17/11/2011
Esta coleção propõe um olhar sobre a linguagem da dança no cotidiano escolar, tendo-a como uma possibilidade de enriquecimento no processo de ensino e aprendizagem. A compreensão do movimento através da dança deve estar associada ao universo pedagógico da Educação Física. Buscar uma prática pedagógica através da dança possibilita ao indivíduo expressar-se criativamente, tornando esta linguagem corporal transformadora. A dança então pode ser uma ferramenta preciosa para o indivíduo lidar com suas necessidades, desejos, expectativas e também servir como instrumento para seu desenvolvimento individual e social. Desta forma, a educação através da dança possibilita a formação de cidadãos com uma visão mais crítica, autônoma e participativa desta sociedade em que vivemos. As aulas de 1 a 9 abordam atividades que buscam relacionar a dança com as questões culturais, possibilitando que o aluno reflexione sobre a importância da dança nas aulas de educação física. Nas aulas 10 e 11 são apresentados os conceitos básicos da música relacionados com a dança. As aulas de 12 a 15 abordam a dança contemporânea como o balé clássico e a dança moderna, possibilitando ao professor estabelecer múltiplas relações com outras áreas do conhecimento, analisando, discutindo, refletindo e contextualizando seu papel na sociedade. Na sequência, as aulas de 16 a 17 apresentam a dança típica das festas juninas. As aulas de 18 a 23 propõem um planejamento sobre o tema das danças folclóricas no Brasil, resgatando os costumes, tradições e histórias. A coleção termina com a possibilidade de trabalhar com aulas de danças relacionadas à cultura nacional.
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
dança, corpo, folclore, prática pedagógica, educação física
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O que é dança?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender a dança enquanto elemento artístico-cultural presente nas mais diversas culturas e nos mais diversos períodos históricos da civilização. Conceituar o termo “dança”. 11/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13960 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
2 |
A dança nos tempos atuais
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Refletir sobre o fenômeno “dança” nos tempos atuais e a influência dos meios de comunicação. Discutir sobre a globalização e as suas conseqüências para a dança. 11/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12645 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
3 |
As danças e os grupos sociais
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Relacionar as diversas formas de dança com grupos sociais existentes. Relacionar a dança com aspectos característicos destes grupos. 26/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 22088 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Dança: linguagem do corpo
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas; Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem; Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar; Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos; Compor uma dança: escolher os mo... 12/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 301690 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
(Re)Conhecendo os “fundamentos” da dança
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar aspectos comuns aos mais diversos tipos de dança (espaço, tempo, peso e fluência). Reconhecer aspectos mecânicos (eixos e planos) presentes nas danças. 18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16524 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
6 |
O corpo fala através da dança
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Vivências ritmicas para o trabalho da dança; • Movimentos corporais e criatividade; • Consciência corporal e ritmo; • Vivências rítmicas em diferentes estilos musicais; • Expressar-se corporalmente. • A linguagem corporal como forma de... 23/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35480 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
UCA - Vamos dançar?
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: Ter maior consciência corporal e ritmo; Reconhecer diferentes estilos de dança; Expressar-se corporalmente; Desenvolver uma coreografia; Perceber a linguagem corporal como forma de comunicação. 18/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6393 acesso(s) |
claudia vicari zanatta Universidade Federal do Rio Grande do Sul PORTO ALEGRE RS Arte Visual |
8 |
Os vários tipos de dança
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as várias manifestações de dança existentes; Classificar as danças de acordo com sua origem. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18939 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
Dançando e fazendo amigos.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Educação Física Praticar a dança de salão com os colegas de turma; Associar a música aos passos de dança de forma coordenada; Assimilar o ritmo da música aos passos básicos da dança de salão; Interagir com os colegas de turma criando passos e trocando de par; 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8264 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
10 |
A relação entre a dança e a música.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer conceitos básicos de música (ritmo, melodia e harmonia); Relacionar estes conceitos com as várias manifestações da dança; Identificar conceitos básicos da acústica (propagação do som e funcionamento do ouvido). 26/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15275 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
Explorando a cadência
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno poderá perceber e experimentar: • Conceitos e vivências rítmicas importantes principalmente para se trabalhar dentro da dança; • Compreender e desenvolver o conceito de cadência; • Criar e desenvolver cadências diversificadas; • Perceber e produzir sons por meio de “in... 29/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 7900 acesso(s) |
WILSON VASSALLO FAGUNDES COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
Democratização das danças eruditas – balé clássico
Ensino Médio | Educação Física · Definir o balé clássico como uma dança erudita; · Entender o balé clássico historicamente; · Identificar a qualidade de movimentação do balé clássico através dos estudos das posições técnicas dos pés e braços; · Visualizar (através de pequenos... 12/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10257 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
Democratização das danças eruditas – dança moderna e contemporânea
Ensino Médio | Educação Física · Relacionar o balé clássico com a dança moderna e contemporânea; · Reconhecer (atreves de pequenos vídeos) a plasticidade da dança moderna e contemporânea; · Identificar as principais linguagens (pensadores) da dança moderna e contemporânea hoje; · ... 03/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6398 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
14 |
Contextualizar a dança como fenômeno popular e erudito.
Ensino Médio | Educação Física · Conceituar a palavra “erudita”; · Definir dança erudita; · Definir danças populares; · Definir dança pop; · Identificar como as danças estão inseridas em nossa cultura. 03/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14924 acesso(s) |
leonardo lima costa COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
15 |
Dança Contemporânea: histórias coreografadas.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprender os passos básicos da dança contemporânea, seus ritmos e formas de manifestação. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as p... 31/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 31366 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
16 |
Cirandando pelas Danças Juninas do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer danças que fazem parte do Ciclo Junino no Brasil. Aprender e experimentar passos básicos das danças em roda, tais como a quadrilha, o calango, a catira, dança do Boi e dança country. Aprender diferentes movimentos no espaço-tempo das danças e das músicas (coordenação ... 09/10/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 20693 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
17 |
Aprendendo e se divertindo com a quadrilha, Dança típica das festas juninas.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem e o histórico da quadrilha que é uma dança típica das festas juninas. - Os passos das quadrilhas através de brincadeiras lúdicas. - Dançar com o colega do sexo oposto, respeitando suas características e suas dificuldades. 02/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 51160 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
18 |
Apresentação do planejamento sobre danças folclóricas
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Compreender o verdadeiro o significado cultural das danças folclóricas; Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência... 09/02/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 74044 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
19 |
A dança folclórica na região Nordeste
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Investigar as danças folclóricas mais difundidas no Nordeste do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças. 18/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 14766 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
20 |
A dança folclórica na região Sudeste
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer algumas danças folclóricas do Sudeste brasileiro; reconhecer a relação entre a cultura da região e suas danças folclóricas; vivenciar algumas dessas danças. 05/07/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 26218 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
21 |
A dança folclórica na região Sul
Ensino Fundamental Final | Educação Física Reconhecer as danças folclóricas mais difundidas no Sul do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças. 06/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 21925 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
22 |
A dança folclórica na região Norte
Ensino Fundamental Final | Educação Física Investigar as danças folclóricas mais difundidas no Norte do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças. 06/07/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 21441 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
23 |
A dança folclórica na região Centro-Oeste
Ensino Fundamental Final | Educação Física Reconhecer as danças folclóricas mais difundidas no Centro-Oeste do Brasil; relacionar as danças folclóricas com a cultura do povo da citada região; vivenciar algumas dessas danças. 06/07/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24713 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
24 |
Forró: do nordeste ao sudeste do Brasil.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Médio | Educação Física O histórico dessa dança de origem nordestina, conhecendo a evolução da dança e as múltiplas influências recebidas, incorporadas e transformadas em novas manifestações. Os movimentos específicos do forró, através das atividades apresentadas pelo professor. ... 14/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 30825 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
25 |
Introduzindo o Coco, dança originária do nordeste
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem da dança folclórica Coco, percebendo suas características através da dança. - Coordenar os movimentos dos membros inferiores e superiores no momento da dança, conhecendo as qualidades dos movimentos expressivos como forte/fraco, rápido/ lento, intensidade, duração, ... 19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30257 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
26 |
Vamos Dançar Catira?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer e experimentar os passos básicos da Catira, dança que se manifesta nas regiões sudeste e centro-oeste. Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as ... 02/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20724 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
27 |
No Ritmo das Danças Gaúchas: a dança dos facões
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Os passos e ritmos básicos da dança dos facões; Descobrir, por meio da dança, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas; Experimentar e compartilhar com se... 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8035 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
28 |
Sapateando com as Danças do Sul do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer e experimentar os passos e ritmos básicos das danças: Rancheira de Carreirinha, Pezinho e Chula, típicas da região sul do Brasil. Descobrir, por meio das danças, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo. Coordenar diferentes movim... 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12065 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
29 |
Interpretando e caracterizando a dança do Bumba-meu-boi.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - As características da manifestação cultural do Bumba-meu-boi, levando em consideração toda sua crença mística. - Uma história mística com o bumba-meu-boi, sendo representada por uma encenação coerente e criativa. - Confeccionar e caracterizar um bumba-meu-boi, de acordo com ... 19/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 47427 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
30 |
No Ritmo da Dança das Rendas
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Os passos e ritmos da dança das rendas. Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro, coordenando diferentes movimentos com os braços e com as pernas. Experimentar e compartilhar com seus colegas os movimentos, a música e o... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11626 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
31 |
Dançando o maculelê com instrumentos alternativos.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | Educação Física - O histórico do maculelê e suas características, resgatando a relação dessa dança com o trabalho escravo e a formação desse grupo social. - O ritmo dessa dança, improvisando com materiais alternativos. - Cooperar com o professor na hora de ut... 19/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12674 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
32 |
Percebendo os diferentes tipos de samba da cultura brasileira.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - A origem do samba e seus diferentes tipos. - Montar uma coreografia de uma comissão de frente, percebendo as dificuldades da interpretação e da coordenação de movimentos a partir de um refrão de samba enredo. - Cooperar com o colega, auxiliando nas suas dificuldades. 19/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12559 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 12833 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!