Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Esporte escolar X esporte de alto rendimento

 

09/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção o(a) professor(a) de Educação Física encontrará uma sequência de aulas abordam as interfaces do esporte dentro e fora da escola. Nas duas primeiras aulas o esporte escolar e de alto rendimento são discutidos de maneira abrangente com o intuito de se refletir sobre as diferentes formas de expressão destas práticas. Da 3ª à 6ª aula são trabalhados aspectos relacionados aos valores presente nos esportes, onde são colocadas em relevo questões sobre exclusão, gênero e corpo. As aulas 7 a 9 tratam sobre a influência do esporte espetáculo nas práticas corporais escolares. Por fim, as aulas 10 a 12 discutem sobre competição e cooperação dentro e fora da escola e propõe um modelo de disputa esportiva mais adequado ao contexto escolar.

Autoria

Luciano Silveira Coelho - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

esporte escolar, esporte de alto rendimento, competição, cooperação, gênero, inclusão, ídolos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Lista de aulas da coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 Esporte Escolar e Esporte de Rendimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Compreender a diferença do esporte realizado na escola e do esporte de competição exibido pela mídia.

02/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 25229 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

2 Projeto "Lei Pelé": Futebol

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | História

Compreender a Lei que rege atualmente os esportes no Brasil, no que diz respeito à natureza e as finalidades do desporto. Compreender e vivenciar as diferenças do esporte de rendimento, educacional e de participação.

17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6147 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

3 A exclusividade no esporte

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Discutir a questão da exclusão existente nos esportes, bem como alternativas para a superação desta.

19/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3314 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer a importância do esporte adaptado aos portadores de necessidades especiais. Identificar algumas modalidades esportivas voltadas para deficiência visual. Compreender o Esporte como fator de inclusão.

07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 26570 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

5 O jogo no debate sobre gênero nas aulas de educação física.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Educação Física

Reconhecer e respeitar os espaços de convivência entre meninos e meninas na escola; Debater a importância da presença dos colegas nas atividades e suas contribuições; Levantar questões de gênero na sociedade onde ocorram desigualdade de oportunidades.

15/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7896 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 O Homem Forte e a Mulher Magra: reflexões acerca do corpo.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer as diferenças corporais entre homens e mulheres. Identificar nas imagens e nos vídeos difundidos nos veículos midiáticos a concepção de corpo. Construir reflexões a respeito do culto ao corpo perfeito na atualidade.

23/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9483 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

7 Eu uso o esporte ou o esporte me usa?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Relacionar a influência dos esportes na sociedade atual.

19/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8833 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 O papel dos ÍDOLOS ESPORTIVOS na sociedade.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Analisar o papel da mídia no processo de mitificação do atleta; Identificar a influência do ídolo do esporte - aspectos positivos e negativos; Relacionar a mídia esportiva e o ídolo com a popularização da sua modalidade.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11173 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

9 Inventando o “esporte” da turma

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as características dos esportes e criar uma prática desportiva que atenda aos interesses da educação física na escola e aos interesses dos alunos.

01/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5370 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

10 Competir ou Cooperar: Eis a Questão!

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania.

20/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22482 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

11 Competição: que fenômeno é este e como ele acontece na escola?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conceituar competição; Identificar como a competição se materializa na escola e em nossa vida, e o que podemos aprender com essa manifestação cultural; Definir e socializar, em conjunto com o grupo de alunos/as e professores/as de Educação Física, os princípios pedagógicos que...

23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2974 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

12 Como organizar um campeonato?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as várias formas institucionalizadas de disputa desportiva, assim como as adaptações que possam atender aos interesses das aulas de educação física na escola.

07/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21831 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 11848 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.