18/10/2011
O objetivo dessa coleção é mostrar como o lazer é uma alternativa para ser pensada também fora do contexto escolar. O lazer é um processo que se dá de maneira autônoma por parte dos indivíduos e que requer o reconhecimento de suas habilidades e capacidades físicas. Permite uma reflexão sobre a necessidade da presença do professor de educação física, sobre a maneira como o aluno pode se converter em um gestor de seu própio processo de aprendizado, de acordo com suas expectativas e necessidades físicas ao longo de sua vida. Começamos a sequência de aulas com o conceito de saúde e qualidade de vida. Nas aulas de 2 a 8, são apresentadas atividades que permitem a compreensão da importância do lazer na sociedade e sua relação com a cultura. Nas aulas de 9 e 10, os alunos aprenderão a organizar o tempo, relacionado com o lazer na internet e nos jogos de videogame. Com as aulas de 11 a 15, os alunos terão a oportunidade de conhecer, através de um projeto em conjunto com a comunidade, a importância das atividades de lazer na sociedade. A partir da aula 16, mostraremos atividades físicas que poderão ser utilizadas fora do contexto escolar, com o conhecimento aprendido na escola.
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
Educacão física, educacão informal, autonomia, desenvolvimento físico, adaptação
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr... 17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14260 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
As dimensões do lazer
Ensino Médio | Educação Física Relacionar aspectos culturais e sócio-econômicos do lazer através das práticas corporais. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7053 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
A importância do Lazer no dia-a-dia.
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Conceituar e definir o que é lazer; Refletir sobre a importância do lazer para a saúde física e psíquica do indivíduo; Discutir sobre as diferentes formas de lazer, e sobre aquelas que não envolvem gastos financeiros. 22/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24666 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
4 |
O lazer e a qualidade de vida.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de entender as dimensões que perpassam o lazer para a aquisição da qualidade de vida. 02/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5344 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
O lazer e a interação social: a atividade física.
Ensino Médio | Educação Física Identificar as relações entre o lazer e as práticas corporais na sociedade atual, salientando os jogos e as brincadeiras. 27/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9115 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
6 |
Lazer: conhecendo mais sobre os colegas.
Ensino Médio | Educação Física - Conhecer as principais manifestações do lazer na sociedade. -Dialogar sobre práticas tidas como “unânimes” para o lazer e pensar em possibilidades. -Trocar experiências sobre as principais maneiras de se vivenciar o lazer, conhecendo mais sobre os colegas e do que gostam de ... 24/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7064 acesso(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
7 |
Bem Estar, Saúde, Qualidade de Vida e Cotidiano
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1) Avaliar a importância de uma vida saudável 2) Identificar hábitos saudáveis relacionados ao sono, à higiene, alimentação e ao lazer 3) Avaliar a importância de hábitos saudáveis para o bem estar no cotidiano 4) Relacionar ciência, tecnologia, saúde e cotidiano 01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 111967 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
8 |
Lazer: equipamentos de lazer da cidade.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Conhecer os diversos tipos de “equipamentos de lazer” presentes na cidade e região em que os alunos se inserem. - Conhecer conceitos básicos de equipamentos de lazer. - Conhecer diversas possibilidades presentes na cultura que os alunos poderão vivenciar no tempo de lazer no... 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18994 acesso(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
9 |
Jogos de Videogames: um vício ou apenas um lazer?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia A influência dos jogos de videogame na vida dos adolescentes: aspectos positivos e negativos; A importância dos jogos de videogame como meio de lazer, mas também o quanto este, em excesso, pode afetar a vida social e educacional dos adolescentes; Como reconhecer que os jogos... 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7267 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
10 |
Internet: Um vício?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia A Internet e a sua importância no cotidiano da vida humana, seja como meio de lazer, para o trabalho ou pesquisas de âmbito escolar; Quando a Internet deixa de ser uma ferramenta de lazer ou para a realização de algum trabalho e se torna um vício; A importância de realizar ati... 25/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32076 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
11 |
Lazer: uma pesquisa em minha escola
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Compreender o que é lazer e sua influência na vida cotidiana da comunidade escolar; Pesquisar o conceito, o sentido e o significado do lazer, bem como sua relação e interferência na vida cotidiana das pessoas; Avaliar qual é a interferência do lazer na qualidade de vida das pe... 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16539 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
12 |
Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 1)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Médio | Educação Física Compreender as etapas do planejamento elaborado pelo professor; Mapear áreas próximas à escola para a prática de atividade física; Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade contemporânea e sua relevância para a integração da comunidade escolar. 11/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8540 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
13 |
Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 2)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Médio | Educação Física Selecionar uma área/terreno no entorno da escola para a realização de um evento de lazer para a comunidade escolar; Selecionar uma ou mais atividades físicas para compor o evento de lazer para a comunidade escolar; Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade... 10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5839 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
14 |
Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 3)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Compreender as principais regras, o histórico e o funcionamento geral da modalidade Corrida de Orientação; Compreender a importância das atividades de lazer para a integração da comunidade escolar. 21/01/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7444 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
15 |
Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 4)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Confeccionar os objetos necessários para a prática da corrida de orientação; Identificar as necessidades na produção do evento para a comunidade escolar; Criar estratégias para divulgar o evento na escola e fora dela; Mobilizar a comunidade escolar para o grande evento de Corr... 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5786 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
16 |
Atividade Física a Qualquer Hora
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente; Organizar o tempo para a prática desportiva; Adequar espaços para a prática de esportes físicos; Valorizar a prática da atividade física. 22/08/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 9408 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
17 |
O jogo/lazer e o esporte Futebol: As diferenças existentes
Ensino Fundamental Final | Educação Física Diferenciar os objetivos do jogo/lazer e do esporte utilizando como referência o esporte Futebol; 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3327 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
18 |
Recriações do esporte - Voleibol
Ensino Fundamental Final | Educação Física O aluno poderá aprender com essa aula que o esporte, dentre eles, o voleibol, é uma construção social, em que os sujeitos criam e modificam suas práticas de acordo com suas vontades e necessidades. Além disso, poderá ressignificar os espaços da escola e ampliar as possibilidad... 28/09/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 15006 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
19 |
Voleibol de praia: de pé na areia!
Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer diferenças e semelhanças entre o voleibol e o vôlei de praia. Vivenciar a modalidade vôlei de praia de forma lúdica e divertida, experimentando diferentes relações com o esporte, com o outro e com o próprio corpo. Ressignificar espaços estabelecendo novas formas ... 03/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10682 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
20 |
O jogo e o esporte Voleibol: As suas diferenças
Ensino Fundamental Final | Educação Física Diferenciar os objetivos do jogo no esporte e no lazer utilizando como referência o esporte Voleibol; 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4434 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
21 |
Saber nadar: uma questão de segurança e de possibilidades de esporte e lazer para o homem.
Ensino Médio | Educação Física Compreender o surgimento da natação; Vivenciar possibilidades práticas esportivas e de lazer proporcionando a adaptação ao meio aquático; Estimular de forma lúdica a vivencia no meio aquático objetivando a confiança e a auto-estima do aluno. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2849 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
22 |
Jogos e brincadeiras na água
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Reconhecer o meio aquático como forma de recreação e lazer. Vivenciar experiências do nadar utilizando de atividades recreativas na piscina. 08/11/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 101149 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
23 |
Caminhar – uma atividade física saudável e econômica.
Ensino Médio | Educação Física Compreender a importância do valor da caminhada no dia a dia do ser humano como atividade física econômica e de fácil execução; Valorizar a caminhada como atividade física aliada ao desenvolvimento sustentável; Caminhar em grupo como forma de atividade social; Identificar os b... 30/10/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 11354 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
24 |
Caminhando diferente - Educação Física
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Possibilidades de deslocamentos Variações das superfícies de apoio na caminhada e na corrida Melhorar a coordenação global 17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11676 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 14084 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!