Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Colonização portuguesa no Brasil: da conquista à sociedade colonial brasileira

 

28/03/2011

Ficha Técnica
Descripción

Nesta coleção o leitor compreenderá o sentido e as motivações que levaram os portugueses não só colonizar, mas criar um forte sistema administrativo e econômico no Brasil. Além disso, conhecerá os diferentes sujeitos envolvidos neste processo caracterizado por choques, trocas e sincretismo que deixaram marcas profundas em nossa sociedade perceptíveis até os dias atuais em nosso jeito de ser e se fazer brasileiro.

Autoría

Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palabras clave

colonização portuguesa, arte indígena, descobrimento do Brasil, família real

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Lista de clases de la colección (18 clases)
# Clase Autoría
1 A chegada dos portugueses: a questão do descobrimento do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Nessa aula o aluno poderá compreender a conjuntura das “grandes navegações” e identificar o “choque cultural” do contato entre europeus e indígenas. Além disso, os educandos perceberão a contribuição da religião na colonização portuguesa no Brasil.

31/07/2012 Sem estrelas 1 comentario(s) 30230 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

2 O sentido da colonização portuguesa: o que é ser colonizado?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender o conceito de “colonização”.  Identificar motivações expansionistas e colonizadoras portuguesas. Compreender o sentido da colonização portuguesa no Brasil.     Analisar documento de época.

11/01/2011 Quatro estrelas 5 comentario(s) 28449 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

3 Conquistadores e conquistados na América portuguesa

Ensino Fundamental Final | História

Analisar e compreender a complexidade dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos portugueses. Compreender o processo histórico que desencadeou a diminuição da população indígena no Brasil. Identificar as principais “nações indígenas brasileiras” na atual...

12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 24711 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 A questão indígena na colonização portuguesa no Brasil

Educação Escolar Indígena | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Analisar aspectos do “encontro de culturas” protagonizado por portugueses e nativos brasileiros. Compreender mudanças na cultura nativa surgidas pela exploração de pau-brasil e pela convivência com os missionários jesuítas.  Respeitar a forma de viver, os valores e as necessid...

12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 42414 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 Arte indígena

Ensino Fundamental Final | Artes

A arte indígena no Brasil do século XVI ao século XX.

21/11/2008 Quatro estrelas 19 comentario(s) 190688 visita(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

6 Arte Indígena e Resistência Cultural

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil.

04/12/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 53062 visita(s)

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

7 As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif...

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21178 visita(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 Brasil, ano 2000: a visão dos povos indígenas sobre as “comemorações dos 500 anos”

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Compreender os elementos que fundamentaram a organização de eventos, no ano 2000, para a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Interpretar fontes iconográficas e escritas relacionadas a ações e reações de representantes dos povos indígenas aos eventos comemorativos dos “500 an...

21/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8482 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

9 Estratégias indígenas para a preservação de suas histórias e de suas culturas no Brasil atual

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas. Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual. ...

07/10/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 21197 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

10 Fundamentos da colonização portuguesa no Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Compreender a motivação religiosa como elemento para a colonização do Brasil. Analisar a extração de pau-brasil como passo para a colonização. Entender o papel desempenhado pelas expedições colonizadoras e a implantação das capitanias hereditárias no processo de ocupação e dom...

11/01/2011 Cinco estrelas 5 comentario(s) 71888 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

11 A arquitetura no descobrimento do Brasil

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conhecer as primeiras construções do período colonial; Identificar a influência portuguesa na arquitetura brasileira; Construir uma maquete ilustrando a Vila São Vicente.

22/07/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18745 visita(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

12 Escravidão em cena

Ensino Fundamental Final | História

O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades.

23/03/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 15133 visita(s)

Doglas Wendll Sorgatto

EE HERCULES MAYMONE

CAMPO GRANDE MS

Filosofia

13 Açúcar nosso de cada dia

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

Brasil colônia - uma abordagem da arte sobre a cultura da cana-de-açúcar Lentamente a economia colonial abandonou sua predominância extrativista e coletora dos primeiros tempos, para uma exploração mais racional e estável, graças à implantação dos engenhos de açúcar que se esp...

20/11/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 10043 visita(s)

CLAUDIA MATOS PEREIRA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

14 Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de...

31/07/2012 Sem estrelas 1 comentario(s) 15204 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

15 O Império português: religião e colonização

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Analisar o alcance de Portugal sobre regiões na África, na Ásia e na América, refletir sobre o papel da religião católica na expansão lusitana pelos três continentes e  identificar o sincretismo religioso nas ex-colônias portuguesas.

01/08/2012 Duas estrelas 1 comentario(s) 11783 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

16 O Brasil e seus sotaques

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer a origem do sotaque brasileiro; Diferenciar língua, idioma e dialeto; Conhecer os diferentes sotaques das regiões brasileiras e sua relação com o processo de colonização;

10/12/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 27480 visita(s)

Equipe

Suelen Machado

17 A corte portuguesa no Brasil: mudanças na sociedade colonial brasileira

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Compreender as principais mudanças ocorridas, a partir de 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Refletir sobre os impactos das transformações ocorridas na sociedade colonial brasileira. Analisar a prática política do governo de D. João VI no Brasil da épo...

16/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 32699 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

18 A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: a modernização do Rio de Janeiro

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI

01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentario(s) 44725 visita(s)

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA

NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

CURITIBA PR

História

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones - 22931 visita(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.