Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Possibilidades de vivência crítica e emancipada do lazer

 

18/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo dessa coleção é mostrar como o lazer é uma alternativa para ser pensada também fora do contexto escolar. O lazer é um processo que se dá de maneira autônoma por parte dos indivíduos e que requer o reconhecimento de suas habilidades e capacidades físicas. Permite uma reflexão sobre a necessidade da presença do professor de educação física, sobre a maneira como o aluno pode se converter em um gestor de seu própio processo de aprendizado, de acordo com suas expectativas e necessidades físicas ao longo de sua vida. Começamos a sequência de aulas com o conceito de saúde e qualidade de vida. Nas aulas de 2 a 8, são apresentadas atividades que permitem a compreensão da importância do lazer na sociedade e sua relação com a cultura. Nas aulas de 9 e 10, os alunos aprenderão a organizar o tempo, relacionado com o lazer na internet e nos jogos de videogame. Com as aulas de 11 a 15, os alunos terão a oportunidade de conhecer, através de um projeto em conjunto com a comunidade, a importância das atividades de lazer na sociedade. A partir da aula 16, mostraremos atividades físicas que poderão ser utilizadas fora do contexto escolar, com o conhecimento aprendido na escola.

Autoria

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

Educacão física, educacão informal, autonomia, desenvolvimento físico, adaptação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Lista de aulas da coleção (24 aulas)
# Aula Autoria
1 Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr...

17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14260 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

2 As dimensões do lazer

Ensino Médio | Educação Física

Relacionar aspectos culturais e sócio-econômicos do lazer através das práticas corporais.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7053 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 A importância do Lazer no dia-a-dia.

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Biologia

Conceituar e definir o que é lazer;   Refletir sobre a importância do lazer para a saúde física e psíquica do indivíduo; Discutir sobre as diferentes formas de lazer, e sobre aquelas que não envolvem gastos financeiros.

22/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24666 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

4 O lazer e a qualidade de vida.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de entender as dimensões que perpassam o lazer para a aquisição da qualidade de vida.

02/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5344 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

5 O lazer e a interação social: a atividade física.

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as relações entre o lazer e as práticas corporais na sociedade atual, salientando os jogos e as brincadeiras.

27/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9115 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

6 Lazer: conhecendo mais sobre os colegas.

Ensino Médio | Educação Física

- Conhecer as principais manifestações do lazer na sociedade. -Dialogar sobre práticas tidas como “unânimes” para o lazer e pensar em possibilidades. -Trocar experiências sobre as principais maneiras de se vivenciar o lazer, conhecendo mais sobre os colegas e do que gostam de ...

24/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7064 acesso(s)

Tiago Felipe da Silva

COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA

NOVA LIMA MG

Educação Física

7 Bem Estar, Saúde, Qualidade de Vida e Cotidiano

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

1) Avaliar a importância de uma vida saudável   2) Identificar hábitos saudáveis relacionados ao sono, à higiene, alimentação e ao lazer 3) Avaliar a importância de hábitos saudáveis para o bem estar no cotidiano 4) Relacionar ciência, tecnologia, saúde e cotidiano

01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 111967 acesso(s)

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

8 Lazer: equipamentos de lazer da cidade.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- Conhecer os diversos tipos de “equipamentos de lazer” presentes na cidade e região em que os alunos se inserem. - Conhecer conceitos básicos de equipamentos de lazer. - Conhecer diversas possibilidades presentes na cultura que os alunos poderão vivenciar no tempo de lazer no...

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18994 acesso(s)

Tiago Felipe da Silva

COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA

NOVA LIMA MG

Educação Física

9 Jogos de Videogames: um vício ou apenas um lazer?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

A influência dos jogos de videogame na vida dos adolescentes: aspectos positivos e negativos; A importância dos jogos de videogame como meio de lazer, mas também o quanto este, em excesso, pode afetar a vida social e educacional dos adolescentes;   Como reconhecer que os jogos...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7267 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

10 Internet: Um vício?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

A Internet e a sua importância no cotidiano da vida humana, seja como meio de lazer, para o trabalho ou pesquisas de âmbito escolar; Quando a Internet deixa de ser uma ferramenta de lazer ou para a realização de algum trabalho e se torna um vício; A importância de realizar ati...

25/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32076 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

11 Lazer: uma pesquisa em minha escola

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Compreender o que é lazer e sua influência na vida cotidiana da comunidade escolar; Pesquisar o conceito, o sentido e o significado do lazer, bem como sua relação e interferência na vida cotidiana das pessoas; Avaliar qual é a interferência do lazer na qualidade de vida das pe...

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16539 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

12 Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 1)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Médio | Educação Física

Compreender as etapas do planejamento elaborado pelo professor; Mapear áreas próximas à escola para a prática de atividade física; Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade contemporânea e sua relevância para a integração da comunidade escolar.

11/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8540 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

13 Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 2)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Médio | Educação Física

Selecionar uma área/terreno no entorno da escola para a realização de um evento de lazer para a comunidade escolar; Selecionar uma ou mais atividades físicas para compor o evento de lazer para a comunidade escolar; Compreender a importância das atividades de lazer na sociedade...

10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5839 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

14 Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 3)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Compreender as principais regras, o histórico e o funcionamento geral da modalidade Corrida de Orientação; Compreender a importância das atividades de lazer para a integração da comunidade escolar.

21/01/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7444 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

15 Mapeando o entorno da escola: um Projeto de Lazer para a Comunidade Escolar (Aula 4)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Confeccionar os objetos necessários para a prática da corrida de orientação; Identificar as necessidades na produção do evento para a comunidade escolar; Criar estratégias para divulgar o evento na escola e fora dela; Mobilizar a comunidade escolar para o grande evento de Corr...

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5786 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

16 Atividade Física a Qualquer Hora

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente; Organizar o tempo para a prática desportiva; Adequar espaços para a prática de esportes físicos; Valorizar a prática da atividade física.

22/08/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 9408 acesso(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

17 O jogo/lazer e o esporte Futebol: As diferenças existentes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Diferenciar os objetivos do jogo/lazer e do esporte utilizando como referência o esporte Futebol;

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3327 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

18 Recriações do esporte - Voleibol

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O aluno poderá aprender com essa aula que o esporte, dentre eles, o voleibol, é uma construção social, em que os sujeitos criam e modificam suas práticas de acordo com suas vontades e necessidades. Além disso, poderá ressignificar os espaços da escola e ampliar as possibilidad...

28/09/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 15006 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

19 Voleibol de praia: de pé na areia!

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer diferenças e semelhanças entre o voleibol e o vôlei de praia.   Vivenciar a modalidade vôlei de praia de forma lúdica e divertida, experimentando diferentes relações com o esporte, com o outro e com o próprio corpo.    Ressignificar espaços estabelecendo novas formas ...

03/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10682 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

20 O jogo e o esporte Voleibol: As suas diferenças

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Diferenciar os objetivos do jogo no esporte e no lazer utilizando como referência o esporte Voleibol;

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4434 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

21 Saber nadar: uma questão de segurança e de possibilidades de esporte e lazer para o homem.

Ensino Médio | Educação Física

Compreender o surgimento da natação; Vivenciar possibilidades práticas esportivas e de lazer proporcionando a adaptação ao meio aquático; Estimular de forma lúdica a vivencia no meio aquático objetivando a confiança e a auto-estima do aluno.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2849 acesso(s)

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

22 Jogos e brincadeiras na água

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Reconhecer o meio aquático como forma de recreação e lazer. Vivenciar experiências do nadar utilizando de atividades recreativas na piscina.

08/11/2009 Quatro estrelas 15 comentário(s) 101149 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

23 Caminhar – uma atividade física saudável e econômica.

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a importância do valor da caminhada no dia a dia do ser humano como atividade física econômica e de fácil execução; Valorizar a caminhada como atividade física aliada ao desenvolvimento sustentável; Caminhar em grupo como forma de atividade social; Identificar os b...

30/10/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 11354 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

24 Caminhando diferente - Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Possibilidades de deslocamentos Variações das superfícies de apoio na caminhada e na corrida Melhorar a coordenação global

17/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11676 acesso(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 14084 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.