22/09/2011
Pretende-se com esta coleção refletir sobre a importância da família e o seu papel para a sociedade. As aulas propostas permitirão ao aluno reconhecer o seu lugar como membro de um núcleo familiar, independente do modelo constituído socialmente. Tais aulas possibilitarão ainda abordar as diferentes configurações familiares, bem como suas várias culturas e seus diversos modos de vida. Além disso, a coleção permitirá ao professor explorar os vínculos afetivos estabelecidos nas relações em família. Assim, as aulas de 1 a 4 possibilitarão investigar o tema família a partir da história de cada aluno. Na sequência, por meio das aulas 5, 6 e 7 os alunos buscarão informações sobre os seus antepassados, tendo a oportunidade de traçar a sua árvore genealógica. As aulas 8, 9, 10 e 11 levarão os alunos a refletir sobre as diferentes configurações familiares existentes. Na aula 12 o aluno terá a oportunidade de reconstruir o conceito de família a partir de um filme. A aula 13 propiciará a discussão sobre a relação dos filhos com os pais separados, dando oportunidade ao professor de discutir com os alunos sobre sentimentos e emoções presentes nessas situações. Para concluir, o professor poderá utilizar as aulas 14 e 15 para abordar os vínculos afetivos existentes na convivência em família e os papéis exercidos por cada membro no âmbito familiar, bem como discutir sobre os conflitos inerentes a essas relações.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
família, diferentes configurações, convivência, vínculos afetivos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Vida sociofamiliar e comunitária |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
A família de cada um
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Organizar um painel decorativo com fotos de sua família. Perceber, a partir de imagens, as mudanças na estrutura familiar brasileira e as novas formas de relacionamento a ela associadas. Produzir frases bem elaboradas,contando informações sobre a sua família. 21/01/2011 Cinco estrelas 6 comentario(s) 41566 visita(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
2 |
A singularidade de cada família
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir a identidade familiar e valorizá-la; conhecer as várias culturas e os mais variados modos de vida, realizar pesquisas sobre a sua própria história, bem como conhecer cada tipo de família dos alunos da turma. 18/06/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 30799 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
FAMILIA: como é a minha
Educação Infantil | Natureza e sociedade Reconhecer-se pertencente a uma família, independente do modelo constituído socialmente. Identificar as pessoas da sua família, vivenciar os valores, costumes e histórias da própria família e dos outros da classe; nomear os membros da família. Descrever o local de moradia 10/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10111 visita(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
4 |
Com que molde eu vou? Pintando o imaginário infantil sobre a família
Educação Infantil | Natureza e sociedade - colaborar para que as crianças compreendam sua constituição familiar; - despertar o sentimento de pertencimento ao grupo familiar; - contribuir para que as crianças compreendam as relações familiares; - explorar as diferentes nomenclaturas dos membros familiares. 22/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 24645 visita(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Investigando a minha história: um olhar sobre a família - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Pesquisar sobre seus antepassados; Compreender a importância da família; Construir um álbum de família; Produzir a árvore genealógica de sua família; Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos no... 24/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10979 visita(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
A CRIANÇA E SUAS RELAÇÕES SOCIAIS: A FAMÍLIA E OS AMIGOS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Reconhecer a importância das relações familiares; Identificar os papéis exercidos por cada membro familiar; Reconhecer o grupo de convívio mais próximo e as relações de respeito entre eles; Utilizar a técnica de kirigami para representar a figura humana. 19/12/2010 Quatro estrelas 17 comentario(s) 235334 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
ÉTICA E IDENTIDADE: CONSTRUINDO A ÁRVORE GENEALÓGICA
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Compreender que os nomes e sobrenomes constituem a identidade de cada pessoa. 2. Conhecer a origem dos sobrenomes e as histórias das famílias. 3. Aprofundar o auto-conhecimento através do resgate da história da própria família. 29/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 8765 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
8 |
Ética e Família: Tudo muda... As famílias também mudam!
Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer as mudanças do conceito de família ao longo do tempo. Conhecer as histórias das próprias famílias e das famílias dos colegas. Identificar o próprio modelo de família. Respeitar as diferentes configurações familiares reveladas no grupo de colegas. Dramatizar história... 14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 41434 visita(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
9 |
FAMÍLIA: TUDO IGUAL?
Educação Escolar Indígena | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Os alunos aprenderão sobre a importância da família. Além disso, esta aula pode ser profícua para trabalhar a oralidade, a escrita, a criatividade e o trabalho em grupo. 25/11/2009 Cinco estrelas 7 comentario(s) 74205 visita(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
10 |
Pensando sobre a convivência na família- UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ética Aprenderá o conceito de família Aprenderá a aceitar a família da qual o aluno faz parte e a conviver em harmonia com todos os membros da sua casa. Além disso, o aluno poderá com essa aula : Refletir sobre a importância da família e o seu papel para a sociedade. Conhecer as v... 10/08/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8874 visita(s) |
Luciana Xavier de Castro ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
11 |
A família e suas novas configurações - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu... 16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentario(s) 19160 visita(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Reconstruindo o conceito de família a partir do trabalho com o filme “A família do futuro”.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Abstrair o sentido de uma história (mensagem do filme); Formar diferentes conceitos de família a partir de um filme; Compreender o que é resumo e resenha; Fazer resumo oral; Identificar situações de abandono (desrespeito ao ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente); Identific... 07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 17564 visita(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
CONVIVENDO COM PAIS SEPARADOS
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar sentimentos relacionados ao luto pela separação dos pais. b) Refletir sobre sentimentos e emoções presentes em situações de separação dos pais. c) Perceber a importância de uma boa convivência com os novos membros na família como namoradas do pai, namorados da mãe... 16/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 11165 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
14 |
MINHA FAMÍLIA, MINHA VIDA
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar e refletir sobre conflitos presentes na relação familiar. b) Valorizar a sua própria família. c) Argumentar com membros da família sobre a importância do respeito e de uma convivência harmônica em família. d) Perceber que um bom vínculo entre pessoas da família ... 15/12/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 58432 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
15 |
AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NA VIDA FAMILIAR DAS CRIANÇAS.
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar dificuldades e sentimentos vividos na relação familiar. b) Desmitificar a idéia de “família ideal”. c) Valorizar a convivência harmoniosa em família. d) Argumentar com os próprios membros da família sobre as dificuldades vividas na relação familiar com o intuito... 15/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 5671 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Cinco estrelas 1 calificaciones - 52251 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/08/2013
Cinco estrelasIdéias boas e com condições de serem aplicadas