19/09/2011
Esta coleção tem por finalidade organizar uma sequência de aulas relacionadas ao esporte possibilitando aos professores desenvolverem com seus alunos a prática esportiva, respeitando de forma integradora as regras da sociedade. As primeiras aulas demonstram a importância do esporte e valorizam a maneira de utilizá-lo, relacionando saúde com qualidade de vida. Nas aulas de 8 a 11 apresentamos o conceito de competição, cooperação e a distinção entre o esporte escolar e de rendimento. Para debater os conceitos de ética e “fair play” são apresentadas as aulas 12 e 13. Para finalizar é apresentado um trabalho com sete aulas sobre a memória do esporte.
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
educação pelo esporte, cooperação, competição, desenvolvimento humano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Inventando o “esporte” da turma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as características dos esportes e criar uma prática desportiva que atenda aos interesses da educação física na escola e aos interesses dos alunos. 01/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5379 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
2 |
Gincana Esportiva: brincando através de jogos culturais.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | História Trabalhar diferentes valências físicas. Integrar conhecimentos de Educação Física com diferentes componentes curriculares. Atuar e respeitar diferentes grupos. 14/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 26013 acesso(s) |
Moacyr Barreto da Silva Junior COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
3 |
Atividade Física a Qualquer Hora
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente; Organizar o tempo para a prática desportiva; Adequar espaços para a prática de esportes físicos; Valorizar a prática da atividade física. 22/08/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 9427 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
4 |
Esporte é saúde?
Ensino Médio | Educação Física - Ampliar seus conhecimentos a respeito do esporte. - Ampliar seus conhecimentos de saúde. - Vivenciar atividades que permitam a relação, diálogo e discussão acerca da tensão esporte e saúde. - Conhecer a rotina de um atleta: principais hábitos; alimentação e rotina de treinos... 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5342 acesso(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
5 |
Esporte e Cidadania
Ensino Médio | Educação Física Entender como a prática de esportes pode colaborar para o desenvolvimento da cidadania. 23/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 49445 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
6 |
HABILIDADE 10 DO ENEM: Reconhecer a necessidade de repensar nos hábitos cotidianos a fim de promover a qualidade de vida.
Ensino Médio | Educação Física Conceituar e contextualizar qualidade de vida partindo da realidade dos alunos; Pedir para que os alunos proponham, em grupo, atividades que possam contribui para uma construção ou reconstrução de hábitos que possam contribuir para uma boa qualidade de vida; Vivenciar possívei... 11/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6919 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
HABILIDADE 10 DO ENEM: Esporte e qualidade de vida. Construindo um novo conceito.
Ensino Médio | Educação Física Identificar a relação do esporte de rendimento com a manutenção da qualidade de vida; Propor a prática de jogos e esportes que possam contribuir para a mudança de hábitos; melhorando a qualidade de vida; Utilizar o ambiente da aula de modo a torná-la propícia para a reconstruç... 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4921 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
Competir ou Cooperar: Eis a Questão!
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania. 20/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22504 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
9 |
Competição: que fenômeno é este e como ele acontece na escola?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conceituar competição; Identificar como a competição se materializa na escola e em nossa vida, e o que podemos aprender com essa manifestação cultural; Definir e socializar, em conjunto com o grupo de alunos/as e professores/as de Educação Física, os princípios pedagógicos que... 23/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2975 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
10 |
Esporte Escolar e Esporte de Rendimento
Ensino Fundamental Final | Educação Física Compreender a diferença do esporte realizado na escola e do esporte de competição exibido pela mídia. 02/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 25258 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
11 |
Como organizar um campeonato?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as várias formas institucionalizadas de disputa desportiva, assim como as adaptações que possam atender aos interesses das aulas de educação física na escola. 07/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21834 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
O " FAIR PLAY" no esporte - a ética em discussão.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender a definição de “Fair Play” no esporte e na sociedade; Identificar a presença e a ausência de "Fair Play" nos esportes; Analisar a relevância do "Fair Play" nas atividades esportivas e suas repercussões para o público. 14/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 24057 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
13 |
Ética e responsabilidade na sua prática - o esporte como exemplo.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Participar de jogos respeitando as regras e discutindo sobre ética na sociedade e nos esportes; Refletir sobre “vencer a qualquer custo” e sua repercussão no seu grupo, na sua turma e na escola; Propor idéias para serem apresentados nos jogos onde a ética e o respeito ao próxi... 27/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23458 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
14 |
Como está a memória do esporte em nossa cidade?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | História Conhecer os diferentes tipos de esportes que já foram ou são praticados em nossa cidade; Identificar e visitar os espaços esportivos, registros e ícones do esporte na cidade; Resgatar a história do esporte na cidade; Organizar uma exposição de objetos, documentos escritos e ic... 04/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8374 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 4407 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!