22/09/2011
Nesta coleção o tema “esporte” será tratado de forma que os alunos reconheçam nele um importante instrumento para sua formação. As aulas que compõem a coleção possibilitam uma análise que desconstrói a validade do modelo da esportivização como orientador do trabalho pedagógico. Este modelo esteve fortemente arraigado na escola em décadas passadas e transformou grande parte das práticas culturais em esporte/competição. As aulas de 1 a 4, fazem parte da introdução do tema. Nas aulas de 5 a 8, são feitas discussões teóricas sobre a questão do esporte na escola. Nas aulas 9 a 13, são tratados temas que relacionam a atividade esportiva com a saúde, a cultura, a mídia e etc. Nas aulas 14 a 16, buscam-se mecanismos para atender a necessidade de avaliar a competição esportiva na escola.
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
esporte, prática esportiva escolar, fenômeno social, valores
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Para que existe esporte no mundo?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar a importância das práticas desportivas na sociedade, bem como o processo de criação de algumas modalidades. 21/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4926 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
2 |
Eu uso o esporte ou o esporte me usa?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Relacionar a influência dos esportes na sociedade atual. 19/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 8773 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
Inventando o “esporte” da turma
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as características dos esportes e criar uma prática desportiva que atenda aos interesses da educação física na escola e aos interesses dos alunos. 01/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5311 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Valores para o esporte e para o trabalho: Qual a relação?
Ensino Médio | Educação Física Identificar os comportamentos e valores inerentes ao esporte; Identificar atuais demandas comportamentais exigidas para os trabalhadores na atualidade; Refletir sobre as possíveis relações existentes entre os comportamentos e os valores para o esporte e para o mundo do trabalho. 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4290 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
Esporte na Escola: construindo vencedores
Ensino Fundamental Final | Educação Física Compreender que a prática de esportes na escola, ajuda a construir valores e a trocar experiências. 23/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13687 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
6 |
Esporte Escolar e Esporte de Rendimento
Ensino Fundamental Final | Educação Física Compreender a diferença do esporte realizado na escola e do esporte de competição exibido pela mídia. 02/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 25185 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
7 |
Competir ou Cooperar: Eis a Questão!
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania. 20/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 22446 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
8 |
Ética e responsabilidade na sua prática - o esporte como exemplo.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Participar de jogos respeitando as regras e discutindo sobre ética na sociedade e nos esportes; Refletir sobre “vencer a qualquer custo” e sua repercussão no seu grupo, na sua turma e na escola; Propor idéias para serem apresentados nos jogos onde a ética e o respeito ao próxi... 27/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23419 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
9 |
Esporte é cultura
Ensino Fundamental Final | Educação Física Pesquisar jogos e práticas esportivas como formas de expressão de grupos sociais Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10367 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
10 |
Refletindo sobre esporte e saúde
Ensino Médio | Educação Física § Discutir a relação existente entre esporte e saúde; § Identificar as implicações do esporte de alto rendimento na saúde; § Construir referências teóricas acerca dos binômios: esporte/saúde e atividade física/qualidade de vida para aplicabilidade na sua vida cotidiana. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4035 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
A exclusividade no esporte
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Discutir a questão da exclusão existente nos esportes, bem como alternativas para a superação desta. 19/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3254 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
Esporte e violência: Qual a relação?
Ensino Médio | Educação Física § Discutir as possíveis relações existentes entre esporte e violência; § Identificar diferentes situações de violência em manifestações esportivas; § Construir referências que objetivem a superação de atitudes violentas nas manifestações esportivas. 15/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8364 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
A mídia influenciando nas regras do esporte – Voleibol.
Ensino Médio | Educação Física Identificar as regras do Voleibol na década de 80 e associá-la com as regras atuais; Vivenciar o jogo de voleibol com regras diferentes (década de 80 e atual); Analisar em que áreas esportivas a mídia modificou regras esportivas; Compreender e analisar em que situações a mídia... 17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 31093 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
14 |
Criação de Fóruns de Deliberação para construção da Competição Esportiva na escola.
Ensino Fundamental Final | Educação Física O que é um Fórum de Deliberações, sua finalidade e funcionamento para organizar a competição esportiva da escola; Participar e acompanhar as discussões, os encaminhamentos e definições de propostas construídas nas Reuniões do Fórum de Deliberações que acontecem antes e durant... 09/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2901 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
15 |
Avaliando a competição esportiva na escola
Ensino Fundamental Final | Educação Física Avaliar a competição esportiva realizada na escola, onde aluno participa ativamente da sua construção, numa perspectiva progressista, bem como o impacto da vivencia deste processo, junto aos/às alunos/as de cada ano de ensino; Divulgar o resultado da avaliação, bem como as sug... 20/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3069 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
16 |
Como organizar um campeonato?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as várias formas institucionalizadas de disputa desportiva, assim como as adaptações que possam atender aos interesses das aulas de educação física na escola. 07/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21767 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 6661 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!