Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Século XIX: mudanças na Europa e na América

 

19/09/2011

Ficha Técnica
Descripción

Foi com a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, no último terço do século XVIII, que nasceram as indústrias, como veremos na aula de número 1. Os resultados da Revolução Industrial foram extraordinários e se refletiram em todos os setores da vida humana, principalmente, em relação à concepção do tempo, como identificaremos na aula de número 2. Já no século XIX, a tecnologia avançou, alcançando em um primeiro momento os Estados Unidos e posteriormente toda a América, como será apresentando nas aulas de número 3 ao número 6. Além disso, a consolidação dessa nova sociedade capitalista industrial irá se confrontar com o colonialismo no continente americano, levando vários países na América a lutarem por independência, como veremos nas aulas de número 7 ao número 14. No entanto, perceberemos nas aulas de número 15 ao número 18 que somente a partir da segunda metade do século XIX haverá a inserção da América Latina na nova ordem capitalista mundial, com características próprias, uma modernização de caráter conservador que favoreceu a crescente penetração do capital estrangeiro, principalmente inglês e norte-americano. Essa nova ordem econômica iniciada com a Revolução Industrial irá avançar até os nossos dias, criando uma sociedade de consumo que aliena as pessoas e destrói o meio ambiente, como analisaremos nas aulas de número 19 ao número 21. Ao final desta coleção, depois de compreender os efeitos da Revolução Industrial, a qual aumentou significativamente o consumo em todo o mundo, o aluno será capaz de refletir, a partir da aula de número 22, sobre a necessidade de ser um consumidor consciente.

Autoría

Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palabras clave

revolução industrial, industrialização, modernização e consumismo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Lista de clases de la colección (22 clases)
# Clase Autoría
1 Revolução Industrial

Ensino Fundamental Final | História

As questões que envolvem o trabalho, tipos, condições, salário e relações desde os primórdios da industrialização e da mecanização até hoje. 

20/12/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 16205 visita(s)

THAIS SOARES FABRETTI BOZZETTO

COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR

PORTO ALEGRE RS

História

2 A concepção de tempo na sociedade capitalista industrial - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Compreender o processo histórico de consolidação de uma nova concepção de tempo nas sociedades capitalistas industrializadas. Identificar o relógio como a medida do tempo na sociedade capitalista industrial. Refletir sobre os impactos da nova concepção de tempo não apenas no t...

15/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 5895 visita(s)

LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

3 O taylorismo e a organização do trabalho na sociedade capitalista industrial - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Conceituar e caracterizar o taylorismo como método de organização do sistema de produção adotado nas sociedades capitalistas industrializadas. Compreender os impactos do taylorismo nas sociedades industrializadas, particularmente para os trabalhadores no sistema de fábrica. Re...

15/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11782 visita(s)

LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

4 Produção em massa para consumo em massa: o fordismo - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Conceituar e situar historicamente o fordismo como sistema de produção em massa para consumo em massa. Compreender o significado da introdução da linha de montagem na produção, tanto para os trabalhadores quanto para os capitalistas. Caracterizar as principais transformações o...

15/07/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 12975 visita(s)

LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

5 Globalização – consumismo e alienação

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Médio | Geografia

O aluno deverá ser capaz de posicionar criticamente em relação ao problema do consumismo exacerbado no contexto do processo de globalização.

25/03/2011 Quatro estrelas 8 comentario(s) 76427 visita(s)

Sanderson dos Santos Romualdo

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Geografia

6 Consumismo e exclusão social no capitalismo - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Identificar e analisar os aspectos que caracterizam a sociedade capitalista como sociedade do consumo. Compreender o processo de massificação dos padrões de consumo associados à lógica do capital nas sociedades industrializadas. Identificar situações de desigualdade e de exclu...

15/07/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 8934 visita(s)

LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

7 A crise do sistema colonial na América espanhola- UCA

Ensino Fundamental Final | História

Identificar diferentes classes sociais existentes nas colônias espanholas e seus principais objetivos; Caracterizar a crise do sistema colonial nas colônias espanholas; Analisar o fenômeno do caudilhismo.

18/07/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 38059 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

8 A independência do Haiti - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Descrever o processo de emancipação política do Haiti; Entender a importância de Toussaint-Louverture e Jean Jacques Dessalines na independência do Haiti; Relacionar as lutas pela libertação do Haiti com a Revolta de Tupac Amaru.

13/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 31720 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

9 As independências na América espanhola - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Localizar temporal e geograficamente as primeiras tentativas de liberdade política nas colônias da Espanha; Entender o papel de San Martin e Simon Bolívar no processo de independência dos países da América Latina; Caracterizar a situação política dos países latino-americanos a...

15/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 20998 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

10 A corte portuguesa no Brasil: mudanças na sociedade colonial brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Compreender as principais mudanças ocorridas, a partir de 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Refletir sobre os impactos das transformações ocorridas na sociedade colonial brasileira. Analisar a prática política do governo de D. João VI no Brasil da épo...

16/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 32699 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

11 A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: a modernização do Rio de Janeiro

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI

01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentario(s) 44724 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

12 Trabalhadores escravos e pobres livres: a participação popular na independência do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Reconhecer a presença e a participação das camadas populares no processo de independência do Brasil. Entender as motivações e especificidades da participação das camadas populares no processo de emancipação política do Brasil em relação a Portugal. Refletir sobre os impactos d...

16/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 24132 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

13 A organização do Estado Brasileiro após a independência: aspectos centrais da constituição de 1824

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Compreender o conceito de constituição como o conjunto das leis, normas e princípios que regem o Estado Nacional. Identificar os aspectos principais da primeira constituição do Brasil. Refletir sobre a questão da cidadania na primeira constituição brasileira.

16/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 16135 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

14 O Brasil (in)dependente: dívida externa e domínio inglês após o “grito do Ipiranga”

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Caracterizar a dependência econômica do Brasil em relação à Inglaterra, durante o Império. Refletir sobre as origens da dívida externa brasileira.

16/02/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 20293 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

15 A urbanização na América Latina

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

O  aluno deverá conhecer o processo de urbanização da América Latina, suas megacidades e analisar  os principais problemas urbanos das mesmas.

17/12/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 16837 visita(s)

maria cristina soranço miranda

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

16 O café e a industrialização do sudeste brasileiro

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Analisar a escolha da mão-de-obra empregada nas lavouras cafeeiras no sudeste brasileiro no fim do século XIX, identificar a importância do café na economia brasileira durante o segundo reinado e sua relação oom a indústria na região sudeste do país.

01/08/2012 Cinco estrelas 1 comentario(s) 38553 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

17 Contribuições e preservações culturais da imigração europeia no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Conhecer aspectos da contribuição cultural do imigrante europeu na diversidade que caracteriza o Brasil.       Valorizar a cultura do imigrante que chegou ao Brasil ainda no século XIX. Entender a necessidade de preservação por parte do imigrante de sua cultura.

07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 23524 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

18 A industria no Brasil

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ao final das aulas o aluno devera conhecer: - o processo de industrialização do Brasil; - a localização da indústria no Brasil; - os tipos de indústria.

29/08/2009 Quatro estrelas 8 comentario(s) 45206 visita(s)

Leda Maria Correa Moura

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Geografia

19 Consumismo- um mal da sociedade

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Entender a relação entre o consumismo e o capitalismo; Diferenciar crescimento de desenvolvimento; Identificar o impacto do consumismo sobre o meio ambiente; Refletir sobre seu próprio consumo. Traduzir texto do Inglês para o Português. Expressar artisticamente sobre o tema es...

21/03/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21262 visita(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

20 Globalização de maneira lúdica e didática

Ensino Fundamental Final | Geografia

O aluno poderá aplicar os seus conhecimentos sobre o tema de globalização de maneira lúdica e didática através da elaboração de uma cruzadinha geográfica.

03/02/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 64222 visita(s)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

21 A Sociedade de consumo e a degradação do meio ambiente

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

O aluno deverá observar e analisar a sociedade de consumo atual e a enorme produção de lixo gerada por esta sociedade, com conseqüências graves ao meio ambiente.

30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8368 visita(s)

maria cristina soranço miranda

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

22 Consumo e Consumismo: qual o papel do consumidor consciente?

Ensino Fundamental Final | Geografia

Espera-se que o aluno diferencie consumo e consumismo, compreendendo os mecanismos utilizados pelas corporações para estimular o consumo. Também, que seja capaz de analisar as relações entre consumismo e degradação ambiental, de forma a refletir sobre a responsabilidade do con...

07/12/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 62571 visita(s)

Leandro Faber Lopes

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 29513 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.