26/08/2011
O objetivo desta coleção é fazer com que os alunos reconheçam os substantivos nos textos literários/não-literários, classifique-os e percebam a importância deles na construção do texto. Para isso, as aulas tratam desse aspecto gramatical de maneira reflexiva e lúdica, sendo o texto o elemento fundamental para esse estudo. As atividades apresentam textos variados (música, notícia, poema, contos) e, por meio deles, os alunos são levados a refletirem a respeito do uso do substantivo nos textos e os efeitos de sentido que eles produzem de acordo com as variações de gênero, número e grau. A aula 1 é introdutória do assunto e, por meio de uma canção, traz a noção primeira de substantivo. A aula 2 permite ao aluno perceber o valor estilístico do substantivo na construção do texto e apresenta a noção de substantivo próprio e comum. A aula 3 apresenta uma proposta de redação de uma paródia por meio da substituição dos substantivos do texto orginal. As aulas 4 a 9 tratam da classificação dos substantivos por meio de atividades com o texto e a aula 10 apresenta uma proposta de trabalho que trata dos aspectos estilísticos e semânticos dos substantivos.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
substantivo, classificação do substantivo, classe de palavras
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Substantivo: um estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa . Identificar substantivos; . Analisar a função do substantivo na construção do texto; . Identificar e empregar em textos substantivos comuns, próprios, masculinos e femininos. 27/05/2010 Quatro estrelas 24 comentario(s) 218198 visita(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
A importância do substantivo na construção do sentido do texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos: .Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si; .Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos; .Refletir sobre a forma textual; .Identificar a dinâmica de cada linguagem na produçã... 29/11/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 70115 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
3 |
Estudando os substantivos nas canções “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e “Sopa” do Palavra Cantada
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa analisar a temática das canções; identificar substantivos nas canções; escrever uma paródia da canção “Ciranda da Bailarina”, utilizando diferentes substantivos 13/01/2011 Quatro estrelas 7 comentario(s) 49857 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
Estudando gêneros do substantivo: masculino e feminino
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar os gêneros do substantivo em textos e frases; Inserir masculino e feminino ao vocabulário ativo; Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero; Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender o significado das palavras; Utilizar a linguagem par... 07/10/2010 Quatro estrelas 13 comentario(s) 183480 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha - Substantivo próprio e comum
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -identificar as palavras que dão nomes às coisas -reconhecer nome próprio e comum -utilizar corretamente letras iniciais maiúsculas e minúsculas 27/10/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 40352 visita(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Subindo escadas alfabéticas para descobrir substantivos próprios e comuns.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender: exercitar a memória; aplicar conhecimentos relativos à ordem alfabética e o uso de letras maiúsculas e minúsculas; confrontar e estabelecer diferenças entre substantivos próprios e comuns; aplicar os conhecimentos adquiridos realizando atividades prop... 11/06/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 16512 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Introdução ao conceito de substantivo: comum/próprio, concreto/abstrato e primitivo/derivado
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer alguns dos diferentes tipos de substantivos existentes em nossa língua 21/12/2009 Quatro estrelas 7 comentario(s) 23790 visita(s) |
Júlia Maria Cerqueira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Línguas |
8 |
Contextualizando o estudo sobre substantivo coletivo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Sistematizar o conceito de substantivo coletivo; Utilizar em frases e textos substantivos coletivos, identificando-os; Exercitar a criatividade ao produzir textos; Inserir substantivos coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões; Ampliar o vocabulário;... 09/11/2010 Cinco estrelas 6 comentario(s) 84103 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
Grau dos substantivos: aumentativo e diminutivo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer os mecanismos linguísticos para a formação do aumentativo e diminutivo; Reconhecer o emprego adequado de aumentativo e diminutivo nas diferentes situações de uso da língua; Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou do diminutivo; Identificar e ... 07/10/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 168985 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Aumentativo e diminutivo: aspectos semânticos e estilísticos
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Identificar o uso do aumentativo e diminutivo em substantivos e adjetivos; reconhecer aspectos estilísticos e semânticos no uso do aumentativo e diminutivo; pesquisar o uso do aumentativo e diminutivo na mídia e em textos diversos. 27/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21996 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 calificaciones - 9983 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!