23/11/2011
Esta coleção trata de um dos temas mais importantes da geometria, dado que a congruência e a semelhança de triângulos constituem as bases sobre as quais são desenvolvidas inúmeras ferramentas matemáticas para cálculo e medição. Nesse sentido, buscou-se reunir sugestões de aulas que ofereçam aos professores diferentes abordagens metodológicas, procurando contemplar tanto os que lecionam em escolas dotadas de acesso a recursos sofisticados - laboratório de informática, por exemplo - quanto aqueles que atuam em instituições com meios limitados. Assim, as aulas de número 1 a 5 procuram construir o conceito de semelhança e analisar como, e em que circunstâncias, esta ocorre entre triângulos. O tratamento dado à semelhança entre esses polígonos na aula 6 aproxima-se bastante do utilizado na análise dos casos de congruência, conteúdo abordado nas aulas de número 7 a 11. As aulas de número 12 a 15 procuram explorar exemplos de utilização da congruência e da semelhança de triângulos como instrumentos para demonstrações, aferição de distâncias e cálculo. Alguns dos conteúdos trabalhados nessas últimas cinco aulas encontram-se desenvolvidos de forma mais aprofundada em outras coleções disponíveis no Portal, tais como "Razões, Proporções e Semelhança no Cotidiano Escolar", "Relações métricas nos triângulos" e "Projeções".
MARCELO DA SILVA BUENO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
Triângulos, semelhança, proporcionalidade, congruência, aferição de distâncias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Geometria |
# | Clase | Autoría |
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1 |
Vivenciando o conceito de razão
Ensino Fundamental Final | Matemática Introduzir noções de razão, proporção e o uso de escalas. Identificar razões presentes no cotidiano. Reconhecer o uso de escalas e proporçõe. 22/01/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5484 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
2 |
Proporcionalidade no CAp UFRJ: Figuras semelhantes
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Identificar figuras semelhantes e comparar suas medidas através da proporcionalidade. 03/01/2012 Três estrelas 5 comentario(s) 14267 visita(s) |
RITA MARIA CARDOSO MEIRELLES COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
3 |
Geometria experimental: semelhança de triângulos.
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Compreender a semelhança de triângulos a partir de atividades experimentais e deduções e com cálculos simples, aplica-la para determinar alturas inacessíveis. 27/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 8946 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
4 |
Explorando triângulos Semelhantes
Ensino Fundamental Final | Matemática • Identificar triângulos semelhantes • Construir triângulos semelhantes. 03/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 3530 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
5 |
Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos utilizando o CABRI
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática - Compreender o Teorema de Tales a partir de atividades experimentais e deduções e com cálculos simples. - Compreender a Semelhança de Triângulos como consequência do Teorema de Tales, a partir de atividades experimentais e deduções e com cálculos simples. - Trabalhar a Geomet... 11/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 8667 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
6 |
Semelhança de Triângulos em três casos
Ensino Fundamental Final | Matemática Reconhecer o conceito de semelhança de polígonos, para entender semelhança de triângulos; Identificar o 1°caso AA ângulo-ângulo, o 2°caso LAL lado- ângulo-lado e 3°caso LLL lado-lado-lado; Resolver questões de semelhança de triângulos em três casos. 16/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 13362 visita(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
7 |
Explorando o conceito de Congruência de Triângulos através de uma proposta investigativa.
Ensino Fundamental Final | Matemática Ao final das atividades espera-se que o aluno seja capaz de: - Comparar triângulos através da observação de figuras geométricas. - Estabelecer relações entre triângulos observando seus lados e ângulos. - Reconheça os casos de congruência de triângulos, indicando a congruência ... 08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6068 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
8 |
Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte I
Ensino Fundamental Final | Matemática Definir figuras congruentes e percebê-las em nosso cotidiano. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 4772 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
9 |
Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte II
Ensino Fundamental Final | Matemática - Definir triângulos congruentes. - Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 3661 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
10 |
Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte III
Ensino Fundamental Final | Matemática - Reconhecer triângulos congruentes. - Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 2911 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
11 |
Definindo figuras congruentes e relações de congruência nos triângulos – Parte IV
Ensino Fundamental Final | Matemática - Reconhecer triângulos congruentes. - Conhecer e aplicar as relações de congruência entre triângulos, identificando os ângulos e os seus lados correspondentes, bem como o caso de congruência em que este se enquadra. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 2969 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
12 |
APLICAÇÃO DOS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS E PARALELAS CORTADAS POR UMA TRANSVERSAL NO ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS
Ensino Fundamental Final | Matemática Estudar as propriedades dos quadriláteros. Construir quadriláteros a partir de suas propriedades. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8043 visita(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
13 |
Eratóstenes, o bibliotecário mais curioso de Alexandria
Ensino Fundamental Final | Matemática Analisar o processo de elaboração de uma hipótese científica a partir da observação de fenômenos da natureza. Analisar as evidências que levaram Eratóstenes à conclusão que a superfície da Terra era curva. Compreender como Eratóstenes conseguiu calcular a circunferência da Ter... 25/01/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3964 visita(s) |
MARCELO DA SILVA BUENO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
14 |
As demonstrações de Tales
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática - Apreciar e conhecer fatos históricos da educação matemática. - Conhecer sobre parte da vida e pesquisas matemáticas desenvolvidas por Tales de Mileto. - Ter nas demonstrações matemáticas formas de desenvolvimento dos raciocínios lógico, matemático e verbal. 24/06/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 20733 visita(s) |
Gílian Cristina Barros SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
15 |
Aferição de Distâncias Inacessíveis
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Usar conceitos como proporções, semelhança de triângulos e trigonometria para aferir distâncias inacessíveis; Trabalhar conceitos de grandezas e medidas; Experimentar de maneira prática os conteúdos citados. 04/10/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 19600 visita(s) |
GUILHERME ERWIN HARTUNG CE EMBAIXADOR JOSE BONIFACIO PETROPOLIS RJ Matemática |
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