Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A dança

 

17/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção propõe um olhar sobre a linguagem da dança no cotidiano escolar, tendo-a como uma possibilidade de enriquecimento no processo de ensino e aprendizagem. A compreensão do movimento através da dança deve estar associada ao universo pedagógico da Educação Física. Buscar uma prática pedagógica através da dança possibilita ao indivíduo expressar-se criativamente, tornando esta linguagem corporal transformadora. A dança então pode ser uma ferramenta preciosa para o indivíduo lidar com suas necessidades, desejos, expectativas e também servir como instrumento para seu desenvolvimento individual e social. Desta forma, a educação através da dança possibilita a formação de cidadãos com uma visão mais crítica, autônoma e participativa desta sociedade em que vivemos. As aulas de 1 a 9 abordam atividades que buscam relacionar a dança com as questões culturais, possibilitando que o aluno reflexione sobre a importância da dança nas aulas de educação física. Nas aulas 10 e 11 são apresentados os conceitos básicos da música relacionados com a dança. As aulas de 12 a 15 abordam a dança contemporânea como o balé clássico e a dança moderna, possibilitando ao professor estabelecer múltiplas relações com outras áreas do conhecimento, analisando, discutindo, refletindo e contextualizando seu papel na sociedade. Na sequência, as aulas de 16 a 17 apresentam a dança típica das festas juninas. As aulas de 18 a 23 propõem um planejamento sobre o tema das danças folclóricas no Brasil, resgatando os costumes, tradições e histórias. A coleção termina com a possibilidade de trabalhar com aulas de danças relacionadas à cultura nacional.

Autoria

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

dança, corpo, folclore, prática pedagógica, educação física

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Lista de aulas da coleção (32 aulas)
# Aula Autoria
1 O que é dança?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a dança enquanto elemento artístico-cultural presente nas mais diversas culturas e nos mais diversos períodos históricos da civilização. Conceituar o termo “dança”.  

11/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13960 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

2 A dança nos tempos atuais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Refletir sobre o fenômeno “dança” nos tempos atuais e a influência dos meios de comunicação. Discutir sobre a globalização e as suas conseqüências para a dança.

11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12645 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 As danças e os grupos sociais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Relacionar as diversas formas de dança com grupos sociais existentes. Relacionar a dança com aspectos característicos destes grupos.

26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 22088 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Dança: linguagem do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas;  Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem;  Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar;  Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos;  Compor uma dança: escolher os mo...

12/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 301690 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 (Re)Conhecendo os “fundamentos” da dança

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar aspectos comuns aos mais diversos tipos de dança (espaço, tempo, peso e fluência). Reconhecer aspectos mecânicos (eixos e planos) presentes nas danças.

18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16524 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

6 O corpo fala através da dança

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de...

23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35480 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

7 UCA - Vamos dançar?

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Ter maior consciência corporal e ritmo; Reconhecer diferentes estilos de dança; Expressar-se corporalmente; Desenvolver uma coreografia; Perceber a linguagem corporal como forma de comunicação.

18/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6393 acesso(s)

claudia vicari zanatta

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Arte Visual

8 Os vários tipos de dança

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as várias manifestações de dança existentes; Classificar as danças de acordo com sua origem.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18939 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 Dançando e fazendo amigos.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Educação Física

Praticar a dança de salão com os colegas de turma; Associar a música aos passos de dança de forma coordenada; Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão; Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par;

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8264 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

10 A relação entre a dança e a música.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer conceitos básicos de música (ritmo, melodia e harmonia);  Relacionar estes conceitos com as várias manifestações da dança; Identificar conceitos básicos da acústica (propagação do som e funcionamento do ouvido).

26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15275 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 Explorando a cadência

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno poderá perceber e experimentar: • Conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente para se trabalhar dentro da dança; • Compreender e desenvolver o conceito de cadência; • Criar e desenvolver cadências diversificadas; • Perceber e produzir sons por meio de “in...

29/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7900 acesso(s)

WILSON VASSALLO FAGUNDES

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 Democratização das danças eruditas – balé clássico

Ensino Médio | Educação Física

·         Definir o balé clássico como uma dança erudita; ·         Entender o balé clássico historicamente; ·         Identificar a qualidade de movimentação do balé clássico através dos estudos das posições técnicas dos pés e braços;  ·        Visualizar (através de pequenos...

12/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10257 acesso(s)

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 Democratização das danças eruditas – dança moderna e contemporânea

Ensino Médio | Educação Física

·         Relacionar o balé clássico com a dança moderna e contemporânea; ·         Reconhecer (atreves de pequenos vídeos) a plasticidade da dança moderna e contemporânea; ·         Identificar as principais linguagens (pensadores) da dança moderna e contemporânea hoje; ·    ...

03/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6398 acesso(s)

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

14 Contextualizar a dança como fenômeno popular e erudito.

Ensino Médio | Educação Física

·         Conceituar a palavra “erudita”; ·         Definir dança erudita; ·         Definir danças populares; ·         Definir dança pop; ·         Identificar como as danças estão inseridas em nossa cultura.

03/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14924 acesso(s)

leonardo lima costa

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

15 Dança Contemporânea: histórias coreografadas.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender os passos básicos da dança contemporânea, seus ritmos e formas de manifestação. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as p...

31/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 31366 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

16 Cirandando pelas Danças Juninas do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer danças que fazem parte do Ciclo Junino no Brasil. Aprender e experimentar passos básicos das danças em roda, tais como a quadrilha, o calango, a catira, dança do Boi e dança country. Aprender diferentes movimentos no espaço-tempo das danças e das músicas (coordenação ...

09/10/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 20693 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

17 Aprendendo e se divertindo com a quadrilha, Dança típica das festas juninas.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem e o histórico da quadrilha que é uma dança típica das festas juninas. - Os passos das quadrilhas através de brincadeiras lúdicas. - Dançar com o colega do sexo oposto, respeitando suas características e suas dificuldades.

02/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 51160 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

18 Apresentação do planejamento sobre danças folclóricas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender o verdadeiro o significado cultural das danças folclóricas; Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência...

09/02/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 74044 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

19 A dança folclórica na região Nordeste

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Investigar as danças folclóricas mais difundidas no Nordeste do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças.

18/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14766 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

20 A dança folclórica na região Sudeste

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer algumas danças folclóricas do Sudeste brasileiro; reconhecer a relação entre a cultura da região e suas danças folclóricas; vivenciar algumas dessas danças.

05/07/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 26218 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

21 A dança folclórica na região Sul

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Reconhecer as danças folclóricas mais difundidas no Sul do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças.

06/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 21925 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

22 A dança folclórica na região Norte

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Investigar as danças folclóricas mais difundidas no Norte do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças.

06/07/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 21441 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

23 A dança folclórica na região Centro-Oeste

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Reconhecer as danças folclóricas mais difundidas no Centro-Oeste do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças.

06/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24713 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

24 Forró: do nordeste ao sudeste do Brasil.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Médio | Educação Física

O histórico dessa dança de origem nordestina, conhecendo a evolução da dança e as múltiplas influências recebidas, incorporadas e transformadas em novas manifestações.                    Os movimentos específicos do forró, através das atividades apresentadas pelo professor.   ...

14/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 30825 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

25 Introduzindo o Coco, dança originária do nordeste

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem da dança folclórica Coco, percebendo suas características através da dança. - Coordenar os movimentos dos membros inferiores e superiores no momento da dança, conhecendo as qualidades dos movimentos expressivos como forte/fraco, rápido/ lento, intensidade, duração, ...

19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30257 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

26 Vamos Dançar Catira?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer e experimentar os passos básicos da Catira, dança que se manifesta nas regiões sudeste e centro-oeste. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as ...

02/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20724 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

27 No Ritmo das Danças Gaúchas: a dança dos facões

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Os passos e ritmos básicos da dança dos facões; Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas; Experimentar e compartilhar com se...

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8035 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

28 Sapateando com as Danças do Sul do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer e experimentar os passos e ritmos básicos das danças: Rancheira de Carreirinha, Pezinho e Chula, típicas da região sul do Brasil. Descobrir, por meio das danças, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movim...

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12065 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

29 Interpretando e caracterizando a dança do Bumba-meu-boi.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- As características da manifestação cultural do Bumba-meu-boi, levando em consideração toda sua crença mística. - Uma história mística com o bumba-meu-boi, sendo representada por uma encenação coerente e criativa. - Confeccionar e caracterizar um bumba-meu-boi, de acordo com ...

19/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 47427 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

30 No Ritmo da Dança das Rendas

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Os passos e ritmos da dança das rendas. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e o...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11626 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

31 Dançando o maculelê com instrumentos alternativos.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | Educação Física

- O histórico do maculelê e suas características, resgatando a relação dessa dança com o trabalho escravo e a formação desse grupo social.               - O ritmo dessa dança, improvisando com materiais alternativos.                     - Cooperar com o professor na hora de ut...

19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12674 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

32 Percebendo os diferentes tipos de samba da cultura brasileira.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- A origem do samba e seus diferentes tipos. - Montar uma coreografia de uma comissão de frente, percebendo as dificuldades da interpretação e da coordenação de movimentos a partir de um refrão de samba enredo. - Cooperar com o colega, auxiliando nas suas dificuldades.

19/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12559 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 12833 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.