Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


As influências indígenas na cultura brasileira

 

12/12/2011

Ficha Técnica
Descripción

Nessa coleção o aluno compreenderá, nas aulas de número 1 ao número 3, que antes da chegada dos portugueses no Brasil, em 1500, já existiam diversos povos indígenas que habitavam o território brasileiro e que o contato entre portugueses e índios foi marcado por desencontros e muita violência. Nas aulas de número 4 ao número 5, o aluno perceberá que os índios não ficaram passivos à exploração portuguesa, mas resistiram. Essa resistência permitiu, como veremos nas aulas de número 6 ao número 18, que a cultura indígena fosse preservada, influenciando na construção da cultura brasileira através da nossa língua, danças, festas e costumes. Além disso, o aluno analisará na aula de número 19, a visão dos indígenas no ano 2000 sobre a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Já na aula de número 20, o aluno conhecerá as estratégias indígenas atuais para preservação de sua história e cultura. E por fim, o aluno refletirá na aula de número 21 sobre, a presença indígena na identidade brasileira, podendo, assim, valorizar a cultura indígena como parte importante da pluralidade cultural do Brasil.

Autoría

Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palabras clave

indígenas, portugueses, resistência, cultura brasileira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Lista de clases de la colección (21 clases)
# Clase Autoría
1 A conquista da América pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos

Ensino Fundamental Final | História

Identificar de que regiões partiram os “conquistadores” europeus e quais fatores impulsionaram este desejo de “conquista”. Analisar as diferenças entre a paisagem européia e a da América, no século XV, através do filme ““1492: A conquista do Paraíso”. Identificar no filme “149...

12/01/2011 Três estrelas 7 comentario(s) 66923 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

2 A questão indígena na colonização portuguesa no Brasil

Educação Escolar Indígena | História

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Médio | História

Analisar aspectos do “encontro de culturas” protagonizado por portugueses e nativos brasileiros. Compreender mudanças na cultura nativa surgidas pela exploração de pau-brasil e pela convivência com os missionários jesuítas.  Respeitar a forma de viver, os valores e as necessid...

12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 42411 visita(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

3 A escravidão indígena no Brasil - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Refletir sobre a existência da escravidão indígena ao longo da História do Brasil. Entender a escravidão indígena como desdobramento do projeto colonizador português. Analisar as consequências históricas da escravidão indígena no Brasil.

23/08/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 11299 visita(s)

GETULIO RIBEIRO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

4 A resistência indígena na história do Brasil - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Analisar formas de resistência indígena durante o Brasil colônia e império. Compreender o embate entre a dominação religiosa imposta pelos portugueses e a resistência dos índios. Refletir sobre a necessidade de preservação da cultura indígena e de respeito aos seus direitos.

29/08/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 16117 visita(s)

GETULIO RIBEIRO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 Arte Indígena e Resistência Cultural

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil.

04/12/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 52987 visita(s)

Virna Ligia Fernandes Braga

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

História

6 Conhecendo algumas tribos indígenas e sua linguagem cultural – UCA.

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Aprenderá sobre a história e a linguagem cultural de algumas tribos indígenas brasileiras. Produzirá um documentário sobre a vida das principais tribos indígenas brasileiras.

28/09/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10879 visita(s)

Luciana Xavier de Castro

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

7 Sociedade Indígena Do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

• Reconhecer os povos indígenas como primeiros habitantes do Brasil e seus direitos à preservação da identidade cultural e ao território. • Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto elemento cons...

16/12/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 22474 visita(s)

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

História

8 A voz do índio

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Identificar a importância da cultura indígena na formação do brasileiro; Aprender sobre a diversidade cultural e riqueza dos povos indígenas; Discutir sobre a hegemonia de uma raça em relação à outra; Importância da manutenção da cultura indígena para o contexto brasileiro. Ap...

03/03/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 19979 visita(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

9 O Tupi-Guarani na Língua Portuguesa

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

A partir das aulas que serão propostas, espera-se que os alunos sejam capazes de: Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si. Empreender pesquisa sobre a presença de vocábulos de origem indígena na Língua Portuguesa. Reconhecer os vocábulos indíg...

29/11/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 11732 visita(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 Arte indígena

Ensino Fundamental Final | Artes

A arte indígena no Brasil do século XVI ao século XX.

21/11/2008 Quatro estrelas 19 comentario(s) 190667 visita(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

11 Matemática na arte indígena I

Educação Escolar Indígena | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Matemática

§  Identificar elementos geométricos utilizados na arte indígena. §  Aplicar conceitos de planificação, textura e cor a partir da arte indígena.

18/10/2010 Quatro estrelas 9 comentario(s) 61933 visita(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

12 Matemática na arte indígena II

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Matemática

§  Identificar elementos geométricos utilizados na arte indígena. §  Construir o conceito de simetria a partir da arte indígena guarani.

25/01/2011 Quatro estrelas 5 comentario(s) 41183 visita(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

13 A questão indígena abordada na música brasileira - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Valorizar a cultura indígena no Brasil. Reconhecer a necessidade de afirmação das populações indígenas e seus direitos. Estudar a história do Brasil a partir de documentos musicais.  

24/08/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 16070 visita(s)

GETULIO RIBEIRO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

14 Os índios e a literatura de José de Alencar

Ensino Fundamental Final | Artes

Muito antes do descobrimento do Brasil os indígenas já faziam parte da história do país, ao analisar a história percebemos que sua cultura está representada nas artes visuais, música e literatura. Sendo assim, nessa aula o aluno irá descobrir de que forma os escritores românti...

20/01/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 24851 visita(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

15 As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif...

01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21156 visita(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

16 As origens étnicas do lúdico nacional: as brincadeiras brasileiras originadas dos índios nacionais, a peteca e a briga de galo.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar algumas brincadeiras de origem indígena que foram incorporadas à cultura nacional; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; verificar a origem da peteca e da briga de galo; realizar as brincadeiras peteca e briga de galo.

25/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 20951 visita(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

17 CALENDÁRIO INDÍGENA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Conhecer o calendário indígena e escolar, situando cronologicamente eventos e períodos significativos (dias letivos, férias, festividades etc.).  Identificar, descrever e recuperar as origens das principais festividades e  outras tradições culturais da região.  Expressar-se or...

19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 36938 visita(s)

Cristiane Martins Júlio

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

18 Aula 02: Viva São João - a origem

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Conhecer a origem das festas juninas, refletir sobre a influência africana, indígena e portuguesa na manifestação popular brasileira e apresentar a comunidade escolar um jornal mural contendo o resultado da pesquisa.

23/06/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 21462 visita(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

19 Brasil, ano 2000: a visão dos povos indígenas sobre as “comemorações dos 500 anos”

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Compreender os elementos que fundamentaram a organização de eventos, no ano 2000, para a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Interpretar fontes iconográficas e escritas relacionadas a ações e reações de representantes dos povos indígenas aos eventos comemorativos dos “500 an...

21/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8475 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

20 Estratégias indígenas para a preservação de suas histórias e de suas culturas no Brasil atual

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas. Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual. ...

07/10/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 21189 visita(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

21 Sou brasileiro, sou índio, sou negro: vivendo a pluralidade no Brasil – UCA

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Despertar o interesse pelo conhecimento e importância da diversidade do povo brasileiro, Construir com o aluno material de divulgação de campanhas sobre a pluralidade da população brasileira, Realizar entrevistas com descendentes diretos de quilombolas, índios e escravos sobre...

08/07/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 6511 visita(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 7121 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.