Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Condicionamentos e esforços físicos

 

21/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo dessa coleção é possibilitar que os professores nas aulas de Educação Física possam ajudar crianças e adolescentes a compreenderem os benefícios da prática regular da atividade física, não somente do ponto de vista fisiológico, mas também pelo ponto de vista da cultura, da corporeidade, da auto-estima, e da autonomia. As aulas de 1 a 8 mostram a importância da atividade física, relacionando-a com a qualidade de vida. O professor terá oportunidade de mostrar a seus alunos como as práticas de exercícios adequados podem estimular o espírito comunitário, a criatividade e outros aspectos que completam a formação integral da personalidade do indivíduo. As aulas de 9 a 19 abordam conhecimentos sobre os aspectos fisiológicos necessários para práticas de atividades físicas, destacando temas como, frequência cardíaca, avaliação física, sistema circulatório, índice de massa corporal e seus benefícios para o corpo humano. Nas aulas 20 a 25, a caminhada e corrida são apresentadas dentro de um contexto amplo, além das reações fisiológicas que provocam no organismo. As aulas de 26 a 29 propõem atividades relacionadas à pesquisa sobre atividade física e saúde, com o objetivo de que os alunos sejam capazes de dialogar e analisar criticamente os diferentes temas trabalhados de condicionamentos e esforços físicos, ampliando a possibilidade de reflexão do aluno.

Autoria

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

condicionamentos, esforços físicos, atividade física, qualidade de vida

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Lista de aulas da coleção (29 aulas)
# Aula Autoria
1 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...

02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38391 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

2 A importância da atividade física: vamos todos nos movimentar?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá compreender a importância da prática regular de atividades físicas e seus benefícios para a saúde, a partir de exemplos simples e cotidianos da própria escola e sua casa. Conhecerão e aprenderão como utilizar a escala de percepção subjetiva de esforço.

23/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 17808 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

3 As qualidades físicas e a qualidade de vida

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar as principais qualidades físicas e relacionar com atividades corporais mais diversas.

26/11/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 26901 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Atividade Física - uma necessidade para a saúde

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender a classificação de atividade física. Observar com a prática da atividade física pode tornar-se um hábito para todos.

31/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 25804 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

5 Atividade Física a Qualquer Hora

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente; Organizar o tempo para a prática desportiva; Adequar espaços para a prática de esportes físicos; Valorizar a prática da atividade física.

22/08/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 9432 acesso(s)

Elmio Pagy Felipe dos Reis

CAIC UNESCO

BRASILIA DF

Educação Física

6 Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr...

17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14472 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

7 Discutindo a qualidade de vida

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar as diversas dimensões que permeiam a noção de qualidade de vida, bem como a sua relação com a atividade física.

02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7525 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

8 Qualidade de vida com atividade física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

- Ter consciência do conceito de qualidade de vida - Observar os benefícios trazidos ao nosso organismo através da atividade física

05/11/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 34361 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

9 Autonomia da prática de atividades físicas - Aferição e utilização da Frequência Cardíaca (FC).

Ensino Médio | Educação Física

Compreender o conceito sobre Frequência Cardíaca (FC) e sua aplicação na prática das atividades físicas; Adquirir conhecimentos básicos sobre aferição da FC: onde aferir e como aferir; Identificar os tipos de FC e suas aplicações; Auxiliar os colegas na aferição da FC buscando...

17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17267 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

10 MEU CORAÇÃO BATE FELIZ! / Sistema Circulatório - Coração

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Reconhecer a função do coração no sistema circulatório; compreender o seu funcionamento; conhecer medidas para a prevenção de doenças cardíacas.

30/11/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 84845 acesso(s)

Equipe

Alfredo

11 IMC: descubra o seu

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Saúde

Observar o que é e como funciona o cálculo do IMC. Conhecer e compreender como funciona a tabela de IMC.

29/04/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37911 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

12 Avaliação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Matemática

Conhecer testes físicos; Aprender a aplicar testes físicos;

13/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27337 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

13 A importância da atividade física para o sistema circulatório.

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Compreender o funcionamento do sistema circulatório; Conhecer as adaptações que as atividades físicas oferecem ao sistema circulatório; Contribuir para aula fazendo colocações e questionamentos que valorizem o tema; Elaborar um texto sobre o sistema circulatório e as atividade...

19/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 39032 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

14 Sistema Circulatório

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

• Diferenciar o sistema circulatório dos demais sistemas humanos; • Explicar o sistema circulatório por meio de um modelo; • Identificar e atribuir funções aos componentes desse sistema; • Indicar integração desse sistema com os demais sistemas do organismo.

16/09/2008 Quatro estrelas 12 comentário(s) 87114 acesso(s)

Roberto Ternes Arrial

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Biologia

15 Aspectos fisiológicos das atividades físicas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca.

06/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8402 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

16 Aspectos fisiológicos no basquetebol

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as principais capacidades físicas características no basquetebol. Entender aspectos biológicos do funcionamento do corpo em momentos de atividade física.  

16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5963 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

17 NEM PRA LÁ, NEM PRA CÁ / Sistema Auditivo - Equilíbrio

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Física

Compreender a participação do sistema auditivo na manutenção do equilíbrio.

25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26930 acesso(s)

Equipe

Alfredo

18 A máquina do corpo: ações e reações

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir...

04/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14897 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

19 Refletindo sobre esporte e saúde

Ensino Médio | Educação Física

§  Discutir a relação existente entre esporte e saúde; §  Identificar as implicações do esporte de alto rendimento na saúde; §  Construir referências teóricas acerca dos binômios: esporte/saúde e atividade física/qualidade de vida para aplicabilidade na sua vida cotidiana.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4058 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

20 Praticando a Caminhada

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas.

23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10950 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

21 Caminhar – uma atividade física saudável e econômica.

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a importância do valor da caminhada no dia a dia do ser humano como atividade física econômica e de fácil execução; Valorizar a caminhada como atividade física aliada ao desenvolvimento sustentável; Caminhar em grupo como forma de atividade social; Identificar os b...

30/10/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 11413 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

22 Iniciando na corrida – corrida intervalada: caminhando e correndo

Ensino Médio | Educação Física

Compreender a diferença entre caminhada e corrida utilizando intervalos de tempos entre as atividades; Conhecer os limites pessoais e determinar a intensidade da sua prática; Realizar a aferição da Freqüência Cardíaca (FC) e determinar a zona de intensidade da sua prática; Viv...

30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4170 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

23 As corridas do Atletismo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Vivenciar, através de jogos e brincadeiras, as modalidades de corridas rápidas, médias e longas, de revezamento, de obstáculos e a marcha atlética. Conhecer as modalidades de corridas do Atletismo; Compreender os objetivos nos diferentes tipos de corridas.

14/05/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 17477 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

24 As Corridas Médias do Atletismo

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer as modalidades de corridas médias do Atletismo; Compreender os conceitos de sistema aeróbico e anaeróbico através das práticas das corridas rápidas.

27/10/2010 Duas estrelas 1 comentário(s) 9184 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

25 As Corridas Longas do Atletismo

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer as modalidades de corridas longas do Atletismo; Compreender os conceitos de sistema aeróbico e anaeróbico através das práticas das corridas longas.

27/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4126 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

26 Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 3)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários; Organizar grupos de trabalho e dividir tarefas com os colegas de turma para desenvolver atividades na pesquisa; Identificar as etapas de um projeto d...

10/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6512 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

27 Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 4)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários; Aplicar o questionário elaborado em três diferentes grupos na escola – alunos, professores e funcionários; Identificar diferentes formas/técnicas par...

10/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6582 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

28 Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 5)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa; Organizar uma apresentação para ser exposta na feira de ciências ou outro evento escolar; Identificar as etapas de um projeto de pesquisa.

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6408 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

29 Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 6)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa; Comparar os dados obtidos na pesquisa realizada na escola com outras pesquisas semelhantes – que apresentem as mesmas questões de estudo – realizadas com diferentes grupos no Brasil; Organizar uma apresentação para...

10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8510 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3788 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.