Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Brinquedos antigos - o resgate das brincadeiras antigas nas aulas de Educação Física escolar

 

28/06/2011

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção tem como objetivo trabalhar com aulas de Educação Física escolar, que utilizem brincadeiras antigas, explicitando suas relações com as formas atuais de brincar. Nas aulas de número 1 a 4 os alunos terão oportunidade de conhecer os brinquedos que as crianças antigamente usavam. Os alunos poderão também, através do conhecimento e da prática, aprender brincadeiras as quais vêm sendo ao longo do tempo esquecidas pelas novas gerações. Com a prática, a turma poderá refletir e explorar as diferenças e as principais características de brincadeiras, tanto da época dos seus avós como daquelas dos dias de hoje. Nas aulas de número 5 a 10, os alunos terão oportunidade de vivenciar novas formas de brincar e conhecer detalhes da produção de seus próprios brinquedos, resgatando, inclusive, brinquedos de tradição popular. Nas aulas de número 11 a 17, são apresentadas formas de recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso, aproveitando para desenvolver e estimular a cooperação entre os diversos alunos. Na aula 18, aproveitamos para dar espaço para os alunos conhecerem as brincadeiras típicas do folclore brasileiro. Já o conjunto de aulas do número 19 ao 22, oferece brincadeiras e jogos que podem ser relacionados com diferentes gerações. Finalmente dedica-se espaço às principais obras do Ziraldo, bem como à concepção da infância como retratada por esse prestigiado escritor brasileiro, realizando um levantamento de todos os jogos e brinquedos e das brincadeiras que faz uso Ziraldo em sua bela obra.

Autoría

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ

Palabras clave

brinquedos antigos, Educação Física Escolar

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Lista de clases de la colección (23 clases)
# Clase Autoría
1 Memórias do Brincar

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá aprender jogos tradicionais de rua que vem sendo esquecidos pelas novas gerações. A turma poderá construir hipóteses sobre a diferença entre as características da cidade na época de seus avós e as características das cidades de hoje. Estas diferenças também impl...

01/09/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 5576 visita(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

2 Brincadeiras de antigamente

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Construir um conceito para jogos populares e ampliar o acervo pessoal e coletivo em torno das formas de brincar através dos jogos populares.

10/12/2009 Cinco estrelas 5 comentario(s) 19151 visita(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 Será que o jogo do meu avô é igual ao meu jogo?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Pesquisar os jogos que estiveram presentes na infância dos pais/avós, suas características e regras, e vivenciá-los na escola; Pesquisar os jogos que fazem parte do seu cotidiano e vivenciá-los na escola; Identificar as regras e as características dos jogos que fazem parte do ...

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 7467 visita(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

4 BRINQUEDOS DO TEMPO DA VOVÓ!

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer brinquedos usados antigamente pelas crianças.

10/11/2009 Cinco estrelas 4 comentario(s) 49804 visita(s)

Equipe

Maura Barros

5 Construindo seu próprio brinquedo

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar novas formas de brincar de modo a que vivenciem a própria produção de seus brinquedos; Resgatar brinquedos da tradição popular; Identificar o brinquedo como forma do brincar.

05/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 26935 visita(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

6 Projeto de construção de brinquedos antigos.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

- Conhecer como as crianças brincavam antigamente apresentando alguns materiais alternativos que eram utilizados. - Observar mudanças, semelhanças e diferenças entre o “brincar” dos tempos passados com o “brincar” dos tempos modernos. - Construir “brinquedos antigos” com mater...

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 17305 visita(s)

Tiago Felipe da Silva

COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA

NOVA LIMA MG

Educação Física

7 Brinquedos que voam

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre a história milenar do papagaio e suas utilizações em diversas épocas e locais do mundo. - Aprender a confeccionar alguns brinquedos que voam como papagaios, caixotinhos e piabinhas para aproveitar a época de ventos dos meses de junho, julho e agosto. - Refleti...

24/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 25074 visita(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Construindo brinquedos: o Avião de Isopor.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Discutir as implicações acerca da “industrialização e comercialização” dos jogos e brincadeiras na atual sociedade de consumo; - Identificar o caráter lúdico do processo de construção e de utilização dos brinquedos;  - Aprender a construir aviãozinho de isopor reutilizando m...

15/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20693 visita(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 Construindo brinquedos: O sapato de lata

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Discutir as implicações acerca da “industrialização e comercialização” dos jogos e brincadeiras na atual sociedade de consumo; - Identificar o caráter lúdico do processo de construção e de utilização dos brinquedos;  - Aprender a construir um sapato de latas reutilizando mat...

23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10505 visita(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

10 Construindo e brincando com a peteca

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Construir brinquedos com materiais de sucatas desenvolvendo valores aliados ao desenvolvimento sustentável; - Desenvolver a coordenação fina para a construção dos materiais utilizados na aula; - Vivenciar o jogo de peteca realizando o movimento de rebatida;

16/12/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 83385 visita(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

11 Brincadeiras com tampinhas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de brincadeiras com tampinhas, os alunos poderão: aprender a reutilizar materiais  para a construção de brinquedos (nesse caso, tampinhas); pesquisar novas formas e materiais para a confecção de brinquedos; confeccionar peões, currupios, bonecos, bate-bate.

02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 35833 visita(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

12 Brincadeiras com Bola de Meia

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso. Desenvolver e estimular a coordenação motora. Estimular a cooperação entre os diversos alunos. Trabalhar com materiais recicláveis.

02/12/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 36678 visita(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

13 Brincadeiras de jornal.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Experimentar brincadeiras tendo o jornal como material (assim como utilizamos a bola, a peteca, etc); construir brinquedos de jornal; trabalhar os conceitos de reutilização e reciclagem de materiais.

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 25462 visita(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Brincadeiras de Rua

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno deverá identificar as diferenças entre jogos, brincadeiras e esportes. Identificar a  importancia do brincar e resgatará brincadeiras antigas de rua e que fazem parte do universo cultural. Desenvolver habilidades motoras como equilibrio, força, velocidade. Reconhecer o...

19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 38690 visita(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

15 Roda Pião - trabalhar o antigo hábito de jogar pião

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso. Desenvolver e estimular a coordenação óculo manual. Desenvolver trabalhos com os alunos participando de diferentes grupos.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 13908 visita(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

16 Conhecendo o Jogo da Bola de Gude - vamos brincar como antigamente?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso. Integrar os conteúdos trabalhados com a Matemática, desenvolver noções de adição e subtração. Desenvolver atividades que estimulem a coordenação óculo manual. Trabalhar com diferentes colegas do grupo.

16/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 18244 visita(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

17 Amarelinhas e afins (brincadeiras de pular)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de amarelinha e afins (brincadeira de pular) os alunos terão oportunidade de: criar, recriar e resgatar as brincadeiras de pular como amarelinhas e suas diversas variações, como o caracol; conhecer outros nomes do mesmo jogo pelo mundo e em outros estados brasileiro...

14/09/2010 Cinco estrelas 6 comentario(s) 111002 visita(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

18 Descobrindo os brinquedos populares folclóricos

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Identificar alguns brinquedos do cotidiano dos alunos e de suas famílias como integrantes de nossa cultura folclórica.

20/01/2010 Quatro estrelas 10 comentario(s) 69159 visita(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

19 Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 1)

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Elaborar uma lista com diferentes jogos e brincadeiras populares; Criar diferentes categorias para os jogos e brincadeiras populares listados; Identificar espaços apropriados para a prática das brincadeiras na escola e no seu entorno ; Participar das brincadeiras interagindo c...

16/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 14740 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

20 Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 2)

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Selecionar jogos e brincadeiras populares para a prática nas aulas de educação física; Identificar diferenças entre os jogos cooperativos e os jogos competitivos; Compreender os conceitos de cooperação e competição, a partir da experimentação dos jogos; Propor mudanças nas reg...

16/12/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 77580 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

21 Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 3)

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Elaborar uma lista, com auxílio dos pais dos alunos, de jogos e brincadeiras populares; Identificar diferenças entre os jogos praticados pelos jovens na atualidade e os jogos da geração dos seus pais; Compreender o conceito de jogo e suas principais características; Participar...

16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20491 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

22 Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 4)

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Comparar os jogos e brincadeiras populares da atualidade com os jogos e brincadeiras antigos; Participar das brincadeiras interagindo com diferentes grupos e respeitando as regras; Elaborar um grande painel com o nome e desenhos de todas as brincadeiras e jogos populares descr...

16/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 19187 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

23 Os brinquedos e brincadeiras da obra Menino Maluquinho de Ziraldo

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Conhecer as principais obras de Ziraldo, bem como a concepção de infância retratada por esse grande escritor brasileiro. - Fazer um levantamento de todos os jogos, brinquedos e brincadeiras citadas por Ziraldo em sua obra O menino maluquinho. - Aprender sobre os jogos, brinq...

27/10/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 49858 visita(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones - 15304 visita(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • roberto vieira, IESF- INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC , Mato Grosso do Sul - dijo:
    robertoguimaraesvieira@hotmail.com

    25/09/2013

    Cinco estrelas

    Esta atividade resgata valores culturais e incentiva as crianças a produzirem brinquedos que por muito tempo serviram mesmo que involuntariamente para a atividade física. Possibilita o conhecimento de outras praticas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e evitar o sedentarismo incentivado pelos jogos e brinquedos atuais.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.