11/04/2011
Essa coleção de aulas visa aproximar os alunos do universo da Composição Musical, buscando provê-los de ferramentas para aumentar sua capacidade crítica frente à produção musical mundial e desmistificar uma atividade que, muitas vezes, é entendida como algo para apenas alguns “eleitos”, “inspirados”. A coleção se inicia com aulas que se justificam apenas como porta de entrada para o trabalho do professor: exercícios de criatividade sem maiores implicações e discussões técnicas, mas ainda assim importantes, especialmente nos trabalhos com grupos maiores. Seguem-se aulas que trazem alguma discussão sobre importantes questões concernentes ao ato de compor, ainda que sem grande profundidade. Por fim, finalizamos com trabalhos específicos, técnicos, abordando questões formais do universo da Composição Musical, ainda que, por vezes, atuem por um viés lúdico.
RODRIGO RUSSANO - INTERNATIONAL CHRISTIAN SCHOOL OF RIO DE JANEIRO - ICS - RIO - RJ
música, composição, canto, percussão, estilo, canção, ritmo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
MÚSICA - Oficina 1 - Instrumento musical humano: um exercício de criatividade e composição.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto. 20/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 41429 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
2 |
MÚSICA – Oficina 2: composição com nomes ou outros termos.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá desenvolver habilidades na utilização de elementos sonoros na composição musical. O aluno deverá também exercitar sua capacidade criativa e expressiva, além de desenvolver-se na integração com o grupo e no trabalho em conjunto. O aluno irá refletir sobre a difer... 20/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16703 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
3 |
Música – Composição Imagística (parte 1)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Essa aula faz parte de uma coleção, que se propõe a desenvolver diversas habilidades criativas e expressivas, levando os alunos a construir coletivamente uma composição musical a partir da leitura simbólica e interpretativa de uma imagem proposta, identificando questões pertin... 13/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4459 acesso(s) |
LUCIANO CINTRA SILVEIRA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Conceitos de Música – som, silêncio e ruído - paisagem sonora - aula 2
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Formular critérios e parâmetros do que possa ser música. Compreender o conceito de som, silêncio e ruído - paisagem sonora. Criar situações de paisagem sonora. 02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 36180 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
5 |
MÚSICA: Elementos de expressão (andamento) – accelerando e rallentando
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Compreender as variações graduais de andamento em Música; Conhecer os termos utilizados para fazer referência a estas variações; Interpretar uma música modificada de forma gradual no andamento (velocidade). 16/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15026 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
6 |
MÚSICA: Composição – Elementos de Contraste
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes a) Compreender as mudanças de partes em uma peça musical por meio do contraste entre elas; b) Compreender a diferença entre os “materiais musicais” existentes nas diferentes partes da peça e as diferenças entre eles ; c) Compor uma peça, analisar suas partes e identificar as d... 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9588 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
7 |
MÚSICA: Elementos de expressão e dinâmica – pianissimo a fortissimo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes a) Compreender e identificar diferentes intensidades na execução musical; b) Conhecer a terminologia adequada a esta referência; c) Interpretar uma música, modificando sua dinâmica (intensidade). 09/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13238 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
8 |
MÚSICA: Elementos de expressão e dinâmica – crescendo e diminuendo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Compreender as variações graduais de intensidade em Música; Conhecer os termos utilizados para as gradações de intensidade (dinâmica) musical; Interpretar uma música com mudanças graduais de intensidade (dinâmica). 07/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15032 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
9 |
MÚSICA: Elementos de expressão – legato e staccato
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Compreender as diferenças de execução melódica entre legato e staccato; Conhecer os termos utilizados para fazer referência a estas interpretações em música; Interpretar uma música, modificada em sua concepção expressiva pelos termos legato e/ou staccato. 07/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6750 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
10 |
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos de Pedal e Ostinato na música e reconhecê-los auditivamente. O aluno deverá ser capaz de reconhecer a importância dessas duas técnicas de composição musical através da variedade de exemplos trazidos para a aula, da discussão... 19/10/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 14508 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
11 |
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 02
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos de Pedal e Ostinato na música, reconhecê-los auditivamente e experimentá-los através de improvisações e de repertório conhecido. O aluno deverá ser capaz de reconhecer a importância dessas duas técnicas de composição musical... 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4932 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
12 |
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 03
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá ser capaz de trabalhar criativamente em grupo de forma organizada, discutindo, debatendo e decidindo com respeito e espírito democrático. Os alunos deverão ser capazes de criar um Pedal, um Ostinato e uma ou mais melodias, anotá-los corretamente utilizando-se do... 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4567 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
13 |
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 04
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá ser capaz de trabalhar criativamente em grupo de forma organizada, discutindo, debatendo e decidindo com respeito e espírito democrático. Os alunos deverão ser capazes de criar um Pedal, um Ostinato e uma ou mais melodias, anotá-los corretamente utilizando-se do... 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3207 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
14 |
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 05
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá ser capaz de trabalhar criativamente em grupo de forma organizada, discutindo, debatendo e decidindo com respeito e espírito democrático. Os alunos deverão ser capazes de apresentar à turma o trabalho de composição realizado em grupo de forma organizada e corret... 19/10/2009 Duas estrelas 1 comentário(s) 3272 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
15 |
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 06
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes O aluno deverá ser capaz de trabalhar criativamente em grupo de forma organizada, discutindo, debatendo e decidindo com respeito e espírito democrático. Os alunos deverão ser capazes de apresentar à turma o trabalho de composição realizado em grupo de forma organizada e corret... 19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2932 acesso(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
16 |
MÚSICA: Composição – Frase
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes a) Conceituar "frase musical"; b) Compor uma música com, pelo menos, duas frases diferentes. 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6807 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
17 |
MÚSICA: Composição – Variação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes a) Conceituar "variação" em Música; b) Compor variações sobre temas apresentados. 03/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4952 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
18 |
MÚSICA: Composição – Aleatoriedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes a) Conceituar aleatoriedade em Música; b) Compor utilizando processos aleatórios. 11/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3336 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
19 |
MÚSICA: Composição – Improvisação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes a) Conceituar improvisação musical; b) Improvisar sobre bases e/ou a partir de temas apresentados. 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7117 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
20 |
MÚSICA: Composição - Objeto Sonoro e Música Concreta
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes a) Conceituar objeto sonoro; b) Conhecer a música concreta; b) Compor uma peça utilizando a ideia de objeto sonoro, se possível, a partir da utilização de um software. 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5777 acesso(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
21 |
Música - Trilha sonora – Experimentações
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Analisar desenhos, pinturas, fotografias e interpretar possíveis trilhas sonoras que estas imagens sugerem. Criar diversas combinações de trilhas sonoras, a partir de um banco fonográfico e de imagens, analisando as possíveis mudanças de sentido. Iniciar a elaboração de um pro... 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16565 acesso(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Sem estrelas 0 classificações - 24009 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!