19/09/2011
Esta coleção apresentará as diversas expressões da canção popular brasileira em seus contextos de produção e consumo, articulando discussões teóricas sobre a indústria cultural, a etnomusicologia e a sociologia da música. O objetivo desta interpretação visa compreender a arte não apenas como significativa (produto de seu tempo), mas também como elemento performático: uma expressão que cria significado. Na primeira aula os estudantes observarão as transformações na cultura popular brasileira por meio de ritmos musicais do final do XIX e do início do século XX. Nas aulas 2 a 4 os alunos conhecerão os movimentos culturais populares fundamentais para a formação das sociabilidades urbanas no início do século XX, enfatizando a importância do samba na constituição da música popular brasileira dos anos 1920 e 1930. As aulas 5 e 6 aproximarão os estudantes do cenário musical brasileiro da Era Vargas (1930-1945), período marcado pela interferência do Estado na produção artístico-cultural. Aula 7 apresentará o contexto do Brasil nos anos 1950-1960, o impacto da indústria de bens de consumo no cotidiano dos brasileiros e o gênero musical "Bossa Nova". Na aula seguinte os estudantes compreenderão como o movimento musical conhecido como "Jovem Guarda" contribuiu para a ruptura de alguns padrões comportamentais da juventude brasileira da década de 1960. Nas aulas 9 a 12 os alunos se aproximarão dos festivais da canção, fundamentais para a definição da Música Popular Brasileira dentro do contexto da Ditadura Militar (1964-1985). Nas aulas 13 a 15 os estudantes conhecerão outros importantes movimentos musicais na formulação estética, ideológica e musical da MPB: o "Tropicalismo", o "Clube da Esquina" e o "Pessoal do Ceará". Na aula 16 a discussão sobre música brasileira se deslocará para a análise da canção "cafona". A discussão sobre esse gênero permitirá aos estudantes conhecerem a diversidade sonora dos anos 1960, período fortemente marcado por obras de compositores como Chico Buarque, Geraldo Vandré e Edu Lobo, entre outros. Nas aulas 17 e 18 os alunos conhecerão como o processo da “Abertura” foi interpretado pela canção popular e pelo movimento "Punk".
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
arte, canção popular, dança, ideologia, indústria cultural
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
# | Clase | Autoría |
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1 |
Ritmos Populares Brasileiros urbanos do início do século XX
Ensino Médio | História Os alunos poderão analisar uma sociedade a partir de alguns de seus elementos culturais. Além disso, poderão perceber as transformações na cultura popular brasileira, conseguindo assim visualizar toda a sua dinâmica e diversidade por meio do resgate de ritmos hoje já não tão p... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6884 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
2 |
Consolidação do Samba: a sociabilidade urbana no Rio de Janeiro.
Ensino Médio | História Os alunos perceberão a importância dos movimentos culturais populares na constituição do cenário urbano. Além disso, os alunos compreenderão os processos que originam o mercado fonográfico brasileiro para ter consciência de como se organizava a sociedade no início do século XX. 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 3696 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
3 |
História do Samba
Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O aluno irá aprender sobre a história do samba, sua evolução e importância para a música popular brasileira. 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13462 visita(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
4 |
Noel Rosa e a vida na sociedade carioca (1920-1930)
Ensino Médio | História A analisar a sociedade de uma época a partir de canções. Além disso, os alunos poderão ter consciência do rico cenário musical brasileiro na década de 1930, juntamente com a consolidação do samba. 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 4688 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
5 |
Música e cultura popular nas décadas de 1930-40
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História -Analisar a produção musical popular na Era Vargas. -Refletir sobre as pressões exercidas pelo Estado, por meio da censura discográfica, para a veiculação da produção musical popular pelo rádio. - Analisar o incentivo do Estado à criação de musicalidades nacionalistas e patrió... 21/02/2011 Cinco estrelas 4 comentario(s) 11175 visita(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
6 |
A “Época de Ouro” da Canção Popular e a Era Vargas (1930-1945)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | História Os alunos irão aprender como ocorreu a consolidação da moderna canção popular brasileira – denominada “Época de Ouro” – como uma manifestação cultural fundamental para a formação da identidade nacional em meio à chamada Era Vargas (1930-1945), período histórico em que o Estado... 17/08/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8539 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
7 |
Bossa Nova e a modernidade: os anos JK
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História O contexto do Brasil nos anos 1950-1960, o impacto da indústria de bens de consumo no cotidiano dos brasileiros e o gênero musical Bossa Nova. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21381 visita(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
8 |
A Jovem Guarda e a revolução comportamental da década de 1960
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender a maneira com a qual o movimento musical conhecido como “Jovem Guarda” contribuiu para com a ruptura de certos padrões comportamentais próprios da juventude brasileira da década de 1960, período de fortes transformações políticas, sociais e artísticas n... 13/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11444 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
9 |
Cultura popular e resistência: o engajamento da MPB durante a ditadura militar
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conhecer os festivais da canção dos anos 1960 e 1970, o conceito de engajamento nas artes e identificar a MPB como trilha sonora da ditadura militar. 01/08/2012 Quatro estrelas 4 comentario(s) 26387 visita(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
10 |
A canção de protesto e a ditadura militar
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender como foi o embate de forças entre os compositores populares vinculados à chamada “Canção de Protesto” e a ditadura brasileira de 1964. 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10555 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
11 |
A música brasileira e a ditadura militar
Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa perceber o que representou a Ditadura Militar para a classe artística brasileira; conhecer o conceito de música de protesto; interpretar uma música de protesto; empreender uma pesquisa sobre um artista musical (por exemplo: Wilson Simonal); interpretar uma música do mesmo; pro... 16/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 53478 visita(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
Chico Buarque: canção popular X Ditadura militar.
Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre a resistência política promovida pelos compositores populares diante da restrição da liberdade, durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), por meio da obra de Chico Buarque. 16/12/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 11066 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
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Tropicália: música, comportamento e atitude no Brasil da década de 1960
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Os alunos irão aprender o que foi o movimento musical conhecido como “Tropicalismo” e qual foi a sua importância histórica no cenário artístico, cultural e social brasileiro da década de 1960. 09/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 24503 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
14 |
Clube da esquina: canção popular e resistência política
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre a trajetória musical de um grupo de jovens compositores surgido em Belo Horizonte, entre as décadas de 1960 e 1970, que passou a ser conhecido como o “Clube da Esquina”. A obra coletiva criada por esses artistas evidenciou o resgate de certos prin... 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3957 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
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O “Pessoal do Ceará” e a nova cara da canção popular brasileira da década de 1970
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre a trajetória musical de um grupo de jovens compositores originários do Nordeste, na década de 1970, que passou a ser conhecido como o “Pessoal do Ceará”. A obra criada por esses artistas evidenciou o surgimento de uma nova geração de compositores ... 29/08/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 3504 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
16 |
A canção cafona na Ditadura Militar (1964-1985)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre as relações entre política e cultura durante o período da Ditadura Militar (1964-1985). Ao relacionar temas políticos com a produção da canção cafona brasileira, os alunos poderão reconhecer diferentes formas de atuação política. 09/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10545 visita(s) |
Rafael da Cruz Alves Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
17 |
A canção popular e a abertura política brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender sobre as relações entre política e cultura no processo de Abertura Política Brasileira nos anos 1974-1985. Ao relacionar temas políticos com a produção da canção brasileira, os alunos poderão reconhecer diferentes formas de atuação política para além do... 16/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6778 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
18 |
O Movimento Punk brasileiro como resistência à Ditadura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno deverá aprender sobre as características do Movimento Punk, não apenas no seu aspecto musical, mas também comportamental e político. Deverá aprender a relacionar o punk com o contexto de Abertura política da Ditadura Civil-Militar, chamando a atenção para a sua dimensã... 02/09/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8221 visita(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
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29/04/2012
Cinco estrelasADOREI ESTE MATERIAL, POIS SERÁ MUITO ÚTIL PARA O PROJETO QUE MEU GRUPO ESTA DESENVOLVENDO PARA O 3º SEMESTRE DE SERVIÇO SOCIAL NA UNINOVE VILA MARIA-SP. AGRADEÇO A VANESSA MARIA PELA DIVULGAÇÃO DESTE TEXTO TÃO RICO.