11/04/2011
Esta coleção reúne um conjunto de aulas sobre a utilização do lixo. Enfatiza a importância dos cuidados com a preservação e conservação do meio ambiente natural e social. A seguência didática proposta visa possibilitar à criança desenvolver atitudes positivas que ajude na preservação da vida na terra partindo dos seus conhecimentos prévios e das observações de situações próximas as crianças. O estudo do tema permite à criança ampliar noções relativas à construção de conceitos tais como: meio ambiente, lixo orgânico e inorgânico, reutilização e reciclagem do lixo.
Gilka Silva Pimentel - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
meio ambiente, lixo orgânico, lixo inorgânico, reutilização do lixo, reciclagem do lixo.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Dialogando com o lixo - Preservação do ambiente
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar as ações que colaboram com a preservação do ambiente. Perceber que o aumento do lixo está vinculado não só ao aumento da população como também ao consumo. Expressar a necessidade de preservar o ambiente, utilizando diálogos entre pessoas e objetos. 30/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 17653 visita(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
2 |
Lixo e Natureza não combinam!
Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Nos dias atuais é de extrema importância que conheçamos as consequências das atitudes que tomamos em relação ao meio ambiente, sendo que estas devem ser espelho daquilo que já foi aprendido e refletido. Para tanto, é muito válido que se saiba quanto tempo cada tipo de componen... 16/02/2009 Quatro estrelas 56 comentario(s) 114614 visita(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
3 |
Bate Papo sobre o Lixo da cidade
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Selecionar e sintetizar idéias na produção escrita destinada a comunicação; conhecer as ações já realizadas e outras ações possíveis para controle do lixo na cidade onde vive. 18/12/2008 Quatro estrelas 6 comentario(s) 10475 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
4 |
Pequenas atitudes a favor do meio ambiente: a construção de lixeiras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Objetivos: · Construir pequenas lixeiras de garrafas “pet”, onde serão depositadas palavras que representam lixo reciclável. · Usar a leitura e a escrita em atividades lúdicas que propiciem momentos de reflexão sobre os problemas ambientais. · ... 12/07/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 48874 visita(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
5 |
Lixo: Desenvolvendo atitudes responsáveis
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir o que é lixo, observar os diferentes tipos de lixo, realizar campanhas de conscientização, compreender e conhecer o destino do lixo, bem como construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo. 01/10/2010 Quatro estrelas 9 comentario(s) 88435 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
Entrevista sobre reutilização do lixo: produção escrita e conscientização ambiental
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Trabalhar com o gênero entrevista, ouvir a opinião do outro, respeitá-la, interpretá-la e fazer o registro; Discutir questões relacionadas ao meio ambiente; 16/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 13803 visita(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
O LIXO QUE PRODUZIMOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Desenvolver atitudes de preservação do ambiente natural e social através da reciclagem e do reaproveitamento de materiais orgânicos e inorgânicos; Realizar uma campanha sobre a coleta seletiva do lixo; Elaborar panfletos; Vivenciar situações de coleta de material reciclável. 22/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 81146 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
Jogue lixo no lugar certo!
Ensino Fundamental Inicial | Saúde Explicar os motivos que justificam não jogar lixo em lugares inapropriados. Identificar as atitudes individuais e coletivas necessárias no recolhimento do lixo. Reiterar a nossa responsabilidade nesta questão e seu impacto no meio ambiente. 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8124 visita(s) |
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências Naturais |
9 |
Coleta seletiva do lixo: importância e desafio
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1.Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo. 2.A elaborar e implantar um projeto de coleta seletiva na escola. 3.Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade. 13/01/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 72528 visita(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
10 |
COLETA SELETIVA NA ESCOLA
Educação Infantil | Natureza e sociedade Discutir a idéia de preservação ambiental; Conhecer o percurso da coleta e o destino do lixo escolar; Identificar quem produz e quem cuida do lixo escolar. 29/11/2010 Três estrelas 4 comentario(s) 48139 visita(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
LIXO ORGÂNICO: PARA QUE SERVE?
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: • Diferenciar o lixo seco do orgânico; • Conhecer a transformação e a utilização do lixo orgânico como elemento beneficiador ao meio ambiente; • Elaborar e construir uma horta adubada com o li... 14/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 27517 visita(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
Reaproveitando o lixo: o processo de decomposição do lixo orgânico
Educação Infantil | Natureza e sociedade § Observar o processo de decomposição dos resíduos orgânicos; § Reaproveitar o composto orgânico em melhoria da qualidade do solo. § Aprender sobre a importância das minhocas e do minhocário como atividade ecológica; § Conhecer outras alternativ... 14/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7212 visita(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Meio Ambiente: compreendendo os cuidados com o lixo para melhorar a qualidade de vida
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade § Perceber o tratamento dado ao lixo nos lugares onde convive; § Refletir acerca desse tratamento; § Dialogar e promover mudanças de hábitos com sua família acerca dos cuidados com o lixo. 09/12/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 51076 visita(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
O LIXO QUE VIRA LUXO: APRENDENDO A RECICLAR
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer maneiras diferentes de coletar o lixo. 2) Conscientizar-se da importância da coleta seletiva do lixo para o reaproveitamento dos resíduos. 3) Conhecer o trabalho de indústrias de reciclagem de lixo. 4) Experimentar a prática de reciclagem na escola. 03/02/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 39904 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
15 |
O lixo pode ser luxo - Reciclagem
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Expressar sua opinião sobre o tema, utilizando argumentos convincentes. Apontar algumas causas, consequências e soluções para o problema: acúmulo de lixo. Identificar a reciclagem como a transformação do lixo em luxo. 06/12/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 87566 visita(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
16 |
Arte e lixo
Ensino Fundamental Inicial | Artes Como o lixo pode se transformar dependendo do uso que se dá a ele; Conhecer a obra de artistas que trabalham com o lixo; Dar visibilidade a materiais que normalmente demoram a se decompor no meio ambiente, reutilizando-os em obras produzidas pelos alunos; 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14571 visita(s) |
Renata Oliveira Caetano COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
17 |
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM: UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: • Conhecer e perceber a importância da reciclagem para o meio ambiente; • Identificar os produtos que podem ou não podem ser reciclados; • Distinguir os produtos que podem ser reciclados e reaprove... 03/06/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 98741 visita(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
18 |
DESTINO DO LIXO RECICLADO
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula: Selecionar e classificar as embalagens para a reciclagem Conhecer o destino do lixo reciclado; Vivenciar uma aula de campo numa fábrica de reciclagem; Compreender a importância da reciclagem do lix... 09/09/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 30554 visita(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
19 |
. RECICLAGEM: SISTEMATIZANDO CONHECIMENTOS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: • Elaborar e compartilhar os conhecimentos construídos acerca da preservação do meio ambiente através de seminários e oficinas (reciclagem, poluição, lixo orgânico). 03/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7573 visita(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
20 |
O LIXO E A ARTE DE TRANSFORMAR
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Discutir a idéia da seleção do lixo e o reaproveitamento de embalagens; Construir um brinquedo segundo recursos da sucata escolar e doméstica; Fazer uma discussão das estratégias utilizadas para a transformação de sucata em brinquedos. 30/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 10642 visita(s) |
Andréa Morais Diniz NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
21 |
LIXO RECICLADO SE TRANSFORMA EM BRINQUEDO.
Educação Infantil | Natureza e sociedade A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula: Conscientizar a comunidade escolar da importância de reciclar lixo em casa e na escola; Construir brinquedos a partir da reciclagem do lixo; Vivenciar um momento de brincadeiras com os brinquedos con... 06/07/2010 Quatro estrelas 6 comentario(s) 29672 visita(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
22 |
Ambiente: Salvar o planeta depende de nós
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar a situação ambiental da sua localidade ; Construir a consciência de proteção e preservação do ambiente e a relação dessas atitudes com a qualidade de vida e de saúde; Produzir textos em função do objetivo e do leitor a que se destina, considerando as caracter... 18/10/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 39931 visita(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
Sem estrelas 0 calificaciones - 12320 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!