26/09/2011
O objetivo desta coleção é o de fazer com que os alunos reconheçam as características das histórias em quadrinhos e os tipos de linguagem que elas apresentam. Para isso, a aula 1 introduz os conceitos de linguagem por meio de atividades e recursos variados (leitura, grupo, mímica, vídeo). A aula 2 apresenta algumas características das HQs (tipos de balões, interjeições e onomatopeias) e propostas de produção de texto. A aula 3 trata, especificamente, da interjeição e onomatopéia. Apresenta atividades lúdicas e usa diferentes recursos de modo a contribuir na aprendizagem dos alunos. A aula 4 apresenta uma proposta de trabalho na biblioteca da escola e, por meio de atividades em duplas, trabalha a composição estrutural, temática e estilística das HQs. A aula 5 traz uma proposta de atividade que trabalha as estratégias de leitura (hipóteses, inferências, conhecimento de mundo) de uma história em quadrinho. As aulas 5 a 8 apresentam propostas de produção de HQs de temas variados por meio de recursos da internet. A aula 9 apresenta a estrutura da narrativa que está presente nas HQs e propõe a transposição de um texto de linguagem verbal em história em quadrinhos. A aula 10 propõe uma atividade de produção, em dupla, de uma HQ a partir das características da personagem Garfield.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
história em quadrinhos, gênero textual, tipos de linguagem, interjeição, onomatopeia
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Linguagem verbal, não-verbal e mista
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Reconhecer a dinamicidade da linguagem; diferenciar as linguagens verbal, não-verbal e mista; reconhecer a linguagem não-verbal em trechos do filme “Tempos Modernos” 27/10/2010 Quatro estrelas 24 comentario(s) 131539 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
HISTÓRIA EM QUADRINHOS, UMA PROPOSTA DE LEITURA, UMA POSSIBILIDADE DE ESCRITA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Conhecer este tipo de texto. Fazer uso deste suporte textual com autonomia. Utilizar a escrita a partir das suas próprias hipóteses. Construir histórias em quadrinhos de sua própria autoria. 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21655 visita(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
3 |
Interjeição e Onomatopeia
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conceituar e reconhecer interjeição e onomatopeia; diferenciar interjeição e onomatopeia; identificar interjeição e onomatopeia em história em quadrinhos escrever interjeições e onomatopeias 30/11/2010 Quatro estrelas 9 comentario(s) 132631 visita(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
O que é história em quadrinhos?
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Manusear gibis e levantar, preliminar e intuitivamente, características recorrentes no gênero história em quadrinhos; conhecer o gênero histórias em quadrinhos: constituição e funcionamento; conhecer os personagens que fazem sucesso nas histórias em quadrinhos infantis; difere... 04/05/2010 Três estrelas 7 comentario(s) 129168 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
Reconstruindo uma história em quadrinhos - procedimentos de leitura
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Colocar os quadrinhos de uma história na sequência correta, utilizando diferentes procedimentos de leitura. Para tanto, o aluno deverá aprender a formular hipóteses a respeito do conteúdo do texto bem como validá-las; validar ou formular hipóteses levantadas a partir de nova... 03/09/2009 Quatro estrelas 10 comentario(s) 76592 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
6 |
Hora de produzir uma história que diverte: a história em quadrinhos
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Fazer levantamento de características físicas e psicológicas para a criação de personagens; fazer levantamento de enredos que possam ser contados pela história em quadrinhos; criar personagens e enredo para a produção da história; produzir uma história em quadrinhos. 04/05/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 29623 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
7 |
História em quadrinhos com Super Heróis
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Aprimorar e desenvolver a capacidade de produzir textos a partir de um tema pré-estabelecido. 05/11/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 25289 visita(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
8 |
Produzindo histórias de quadrinhos em tirinhas
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Produzir tirinha em quadrinho; Diferenciar as características (quantidade de personagens, tamanho) de uma tirinha para uma história em quadrinho; Perceber as diferenças entre onda, tsunami e pororoca. 06/06/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18832 visita(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL |
9 |
História em quadrinhos e narrativa: dois gêneros em diálogo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ler um texto narrativo com desenvoltura. Interpretar um texto narrativo correlacionando-o com uma história em quadrinhos. Reconhecer a estrutura do gênero História em Quadrinhos através de atividades relacionadas. 18/10/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 34372 visita(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
10 |
Texto descritivo e História em quadrinhos: Elaborando o nosso livro do Garfield
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça o personagem Garfield e as suas características. Compreenda as características do texto descritivo. Compreenda o modo de organização do gênero textual: “histórias em quadrinhos”. Produza um livro, obedecendo o modo de ... 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 40123 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 calificaciones - 20119 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!