Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Como trabalhar com os alunos a correlação entre o meio ambiente, saúde e os princípios do desenvolvimento sustentável?

 

25/10/2011

Ficha Técnica
Descripción

Tendo em vista os problemas ambientais atuais e seus impactos na saúde e bem-estar da população, faz-se necessário repensar uma nova forma de desenvolvimento, que preserve o meio ambiente, rompa com a acumulação e concentração de capital para poucos e se baseie na cooperação, na solidariedade, beneficiando a todos. Nessa perspectiva, organizamos uma coleção que trabalhe com os alunos a conscientização sobre os problemas ambientais criados pelo homem, as conseqüências para sua saúde e a importância da comunidade se organizar para viver segundo os princípios do desenvolvimento sustentável. Assim, a primeira aula introduzirá o tema, conduzindo os alunos a refletirem sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente. Na sequência, as aulas 2 a 6 foram escolhidas com o intuito de alertar os alunos sobre alguns problemas ambientais (construção de hidrelétricas, desmatamentos e queimadas, poluição do ar, enchentes) causados pelo homem. Para favorecer que os alunos consigam relacionar meio ambiente e saúde, selecionamos a aula 7 que irá trabalhar os conceitos de saúde e ambiente, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além disso, essa aula apresentará algumas possíveis doenças decorrentes da má higiene ambiental. Dando continuidade, o professor poderá explorar os problemas gerados pelo lixo produzido e acumulado pelo homem, como mais um fator de agressão ao meio ambiente. Assim, as aulas 8, 9, 10 e 11 abordarão essa questão e ajudarão os alunos a compreenderem a importância da coleta seletiva de lixo e os benefícios da reciclagem para a preservação do ambiente e para a saúde da população. Para introduzir a discussão sobre desenvolvimento sustentável, sugerimos a aula 12 que viabilizará a compreensão inicial do conceito sustentabilidade. As aulas seguintes, de 13 a 19, darão continuidade à exploração do tema, abordando: práticas de sustentabilidade cotidianas; a relação entre consumo e sustentabilidade; o desperdício de alimentos; a agricultura orgânica, como forma de sustentabilidade. As próximas aulas trabalharão a relação entre sustentabilidade e felicidade (aula 20) e sustentabilidade e solidariedade (aula 21). Por fim, as aulas 22 e 23 auxiliarão no fechamento do tema, propondo ações de mudança de postura e atitudes para a preservação do meio ambiente.

Autoría

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palabras clave

meio ambiente, saúde, desenvolvimento sustentável, criança, sociedade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Lista de clases de la colección (23 clases)
# Clase Autoría
1 Como ilustrar para os alunos a relação existente entre o Meio Ambiente e a qualidade de vida? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Reconhecer que os seres humanos fazem parte do Meio Ambiente; Compreender que as ações dos seres humanos provocam impactos no Meio Ambiente; Conhecer a relação existente entre Meio Ambiente e qualidade de vida; Conscientizar-se da importância de atitudes positivas para a melho...

23/09/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 8914 visita(s)

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

2 INTERFERÊNCIA DO HOMEM NA NATUREZA E OS PREJUÍZOS PARA AS COMUNIDADES LOCAIS

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Conhecer os problemas ambientais causados por hidrelétricas e outras indústrias construídas pelo homem. 2) Discutir propostas para lidar com os problemas ambientais e sociais decorrentes da interferência do homem na natureza. 3) Conscientizar-se da importância da preservaçã...

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 22473 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 DESMATAMENTO E QUEIMADAS: ONDE VAMOS PARAR?

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Entender que o desmatamento e as queimadas aceleram a degradação do meio ambiente e prejudicam a saúde das pessoas. 2. Analisar os impactos que o desmatamento e as queimadas vêm causando na Amazônia e em outras partes do país. 3. Conhecer e participar de ações de prevenção ...

03/02/2011 Três estrelas 2 comentario(s) 98239 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 POLUIÇÃO DO AR: EFEITOS NO AMBIENTE E NA SAÚDE HUMANA

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Compreender o que significa poluição atmosférica no contexto atual. 2.Elencar e discutir sobre os fatores que provocam a crescente poluição do ar. 3.Reconhecer e analisar os efeitos da poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde das pessoas. 4.Conhecer e divulgar ações ...

03/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 56474 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

5 INUNDAÇÕES: PROBLEMA VIVIDO PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Listar as cidades e regiões brasileiras que sofreram inundações durante o ano de 2010.  Discutir sobre as causas das enchentes em cada região, localidade e cidade;    Supor quais são as medidas necessárias para evitar que as forças da água tragam prejuízo à saúde humana, risco...

07/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3542 visita(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

6 Enchentes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1 Provocar um debate a respeito das enchentes que ocorreram no país nos últimos tempos, 2 Identificar as causas das enchentes no nosso país e possíveis problemas ocasionados, 3 Identificar possíveis contribuições do homem para minimizar os impactos das enchentes nos ambientes,...

09/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6463 visita(s)

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

7 Higiene ambiental e saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar as condições do ambiente que favorecem a saúde e aquelas que comprometem uma vida saudável; Investigar doenças que estejam relacionadas a uma má higiene ambiental. Valorizar e adotar hábitos saudáveis agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e a saúde col...

21/09/2010 Cinco estrelas 6 comentario(s) 65528 visita(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 Lixo: Desenvolvendo atitudes responsáveis- UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir o que é lixo; observar os diferentes tipos de lixo; realizar campanhas de conscientização; compreender e conhecer o destino do lixo; bem como construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo.

30/05/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 5129 visita(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Lixo e Natureza não combinam!

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as consequências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componen...

16/02/2009 Quatro estrelas 56 comentario(s) 114659 visita(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

10 Coleta seletiva do lixo: importância e desafio

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

1.Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo. 2.A elaborar e implantar um projeto de coleta seletiva na escola. 3.Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade.

13/01/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 72585 visita(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

11 O LIXO QUE VIRA LUXO: APRENDENDO A RECICLAR

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Conhecer maneiras diferentes de coletar o lixo. 2) Conscientizar-se da importância da coleta seletiva do lixo para o reaproveitamento dos resíduos. 3) Conhecer o trabalho de indústrias de reciclagem de lixo. 4) Experimentar a prática de reciclagem na escola.

03/02/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 40024 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos/as nós. - Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia. - Desenvolver valores e atitudes que contribuam para a preservação do Planeta Terra.

16/12/2009 Quatro estrelas 9 comentario(s) 53518 visita(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

13 Sustentabilidade hoje!

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Conscientizar-se sobre a preservação do meio ambiente. Conhecer práticas simples de sustentabilidade no dia-a-dia.

10/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 12828 visita(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE

14 Sustentabilidade no nosso cotidiano

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Ensino Médio | Biologia

O aluno poderá aproximar e transpor os grandes temas de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o seu próprio cotidiano, tornando possível uma maior inclusão e responsabilidade dos mesmos, com situações básicas do dia-a dia como consumo de água, emissão de CO2 e geração de lixo ...

19/06/2009 Quatro estrelas 11 comentario(s) 52765 visita(s)

Deborah Santos Prado

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Biologia

15 Por um mundo sustentável

Ensino Fundamental Final | Geografia

· Aprofundar a temática do desenvolvimento sustentável; · Analisar e debater os sete pontos da sustentabilidade de acordo com relatório da Comissão Europeia: A Lei do Desenvolvimento Sustentável – Princípios Gerais, 1992; · Desenvolver a criatividade através da elaboração de m...

07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 19991 visita(s)

Leandro Faber Lopes

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

16 Consumo e sustentabilidade

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Geografia

Pesquisar e conhecer os diversos modos de  consumismo, e como isto interfere no equilíbrio ambiental. Analisar o comportamento humano frente ao consumo.   Promover ações que gerem a responsabilidade ambiental, para refrear o consumismo desenfreado e permitir o equilíbrio ambie...

13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 42762 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

17 CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Rever hábitos alimentares. - Contribuir com a redução de desperdício da matéria orgânica. - Defender o aproveitamento dos alimentos antes de irem para o lixo. - Considerar as possibilidades pessoais de enfrentamento das questões sócio-ambientais.

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 6393 visita(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

18 DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Considerar o desperdício de alimentos como uma responsabilidade social que deve ser assumida pela população. 2) Entender o compromisso de todos, inclusive das crianças na luta contra o desperdício de alimentos. 3) Perceber ações inadequadas da população no que se refere ao ...

03/02/2011 Quatro estrelas 6 comentario(s) 47385 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

19 Agricultura orgânica: uma alternativa viável de sustentabilidade

Ensino Médio | Geografia

Deverá ser retomado o conceito de sustentabilidade. O professor deverá trabalhar com os alunos o conceito de agricultura orgânica. Os alunos deverão ao final do trabalho proposto, conhecer formas similares de agricultuta alternativa; relacionar a agricultura orgânica à sustent...

22/02/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 11549 visita(s)

Rosângela Nasser Ganimi

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

20 SUSTENTABILIDADE RIMA COM FELICIDADE

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Valorizar as questões ambientais acima dos interesses econômicos. - Perceber que a felicidade que todos almejam pode estar vinculada a uma vida simples. - Implementar mudanças de atitude no cotidiano visando à sustentabilidade ambiental.

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 9742 visita(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

21 SOLIDARIEDADE E SUSTENTABILIDADE CAMINHAM DE MÃOS DADAS.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Compreender o conceito de solidariedade. - Reconhecer a inter-relação entre solidariedade e sustentabilidade. - Identificar a solidariedade presente nos pequenos gestos.- Desenvolver valores solidários.

16/12/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 11245 visita(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

22 Ambiente: Salvar o planeta depende de nós

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  Identificar a situação ambiental da sua localidade ;  Construir a consciência de  proteção e preservação do ambiente e a relação dessas atitudes com a qualidade de vida e de  saúde;  Produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as caracter...

18/10/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 40003 visita(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

23 Educação Ambiental para o ambiente ou para o ser humano?

Educação Escolar Indígena | Ciências

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Promover um ambiente de aprendizagem e de mudanças de comportamentos. Fortalecer discussões a respeito do meio ambiente. Articular possíveis soluções para a preservação do meio ambiente.

31/05/2010 Quatro estrelas 6 comentario(s) 31651 visita(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 3493 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.