18/11/2011
A coleção é um elenco de aulas inseridas no tema “organizações e lutas de grupos sociais e étnicos”, e tem o objetivo de, abordando a temática, problematizar a formação do povo brasileiro. As aulas de 1 a 5 tratam da miscigenação étnica e cultural como processo da experiência histórica que hoje marca o cotidiano do povo brasileiro. As aulas de 6 a 8 abordam os seguintes aspectos históricos temáticos: a população indígena juntamente com os colonizadores europeus deram origem a um primeiro momento de miscigenação étnica e cultural; as diversas etnias de negros trazidos para o Brasil como escravos, com culturas diferentes; as condições desumanas como os negros foram tratados - como mercadoria, como objeto de consumo - constituíram uma experiência histórica que marcou a origem da população brasileira; e as representações sociais vigentes em nossa sociedade sobre as diferentes etnias. A aula 9 diz respeito à construção de uma representação sobre a etnia negra, a partir da origem dos negros, da miscigenação brasileira com os africanos e da tomada de consciência pelos alunos de sua própria etnia. A aula 10 trata da formação do nordestino comparando-a a formação dos grupos de outras regiões brasileiras, que tiveram como base de sua formação o negro, o índio e o branco.
Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
miscigenação, etnias, experiência histórica, povo brasileiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações políticas e administrações urbanas |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na lingüística. Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros paises que vem se unindo ao nosso povo, criando uma miscigenação 26/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 59638 visita(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
2 |
UCA - Diversidade da população brasileira
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: Primeiro Objetivo Identificar a diversidade da população brasileira nas características físicas, na cultura e na linguística. Segundo Objetivo Entender que no Brasil há uma diversidade de pessoas de outros países que vem se un... 30/03/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6578 visita(s) |
JULIANO VARELLA DE CARVALHO Centro Universitário Feevale NOVO HAMBURGO RS Informação e Comunicação |
3 |
Brasil: meu Brasil brasileiro: multiculturalismo – UCA
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Objetivos: Conhecer um pouco da história da formação do povo brasileiro; Identificar diferenças culturais, raciais, religiosas e atributos físicos comuns às pessoas; Compreender e respeitar as diferenças; Pesquisar dados familiares e montar a árvore genealógica; Comp... 06/06/2011 Quatro estrelas 19 comentario(s) 153521 visita(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
A DIVERSIDADE CULTURAL INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar costumes ou tradições que fazem compreender a nossa formação cultural; 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 20487 visita(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
ETNIAS BÁSICAS DO BRASIL
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Ter conhecimento de como se formou o povo brasileiro; Identificar as etnias básicas do Brasil (indígenas portugueses e africanos); Entender que a etnia diz respeito a um grupo social que tem em características culturais, lingüísticas e genéticas. 11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 42808 visita(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
A travessia do Atlântico: o trafico de escravos africanos
Ensino Fundamental Inicial | História Compreender a diversidade étnica, cultural e regional dos escravos capturados pelos traficantes europeus no continente africano. Analisar as precárias condições da travessia do Atlântico nos navios negreiros, pelos escravos africanos. Identificar formas de luta e de resistênci... 28/09/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 27632 visita(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
7 |
Aprendendo sobre a lei do ventre livre
Educação Escolar Indígena | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer a história da escravidão e os principais aspectos envolvidos; Conhecer a “Lei do ventre livre” e qual foi sua importância para a consolidação da abolição da escravatura; Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula; ... 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10011 visita(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
8 |
Filhos da Terra: indígenas e africanos construindo nossa história
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Reconhecer a participação e as contribuições nas áreas social, econômica e política de africanos, indígenas e seus descendentes na História do Brasil * Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos pr... 17/06/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 8747 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
9 |
Consciência Negra
Ensino Fundamental Inicial | História • Ter consciência do que é ser negro. •Conhecer e reconhecer o papel do negro na construção da história da humanidade. •Conhecer as várias etnias que influenciaram na formação do povo brasileiro. •Valorizar o negro e do afro-descendente nesta sociedade racista e excludente. 12/01/2009 Quatro estrelas 17 comentario(s) 79520 visita(s) |
margarete santos de santana ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR RICARDO PEREIRA SALVADOR BA Alfabetização |
10 |
POVO NORDESTINO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Compreender que a formação do povo nordestino se deu mediante a miscigenação das etnias básicas que formou o povo brasileiro Fazer um levantamento para analisar a migração do nordestino para outras regiões dos pais; 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 9498 visita(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 calificaciones - 8712 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!