Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como conviver em sociedade?

 

23/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção é composta por 23 aulas que têm por objetivo tratar do convívio em sociedade e do respeito ao próximo. As aulas iniciais (1 a 4) trazem a importância das regras e a necessidade delas existirem. As aulas 5 a 11 trabalham um conjunto de conceitos como a amizade, ética, solidariedade, respeito ao próximo e boas maneiras, valorizando, portanto, as relações sociais como princípio para uma boa convivência. As aulas 12 a 18 tratam um pouco de cidadania e dos direitos e deveres que cada um possui, ampliando assim ainda mais o estudo desse tema. As últimas aulas da coleção (19 a 23) trazem atividades e jogos cooperativos, valorizando e trabalhando de forma interdisciplinar o conteúdo em questão.

Autoria

Amanda Barros Teixeira - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

respeito, sociedade, convivência, justiça, cooperação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Lista de aulas da coleção (23 aulas)
# Aula Autoria
1 AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Rememorar situações cotidianas de sala de aula que têm produzido efeitos negativos nos relacionamentos interpessoais. Construir as regras de convivência de sala de aula a partir das experiências vividas no grupo. Zelar pelo cumprimento das regras criadas pelo grupo de convivên...

28/05/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 131310 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 Pensando sobre a convivência na escola-UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Aprenderá sobre algumas das várias diferenças existentes na escola: de classe social, de idade, de ano de ensino, físicas, psicológicas, de necessidade especiais, de sexo, de religião, dentre outras.   Além disso, entender que devemos respeitar a todos, mesmo sendo diferentes ...

18/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7523 acesso(s)

Luciana Xavier de Castro

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

3 O RESPEITO ÀS REGRAS DE CONVIVÊNCIA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer e refletir criticamente sobre o conceito de “respeito”. Problematizar a questão da importância de se respeitar as regras de convivência social e de assumir as consequências da transgressão às mesmas. Identificar situações em que o respeito às regras se deu pautado no ...

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 28207 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 REGRAS: NECESSÁRIAS AO CONVÍVIO GRUPAL?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Perceber a importância e a função das regras nos grupos de convivência. Identificar as regras que norteiam as condutas dos alunos no contexto escolar. Analisar, de forma crítica, as regras que têm contribuído e as que têm se tornado obstáculos para o convívio grupal.

28/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 39610 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

5 BOAS MANEIRAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as. 2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.

24/09/2009 Quatro estrelas 33 comentário(s) 378612 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

6 Como explorar as relações sociais da criança enfocando sua convivência com a família e amigos? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

  Reconhecer a importância das relações familiares; Identificar os papéis exercidos pelos membros familiares; Compreender a importância da amizade e as condutas para um bom convívio em sociedade; Reconhecer o grupo de convívio mais próximo e as relações de respeito entre eles;...

10/10/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8180 acesso(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 A importância do bom relacionamento com as pessoas e com os vizinhos!

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer a existência de que há no calendário nacional o dia do vizinho e discutir o porquê disso, ou seja, qual é a importância; Conhecer os aspectos que geram uma boa convivência com os vizinhos; Discutir a importância do bom relacionamento com as pessoas que estão a nossa v...

14/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16457 acesso(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

8 CONVIVÊNCIA ÉTICA E SOLIDÁRIA: CONHECENDO O GRUPO.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Compreender os significados de ética e de solidariedade. 2. Reconhecer que conviver com o outro implica em respeito, partilha, diálogo e ajuda mútua, valores fundamentais de uma postura ética e solidária. 3. Listar e compartilhar aspectos que julga conhecer a respeito dos co...

28/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14283 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

9 PENSANDO E FALANDO SOBRE AMIZADE

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compartilhar e analisar os significados atribuídos pelos alunos à palavra amizade, destacando a sua importância para a convivência grupal. Conhecer e discutir diferentes conceitos acerca da amizade. Estabelecer relações entre os significados de amizade atribuídos pelos alunos ...

28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20264 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

10 Conflitos e confrontos sociais: uma perspectiva interdisciplinar

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer os diversos motivos que geram conflitos ou confrontos sociais, através de notícias e textos narrativos. Aprimorar a linguagem oral a partir de algumas situações-problemas, apresentando soluções para os conflitos. Reconhecer a importância da existência de regras a pa...

07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6925 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

11 EXERCITANDO A PAZ NA ESCOLA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Identificar situações de violência (como xingamentos, desrespeitos, agressões físicas, dentre outras) contra os/as colegas em sala de aula e impedir a continuidade das mesmas. b) Exercitar a convivência harmoniosa, o respeito ao outro, a justiça e a paz. c) Compreender que ...

01/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22885 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 Direitos e deveres como recurso no processo de leitura e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer seus direitos e deveres Ouvir a leitura de aspectos relevantes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); Criar as regras de convivência da sala; Criar desenhos que representem situações de respeito ao  ECA; Fazer a tentativa da escrita de palavras significativas ...

17/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15760 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 Como trabalhar a cidadania com os alunos por meio da construção de regras do grupo? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

  Relacionar a história contada com a realidade da turma; Comunicar-se de forma coerente sobre as regras de convivência; Desenvolver a escuta; Elaborar as regras de convivência a partir do debate com o grupo; Reconhecer a importância das regras estabelecidas para a convivência...

26/08/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 173573 acesso(s)

Laís de Castro Agranito

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 CIDADANIA E JUSTIÇA ANDAM JUNTAS?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Compreender a relação entre os conceitos de cidadania e justiça. 2. Perceber a importância de se pensar eticamente sobre a justiça, com base na igualdade, no respeito às diferenças e aos direitos dos cidadãos. 3. Identificar e analisar situações no espaço escolar e em outro...

17/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 47097 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

15 As várias formas de preconceito- UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Aprenderá sobre as várias formas de preconceito e que o mesmo é nocivo para a sociedade. Além disso, pensar em meios de diminuir as diferenças e incentivar a convivência e o respeito entre as pessoas. Divulgar as conclusões advindas das reflexões no site da escola e compartilh...

12/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7639 acesso(s)

Luciana Xavier de Castro

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

16 Ética e Convívio Escolar: Pensando sobre a relação aluno-aluno.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender a escola como espaço de convivência, tendo o respeito mútuo como um dos princípios fundamentais da ética e do convívio democrático. Identificar atitudes de preconceito entre colegas, posicionando-se contra qualquer tipo de discriminação. Reconhecer que todos merece...

09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 61687 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

17 Reconhecendo o direito das crianças através de diferentes gêneros textuais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer, através de discussão oral, o documento de declaração dos direitos das crianças, como importante para a preservação da infância Interpretar e produzir imagens sobre itens da declaração, demonstrando reconhecer os direitos por ele garantidos Compreender a importância...

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9089 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

18 Crianças na escola e seus deveres - um trabalho de linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Aprimorar a linguagem oral a partir de uma discussão sobre os deveres do aluno em relação à escola. Produzir um texto coletivo com os pontos levantados demonstrando conhecimento sobre o tema. Demonstrar  atitudes e hábitos de responsabilidade a partir de estudos solicitados.  ...

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14882 acesso(s)

Amanda Barros Teixeira

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

19 COOPERAÇÃO: DA SALA DE AULA PARA O MUNDO LÁ FORA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar as próprias ações e as dos colegas relativas a atitudes cooperativas. Perceber a importância da cooperação para resolver uma mesma situação-problema.      Conhecer e analisar relatos de situações de cooperação vividas entre as pessoas em casa, na escola, na rua e e...

05/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 34644 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

20 SER SOLIDÁRIO: EIS A QUESTÃO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

a) Entender o significado da palavra solidariedade b) Exercitar situações em que o aluno se coloque no lugar do outro para agir de uma forma solidária. c) Perceber a importância da solidariedade nas relações sociais para uma formação humana pautada na ética e no respeito ao pr...

17/05/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17975 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

21 Ganhar ou ajudar?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar os pontos positivos e negativos de cada um. Reconhecer Padrões de Percepção diferentes entre os jogos. Relacionar  esporte e solidariedade.

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15631 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

22 Jogo cooperativo! Que jogo é este?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar o que é e quais são as características de um jogo cooperativo; Compreender a diferença entre jogar cooperando e jogar competindo; Vivenciar jogos cooperativos; Modificar as regras de um jogo como forma de garantir a participação prazerosa de todos.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17520 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

23 Jogos cooperativos

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Desenvolver a criatividade e permitir uma maior socialização, por meio da integração entre competição e cooperação; Compreender como vencer ou perder fazem parte do cotidiano.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22994 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10975 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.