Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Como reconhecer o substantivo, sua função, sua classificação e aplicação no texto literário/não-literário?

 

26/08/2011

Ficha Técnica
Descripción

O objetivo desta coleção é fazer com que os alunos reconheçam os substantivos nos textos literários/não-literários, classifique-os e percebam a importância deles na construção do texto. Para isso, as aulas tratam desse aspecto gramatical de maneira reflexiva e lúdica, sendo o texto o elemento fundamental para esse estudo. As atividades apresentam textos variados (música, notícia, poema, contos) e, por meio deles, os alunos são levados a refletirem a respeito do uso do substantivo nos textos e os efeitos de sentido que eles produzem de acordo com as variações de gênero, número e grau. A aula 1 é introdutória do assunto e, por meio de uma canção, traz a noção primeira de substantivo. A aula 2 permite ao aluno perceber o valor estilístico do substantivo na construção do texto e apresenta a noção de substantivo próprio e comum. A aula 3 apresenta uma proposta de redação de uma paródia por meio da substituição dos substantivos do texto orginal. As aulas 4 a 9 tratam da classificação dos substantivos por meio de atividades com o texto e a aula 10 apresenta uma proposta de trabalho que trata dos aspectos estilísticos e semânticos dos substantivos.

Autoría

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palabras clave

substantivo, classificação do substantivo, classe de palavras

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Lista de clases de la colección (10 clases)
# Clase Autoría
1 Substantivo: um estudo introdutório

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

. Identificar substantivos; . Analisar a função do substantivo na construção do texto; . Identificar e empregar em textos substantivos comuns, próprios, masculinos e femininos.

27/05/2010 Quatro estrelas 24 comentario(s) 218198 visita(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

2 A importância do substantivo na construção do sentido do texto

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos: .Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si; .Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos; .Refletir sobre a forma textual; .Identificar a dinâmica de cada linguagem na produçã...

29/11/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 70115 visita(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

3 Estudando os substantivos nas canções “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e “Sopa” do Palavra Cantada

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

analisar a temática das canções;  identificar substantivos nas canções; escrever uma paródia da canção “Ciranda da Bailarina”, utilizando diferentes substantivos

13/01/2011 Quatro estrelas 7 comentario(s) 49857 visita(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

4 Estudando gêneros do substantivo: masculino e feminino

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar os gêneros do substantivo em textos e frases; Inserir masculino e feminino ao vocabulário ativo; Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender o significado das palavras; Utilizar a linguagem par...

07/10/2010 Quatro estrelas 13 comentario(s) 183480 visita(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha - Substantivo próprio e comum

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-identificar as palavras que dão nomes às coisas -reconhecer nome próprio e comum -utilizar corretamente letras iniciais maiúsculas e minúsculas

27/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 40352 visita(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

6 Subindo escadas alfabéticas para descobrir substantivos próprios e comuns.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá aprender: exercitar a memória; aplicar conhecimentos relativos à ordem alfabética e o uso de letras maiúsculas e minúsculas; confrontar e estabelecer diferenças entre substantivos próprios e comuns;  aplicar os conhecimentos adquiridos realizando atividades prop...

11/06/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 16512 visita(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Introdução ao conceito de substantivo: comum/próprio, concreto/abstrato e primitivo/derivado

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer alguns dos diferentes tipos de substantivos existentes em nossa língua

21/12/2009 Quatro estrelas 7 comentario(s) 23790 visita(s)

Júlia Maria Cerqueira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Línguas

8 Contextualizando o estudo sobre substantivo coletivo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Sistematizar o conceito de substantivo coletivo; Utilizar em frases e textos substantivos coletivos, identificando-os; Exercitar a criatividade ao produzir textos; Inserir substantivos coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões; Ampliar o vocabulário;...

09/11/2010 Cinco estrelas 6 comentario(s) 84103 visita(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Grau dos substantivos: aumentativo e diminutivo

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer os mecanismos linguísticos para a formação do aumentativo e diminutivo; Reconhecer o emprego adequado de aumentativo e diminutivo nas diferentes situações de uso da língua; Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou do diminutivo; Identificar e ...

07/10/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 168985 visita(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Aumentativo e diminutivo: aspectos semânticos e estilísticos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Identificar o uso do aumentativo e diminutivo em substantivos e adjetivos;  reconhecer aspectos estilísticos e semânticos no uso do aumentativo e diminutivo; pesquisar o uso do aumentativo e diminutivo na mídia e em textos diversos.

27/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21996 visita(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 9983 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.