28/06/2011
Esta coleção tem como objetivo trabalhar com aulas de Educação Física escolar, que utilizem brincadeiras antigas, explicitando suas relações com as formas atuais de brincar. Nas aulas de número 1 a 4 os alunos terão oportunidade de conhecer os brinquedos que as crianças antigamente usavam. Os alunos poderão também, através do conhecimento e da prática, aprender brincadeiras as quais vêm sendo ao longo do tempo esquecidas pelas novas gerações. Com a prática, a turma poderá refletir e explorar as diferenças e as principais características de brincadeiras, tanto da época dos seus avós como daquelas dos dias de hoje. Nas aulas de número 5 a 10, os alunos terão oportunidade de vivenciar novas formas de brincar e conhecer detalhes da produção de seus próprios brinquedos, resgatando, inclusive, brinquedos de tradição popular. Nas aulas de número 11 a 17, são apresentadas formas de recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso, aproveitando para desenvolver e estimular a cooperação entre os diversos alunos. Na aula 18, aproveitamos para dar espaço para os alunos conhecerem as brincadeiras típicas do folclore brasileiro. Já o conjunto de aulas do número 19 ao 22, oferece brincadeiras e jogos que podem ser relacionados com diferentes gerações. Finalmente dedica-se espaço às principais obras do Ziraldo, bem como à concepção da infância como retratada por esse prestigiado escritor brasileiro, realizando um levantamento de todos os jogos e brinquedos e das brincadeiras que faz uso Ziraldo em sua bela obra.
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ
brinquedos antigos, Educação Física Escolar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Memórias do Brincar
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física O aluno poderá aprender jogos tradicionais de rua que vem sendo esquecidos pelas novas gerações. A turma poderá construir hipóteses sobre a diferença entre as características da cidade na época de seus avós e as características das cidades de hoje. Estas diferenças também impl... 01/09/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 5576 visita(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
2 |
Brincadeiras de antigamente
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Construir um conceito para jogos populares e ampliar o acervo pessoal e coletivo em torno das formas de brincar através dos jogos populares. 10/12/2009 Cinco estrelas 5 comentario(s) 19151 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
Será que o jogo do meu avô é igual ao meu jogo?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Pesquisar os jogos que estiveram presentes na infância dos pais/avós, suas características e regras, e vivenciá-los na escola; Pesquisar os jogos que fazem parte do seu cotidiano e vivenciá-los na escola; Identificar as regras e as características dos jogos que fazem parte do ... 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 7467 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
4 |
BRINQUEDOS DO TEMPO DA VOVÓ!
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer brinquedos usados antigamente pelas crianças. 10/11/2009 Cinco estrelas 4 comentario(s) 49804 visita(s) |
Equipe Maura Barros |
5 |
Construindo seu próprio brinquedo
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar novas formas de brincar de modo a que vivenciem a própria produção de seus brinquedos; Resgatar brinquedos da tradição popular; Identificar o brinquedo como forma do brincar. 05/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 26935 visita(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
6 |
Projeto de construção de brinquedos antigos.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural - Conhecer como as crianças brincavam antigamente apresentando alguns materiais alternativos que eram utilizados. - Observar mudanças, semelhanças e diferenças entre o “brincar” dos tempos passados com o “brincar” dos tempos modernos. - Construir “brinquedos antigos” com mater... 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 17305 visita(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
7 |
Brinquedos que voam
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a história milenar do papagaio e suas utilizações em diversas épocas e locais do mundo. - Aprender a confeccionar alguns brinquedos que voam como papagaios, caixotinhos e piabinhas para aproveitar a época de ventos dos meses de junho, julho e agosto. - Refleti... 24/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 25074 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
Construindo brinquedos: o Avião de Isopor.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Discutir as implicações acerca da “industrialização e comercialização” dos jogos e brincadeiras na atual sociedade de consumo; - Identificar o caráter lúdico do processo de construção e de utilização dos brinquedos; - Aprender a construir aviãozinho de isopor reutilizando m... 15/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20693 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
Construindo brinquedos: O sapato de lata
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Discutir as implicações acerca da “industrialização e comercialização” dos jogos e brincadeiras na atual sociedade de consumo; - Identificar o caráter lúdico do processo de construção e de utilização dos brinquedos; - Aprender a construir um sapato de latas reutilizando mat... 23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10505 visita(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
Construindo e brincando com a peteca
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustentável; - Desenvolver a coordenação fina para a construção dos materiais utilizados na aula; - Vivenciar o jogo de peteca realizando o movimento de rebatida; 16/12/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 83385 visita(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
11 |
Brincadeiras com tampinhas
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de brincadeiras com tampinhas, os alunos poderão: aprender a reutilizar materiais para a construção de brinquedos (nesse caso, tampinhas); pesquisar novas formas e materiais para a confecção de brinquedos; confeccionar peões, currupios, bonecos, bate-bate. 02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 35833 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
Brincadeiras com Bola de Meia
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso. Desenvolver e estimular a coordenação motora. Estimular a cooperação entre os diversos alunos. Trabalhar com materiais recicláveis. 02/12/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 36678 visita(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
13 |
Brincadeiras de jornal.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Experimentar brincadeiras tendo o jornal como material (assim como utilizamos a bola, a peteca, etc); construir brinquedos de jornal; trabalhar os conceitos de reutilização e reciclagem de materiais. 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 25462 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Brincadeiras de Rua
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno deverá identificar as diferenças entre jogos, brincadeiras e esportes. Identificar a importancia do brincar e resgatará brincadeiras antigas de rua e que fazem parte do universo cultural. Desenvolver habilidades motoras como equilibrio, força, velocidade. Reconhecer o... 19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 38690 visita(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
15 |
Roda Pião - trabalhar o antigo hábito de jogar pião
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso. Desenvolver e estimular a coordenação óculo manual. Desenvolver trabalhos com os alunos participando de diferentes grupos. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 13908 visita(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
16 |
Conhecendo o Jogo da Bola de Gude - vamos brincar como antigamente?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Matemática Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso. Integrar os conteúdos trabalhados com a Matemática, desenvolver noções de adição e subtração. Desenvolver atividades que estimulem a coordenação óculo manual. Trabalhar com diferentes colegas do grupo. 16/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 18244 visita(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
17 |
Amarelinhas e afins (brincadeiras de pular)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de amarelinha e afins (brincadeira de pular) os alunos terão oportunidade de: criar, recriar e resgatar as brincadeiras de pular como amarelinhas e suas diversas variações, como o caracol; conhecer outros nomes do mesmo jogo pelo mundo e em outros estados brasileiro... 14/09/2010 Cinco estrelas 6 comentario(s) 111002 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
18 |
Descobrindo os brinquedos populares folclóricos
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar alguns brinquedos do cotidiano dos alunos e de suas famílias como integrantes de nossa cultura folclórica. 20/01/2010 Quatro estrelas 10 comentario(s) 69159 visita(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
19 |
Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 1)
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Elaborar uma lista com diferentes jogos e brincadeiras populares; Criar diferentes categorias para os jogos e brincadeiras populares listados; Identificar espaços apropriados para a prática das brincadeiras na escola e no seu entorno ; Participar das brincadeiras interagindo c... 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 14740 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
20 |
Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 2)
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Selecionar jogos e brincadeiras populares para a prática nas aulas de educação física; Identificar diferenças entre os jogos cooperativos e os jogos competitivos; Compreender os conceitos de cooperação e competição, a partir da experimentação dos jogos; Propor mudanças nas reg... 16/12/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 77580 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
21 |
Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 3)
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Elaborar uma lista, com auxílio dos pais dos alunos, de jogos e brincadeiras populares; Identificar diferenças entre os jogos praticados pelos jovens na atualidade e os jogos da geração dos seus pais; Compreender o conceito de jogo e suas principais características; Participar... 16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20491 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
22 |
Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 4)
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Comparar os jogos e brincadeiras populares da atualidade com os jogos e brincadeiras antigos; Participar das brincadeiras interagindo com diferentes grupos e respeitando as regras; Elaborar um grande painel com o nome e desenhos de todas as brincadeiras e jogos populares descr... 16/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 19187 visita(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
23 |
Os brinquedos e brincadeiras da obra Menino Maluquinho de Ziraldo
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Conhecer as principais obras de Ziraldo, bem como a concepção de infância retratada por esse grande escritor brasileiro. - Fazer um levantamento de todos os jogos, brinquedos e brincadeiras citadas por Ziraldo em sua obra O menino maluquinho. - Aprender sobre os jogos, brinq... 27/10/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 49858 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
Cinco estrelas 1 calificaciones - 15304 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/09/2013
Cinco estrelasEsta atividade resgata valores culturais e incentiva as crianças a produzirem brinquedos que por muito tempo serviram mesmo que involuntariamente para a atividade física. Possibilita o conhecimento de outras praticas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e evitar o sedentarismo incentivado pelos jogos e brinquedos atuais.