de pontuação nos textos. - Utilizar adequadamente os sinais de pontuação mais usuais (ponto, vírgula, ponto de interrogação). - Compreender as funções dos sinais de pontuação n... 22/10/2009 Quatro estrelas 9 comentario(s) 116525 visita(s) |
Mirian Chaves Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
12 |
Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá: aplicar adequadamente o ponto de interrogação e o ponto final; sistematizar conteúdos trabalhados; exercitar a criatividade, a complementaridade grupal, a fluência verbal, a coerência e a lógica de ideias; desenvolver a habilidade de pontuar textos. 18/06/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 28107 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
“A LIBÉLULA E A TARTARUGA”: A LITERATURA DE RUBEM ALVES COMO RECURSO DE LEITURA E ESCRITA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Ética Formular hipóteses sobre o conteúdo da história; Compreender globalmente a história; Inferir informações a partir da história lida pela professora; Recontar oralmente a história; Identificar dados da capa do livro; Interpretar a história a partir de desenhos (imagem) Identific... 14/11/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 28674 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
PONTUAÇÃO DIVERTIDA: FESTIVAL DE PIADINHAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros; Perceber a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor; Compreender a importância de uma atitude de colaborativa; Ler e ouvir os textos; 25/01/2011 Quatro estrelas 6 comentario(s) 33580 visita(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
15 |
Uso da pontuação
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Observar a pontuação no texto e a finalidade de uso naquele contexto; Fazer comparações com outras formas de pontuar e avaliar os efeitos das diferentes maneiras; Trabalhar em grupo. 25/04/2009 Quatro estrelas 7 comentario(s) 43617 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
16 |
A pontuação faz a diferença
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer problemas causados pelo uso de pontuação inadequada. Identificar problemas de pontuação. Resolver problemas semânticos por meio da utilização adequada da pontuação. 20/01/2011 Quatro estrelas 9 comentario(s) 84302 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
17 |
Uso da pontuação em textos narrativos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa • Utilizar adequadamente a pontuação do discurso direto, destacando as falas de personagens (dois pontos, travessão). • Observar os sinais de pontuação nos textos. • Identificar os sinais de pontuação mais usuais (ponto, vírgula, ponto de interrogação) e compree... 12/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 41752 visita(s) |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
18 |
Trabalhando a pontuação por meio da análise de tiras em quadrinhos.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Avance na compreensão da função da pontuação em nosso sistema de escrita; Avance na aprendizagem da leitura fluente de textos; Compreenda a forma de organização do gênero textual: “tiras em quadrinhos” 15/05/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 68552 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Cinco estrelas 2 calificaciones - 11707 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/03/2012
Cinco estrelasGostei muito desta coleção.
17/06/2011
Cinco estrelasA aula"A pontuação faz a diferença" foi muito interessante.Estou querendo diversificar minhas aulas,para deixá-las mais prazerosas,levando o aluno a pensar,interagir e consequentemente sentir mais vontade de aprender,buscar.Logo esta aula atinge as minhas expectativas.