30/08/2011
Esta coleção reúne aulas referentes à importância das regras e limites para a vida em sociedade. A primeira aula auxilia o professor a despertar nos alunos o interesse pelo tema, explorando os conceitos de limites, respeito e transgressão. Na sequência, as aulas 2, 3, 4 e 5 propõem uma reflexão sobre o papel dos limites, e abordam o tema indisciplina como forma de ilustrar situações em que há ausência de limites e o descumprimento de regras. A aula 6 leva o aluno a refletir sobre a relação entre limite e aprendizagem. A aula 7 viabiliza ao professor trabalhar com os alunos a importância do “Sim” e do “Não” nas relações interpessoais. E por fim, para sensibilizar os alunos sobre a importância das regras na escola e na vida, o professor pode utilizar as aulas de 8 a 15 que abordam principalmente o respeito às regras de convivência, e propõem projetos interdisciplinares para a reflexão e construção de regras pelos alunos e professores na escola.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
limites, regras, crianças, sociedade, escola, convivência
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
RESPEITAR E TRANSGREDIR LIMITES NA VIDA E NA ESCOLA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Expressar os próprios sentimentos em relação à colocação de limites por outras pessoas. Reconhecer que alguns comportamentos apresentados pelos alunos em sala de aula revelam a dificuldade em aceitar a colocação de limites para as próprias ações. Identificar as estratégias de ... 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 9991 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
É POSSÍVEL VIVER SEM LIMITES?
Ensino Fundamental Inicial | Ética Experienciar situações que possibilitem a vivência da falta total de limites e as possíveis consequências daí decorrentes. Perceber o “caos” provocado pela experiência de viver sem limites. Compreender que a colocação de limites pelo outro é um ato de cuidado e proteção. Refle... 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5157 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
DEPREDAÇÃO DA ESCOLA E O RESPEITO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Identificar na escola situações de depredação e desrespeito ao patrimônio. 2) Reconhecer a importância da escola como um espaço de formação humana. 3) Elaborar estratégias de conscientização e enfrentamento às atitudes de depredação. 4) Conhecer e compreender as punições pr... 17/01/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 29293 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
4 |
INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Comparar as opiniões de professores e alunos em relação ao que entendem por indisciplina. 2. Reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem. 3. Identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula. 4. Propor alternativas de açã... 14/11/2010 Quatro estrelas 14 comentario(s) 112743 visita(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
5 |
ESCOLA ATUAL: COMO LIDA COM A INDISCIPLINA?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Conhecer e analisar o regimento da escola em relação a atitudes de indisciplina por parte de alunos. 2. Investigar como alunos e professores se posicionam em relação às regras e sanções utilizadas pela escola quanto à indisciplina. 3. Analisar depoimentos de alunos quanto à... 09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 32813 visita(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
6 |
O PAPEL DOS LIMITES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar a relação entre limite e aprendizagem. Analisar o que dificulta e o que facilita esta relação. Perceber o papel do limite na aprendizagem escolar. 18/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5151 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
7 |
LIMITE E A APRENDIZAGEM DO “SIM” E DO “NÃO”.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender a importância de dizer “Sim” e “Não” para a convivência em grupo. Identificar situações cotidianas em que não conseguimos dizer o “Não”. Participar de uma “Oficina de Construção de Máscaras” que representem o “Sim” com cara de “Não” e o “Não” com cara de “Sim”. Dra... 28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 3982 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
8 |
A importância das regras
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Com esta aula os alunos poderão aprender a importância das regras para a vida em sociedade. Os alunos serão instigados a opinarem sobre a história que lhes será apresentada e ainda sobre os aspectos que a permeiam (regras, importância de sua existência e de seu cumprimento). 20/04/2009 Quatro estrelas 8 comentario(s) 42072 visita(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
9 |
Na escola como na vida: porque precisamos de regras-UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ética -Compreender de forma crítica a importância das regras, tanto na escola, quanto em outras esferas da vida; -Reunir informações sobre a importância das regras na sociedade, utilizando os recursos midiáticos disponíveis para investigar e registrar o conhecimento construído nas... 30/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 13305 visita(s) |
Cláudia Silva de Souza Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ética |
10 |
O RESPEITO ÀS REGRAS DE CONVIVÊNCIA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer e refletir criticamente sobre o conceito de “respeito”. Problematizar a questão da importância de se respeitar as regras de convivência social e de assumir as consequências da transgressão às mesmas. Identificar situações em que o respeito às regras se deu pautado no ... 18/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 28160 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
11 |
AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Rememorar situações cotidianas de sala de aula que têm produzido efeitos negativos nos relacionamentos interpessoais. Construir as regras de convivência de sala de aula a partir das experiências vividas no grupo. Zelar pelo cumprimento das regras criadas pelo grupo de convivên... 28/05/2010 Quatro estrelas 10 comentario(s) 131121 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
12 |
REGRAS: PERMITIDO OU PROIBIDO?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Identificar a necessidade de regras para o convívio social. 2. Compreender que as regras servem para orientar nossas ações e possibilitar uma convivência respeitosa entre as pessoas. 3. Analisar e propor mudanças em relação a situações vividas no contexto escolar em que as ... 07/10/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 4400 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
13 |
REGRAS: NECESSÁRIAS AO CONVÍVIO GRUPAL?
Ensino Fundamental Inicial | Ética Perceber a importância e a função das regras nos grupos de convivência. Identificar as regras que norteiam as condutas dos alunos no contexto escolar. Analisar, de forma crítica, as regras que têm contribuído e as que têm se tornado obstáculos para o convívio grupal. 28/05/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 39531 visita(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
14 |
BOAS MANEIRAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as. 2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa. 24/09/2009 Quatro estrelas 33 comentario(s) 378225 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
15 |
CONSTRUINDO AS REGRAS COLETIVAS: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Ouvir e falar de forma coerente sobre as regras de convivência; Elaborar as regras de convivência a partir do debate com o grupo; Relacionar a história (vídeo) com a realidade da turma; Reconhecer a importância das regras estabelecidas para a convivência no grupo; Confecciona... 30/07/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 35689 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 calificaciones - 9730 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!