Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Apropriação do sistema de escrita

 

06/04/2011

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção tem como objetivo organizar uma sequencia de aulas relacionadas à apropriação do sistema de escrita. As aulas desta coleção foram selecionadas visando propor situações didáticas para que os alunos possam identificar pelo nome as letras do alfabeto, reconhecer os diferentes tipos de grafia das letras, identificar o valor sonoro das partes iniciais e/ou finais de palavras e estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas. Com essa premissa, a aula 1 tem uma proposta que permeará toda a sequência de atividades, organizando-se portifólios dos alunos sobre o processo de apropriação do sistema de escrita. A aula 2 oportunizará o trabalho com o alfabeto a partir de uma música. Da 3ª à 9ª aula o trabalho será focado no estabelecimento de relações entre as unidades sonoras e suas representações por meio de situações diversas, tais como o trabalho com os nomes dos alunos da turma, nomes de personagens de histórias e listas diversas. A 10ª aula apresentará a oportunidade para os alunos trabalharem com os diferentes tipos de grafia das letras. Da 11ª aula a 20ª aula a exploração das rimas em diferentes contextos (parlendas, cantigas, poemas, literatura de cordel) favorecerá a identificação do valor sonoro das partes finais de palavras, reconhecendo como unidades fonológicas as rimas, sílabas, início e término de palavras. A 21 e 22ª aula possibilitarão situações de escrita integrando imagem e texto na produção de legendas, favorecendo que os alunos ponham em jogo todas as construções efetivadas sobre a escrita alfabética em textos de autoria própria.

Autoría

Eliane Candida Pereira - Universidade de São Paulo - SP

Palabras clave

sistema de escrita, letras do alfabeto, escrita alfabética

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Lista de clases de la colección (22 clases)
# Clase Autoría
1 O uso do portifólio como recurso de registro e avaliação da alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno desenvolverá sua capacidade de escrever segundo princípio alfabético e avaliar a evolução da própria aprendizagem.  

16/11/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 30143 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 Brincando com o alfabeto.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ampliar/introduzir o conhecimento das letras do alfabeto de forma lúdica;                         Trabalhar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita;

14/06/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 46249 visita(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Gincana com nomes da nossa turma

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Trabalhar o reconhecimento de nome dos colegas da turma, bem com a organização desta escrita.

16/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7974 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 Lista de sobrenomes: observando e escrevendo palavras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

- Entender a origem dos sobrenomes de cada pessoa - Usar a escrita alfabética - Ler e escrever palavras corretamente - Reconhecer um tipo de texto: lista - Desenvolver a observação e reflexão sobre a escrita das palavras

20/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13066 visita(s)

Araci Rodrigues Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 JOGO DE DOMINÓ

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Avancem no processo de apropriação do sistema de escrita. ·         Reconheçam globalmente as palavras apresentadas.

06/11/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 19267 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 CONHECENDO DIVERSAS FRUTAS- POMAR

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Reconhecimento de rimas. • Identificação/ leitura de palavras. • Escrita de palavras.

15/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 47491 visita(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 Escrevendo uma lista de compras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Organização e compreensão da estrutura do gênero lista. • Compreensão dos diversos usos e funções do gênero lista no nosso cotidiano. • Compreensão do gênero entrevista.

19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 52175 visita(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 Nossas histórias, nossos amigos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda a natureza alfabética do sistema de escrita, ou seja, reconheça que nosso sistema de escrita representa sons ou fonemas e não sílabas.

15/05/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 7717 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 Conhecendo os diferentes tipos de letras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Identifique as letras do alfabeto em seus diferentes tipos (letra de fôrma minúscula e maiúscula e letra cursiva maiúscula e minúscula); ·Faça a distinção entre letra de fôrma e letra cursiva (maiúsculas e minúsculas); ·Leia p...

15/05/2010 Três estrelas 6 comentario(s) 70405 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

10 ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DA ESCRITA DE PERSONAGENS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Relacionar os nomes das personagens com outras palavras escritas e elaborar novas escritas.             Produzir textos com características dos personagens para a composição da galeria.           Escrever textos a partir das próprias hipóteses de escrita. Ilustrar as personage...

02/02/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 20467 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

11 TRABALHANDO COM RIMAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer nos textos palavras que rimam.          Desenvolver a consciência fonológica por parte das crianças.           Comparar a grafia de palavras que se repetem. Identificar as rimas nas palavras.

31/01/2011 Quatro estrelas 6 comentario(s) 117042 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

12 Rimas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno deverá ser capaz de reconhecer unidades fonológicas como rimas e terminações de palavras. Produzir oralmente uma palavra a ser rimada com outras palavras. Articular a oralidade e a escrita por meio de diferentes seqüências de sons.

27/01/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9265 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

13 Ler e escrever com Parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Realizar antecipações e interpretações durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver habilidades de expressão escrita e oral; desenvolver a atitude de colaboração.

22/09/2008 Quatro estrelas 149 comentario(s) 171395 visita(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

14 APRENDENDO A LER E ESCREVER COM TEXTOS DAS CANTIGAS DE RODA.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reescrever as cantigas com as hipóteses de escrita que cada aluno dispõe.           Pesquisar a cultura popular.            Escrever  textos de memória, aumentando a possibilidade de reflexões sobre o código.           Aprender a ler e a escrever a partir dos textos.

30/11/2010 Cinco estrelas 9 comentario(s) 35030 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

15 RESGATANDO OS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Reconhecimento de rimas. • Escrita de palavras.

15/12/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 31969 visita(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

16 CANTIGAS DE RODA - ESCREVER, BRINCAR E CANTAR

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Reconhecer: rimas, terminações e inícios de palavras

15/12/2009 Cinco estrelas 4 comentario(s) 52825 visita(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

17 Trabalhando com músicas: ampliação da consciência fonológica

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Trabalhar a consciência de sons através das rimas da música; Ouvir com atenção as palavras e através da percepção do ritmo, formular hipóteses da composição sonora das palavras para prever rimas;

25/10/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 27227 visita(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

18 VOCÊ TROCA? UMA PROPOSTA DE ESCRITA A PARTIR DE UM TEXTO LITERÁRIO

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Produzir textos de forma lúdica. Conhecer o livro " Quem troca" da escritora Eva Furnari.?. Apropriar-se do código escrito. Escrever textos com uma característica específica.

18/06/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 22067 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

19 Conhecendo e criando musica com nomes e sobrenomes

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Reconhecer sílabas e rimas. • Avançar na compreensão das relações entre os sons da língua e sua representação da escrita. • Ler pequenas frases com fluência. • Participar das interações em sala da aula, expondo suas opiniões nos debates com os colegas e com o professor (dese...

29/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 6120 visita(s)

Araci Rodrigues Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

20 Literatura de cordel na Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:  Avance no processo de apropriação do sistema de escrita .    Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual “literatura de cordel”.   Leia, compreendendo globalmente as palavras.

01/09/2010 Quatro estrelas 16 comentario(s) 97327 visita(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

21 Usos e funções das legendas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

- Compreender as funções das legendas e os seus vários contextos de uso; - Aprender a escrever legendas.                       

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 15295 visita(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

22 PAINEL DE FOTOS – UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE IMAGEM E ESCRITA.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Com esta aula o aluno aprenderá como se produz uma legenda, as características deste tipo de texto, além de trabalhar com a escrita de forma contextualizada trazendo motivação ao grupo. Desenvolverá procedimentos de escrita e correção e a percepção da relação texto-imagem.

10/11/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 4338 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 16461 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.