21/06/2011
Nesta coleção as crianças irão aprender sobre animais domésticos e selvagens destacando as características físicas externas e/ou internas, reprodução, alimentação, habitat, diferenças e semelhanças entre si. Assim, as crianças poderão valorizar os animais como seres importantes e a necessidade da sua preservação no planeta. As aulas 1 e 2 abordam os animais domésticos e selvagens, identificando e respeitando as características de cada um. As aulas de número 3 e 4 tratam das características de felinos selvagens e domésticos. Na aula 5 as crianças poderão descobrir como nascem alguns animais. A aula 6 permite o aluno caracterizar os animais selvagens pelo habitat e pelas suas características físicas. As aulas 7 a 10 propõem conhecer alguns animais criados pelos seres humanos. As aulas 11 a 13 apresentam às crianças a possibilidade de conhecer as características externas do gato, o tipo de alimentação e Identificar os cuidados necessários para manter a saúde deste animal. A aula de número 14 trata de conhecer a fauna da África e do Brasil, diferenciando os animais domésticos, selvagens e silvestres. Na aula de número 15 as crianças poderão reconhecer várias espécies de animais, observando as diferenças e semelhanças entre si. As aulas 16 e 17 oportunizam o aluno aprender sobre a origem, habitat, reprodução, comportamento e alimentação dos cães. A aula de número 18 permite identificar o cavalo pelas suas características e suas diferentes utilidades. A aula 19 trata de perceber os cuidados que devemos ter com os animais que são utilizados como meio de transporte para o homem. Nas aulas 20 e 21 os alunos poderão conhecer alguns animais que vivem na selva e a compreenderem a formação da cadeia alimentar. A aula 22 possibilita o aluno a conhecer as ações do IBAMA e sua importância para a preservação da natureza.
Maria Núbia Pessoa - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
animais, habitat e seres vivos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Animais Domésticos - O que podemos aprender sobre eles.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Conhecer mais sobre alguns animais do nosso cotidiano; • Refletir sobre as características individuais de cada animal; • Conscientizar sobre a importância de cuidar, proteger e dar carinho aos animais; 26/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 10551 visita(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
ENTRE O IMAGINÁRIO E A SELVA
Educação Infantil | Natureza e sociedade Nomear os animais selvagens; Identificar suas características físicas; Desenvolver a linguagem oral e escrita e a sequência lógica através da organização da história; Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construir os conceitos morais através das regras do jogo. 14/08/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 9333 visita(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
FELINOS SELVAGENS E DOMÉSTICOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer as características de felinos selvagens e domésticos. Comparar os hábitos de animais felinos selvagens e domésticos. Registrar informações através do desenho e da escrita. 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8878 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
Descobrindo Conhecimento sobre os felinos
Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer as características de felinos selvagens; comparar os hábitos entre animais felinos selvagens e domésticos. 11/05/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 4698 visita(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
FILHOTES DE ANIMAIS
Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer como nascem alguns seres vivos. Ler e interpretar imagens. Coletar informações com adultos (familiares). Cooperar na elaboração de um álbum de animais. Elaborar desenhos. 19/05/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 9730 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
GALERIA: FOTOGRAFANDO O ZÔO
Educação Infantil | Natureza e sociedade Perceber que o nome escrito representa a imagem dos animais selvagens; caracterizar os animais selvagens pelo habitat e pelas suas características físicas. 23/07/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 2935 visita(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
ANIMAIS CRIADOS PELOS SERES HUMANOS
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer animais criados pelos seres humanos. Apreciar obras de arte que represente imagem de animais. Valorizar a produção artística visual. Realizar releitura. Ler e interpretar imagens. 24/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6146 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
Animais de estimação: a presença do animal no universo familiar
Educação Infantil | Natureza e sociedade Objetivos: - refletir sobre as semelhanças e diferenças existentes entre as famílias; - pensar sobre o papel do animal de estimação; - refletir sobre o modo de vida dos animais de estimação. 23/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7843 visita(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
Animal de estimação: conhecendo os direitos dos animais
Educação Infantil | Natureza e sociedade - conhecer os animais de estimação das crianças da turma; - explorar noções de amor, justiça, direitos, deveres, e responsabilidade a partir do cuidado com os animais de estimação. 22/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4302 visita(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Amor Animal: Quem tem, cuida!
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Aprenderá a reconhecer e cuidar dos animais de estimação, valorizar outros seres vivos; Ampliará a linguagem oral e escrita; Ampliará o vocabulário. 15/02/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 6440 visita(s) |
Melina Brasil Silva Resende ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
CONHECENDO ALGUMAS RAÇAS DE GATOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer as características externas do gato. Identificar as características essenciais do gato. Identificar a estrutura de textos informativos. Identificar algumas raças de gato. 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 9910 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
DE QUE OS GATOS SE ALIMENTAM
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer o tipo de alimentação dos gatos. Compreender as necessidades alimentares desse animal. Observar imagens. 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4756 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
13 |
BANHO DE GATO...CUIDADOS COM A SAÚDE
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Identificar os cuidados necessários para manter a saúde dos animais. Respeitar a importância dos hábitos de higiene e vacinação para manter a saúde do gato. Valorizar o trabalho do veterinário. Trocar informações com os colegas e um veterinário. Observar imagens ,selecionar e ... 24/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4310 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
Da África ao Brasil: conhecendo a fauna e construindo conhecimentos – bichinhos de pedra
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade § Conhecer a fauna da África e do Brasil; § Diferenciar os animais entre categorias: domésticos, selvagens e silvestres; § Confeccionar animais com objetos da natureza; § Trabalhar habilidades plásticas; § Exercitar e avançar na linguage... 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 14190 visita(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Amigo bicho!
Educação Infantil | Natureza e sociedade • Reconhecer várias espécies de animais. • Nomear os animais e suas características físicas. • Observar os animais, as diferenças e semelhanças entre si. • Identificar animais já conhecidos e os desconhecidos. • Descrever alguns animais. • Valorizar os animais como seres impor... 19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 8064 visita(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
16 |
Os cães
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Conhecer o cachorro pelo viés da musicalidade, da literatura, da arte e da ciência. • Aprender curiosidades sobre o cão. • Contar e recontar histórias. • Conhecer alguns cães famosos. • Aprender sobre a origem, habitat, reprodução, comportamento, alimentação dos cães. • Inve... 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 3922 visita(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
Do cão de guarda ao cão de companhia: conhecendo as raças de cachorro nas narrativas literárias
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula: § Reconhecer algumas características físicas externas do cachorro. Classificar as raças de cães de acordo com o seu uso e a sua função na sociedade. Adquirir atitudes necessárias à sa... 26/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8370 visita(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
18 |
CAVALO: suas características.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Identificar o cavalo pelas suas características Identificar o porte grande e médio do cavalo; Identificar as diferentes utilidades do cavalo: 29/11/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 16896 visita(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
19 |
ANIMAIS COMO MEIO DE TRANSPORTES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula: Conhecer a importância do cavalo como meio de transporte para o homem; Perceber os cuidados que devemos ter com os animais que transportam cargas (cavalo, burro, jumento, boi) Vivenciar um passeio de... 24/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 44398 visita(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
20 |
O MUNDO IMAGINÁRIO DA SELVA: O QUE AS CRIANÇAS JÁ SABEM?
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer e falar alguns nomes de animais da selva; Desenvolver a linguagem oral e escrita ouvindo e reconstruindo histórias. 11/08/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9165 visita(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
21 |
A Selva e a Cadeia Alimentar
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Compreender a formação da cadeia alimentar na selva. Identificar animais que fazem parte da cadeia alimentar do leão. 16/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7628 visita(s) |
Josélia Soares Nunes dos Santos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
COMO AGE O IBAMA?
Educação Infantil | Natureza e sociedade A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender com esta aula: A conhecer as ações do IBAMA; A conhecer quem pode criar animais silvestres; Sobre a importância deste orgão para a preservação da natureza. 20/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4392 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Cinco estrelas 1 calificaciones - 37148 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/07/2012
Cinco estrelasAdorei este plano de aula, vai me ajudar muito.