09/06/2011
Nesta coleção o(a) professor(a) de Educação Física encontrará uma sequência de aulas abordam as interfaces do esporte dentro e fora da escola. Nas duas primeiras aulas o esporte escolar e de alto rendimento são discutidos de maneira abrangente com o intuito de se refletir sobre as diferentes formas de expressão destas práticas. Da 3ª à 6ª aula são trabalhados aspectos relacionados aos valores presente nos esportes, onde são colocadas em relevo questões sobre exclusão, gênero e corpo. As aulas 7 a 9 tratam sobre a influência do esporte espetáculo nas práticas corporais escolares. Por fim, as aulas 10 a 12 discutem sobre competição e cooperação dentro e fora da escola e propõe um modelo de disputa esportiva mais adequado ao contexto escolar.
Luciano Silveira Coelho - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
esporte escolar, esporte de alto rendimento, competição, cooperação, gênero, inclusão, ídolos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Esporte Escolar e Esporte de Rendimento
Ensino Fundamental Final | Educação Física Compreender a diferença do esporte realizado na escola e do esporte de competição exibido pela mídia. 02/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 25229 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
2 |
Projeto "Lei Pelé": Futebol
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | História Compreender a Lei que rege atualmente os esportes no Brasil, no que diz respeito à natureza e as finalidades do desporto. Compreender e vivenciar as diferenças do esporte de rendimento, educacional e de participação. 17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6147 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
3 |
A exclusividade no esporte
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Discutir a questão da exclusão existente nos esportes, bem como alternativas para a superação desta. 19/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3314 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer a importância do esporte adaptado aos portadores de necessidades especiais. Identificar algumas modalidades esportivas voltadas para deficiência visual. Compreender o Esporte como fator de inclusão. 07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 26570 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
5 |
O jogo no debate sobre gênero nas aulas de educação física.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física Reconhecer e respeitar os espaços de convivência entre meninos e meninas na escola; Debater a importância da presença dos colegas nas atividades e suas contribuições; Levantar questões de gênero na sociedade onde ocorram desigualdade de oportunidades. 15/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7896 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
6 |
O Homem Forte e a Mulher Magra: reflexões acerca do corpo.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer as diferenças corporais entre homens e mulheres. Identificar nas imagens e nos vídeos difundidos nos veículos midiáticos a concepção de corpo. Construir reflexões a respeito do culto ao corpo perfeito na atualidade. 23/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9483 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
7 |
Eu uso o esporte ou o esporte me usa?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Relacionar a influência dos esportes na sociedade atual. 19/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8833 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
O papel dos ÍDOLOS ESPORTIVOS na sociedade.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Analisar o papel da mídia no processo de mitificação do atleta; Identificar a influência do ídolo do esporte - aspectos positivos e negativos; Relacionar a mídia esportiva e o ídolo com a popularização da sua modalidade. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11173 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
9 |
Inventando o “esporte” da turma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as características dos esportes e criar uma prática desportiva que atenda aos interesses da educação física na escola e aos interesses dos alunos. 01/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5370 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
Competir ou Cooperar: Eis a Questão!
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania. 20/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22482 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
11 |
Competição: que fenômeno é este e como ele acontece na escola?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conceituar competição; Identificar como a competição se materializa na escola e em nossa vida, e o que podemos aprender com essa manifestação cultural; Definir e socializar, em conjunto com o grupo de alunos/as e professores/as de Educação Física, os princípios pedagógicos que... 23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2974 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
12 |
Como organizar um campeonato?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as várias formas institucionalizadas de disputa desportiva, assim como as adaptações que possam atender aos interesses das aulas de educação física na escola. 07/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21831 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 11848 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!