21/11/2011
O objetivo dessa coleção é possibilitar que os professores nas aulas de Educação Física possam ajudar crianças e adolescentes a compreenderem os benefícios da prática regular da atividade física, não somente do ponto de vista fisiológico, mas também pelo ponto de vista da cultura, da corporeidade, da auto-estima, e da autonomia. As aulas de 1 a 8 mostram a importância da atividade física, relacionando-a com a qualidade de vida. O professor terá oportunidade de mostrar a seus alunos como as práticas de exercícios adequados podem estimular o espírito comunitário, a criatividade e outros aspectos que completam a formação integral da personalidade do indivíduo. As aulas de 9 a 19 abordam conhecimentos sobre os aspectos fisiológicos necessários para práticas de atividades físicas, destacando temas como, frequência cardíaca, avaliação física, sistema circulatório, índice de massa corporal e seus benefícios para o corpo humano. Nas aulas 20 a 25, a caminhada e corrida são apresentadas dentro de um contexto amplo, além das reações fisiológicas que provocam no organismo. As aulas de 26 a 29 propõem atividades relacionadas à pesquisa sobre atividade física e saúde, com o objetivo de que os alunos sejam capazes de dialogar e analisar criticamente os diferentes temas trabalhados de condicionamentos e esforços físicos, ampliando a possibilidade de reflexão do aluno.
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
condicionamentos, esforços físicos, atividade física, qualidade de vida
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores históricos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento... 02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 38391 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
2 |
A importância da atividade física: vamos todos nos movimentar?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física O aluno poderá compreender a importância da prática regular de atividades físicas e seus benefícios para a saúde, a partir de exemplos simples e cotidianos da própria escola e sua casa. Conhecerão e aprenderão como utilizar a escala de percepção subjetiva de esforço. 23/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 17808 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
3 |
As qualidades físicas e a qualidade de vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar as principais qualidades físicas e relacionar com atividades corporais mais diversas. 26/11/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 26901 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Atividade Física - uma necessidade para a saúde
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender a classificação de atividade física. Observar com a prática da atividade física pode tornar-se um hábito para todos. 31/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 25804 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
5 |
Atividade Física a Qualquer Hora
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar o esporte que mais se adequa ao ambiente; Organizar o tempo para a prática desportiva; Adequar espaços para a prática de esportes físicos; Valorizar a prática da atividade física. 22/08/2009 Quatro estrelas 10 comentário(s) 9432 acesso(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
6 |
Construindo o significado do conceito de saúde e qualidade de vida.
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano; Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde; Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos; Interagir com outr... 17/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 14472 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
7 |
Discutindo a qualidade de vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar as diversas dimensões que permeiam a noção de qualidade de vida, bem como a sua relação com a atividade física. 02/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7525 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
Qualidade de vida com atividade física
Ensino Fundamental Final | Educação Física - Ter consciência do conceito de qualidade de vida - Observar os benefícios trazidos ao nosso organismo através da atividade física 05/11/2009 Três estrelas 6 comentário(s) 34361 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
9 |
Autonomia da prática de atividades físicas - Aferição e utilização da Frequência Cardíaca (FC).
Ensino Médio | Educação Física Compreender o conceito sobre Frequência Cardíaca (FC) e sua aplicação na prática das atividades físicas; Adquirir conhecimentos básicos sobre aferição da FC: onde aferir e como aferir; Identificar os tipos de FC e suas aplicações; Auxiliar os colegas na aferição da FC buscando... 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17267 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
10 |
MEU CORAÇÃO BATE FELIZ! / Sistema Circulatório - Coração
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Reconhecer a função do coração no sistema circulatório; compreender o seu funcionamento; conhecer medidas para a prevenção de doenças cardíacas. 30/11/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 84845 acesso(s) |
Equipe Alfredo |
11 |
IMC: descubra o seu
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Observar o que é e como funciona o cálculo do IMC. Conhecer e compreender como funciona a tabela de IMC. 29/04/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37911 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
12 |
Avaliação Física
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Matemática Conhecer testes físicos; Aprender a aplicar testes físicos; 13/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27337 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
13 |
A importância da atividade física para o sistema circulatório.
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Compreender o funcionamento do sistema circulatório; Conhecer as adaptações que as atividades físicas oferecem ao sistema circulatório; Contribuir para aula fazendo colocações e questionamentos que valorizem o tema; Elaborar um texto sobre o sistema circulatório e as atividade... 19/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 39032 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
14 |
Sistema Circulatório
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais • Diferenciar o sistema circulatório dos demais sistemas humanos; • Explicar o sistema circulatório por meio de um modelo; • Identificar e atribuir funções aos componentes desse sistema; • Indicar integração desse sistema com os demais sistemas do organismo. 16/09/2008 Quatro estrelas 12 comentário(s) 87114 acesso(s) |
Roberto Ternes Arrial Universidade de Brasília BRASILIA DF Biologia |
15 |
Aspectos fisiológicos das atividades físicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca. 06/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8402 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
16 |
Aspectos fisiológicos no basquetebol
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as principais capacidades físicas características no basquetebol. Entender aspectos biológicos do funcionamento do corpo em momentos de atividade física. 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5963 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
17 |
NEM PRA LÁ, NEM PRA CÁ / Sistema Auditivo - Equilíbrio
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Física Compreender a participação do sistema auditivo na manutenção do equilíbrio. 25/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26930 acesso(s) |
Equipe Alfredo |
18 |
A máquina do corpo: ações e reações
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir... 04/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14897 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
19 |
Refletindo sobre esporte e saúde
Ensino Médio | Educação Física § Discutir a relação existente entre esporte e saúde; § Identificar as implicações do esporte de alto rendimento na saúde; § Construir referências teóricas acerca dos binômios: esporte/saúde e atividade física/qualidade de vida para aplicabilidade na sua vida cotidiana. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4058 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
20 |
Praticando a Caminhada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas. 23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 10950 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
21 |
Caminhar – uma atividade física saudável e econômica.
Ensino Médio | Educação Física Compreender a importância do valor da caminhada no dia a dia do ser humano como atividade física econômica e de fácil execução; Valorizar a caminhada como atividade física aliada ao desenvolvimento sustentável; Caminhar em grupo como forma de atividade social; Identificar os b... 30/10/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 11413 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
22 |
Iniciando na corrida – corrida intervalada: caminhando e correndo
Ensino Médio | Educação Física Compreender a diferença entre caminhada e corrida utilizando intervalos de tempos entre as atividades; Conhecer os limites pessoais e determinar a intensidade da sua prática; Realizar a aferição da Freqüência Cardíaca (FC) e determinar a zona de intensidade da sua prática; Viv... 30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4170 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
23 |
As corridas do Atletismo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Vivenciar, através de jogos e brincadeiras, as modalidades de corridas rápidas, médias e longas, de revezamento, de obstáculos e a marcha atlética. Conhecer as modalidades de corridas do Atletismo; Compreender os objetivos nos diferentes tipos de corridas. 14/05/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 17477 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
24 |
As Corridas Médias do Atletismo
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer as modalidades de corridas médias do Atletismo; Compreender os conceitos de sistema aeróbico e anaeróbico através das práticas das corridas rápidas. 27/10/2010 Duas estrelas 1 comentário(s) 9184 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
25 |
As Corridas Longas do Atletismo
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer as modalidades de corridas longas do Atletismo; Compreender os conceitos de sistema aeróbico e anaeróbico através das práticas das corridas longas. 27/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4126 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
26 |
Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 3)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários; Organizar grupos de trabalho e dividir tarefas com os colegas de turma para desenvolver atividades na pesquisa; Identificar as etapas de um projeto d... 10/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6512 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
27 |
Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 4)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Elaborar um questionário para a coleta de dados da pesquisa para ser aplicado na escola com alunos, professores e funcionários; Aplicar o questionário elaborado em três diferentes grupos na escola – alunos, professores e funcionários; Identificar diferentes formas/técnicas par... 10/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6582 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
28 |
Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 5)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa; Organizar uma apresentação para ser exposta na feira de ciências ou outro evento escolar; Identificar as etapas de um projeto de pesquisa. 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6408 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
29 |
Atividade Física e Saúde – Um Projeto de Pesquisa para a Escola (Aula 6)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Discutir e analisar os dados coletados no projeto de pesquisa; Comparar os dados obtidos na pesquisa realizada na escola com outras pesquisas semelhantes – que apresentem as mesmas questões de estudo – realizadas com diferentes grupos no Brasil; Organizar uma apresentação para... 10/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8510 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 3788 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!