09/06/2011
Nesta coleção o(a) professor(a) encontrará uma sequência de aulas que abordam o tema do esporte em interface com questões éticas ligadas à discriminação, violência, drogas e mídia. As duas primeiras aulas estão postadas para discutir amplamente os conceitos de ética e “fair play” no esporte. Da 3ª à 6ª aula são trabalhados aspectos relacionados aos valores presente nos esportes, onde são colocadas em relevo questões sobre discriminação e violência. As aulas 7 a 9 tratam sobre as drogas e o doping no esporte e essa discussão se abrange nas aulas 10 a 12 onde é discutida espcificamemente a influência midiática na saúde e representação corporal da sociedade contemporânea.
Luciano Silveira Coelho - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
esporte, saúde, discriminação, violência, drogas, mídia
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Ética e responsabilidade na sua prática - o esporte como exemplo.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Participar de jogos respeitando as regras e discutindo sobre ética na sociedade e nos esportes; Refletir sobre “vencer a qualquer custo” e sua repercussão no seu grupo, na sua turma e na escola; Propor idéias para serem apresentados nos jogos onde a ética e o respeito ao próxi... 27/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 23455 visita(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
O " FAIR PLAY" no esporte - a ética em discussão.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender a definição de “Fair Play” no esporte e na sociedade; Identificar a presença e a ausência de "Fair Play" nos esportes; Analisar a relevância do "Fair Play" nas atividades esportivas e suas repercussões para o público. 14/01/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 24051 visita(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
3 |
Copa do Mundo de Futebol: Racismo no Esporte
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Compreender o conceito do racismo. - Identificar os fatos de racismo ocorridos em eventos esportivos em geral. - Destacar ações da FIFA e outras entidades esportivas para coibir atos de racismo em eventos esportivos internacionais. 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7421 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
4 |
Esporte e violência: Qual a relação?
Ensino Médio | Educação Física § Discutir as possíveis relações existentes entre esporte e violência; § Identificar diferentes situações de violência em manifestações esportivas; § Construir referências que objetivem a superação de atitudes violentas nas manifestações esportivas. 15/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8434 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
Violência x Futebol
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Identificar e discutir a relação existente entre o futebol e a violência; Observar e avaliar o comportamento e as atitudes apresentados pelas pessoas antes, durante e após a realização de um jogo de futebol; Propor, coletivamente, estratégias para minimizar a violência present... 25/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6779 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
6 |
Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?
Ensino Médio | Educação Física Identificar os comportamentos e valores inerentes ao esporte; Identificar atuais demandas comportamentais exigidas para os trabalhadores na atualidade; Refletir sobre as possíveis relações existentes entre os comportamentos e os valores para o esporte e para o mundo do trabalho. 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4307 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
Doping! A droga no Esporte...
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Química - Conhecer dados referentes ao doping na História. - Identificar os tipos de doping e conhecer casos de atletas que fizeram o uso de doping. - Analisar como a escola e o esporte pode auxiliar na prevenção ao uso de drogas. 24/01/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 48928 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
8 |
O "doping" nas práticas corporais
Ensino Médio | Educação Física Relacionar aspectos esportivos e estéticos com a qualidade de vida 07/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6123 visita(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
DOPING NO ESPORTE
Ensino Médio | Educação Física Observar como o uso de substâncias ilícitas podem prejudicar tanto o físico como a carreira de um atleta. 23/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 16080 visita(s) |
Equipe Maura Barros |
10 |
O corpo e a mídia.
Ensino Médio | Educação Física Relacionar os padrões corporais impostos atualmente com as imposições midiáticas e as atividades físicas. 13/09/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 9964 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
Mídia e imagem corporal
Ensino Médio | Educação Física Construir coletivamente um conceito de imagem corporal; Identificar os diferentes métodos de ginásticas européias relacionando-os com seu período histórico; Relacionar a influência da mídia com imagem corporal nos dias atuais. 24/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12365 visita(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
Transtornos alimentares
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Discutir sobre as funções das dietas relacionadas a questões salutares ou estéticas Discutir a influência da mídia sobre os padrões estéticos na sociedade Discutir sobre saúde e qualidade de vida 27/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 23175 visita(s) |
Ana Cláudia Bastian Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
Sem estrelas 0 calificaciones - 12613 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!