Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Como trabalhar com os alunos atitudes de solidariedade e cooperação?

 

24/11/2011

Ficha Técnica
Descripción

Tendo em vista a importância de construir e de cultivar na escola valores como solidariedade e atitudes de cooperação, elaboramos esta coleção reunindo aulas interativas e reflexivas, para serem desenvolvidas com alunos do ensino fundamental inicial. Nesse sentido, as aulas 1 e 2 levam o aluno a refletir sobre a solidariedade enquanto um valor que se constrói e pode ser aprendido na escola por meio de ações cooperativas. Para auxiliar na compreensão sobre o significado de solidariedade, bem como identificar a importância da mesma nas relações interpessoais na escola, selecionamos a aula 3. Dando continuidade, as aulas de 4 a 6 propõem ações solidárias a serem realizadas na escola, na família, na comunidade. A aula 7, por sua vez, foi elencada para auxiliar os alunos a reconhecerem a importância de posturas éticas e solidárias na convivência em grupo. Para abordar atitudes de cooperação com os alunos, com o objetivo de promover ambientes mais solidários na escola e na vida, selecionamos as aulas de 8 a 11. Já a aula 12, busca contribuir com a identificação e discussão das situações na escola em que, ora prevalece a competição e ora a cooperação. Para concluir, as aulas 13 e 14 propõem a discussão sobre jogos competitivos e cooperativos, sugerindo vários jogos cooperativos numa perspectiva de colaborar, inclusive, com a construção da cidadania.

Autoría

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palabras clave

solidariedade, cooperação, crianças, educação

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Lista de clases de la colección (14 clases)
# Clase Autoría
1 SOLIDARIEDADE: UM VALOR QUE SE CONSTRÓI

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Compreender que a solidariedade não é um valor herdado, mas construído diariamente. b) Distinguir solidariedade de caridade. c) Aprender que cultivar a solidariedade na relação com colegas favorece a harmonia na sala de aula e na escola. d) Identificar colegas e pessoas que...

17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 118405 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 SOLIDARIEDADE: ISTO TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1- Pensar sobre suas próprias ações e as de outras pessoas numa perspectiva ética e solidária. 2- Considerar jeitos de ser e de pensar de outras pessoas, buscando colocar-se no lugar do outro.

15/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 12046 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 Discutindo o conceito de solidariedade - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar a importância de ser solidário.   Possibilitar um melhor relacionamento entre os alunos na escola.   Propiciar espaços de diálogos a respeito do termo solidariedade.

30/03/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 28236 visita(s)

RONES AURELIANO DE SOUSA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

4 SOLIDARIEDADE: DA REFLEXÃO À AÇÃO!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1- Reconhecer o sentido ético da solidariedade, expresso nas ações cotidianas entre as pessoas. 2- Participar de atividades que favoreçam o exercício da solidariedade em nossa sociedade.

16/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 6107 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

5 A SOLIDARIEDADE NA FAMÍLIA E NA COMUNIDADE

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar ações solidárias das famílias para com as crianças. 2) Perceber ações solidárias realizadas pelas pessoas da comunidade com a população de uma maneira geral. 3) Planejar ações solidárias para serem realizadas na família e na comunidade.

17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13570 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

6 SER SOLIDÁRIO: EIS A QUESTÃO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Entender o significado da palavra solidariedade b) Exercitar situações em que o aluno se coloque no lugar do outro para agir de uma forma solidária. c) Perceber a importância da solidariedade nas relações sociais para uma formação humana pautada na ética e no respeito ao pr...

17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 17970 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

7 CONVIVÊNCIA ÉTICA E SOLIDÁRIA: CONHECENDO O GRUPO.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Compreender os significados de ética e de solidariedade. 2. Reconhecer que conviver com o outro implica em respeito, partilha, diálogo e ajuda mútua, valores fundamentais de uma postura ética e solidária. 3. Listar e compartilhar aspectos que julga conhecer a respeito dos co...

28/05/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 14270 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

8 Cooperação grupal: um bem necessário

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Refletir sobre a importância da cooperação para o fortalecimento das relações interpessoais. 2. Reconhecer a necessidade de cada um desenvolver uma atitude de cuidado e atenção para com os outros no dia a dia. 3. Identificar situações em que há cooperação entre o grupo e ou...

23/11/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 12470 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

9 COOPERAÇÃO: DA SALA DE AULA PARA O MUNDO LÁ FORA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar as próprias ações e as dos colegas relativas a atitudes cooperativas. Perceber a importância da cooperação para resolver uma mesma situação-problema.      Conhecer e analisar relatos de situações de cooperação vividas entre as pessoas em casa, na escola, na rua e e...

05/10/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 34633 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

10 COOPERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer e analisar situações de cooperação família-escola. Avaliar depoimentos de pais e professores sobre a qualidade das relações entre família e escola. Elaborar propostas de ações cooperativas entre estas instituições sociais.

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7826 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

11 NA DANÇA DA VIDA, O LUGAR DA COOPERAÇÃO.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Ampliar a percepção de si e do outro, em relação a comportamentos cooperativos e competitivos. 2. Exercitar a criatividade e o respeito mútuo. 3. Aprender que, no exercício de conviver, a cooperação é fundamental.

16/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16980 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 COOPERAÇÃO X COMPETIÇÃO: MODOS DE CONVIVÊNCIA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Dizer o que se entende por cooperação e competição, tendo como referência as experiências vividas. Relacionar conceitos teóricos relativos à cooperação e competição. Identificar situações vividas em sala de aula em que prevalecem atitudes ora cooperativas, ora competitivas e m...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 19260 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

13 Competir ou Cooperar: Eis a Questão!

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Compreender que para cooperar é preciso aproximar-se, principalmente uns dos outros e da gente mesmo. Analisar a importância da cooperação para o desenvolvimento da cidadania.

20/10/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 22489 visita(s)

Equipe

Maura Barros

14 A COOPERAÇÃO E OS JOGOS ESCOLARES.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Listar e analisar os diferentes jogos praticados no espaço escolar, classificando-os em dois tipos básicos: jogos cooperativos e jogos competitivos. 2. Conhecer o tipo básico de jogo predominante na escola. 3. Diferenciar as características que pertencem aos jogos cooperati...

05/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7892 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 28864 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.