21/10/2011
O objetivo desta coleção é descrever as três leis da mecânica clássica postuladas por Newton, e possibilitar o reconhecimento de fenômenos e situações do cotidiano que podem ser compreendidos por estas leis. São apresentadas diversas aplicações das leis de Newton no uso de polias, conceito de impulso, queda de corpos e planos inclinados, bem como na prática de atividades esportivas e acessibilidade. Para atingir estes objetivos, a coleção inicia-se abordando as três leis de Newton conjuntamente (Aulas 1 e 2). Na sequência as leis são abordadas separadamente, sendo a primeira lei (Aulas 3 e 4), a segunda lei (Aula 5) e a terceira lei (Aulas 6 e 7). Para finalizar, são apresentadas aplicações das leis de Newton no estudo de forças em polias (Aula 8), no conceito de impulso (Aula 9), na queda de corpos (Aula 10), no estudo de planos inclinados (Aula 11), na física das atividades esportivas (Aula 12) e a acessibilidade (Aula 13).
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER - UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL - SP
leis de Newton, inércia, ação e reação
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Introduzindo conceitos físicos: as Leis de Newton
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Introduzir o ensino de Física. Engendrar a formulação dos conceitos físicos sobre as Leis de Newton. 14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 29478 visita(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
2 |
Leis de Newton
Ensino Médio | Física • Compreender as leis de Newton, identificar as leis de Newton em situações do cotidiano, resolver problemas de mecânica utilizando esses conceitos. 08/10/2008 Quatro estrelas 8 comentario(s) 63673 visita(s) |
ARNOLDO BRASILIO FILHO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
3 |
Entendendo nossos movimentos: Inércia
Ensino Médio | Física * Demonstrar que objetos em movimento, quando não há ação de forças externas, tendem a continuar em movimento. 16/02/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 12393 visita(s) |
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
4 |
Lei da Inércia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Analisar o movimento de uma partícula ou objeto na ausência de forças atuantes. Avaliar movimentos de objeto ou partícula quando a resultante de forças que atuam nele for nula. 10/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 11361 visita(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
5 |
Aplicação das leis de Newton
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física · Resolver problemas envolvendo principalmente a segunda Lei de Newton. · Avaliar situações onde se aplicam as leis de Newton. · Citar exemplos de aplicação das Leis de Newton. 25/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 15862 visita(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
6 |
A Física explicando um antigo ditado: Para toda ação temos uma reação!
Ensino Médio | Física * Terceira lei de Newton. 22/07/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 13785 visita(s) |
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
7 |
Ação e reação; é possível a existência de uma força única sem o aparecimento de outra?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Criticar cientificamente a possibilidade da existência de uma força única atuando em um objeto ou sistema. Certificar que o par de forças ação e reação atuam sempre em corpos diferentes. Compreender que aquele que exerce ação sempre recebe a reação. 10/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6423 visita(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
8 |
Polias
Ensino Médio | Física * Mostrar de que modo as polias podem ser usadas para economizar esforço. 19/01/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 26808 visita(s) |
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
9 |
Impulso
Ensino Médio | Física * Como calcular o impulso. 18/12/2008 Sem estrelas 0 comentario(s) 11003 visita(s) |
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
10 |
Quedas Iguais
Ensino Médio | Física O aluno compreenderá que o tempo de queda dos objetos não depende dos seus pesos. 27/01/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 26691 visita(s) |
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
11 |
Um estudo detalhado do Plano Inclinado.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física O que é um Plano Inclinado; Identificar o ângulo referente a esta inclinação; Definir as Forças que agem num plano inclinado; Aprender a decomposição da Força Peso. 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10415 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
12 |
O estudo da física nas atividades esportivas (Aula 1)
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Física Analisar os fenômenos físicos relacionados nas atividades esportivas; Estudar a física através de atividades lúdicas e Compreender e aplicar as fórmulas de física para analisar os gestos esportivos. 19/01/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 13575 visita(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
13 |
Acessibilidade e a Física: par perfeito!
Ensino Médio | Física Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | Matemática Ensino Médio | Sociologia * Plano inclinado. 22/07/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13030 visita(s) |
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
Sem estrelas 0 calificaciones - 12036 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!