Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Jogos cooperativos

 

08/06/2011

Ficha Técnica
Descripción

Nesta coleção apresentamos um conjunto de aulas que trata do tema cooperação. Tema tratado recentemente pela educação física escolar, mas já difundido e praticado há milhares de anos, ainda carece de um maior aprofundamento de um referencial teórico que possa dar embasamento à prática escolar. No entanto, encontramos um grupo de aulas que faz referência à cooperação e à solidariedade, que nos ajuda a refletir sobre a possibilidade de trabalhar os jogos, as brincadeiras e os esportes a partir de bases cooperativas. Podemos inferir que o propósito destas atividades são levar o praticante a uma relação de cooperação e concordância em relação ao outro, evitando, assim, processos de exclusão, eliminação e supressão, ressaltando a importância da participação.

Autoría

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palabras clave

educação física, cooperação, solidariedade, participação

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Lista de clases de la colección (19 clases)
# Clase Autoría
1 Jogo cooperativo! Que jogo é este?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar o que é e quais são as características de um jogo cooperativo; Compreender a diferença entre jogar cooperando e jogar competindo; Vivenciar jogos cooperativos; Modificar as regras de um jogo como forma de garantir a participação prazerosa de todos.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17513 visita(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

2 Jogos e brincadeiras populares: encontro de duas gerações (Aula 2)

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Selecionar jogos e brincadeiras populares para a prática nas aulas de educação física; Identificar diferenças entre os jogos cooperativos e os jogos competitivos; Compreender os conceitos de cooperação e competição, a partir da experimentação dos jogos; Propor mudanças nas reg...

16/12/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 77582 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

3 Jogos cooperativos

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Desenvolver a criatividade e permitir uma maior socialização, por meio da integração entre competição e cooperação; Compreender como vencer ou perder fazem parte do cotidiano.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 22990 visita(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 pique ameba e suas variações

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar o pique ameba enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares. Através das regras e da criação de estratégias do jogo, reconhecê-lo como meio de transmissão de valores sociais, como: respeito, amizade,companheirismo e cooperação. Conhecer novas possibilidades de...

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 19008 visita(s)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

5 Competir ou Cooperar: Eis a Questão!

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania.

20/10/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 22503 visita(s)

Equipe

Maura Barros

6 Boliche divertido.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Essa aula tem por objetivos: estimular a reutilização de materiais, que geralmente vão direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre são interessantes, divertidos e mais duráveis; experimentar o prazer em constru...

24/08/2009 Quatro estrelas 15 comentario(s) 49986 visita(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

7 Brincadeira de criança como é bom!

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Resgate dos jogos e brincadeiras populares; Vivenciar as brincadeiras utilizadas em gincanas; Perceber as atividades dos jogos e brincadeiras como meio para o desenvolvimento da cooperação; Vivenciar habilidades encontradas nas manifestações dos jogos e brincadeiras e de forma...

14/12/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 57212 visita(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 Brincadeiras populares: transformando o jogo de Queimado

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Listar as principais regras do jogo Queimado. Propor mudanças nas regras do jogo visando mais dinamicidade e a inclusão de todos os alunos. Participar dos jogos cooperando com o desenvolvimento da atividade, ajudando os colegas e o professor.

12/10/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 14473 visita(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

9 Brincadeiras sem limites I

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender as limitações reais dos colegas e as próprias; adaptar formas de brincar para quem possui dificuldades, principalmente visuais; aprender a lidar com as diferenças motoras, cognitivas e comportamentais de cada colega; exercitar tolerância, paciência, compreensão; fo...

19/01/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8699 visita(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 Brincadeiras sem limites II

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender as limitações reais dos colegas e as próprias; adaptar formas de brincar para quem possui dificuldades, principalmente físicas; aprender a lidar com as diferenças motoras, cognitivas e comportamentais de cada colega; exercitar tolerância, paciência, compreensão; fo...

19/01/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 9259 visita(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

11 Brincadeiras: sinônimo de diversão

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Jogos recreativos. Estabelecer relações entre o brincar, o competir e o cooperar.

20/11/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 47950 visita(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 Brincando com giz, letras, números e folha de papel

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno aprenderá diferentes tipos de jogos e brincadeiras com giz, letras, números e folha de papel; Conhecerá novas formas de jogar e brincar, buscando uma melhor socialização da turma; Atividades que o ajude a despertar a imaginação e a criatividade por meio dos jogos propo...

25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 10579 visita(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 Brincando com latas e copos

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Brincar com diferentes tipos de jogos e brincadeiras com latas e copos; Ensinar a construção e a modificação das formas de jogar e brincar, buscando uma melhor participação de todos; Valorizar a cooperação e a ludicidade.

12/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 33485 visita(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

14 Compartilhando Brincadeiras

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

A compartilhar com outras crianças brincadeiras pesquisadas na internet. Possibilidades de se ensinar uma brincadeira. A explorar diferentes formas de brincar no espaço com outras crianças.

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8677 visita(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

15 Ganhar ou ajudar?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar os pontos positivos e negativos de cada um. Reconhecer Padrões de Percepção diferentes entre os jogos. Relacionar  esporte e solidariedade.

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 15627 visita(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

16 Iniciação ao Tchouckbol.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ampliar o acervo de jogos esportivos. Desenvolver diversas formas de arremessar a bola. Criar estratégias em grupo para a participação de todos no jogo. Conhecer um esporte coletivo com uma lógica diferenciada de participação dos jogadores.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3945 visita(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

17 Jogando voleibol de forma diferente

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Adaptação ao jogo e as diferentes formas de jogar Voleibol; Reconhecer as regras de um jogo como meio de interação das relações sociais; Sugerir e adaptar as regras para uma maior participação coletiva.   

19/11/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 74030 visita(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

18 Quer Brincar?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender a ter senso de unidade e solidariedade - Cooperar com os outros para alcançar a meta

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 19025 visita(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

19 Jogando e cooperando...

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar a cooperação em alguns jogos; compreender que para alcançar determinados objetivos é preciso que todos se ajudem.

18/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 6682 visita(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 60129 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.