Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


A física do cotidiano: conhecendo os conceitos básicos da física através dos esportes

 

22/08/2011

Ficha Técnica
Descripción

O objetivo desta coleção é proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma sequência de aulas que os ajude a entender alguns princípios básicos da Física através de uma análise apurada das práticas esportivas. Neste sentido, aulas foram organizadas em 3 blocos. O primeiro (da 1ª a 9ª aula) é composto por aulas prioritariamente teóricas onde conceitos e princípios físicos (ex.: 3ª Lei de Newton, Princípio Bernoulli, Movimento Retilíneo, Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Atrito, Velocidade e Aceleração) serão abordados profundamente. Logo em seguida estão colocadas 3 aulas (10ª a 12ª aula) onde esses conhecimentos serão discutidos em diálogo direto com algumas práticas esportivas. No último bloco (13ª a 16ª aula) estão propostas algumas aulas com caráter essencialmente prático, onde o intuito é proporcionar uma vivência desses esportes com um olhar mais apurado sobre os conceitos e princípios físicos que atuam sobre os mesmos.

Autoría

Luciano Silveira Coelho - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palabras clave

física, conceitos, esporte, corpo, cotidiano, teoria, prática

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Médio Física Conhecimentos básicos e fundamentais
Lista de clases de la colección (16 clases)
# Clase Autoría
1 Lei da Inércia

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Analisar o movimento de uma partícula ou objeto na ausência de forças atuantes. Avaliar movimentos de objeto ou partícula quando a resultante de forças que atuam nele for nula.

10/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 11353 visita(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

2 Determinação da velocidade média

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Determinar a velocidade média de um móvel desenvolvida durante o estudo de um movimento. Comparar velocidade média com média das velocidades em movimentos variados.  

14/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14479 visita(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

3 Aceleração

Ensino Médio | Física

Compreender o conceito de aceleração, identificar esse conceito em situações do cotidiano, identificar através de gráficos de movimento quando a aceleração é nula, progressiva ou retardada.

21/11/2008 Quatro estrelas 1 comentario(s) 25833 visita(s)

ARNOLDO BRASILIO FILHO

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

4 Analisando um Movimento Retilíneo e Uniforme

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Avaliar um movimento retilíneo e uniforme Definir as características de um MRU

26/01/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 10492 visita(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

5 Estudo do movimento uniformemente variado

Ensino Médio | Física

Compreender as características de um MUV. Avaliar e distinguir movimentos uniformemente variado: acelerado e retardado. Analisar um movimento uniformemente variado através do gráfico representativo.

08/02/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 19720 visita(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

6 Ação e reação; é possível a existência de uma força única sem o aparecimento de outra?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

       Criticar cientificamente a possibilidade da existência de uma força única atuando em um objeto ou sistema.        Certificar que o par de forças ação e reação atuam sempre em corpos diferentes.        Compreender que aquele que exerce ação sempre recebe a reação.

10/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6417 visita(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

7 Aerodinâmica: mecânica dos fluidos

Ensino Médio | Física

Construir o conceito de aerodinâmica e perceber suas relações no cotidiano. Compreender o princípio de Bernoulli.

25/06/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 6082 visita(s)

Gílian Cristina Barros

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

8 Atrito estático

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Analisar força de atrito quando um objeto apoiado numa superfície está parado ou na iminência de movimento.  Relacionar força de atrito com a força normal à superfície de apoio.  Justificar porque um bloco pode ficar em repouso quando apoiado numa rampa.

30/06/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 9251 visita(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

9 Atrito dinâmico

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

        Analisar força que aparece entre duas superfícies em contato quando uma está se movendo em relação a outra.(Em todas as atividades da aula)          Certificar-se que a força de atrito aparece sempre contrariando ao movimento relativo às superfícies em contato.(Ativida...

30/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7441 visita(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

10 O estudo da física nas atividades esportivas (Aula 1)

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Física

Analisar os fenômenos físicos relacionados nas atividades esportivas; Estudar a física através de atividades lúdicas e Compreender e aplicar as fórmulas de física para analisar os gestos esportivos.

19/01/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 13571 visita(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

11 O estudo da física nas atividades esportivas (Aula 2)

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Física

Analisar os fenômenos físicos relacionados nas atividades esportivas; Identificar fenômenos físicos nas mais diversas atividades esportivas; Compreender e aplicar as fórmulas de física para analisar os gestos esportivos.

08/02/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 9516 visita(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

12 Futebol, Física e o Princípio de Bernoulli

Ensino Médio | Física

* Princípio Bernoulli.

19/06/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 14237 visita(s)

ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER

UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Matemática

13 Em busca do Futebol Arte

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a problematizar o termo “futebol arte”.    Compreender diferenças históricas do Futebol profissional, e as implicações dessas mudanças na prática do futebol em outros ambientes.    Vivenciar uma forma alternativa de se jogar o futebol, onde o gol não é um objetivo ...

17/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5325 visita(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Basquete Estilo Livre

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

 Aprimorar a expressão corporal. Criar movimentos técnicos novos durante o jogo de basquete. Coordenar os movimentos da dança durante o jogo de basquete.

27/01/2011 Três estrelas 2 comentario(s) 4490 visita(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

15 Jogos Indígenas: Cabo de Guerra, Corrida com Tora e Rõkrã.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Jogos indígenas e seus significados históricos, sociais e culturais. Novos conhecimentos referentes aos jogos indígenas, suas regras e formas de organização. Os aspectos dos jogos: Cabo de Guerra, a Corrida de Tora e o Rõkrã, coordenando diferentes movimentos - deslocamentos n...

28/09/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 30061 visita(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

16 Atletismo: provas de velocidade

Ensino Médio | Educação Física

Esta aula visa orientar os alunos para a prática do atletismo na escola, compreendendo o que são as provas de corridas rasas e como ocorre a técnica dessas corridas, nos movimentos de braços, pernas, partida, assim como ocorre o metabolismo aneróbico. Essa modalidade é conside...

29/10/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 43720 visita(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 2437 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.