31/10/2011
Esta coleção é composta por aulas que privilegiam o uso de problemas como recurso para construir conceitos relativos ao tema. Aula 1 utiliza a história da matemática como recurso para que os alunos, conhecendo a origem da equação do 1º grau, percebam que as equações surgiram a partir da necessidade da resolução de problemas de forma mais ágil e eficaz. As aulas 2 e 3 utilizam o recurso da balança para associar o equilíbrio da balança ao conceito de equivalência. A aula 4 tem como objetivo desenvolver a habilidade do cálculo mental a partir de substituições numéricas em expressões dadas. A aula 5 utiliza um problema para a investigação de estratégias para a resolução de equações do primeiro grau. As aulas de 6 a 11 objetivam apresentar atividades que buscam explorar problemas contextualizados envolvendo equações. As aulas de 12 a 15 trabalham a resolução de sistemas de equações do 1º grau e suas aplicações.
MARIA DE FATIMA DOS SANTOS GALVAO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
equações, álgebra
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
# | Clase | Autoría |
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1 |
Equação do 1º grau: um pouco de História
Ensino Fundamental Final | Matemática Conhecer a história da origem da equação do 1º grau. Compreender a importância dos símbolos matemáticos na representação de situações-problemas. Utilizar símbolos matemáticos para representar diferentes situações-problemas. Conceituar equação do 1º grau. 26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 19913 visita(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
2 |
Equações por noção de equilíbrio.
Ensino Fundamental Final | Matemática - Compreender o conceito de equação utilizando a noção de equilíbrio. - Estabelecer relações do conteúdo com outros da matemática e no seu cotidiano. - Resolver problemas que envolvam o conhecimento de equações do 1º grau. 08/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5929 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
3 |
Utilizando balanças no estudo das equações do 1o grau.
Ensino Fundamental Final | Matemática •Associar o equilíbrio da balança (igualdade de quantidades) às equações; •Explorar as mudanças que ocorrem nas equações sem alterar a igualdade dos seus membros: acrescentar ou tirar números iguais aos dois membros; duplicar, triplicar; etc.; as quantidades nos dois membros; ... 03/01/2012 Quatro estrelas 9 comentario(s) 21246 visita(s) |
Wescley Well Vicente Bezerra SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL BRASILIA DF Matemática |
4 |
Máquina de expressões
Ensino Fundamental Final | Matemática Calcular substituições numéricas em expressões dadas. 13/08/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 5423 visita(s) |
Rita Santos Guimarães COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS CAMPINAS SP Matemática |
5 |
Equação do 1º grau: resolução
Ensino Fundamental Final | Matemática § Utilizar a Resolução de Problemas para introduzir a resolução de equações; § Utilizar as operações inversas para resolver a equação do 1º grau; § Resolver equações. 26/11/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 10920 visita(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
6 |
EQUAÇÃO DO 1º GRAU E A INTERDISCIPLINARIDADE
Ensino Fundamental Final | Matemática Identificar os elementos que constituem uma equação. Relacionar o conteúdo a problemas do cotidiano e em situações interdisciplinares. Utilizar símbolos matemáticos para representar problemas do cotidiano em situações interdisciplinares. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12848 visita(s) |
Marcia Aparecida Mendes ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Matemática |
7 |
Ditado Matemático
Ensino Fundamental Final | Matemática Com essa aula o aluno terá a oportunidade de desenvolver a habilidade de interpretar e traduzir frases que podem ser representadas na linguagem matemática. O intuito é fornecer condições para que posteriormente o aluno seja capaz de extrair corretamente dados de problemas rela... 02/12/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 7898 visita(s) |
Karina da Conceição Batista ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Matemática |
8 |
Pensando algebricamente
Ensino Fundamental Final | Matemática Compreender a formação de regularidades por meio de propriedades geométricas elementares. Explorar os significados e a compreender os conceitos de generalização, formação de regularidades e a constituição das relações entre grandezas. Expressarem matemática e geometricamente r... 16/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5679 visita(s) |
Equipe Gilian |
9 |
Equações e a Fórmula 1: o que elas têm em comum?
Ensino Fundamental Final | Matemática - Identificar situações-problema onde para suas resoluções pode-se utilizar o conceito de Equação do 1º Grau; - Desenvolver o algoritmo para regra de três simples; - Conversão de Unidades de Medidas, por exemplo: metros em quilômetros; quilômetros em metros; - Entender o signi... 22/01/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5463 visita(s) |
JUCIMARA BAPTISTA BATISTA ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF PRESIDENTE PRUDENTE SP Alfabetização |
10 |
Oficina de resolução de problemas sobre equações
Ensino Fundamental Final | Matemática O aluno poderá desenvolver suas habilidades de interpretação e resolução de problemas. 02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6530 visita(s) |
Karina da Conceição Batista ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Matemática |
11 |
Operando algébrica e aritmeticamente
Ensino Fundamental Final | Matemática - Compreender as relações entre aritmética e álgebra. 23/06/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 5869 visita(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
12 |
Desafios com sistemas de equações do 1º grau
Ensino Fundamental Final | Matemática Identificar, modelar e resolver sistemas de equações do 1º grau e problemas a partir de campeonatos e jogos no computador e verificar suas soluções. 19/06/2009 Três estrelas 7 comentario(s) 39299 visita(s) |
Hosana Jéssica Batista SARRION MONSENHOR PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
13 |
Sistema de equações de 1º grau a duas variáveis: relação entre representação algébrica e geométrica
Ensino Fundamental Final | Matemática Compreender que a solução de um sistema de equações de primeiro grau com duas variáveis é o ponto do plano cartesiano (x, y) que ao mesmo tempo satisfaz ambas as equações e está representado pela intersecção das retas. 30/11/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 15236 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
14 |
Resolução de Sistemas de Equações no CAp UFRJ: Método da Adição – Uma Nova Abordagem
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Quando uma equação é multiplicada por um número real, diferente de zero, sua solução não muda. Ao somar duas equações de um sistema, uma 3ª equação é gerada e pode ser agregada às do sistema inicial preservando sua solução. Um sistema de equações de 1º grau pode ser resolvido ... 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6712 visita(s) |
Leticia Guimarães Rangel COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
15 |
Você está no sistema?
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Representar situações usando sistema de equações de duas variáveis. Conhecer dois métodos de resolução de sistemas de equações. 23/01/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 3787 visita(s) |
Rita Santos Guimarães COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS CAMPINAS SP Matemática |
Sem estrelas 0 calificaciones - 23576 visita(s)
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