25/10/2011
Esta coleção é composta por 44 aulas de Teatro, e visa conhecer a história, características e função social dessa arte efêmera como área de conhecimento. As aulas de 1 a 8 conceituam a história do teatro do mundo, sua origem e abordam como trabalhar os elementos dessa linguagem com os alunos: texto, personagem, cenário, figurino, maquiagem, adereço, coxia, iluminação e sonoplastia, além de conhecer a vida e obra de Ana Maria Machado que contribuiu na escrita de textos dramáticos para o Teatro Infantil no Brasil. As aulas 9 e 10 visam criar e perceber formas de elaborar a expressão dramática, a partir das vivências do jogo simbólico propostos pelo grupo, ampliando as possibilidades expressivas do corpo através da ludicidade. As aulas 11 a 16 tratam dos conceitos da narrativa teatral, visa pesquisar, ler e escrever textos dramáticos a partir da literatura infantil. As aulas 17 e 21 abordam os jogos teatrais propostos por Viola Spolin, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê, através da improvisação, busca resolver um problema (foco) lançado pelo grupo ou professor e possibilita os alunos vivenciarem diferentes tipos de papéis. As aulas 22 a 27 abordam conhecer vida e obra de Shakespeare, ler e interpretar as obras Romeu e Julieta e Conto do inverno, busca refletir sobre a injustiça e a importância do diálogo nas relações cotidianas. As aulas 28 a 39 conceituam a história do teatro de animação, sua origem e características, e abordam os diferentes tipos dessa linguagem, como: bonecos (fantoches), máscaras e sombras, que representam o homem, animal ou ideias, utilizando várias possibilidades a nível técnico, como luzes, som e projeção de imagens. As aulas 40 a 41 visam compreender o teatro como uma ferramenta de inclusão social, possibilitando um exercício de cidadania. As aulas 42 a 44 despertam a imaginação dos alunos por meio da mitologia e lendas, incentiva a leitura e desenvolve sentimentos e sensações através da estrutura dramática. As aulas dessa coleção possilibitam a interdiciplinaridade, articulando diferentes áreas de conhecimentos, tais como: artes cênicas, artes plásticas, língua portuguesa, matemática, ciências naturais e história.
Nayde Solange Garcia Fonseca - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
Expressão dramática, teatro, jogos teatrais, teatro de animação, dramatização.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Conhecendo a sua história
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: Conhecer sobre a história do Teatro no mundo: origem, características mais marcantes e peculiaridades; Conhecer a organização do Teatro: os elementos (cenário, figurino, palco, coxia, ... 18/09/2009 Três estrelas 3 comentario(s) 13424 visita(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo este espaço
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Conhecer a estrutura de um teatro, seus espaços e suas funções; • Conhecer pessoas que atuam nesse ambiente; 18/09/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 7336 visita(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
O teatro na sala de aula
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Compreenda o modo de organização e a função social do gênero textual: “peças teatrais”; Compreenda globalmente o texto lido; Use a língua de acordo com a situação focalizada, empregando os recursos linguísticos adequados. 16/11/2010 Cinco estrelas 10 comentario(s) 167371 visita(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
4 |
O teatro na escola
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver habilidades manuais. Desenvolver a expressão vocal. Exercitar a socialização, a criatividade, a coordenação motora e a memorização. 18/09/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 16894 visita(s) |
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
Contos de fadas: histórias atrapalhadas - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Ética Ouvir histórias lidas e ou contadas pelo professor, de forma interativa, interpretando-as. Ampliar o vocabulário. Identificar vários contos de fadas, através de imagens. Reconhecer as características próprias de cada história. Criar, oralmente e ou por escrito, histórias compl... 20/06/2011 Quatro estrelas 12 comentario(s) 68708 visita(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
O teatro como espaço cultural: um passeio pelos teatros de nossa cidade
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa As crianças do Ensino Fundamental Inicial poderão com esta aula: Perceber o teatro como um espaço diferente do circo e do cinema; conhecer alguns dos recursos do teatro (iluminação, mesa de som, palco, camarim, poltronas); destacar a função do teatro como espaço cultural em n... 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9757 visita(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
MARIA CLARA MACHADO: O TEATRO INFANTIL
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita O aluno, na faixa etária dos cinco anos, poderá: Conhecer a vida e a obra de Maria Clara Machado; Conhecer o contexto social de Minas gerais na época em que o autora nasceu; Conhecer a culinária mineira; Encenar uma de suas peças. 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 14035 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
Dos Contos de Fada à Idade Média
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa As crianças na faixa etária de 6 anos de idade poderão com esta aula: Escutar contos de fada, apreciando a leitura feita pelo professor. Gostar de ler e ouvir contos de fada. Perceber aspectos da vida cotidiana (alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião, et... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17487 visita(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
9 |
Cara de palhaço, pinta de palhaço, tipo de palhaço!
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de circo (palhaçadas/ clown) os alunos poderão descobrir, criar e exercitar novas formas de linguagem, além da linguagem oral, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e dos próprios movimentos; poderão criar personagens para eles mesmos e brincar com outra ... 03/01/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 44119 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
O CAVALO – A magia do faz-de-conta
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Compreender a sequência dos fatos ocorridos no filme; Respeito as regras e combinados durante o jogo simbólico; Elaborar e construir os elementos teatrais: texto, cenário, figurino e música; Vivenciar o jogo simbólico proposto pelo grupo. 30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 10118 visita(s) |
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
Vamos escrever um roteiro de teatro?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer os elementos que compõem uma narrativa teatral; Escrever uma peça teatral; Desenvolver a criatividade através da elaboração de um roteiro teatral. 15/06/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 103675 visita(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL |
12 |
Contando Histórias
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Tomar gosto pela leitura através de contos infantis. 01/12/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 11241 visita(s) |
Equipe Maura Barros |
13 |
Construindo uma história... Ou melhor, um espetáculo!!
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com esta aula as crianças do ensino Fundamental inicial deverão: Definir os elementos que constituem uma narrativa teatral; conhecer os elementos necessários à construção dos cenários e figurinos; registrar a vivência teatral por meio da oralidade, escrita e desenho. 21/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10329 visita(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
Interpretação de peças de teatrais.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar a habilidade de produção textual. Ampliar as habilidades de leitura por meio da leitura do texto de teatro. Ampliar a capacidade de registro e de revisão da própria escrita. 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 38601 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
15 |
Musical: a elaboração do enredo da história
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Promover situações de leitura e de escrita de enredos de histórias. Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso do musical “O Fantasma da Ópera”. Perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, ... 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10913 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
16 |
“Pedro e o Lobo”: atividades de reconto e de retextualização
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Por meio da sequência de aulas que será apresentada, o aluno poderá: Reconhecer ideias principais e secundárias que se encontram presentes tanto no conto Pedro e o Lobo, quanto em vídeos do teatro mudo analisados. Transcrever uma história de um contexto sonoro e imagético par... 18/05/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 22393 visita(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
Jogos teatrais
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Participar de jogos de dramatizações combinados coletivamente. Vivenciar os jogos teatrais através da improvisação, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê. Vivenciar diferentes tipos de papéis. I... 21/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 24333 visita(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
18 |
AS FÁBULAS E OS JOGOS TEATRAIS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: Ler fábulas; Vivenciar os jogos teatrais. 19/11/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 36617 visita(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
19 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando o jogo teatral
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão vivenciar a experiência dos jogos teatrais. 18/09/2009 Quatro estrelas 11 comentario(s) 59380 visita(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
20 |
Brincando de baile medieval
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula: Participar de jogos de dramatizações combinados coletivamente. Vivenciar os jogos teatrais por meio da improvisação, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê. Vivenciar diferen... 26/08/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6793 visita(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
21 |
USANDO O CORPO E A VOZ
Ensino Fundamental Inicial | Artes Identificar os personagens reais e ficcionais presentes nas histórias do escritor Monteiro Lobato; Observar e criar (improvisar) gestos e movimentos dos personagens e animais, atentando para o tempo e o espaço; Representar os personagens do Sítio do Picapau Amarelo (Emília, Vi... 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 9192 visita(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
Romeu e Julieta: um amor impossível
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer a história de Romeu e Julieta. Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta. Produzir texto narrativo Conhecer outras versões da história de Romeu e Julieta. 17/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 35805 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
23 |
UCA: Romeu e Julieta: um amor impossível
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Primeiro Objetivo Conhecer a história de Romeu e Julieta. Segundo Objetivo Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta. Terceiro Objetivo Produzir texto narrativo Quarto Objetivo Conhecer outras versões da história de Romeu e J... 02/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11601 visita(s) |
JULIANO VARELLA DE CARVALHO Centro Universitário Feevale NOVO HAMBURGO RS Informação e Comunicação |
24 |
Dramas e Tragédias: Reescrevendo Shakespeare
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer as obras de Shakespeare; Identificar os sentimentos de raiva, inveja, amor, solidariedade, ciúme através dos dramas vividos pelos personagens da história; Vivenciar o jogo teatral através de brincadeiras; Vivenciar práticas de leitura e escrita. 16/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 17843 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
25 |
Conto do inverno: uma tragédia com final feliz
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer e recontar a história de Shakespeare ( conto do inverno) Refletir sobre a injustiça e a importância do diálogo; Vivenciar a narrativa através da representação; Produzir texto narrativo; Desenvolver práticas de leitura; Desenvolver práticas de escrita. 17/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 20704 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
26 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: conhecendo Romeu e Julieta
Ensino Fundamental Inicial | Artes Com esta aula os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Conhecer a obra “Romeu e Julieta” William Shakespeare; • Conhecer a importância de William Shakespeare para a história do teatro. 18/09/2009 Cinco estrelas 5 comentario(s) 25914 visita(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
27 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: vivenciando Romeu e Julieta
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão: • Vivenciar, através dos jogos teatrais, as principais cenas da obra Romeu e Julieta, de William Shakespeare; • Participar como ator e como platéia das vivências propostas. 18/09/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 6734 visita(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
28 |
TEATRO DE MÁSCARAS
Ensino Fundamental Inicial | Artes Contextualizar a história do Teatro. Confeccionar máscaras. Ler e interpretar imagens. 14/07/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 20004 visita(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
29 |
O TEATRO NA INFÂNCIA: UM VERDADEIRO ELEMENTO DE APRENDIZAGEM - Confeccionando máscaras
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 6 a 8 anos, poderão confeccionar máscaras de papel, materializando assim, o símbolo do Teatro. 18/09/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 10781 visita(s) |
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
30 |
A lenda do SACI e o teatro de fantoches
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as diferentes formas que pode ser ilustrado o Saci; Conhecer algumas lendas das regiões brasileiras; Confeccionar um teatro de fantoches; Contar uma lenda através do teatro de fantoches. 13/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 25663 visita(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS EDUCAÇÃO INFANTIL |
31 |
Dramatizando fábulas: o teatro de fantoches
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Recontar fábulas por meio do texto dramático; • trabalhar expressão vocal e desenvolver habilidades manuais. 04/09/2009 Quatro estrelas 14 comentario(s) 94253 visita(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
32 |
Luz e sombras
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • O que é sombra e o como ela se forma; • Observar sombras produzidas pela luz do Sol, no ambiente; 19/10/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 45154 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
33 |
As sombras e a posição do Sol no céu
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Produzir sombras utilizando fonte de luz artificial; • Estabelecer relação entre a posição da fonte de luz e a variação no tamanho e na direção da sombra. 28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 85338 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
34 |
As sombras: desvendando seus contornos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com as aulas propostas o aluno poderá observar e conhecer a sombra de cada colega da turma, descobrir a localização da sombra dos alunos da turma devido à posição da luz, observar o contorno das sombras dos alunos em diferentes posições, desenvolver a percepção visual, descobr... 19/10/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 57885 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
35 |
Sombras que viram histórias I
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Aprender como fazer uma pesquisa, como seleção de informações e síntese. - Organizar uma apresentação oral para informar suas descobertas aos colegas da turma. - Criar sombras com as mãos ou bonecos de varas. 08/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5780 visita(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
36 |
Sombras que viram histórias II
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Ouvir uma história e imaginar as cenas. - Apresentar uma história de teatro de sombras. 14/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6455 visita(s) |
Lucia Fernanda da Silva COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
37 |
Caixa das sombras: diversão com imagens
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Relacionar a linguagem visual com a linguagem escrita. • Escrita de palavras: nomes dos animais. 05/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 12395 visita(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
38 |
TEATRO DE SOMBRAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer a história do teatro de sombra. Identificar obras artísticas em diferentes acervos. Vivenciar uma apresentação teatral. 18/11/2010 Três estrelas 7 comentario(s) 71706 visita(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
39 |
Os Elementos da Narrativa no Teatro de Sombras
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, espera-se que ao fim das aulas propostas sejam alcançados os seguintes objetivos: Produzir textos a partir de estruturas já conhecidas, utilizando os elementos da narrativa. Praticar o processo de retextualização - escrita e revisão - a partir do texto produzido, ve... 06/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 14727 visita(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
40 |
APRENDENDO A INCLUIR POR MEIO DO TEATRO
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Expressar seus sentimentos e idéias por meio da representação de papéis. b) Valorizar as diversas manifestações artísticas, dentre elas o teatro, enquanto um recurso importante para a formação humana. c) Usar a imaginação para criar histórias curtas, porém com sentido, pass... 17/05/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 9040 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
41 |
O som do silêncio - Educação Especial
Educação Infantil | Arte Visual Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Apresentar aos alunos a possibilidade de se contar histórias usando o próprio corpo como ferramenta. Recortar trechos dos textos escolhidos para criar o roteiro da peça de teatro. Propiciar aos alunos um melhor entendimento das diferenças que os alunos com necessidades especia... 24/08/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 18867 visita(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
42 |
A ARTE IMITA A VIDA: A IMPORTÂNCIA DO TEATRO NA FORMAÇÃO HUMANA
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Perceber que o teatro pode ser utilizado como um meio de denunciar situações e fatos do cotidiano. 2) Compreender o teatro como um instrumento de inclusão de pessoas. 3) Identificar sensações e emoções vivenciadas por meio do teatro. 05/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16930 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
43 |
Quem tem medo do bicho papão?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Despertar a imaginação dos alunos por meio do conto infantil sobre o Bicho Papão, incentivar a leitura por meio das histórias em quadrinhos e desenvolver a expressão e comunicação dos alunos por meio do teatro. 23/04/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 9778 visita(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
44 |
A explicação do surgimento do universo na mitologia greco-romana.
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender o que é mitologia Ouvir, pesquisar e contar mitos Conhecer os mitos (grego e romano) que explicam o surgimento do universo 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8116 visita(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 calificaciones - 30070 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!