23/11/2011
Essa coleção é composta por 23 aulas que têm por objetivo tratar do convívio em sociedade e do respeito ao próximo. As aulas iniciais (1 a 4) trazem a importância das regras e a necessidade delas existirem. As aulas 5 a 11 trabalham um conjunto de conceitos como a amizade, ética, solidariedade, respeito ao próximo e boas maneiras, valorizando, portanto, as relações sociais como princípio para uma boa convivência. As aulas 12 a 18 tratam um pouco de cidadania e dos direitos e deveres que cada um possui, ampliando assim ainda mais o estudo desse tema. As últimas aulas da coleção (19 a 23) trazem atividades e jogos cooperativos, valorizando e trabalhando de forma interdisciplinar o conteúdo em questão.
Amanda Barros Teixeira - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
respeito, sociedade, convivência, justiça, cooperação
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Rememorar situações cotidianas de sala de aula que têm produzido efeitos negativos nos relacionamentos interpessoais. Construir as regras de convivência de sala de aula a partir das experiências vividas no grupo. Zelar pelo cumprimento das regras criadas pelo grupo de convivên... 28/05/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 131310 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
Pensando sobre a convivência na escola-UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ética Aprenderá sobre algumas das várias diferenças existentes na escola: de classe social, de idade, de ano de ensino, físicas, psicológicas, de necessidade especiais, de sexo, de religião, dentre outras. Além disso, entender que devemos respeitar a todos, mesmo sendo diferentes ... 18/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7523 acesso(s) |
Luciana Xavier de Castro ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
3 |
O RESPEITO ÀS REGRAS DE CONVIVÊNCIA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer e refletir criticamente sobre o conceito de “respeito”. Problematizar a questão da importância de se respeitar as regras de convivência social e de assumir as consequências da transgressão às mesmas. Identificar situações em que o respeito às regras se deu pautado no ... 18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28207 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
4 |
REGRAS: NECESSÁRIAS AO CONVÍVIO GRUPAL?
Ensino Fundamental Inicial | Ética Perceber a importância e a função das regras nos grupos de convivência. Identificar as regras que norteiam as condutas dos alunos no contexto escolar. Analisar, de forma crítica, as regras que têm contribuído e as que têm se tornado obstáculos para o convívio grupal. 28/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 39610 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
5 |
BOAS MANEIRAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as. 2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa. 24/09/2009 Quatro estrelas 33 comentário(s) 378612 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
6 |
Como explorar as relações sociais da criança enfocando sua convivência com a família e amigos? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer a importância das relações familiares; Identificar os papéis exercidos pelos membros familiares; Compreender a importância da amizade e as condutas para um bom convívio em sociedade; Reconhecer o grupo de convívio mais próximo e as relações de respeito entre eles;... 10/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8180 acesso(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
A importância do bom relacionamento com as pessoas e com os vizinhos!
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer a existência de que há no calendário nacional o dia do vizinho e discutir o porquê disso, ou seja, qual é a importância; Conhecer os aspectos que geram uma boa convivência com os vizinhos; Discutir a importância do bom relacionamento com as pessoas que estão a nossa v... 14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16457 acesso(s) |
Silvia Maria Raposo Bardy Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE PRESIDENTE PRUDENTE SP Outros |
8 |
CONVIVÊNCIA ÉTICA E SOLIDÁRIA: CONHECENDO O GRUPO.
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1.Compreender os significados de ética e de solidariedade. 2. Reconhecer que conviver com o outro implica em respeito, partilha, diálogo e ajuda mútua, valores fundamentais de uma postura ética e solidária. 3. Listar e compartilhar aspectos que julga conhecer a respeito dos co... 28/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14283 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
9 |
PENSANDO E FALANDO SOBRE AMIZADE
Ensino Fundamental Inicial | Ética Compartilhar e analisar os significados atribuídos pelos alunos à palavra amizade, destacando a sua importância para a convivência grupal. Conhecer e discutir diferentes conceitos acerca da amizade. Estabelecer relações entre os significados de amizade atribuídos pelos alunos ... 28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20264 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
10 |
Conflitos e confrontos sociais: uma perspectiva interdisciplinar
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer os diversos motivos que geram conflitos ou confrontos sociais, através de notícias e textos narrativos. Aprimorar a linguagem oral a partir de algumas situações-problemas, apresentando soluções para os conflitos. Reconhecer a importância da existência de regras a pa... 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6925 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
11 |
EXERCITANDO A PAZ NA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar situações de violência (como xingamentos, desrespeitos, agressões físicas, dentre outras) contra os/as colegas em sala de aula e impedir a continuidade das mesmas. b) Exercitar a convivência harmoniosa, o respeito ao outro, a justiça e a paz. c) Compreender que ... 01/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22885 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
12 |
Direitos e deveres como recurso no processo de leitura e escrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer seus direitos e deveres Ouvir a leitura de aspectos relevantes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); Criar as regras de convivência da sala; Criar desenhos que representem situações de respeito ao ECA; Fazer a tentativa da escrita de palavras significativas ... 17/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15760 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Como trabalhar a cidadania com os alunos por meio da construção de regras do grupo? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Relacionar a história contada com a realidade da turma; Comunicar-se de forma coerente sobre as regras de convivência; Desenvolver a escuta; Elaborar as regras de convivência a partir do debate com o grupo; Reconhecer a importância das regras estabelecidas para a convivência... 26/08/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 173573 acesso(s) |
Laís de Castro Agranito ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
CIDADANIA E JUSTIÇA ANDAM JUNTAS?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Compreender a relação entre os conceitos de cidadania e justiça. 2. Perceber a importância de se pensar eticamente sobre a justiça, com base na igualdade, no respeito às diferenças e aos direitos dos cidadãos. 3. Identificar e analisar situações no espaço escolar e em outro... 17/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 47097 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
15 |
As várias formas de preconceito- UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ética Aprenderá sobre as várias formas de preconceito e que o mesmo é nocivo para a sociedade. Além disso, pensar em meios de diminuir as diferenças e incentivar a convivência e o respeito entre as pessoas. Divulgar as conclusões advindas das reflexões no site da escola e compartilh... 12/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7639 acesso(s) |
Luciana Xavier de Castro ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
16 |
Ética e Convívio Escolar: Pensando sobre a relação aluno-aluno.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Compreender a escola como espaço de convivência, tendo o respeito mútuo como um dos princípios fundamentais da ética e do convívio democrático. Identificar atitudes de preconceito entre colegas, posicionando-se contra qualquer tipo de discriminação. Reconhecer que todos merece... 09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 61687 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
17 |
Reconhecendo o direito das crianças através de diferentes gêneros textuais
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer, através de discussão oral, o documento de declaração dos direitos das crianças, como importante para a preservação da infância Interpretar e produzir imagens sobre itens da declaração, demonstrando reconhecer os direitos por ele garantidos Compreender a importância... 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9089 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
18 |
Crianças na escola e seus deveres - um trabalho de linguagem oral e escrita
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Aprimorar a linguagem oral a partir de uma discussão sobre os deveres do aluno em relação à escola. Produzir um texto coletivo com os pontos levantados demonstrando conhecimento sobre o tema. Demonstrar atitudes e hábitos de responsabilidade a partir de estudos solicitados. ... 13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14882 acesso(s) |
Amanda Barros Teixeira Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
19 |
COOPERAÇÃO: DA SALA DE AULA PARA O MUNDO LÁ FORA.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar as próprias ações e as dos colegas relativas a atitudes cooperativas. Perceber a importância da cooperação para resolver uma mesma situação-problema. Conhecer e analisar relatos de situações de cooperação vividas entre as pessoas em casa, na escola, na rua e e... 05/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34644 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
20 |
SER SOLIDÁRIO: EIS A QUESTÃO
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Entender o significado da palavra solidariedade b) Exercitar situações em que o aluno se coloque no lugar do outro para agir de uma forma solidária. c) Perceber a importância da solidariedade nas relações sociais para uma formação humana pautada na ética e no respeito ao pr... 17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17975 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
21 |
Ganhar ou ajudar?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar os pontos positivos e negativos de cada um. Reconhecer Padrões de Percepção diferentes entre os jogos. Relacionar esporte e solidariedade. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15631 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
22 |
Jogo cooperativo! Que jogo é este?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar o que é e quais são as características de um jogo cooperativo; Compreender a diferença entre jogar cooperando e jogar competindo; Vivenciar jogos cooperativos; Modificar as regras de um jogo como forma de garantir a participação prazerosa de todos. 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17520 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
23 |
Jogos cooperativos
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Desenvolver a criatividade e permitir uma maior socialização, por meio da integração entre competição e cooperação; Compreender como vencer ou perder fazem parte do cotidiano. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22994 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 10975 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!