19/09/2011
Foi com a Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, no último terço do século XVIII, que nasceram as indústrias, como veremos na aula de número 1. Os resultados da Revolução Industrial foram extraordinários e se refletiram em todos os setores da vida humana, principalmente, em relação à concepção do tempo, como identificaremos na aula de número 2. Já no século XIX, a tecnologia avançou, alcançando em um primeiro momento os Estados Unidos e posteriormente toda a América, como será apresentando nas aulas de número 3 ao número 6. Além disso, a consolidação dessa nova sociedade capitalista industrial irá se confrontar com o colonialismo no continente americano, levando vários países na América a lutarem por independência, como veremos nas aulas de número 7 ao número 14. No entanto, perceberemos nas aulas de número 15 ao número 18 que somente a partir da segunda metade do século XIX haverá a inserção da América Latina na nova ordem capitalista mundial, com características próprias, uma modernização de caráter conservador que favoreceu a crescente penetração do capital estrangeiro, principalmente inglês e norte-americano. Essa nova ordem econômica iniciada com a Revolução Industrial irá avançar até os nossos dias, criando uma sociedade de consumo que aliena as pessoas e destrói o meio ambiente, como analisaremos nas aulas de número 19 ao número 21. Ao final desta coleção, depois de compreender os efeitos da Revolução Industrial, a qual aumentou significativamente o consumo em todo o mundo, o aluno será capaz de refletir, a partir da aula de número 22, sobre a necessidade de ser um consumidor consciente.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
revolução industrial, industrialização, modernização e consumismo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Revolução Industrial
Ensino Fundamental Final | História As questões que envolvem o trabalho, tipos, condições, salário e relações desde os primórdios da industrialização e da mecanização até hoje. 20/12/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 16205 visita(s) |
THAIS SOARES FABRETTI BOZZETTO COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR PORTO ALEGRE RS História |
2 |
A concepção de tempo na sociedade capitalista industrial - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender o processo histórico de consolidação de uma nova concepção de tempo nas sociedades capitalistas industrializadas. Identificar o relógio como a medida do tempo na sociedade capitalista industrial. Refletir sobre os impactos da nova concepção de tempo não apenas no t... 15/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 5895 visita(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
3 |
O taylorismo e a organização do trabalho na sociedade capitalista industrial - UCA
Ensino Fundamental Final | História Conceituar e caracterizar o taylorismo como método de organização do sistema de produção adotado nas sociedades capitalistas industrializadas. Compreender os impactos do taylorismo nas sociedades industrializadas, particularmente para os trabalhadores no sistema de fábrica. Re... 15/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11782 visita(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
4 |
Produção em massa para consumo em massa: o fordismo - UCA
Ensino Fundamental Final | História Conceituar e situar historicamente o fordismo como sistema de produção em massa para consumo em massa. Compreender o significado da introdução da linha de montagem na produção, tanto para os trabalhadores quanto para os capitalistas. Caracterizar as principais transformações o... 15/07/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 12975 visita(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
5 |
Globalização – consumismo e alienação
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Médio | Geografia O aluno deverá ser capaz de posicionar criticamente em relação ao problema do consumismo exacerbado no contexto do processo de globalização. 25/03/2011 Quatro estrelas 8 comentario(s) 76427 visita(s) |
Sanderson dos Santos Romualdo Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Geografia |
6 |
Consumismo e exclusão social no capitalismo - UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar e analisar os aspectos que caracterizam a sociedade capitalista como sociedade do consumo. Compreender o processo de massificação dos padrões de consumo associados à lógica do capital nas sociedades industrializadas. Identificar situações de desigualdade e de exclu... 15/07/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 8934 visita(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
7 |
A crise do sistema colonial na América espanhola- UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar diferentes classes sociais existentes nas colônias espanholas e seus principais objetivos; Caracterizar a crise do sistema colonial nas colônias espanholas; Analisar o fenômeno do caudilhismo. 18/07/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 38059 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
8 |
A independência do Haiti - UCA
Ensino Fundamental Final | História Descrever o processo de emancipação política do Haiti; Entender a importância de Toussaint-Louverture e Jean Jacques Dessalines na independência do Haiti; Relacionar as lutas pela libertação do Haiti com a Revolta de Tupac Amaru. 13/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 31720 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
9 |
As independências na América espanhola - UCA
Ensino Fundamental Final | História Localizar temporal e geograficamente as primeiras tentativas de liberdade política nas colônias da Espanha; Entender o papel de San Martin e Simon Bolívar no processo de independência dos países da América Latina; Caracterizar a situação política dos países latino-americanos a... 15/07/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 20998 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
10 |
A corte portuguesa no Brasil: mudanças na sociedade colonial brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender as principais mudanças ocorridas, a partir de 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Refletir sobre os impactos das transformações ocorridas na sociedade colonial brasileira. Analisar a prática política do governo de D. João VI no Brasil da épo... 16/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 32699 visita(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
11 |
A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: a modernização do Rio de Janeiro
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI 01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentario(s) 44724 visita(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
12 |
Trabalhadores escravos e pobres livres: a participação popular na independência do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Reconhecer a presença e a participação das camadas populares no processo de independência do Brasil. Entender as motivações e especificidades da participação das camadas populares no processo de emancipação política do Brasil em relação a Portugal. Refletir sobre os impactos d... 16/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 24132 visita(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
13 |
A organização do Estado Brasileiro após a independência: aspectos centrais da constituição de 1824
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender o conceito de constituição como o conjunto das leis, normas e princípios que regem o Estado Nacional. Identificar os aspectos principais da primeira constituição do Brasil. Refletir sobre a questão da cidadania na primeira constituição brasileira. 16/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 16135 visita(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
14 |
O Brasil (in)dependente: dívida externa e domínio inglês após o “grito do Ipiranga”
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Caracterizar a dependência econômica do Brasil em relação à Inglaterra, durante o Império. Refletir sobre as origens da dívida externa brasileira. 16/02/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 20293 visita(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
15 |
A urbanização na América Latina
Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente O aluno deverá conhecer o processo de urbanização da América Latina, suas megacidades e analisar os principais problemas urbanos das mesmas. 17/12/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 16837 visita(s) |
maria cristina soranço miranda COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
16 |
O café e a industrialização do sudeste brasileiro
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Analisar a escolha da mão-de-obra empregada nas lavouras cafeeiras no sudeste brasileiro no fim do século XIX, identificar a importância do café na economia brasileira durante o segundo reinado e sua relação oom a indústria na região sudeste do país. 01/08/2012 Cinco estrelas 1 comentario(s) 38553 visita(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
17 |
Contribuições e preservações culturais da imigração europeia no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Conhecer aspectos da contribuição cultural do imigrante europeu na diversidade que caracteriza o Brasil. Valorizar a cultura do imigrante que chegou ao Brasil ainda no século XIX. Entender a necessidade de preservação por parte do imigrante de sua cultura. 07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 23524 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
18 |
A industria no Brasil
Ensino Fundamental Final | Geografia Ao final das aulas o aluno devera conhecer: - o processo de industrialização do Brasil; - a localização da indústria no Brasil; - os tipos de indústria. 29/08/2009 Quatro estrelas 8 comentario(s) 45206 visita(s) |
Leda Maria Correa Moura SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Geografia |
19 |
Consumismo- um mal da sociedade
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Entender a relação entre o consumismo e o capitalismo; Diferenciar crescimento de desenvolvimento; Identificar o impacto do consumismo sobre o meio ambiente; Refletir sobre seu próprio consumo. Traduzir texto do Inglês para o Português. Expressar artisticamente sobre o tema es... 21/03/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21262 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
20 |
Globalização de maneira lúdica e didática
Ensino Fundamental Final | Geografia O aluno poderá aplicar os seus conhecimentos sobre o tema de globalização de maneira lúdica e didática através da elaboração de uma cruzadinha geográfica. 03/02/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 64222 visita(s) |
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
21 |
A Sociedade de consumo e a degradação do meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia O aluno deverá observar e analisar a sociedade de consumo atual e a enorme produção de lixo gerada por esta sociedade, com conseqüências graves ao meio ambiente. 30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8368 visita(s) |
maria cristina soranço miranda COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
22 |
Consumo e Consumismo: qual o papel do consumidor consciente?
Ensino Fundamental Final | Geografia Espera-se que o aluno diferencie consumo e consumismo, compreendendo os mecanismos utilizados pelas corporações para estimular o consumo. Também, que seja capaz de analisar as relações entre consumismo e degradação ambiental, de forma a refletir sobre a responsabilidade do con... 07/12/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 62571 visita(s) |
Leandro Faber Lopes COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
Sem estrelas 0 calificaciones - 29513 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!