12/12/2011
Nessa coleção o aluno descobrirá, nas aulas de número 1 ao número 5, que a África, antes da colonização dos europeus, foi um continente habitado por uma grande diversidade de povos, abrigando, durante muitos séculos, vários reinos e impérios, e que, portanto, possui uma rica história. No entanto, nos séculos XV e XVI, com a expansão comercial marítima e com a colonização da América, a escravidão negra entra em cena e o aluno identificará, nas aulas de número 6 ao número 10, as principais rotas de escravos para o Brasil, a quantidade de mortes e tragédias que marcaram a história de milhões de africanos que vieram para o continente americano. Nas aulas de número 11 ao número16, o aluno compreenderá a participação africana na construção da sociedade colonial brasileira através do trabalho escravo e também das formas de luta e resistência praticadas pelos trabalhadores africanos no Brasil. Além da luta contra a escravidão e do sincretismo religioso, o aluno perceberá, nas aulas de número 17 ao número 25, que a presença dos afrodescendentes foi fundamental na formação da cultura popular brasileira. E, por isso, refletirá na aula de número 26, sobre a necessidade de construirmos relações de respeito à herança africana em diversas manifestações culturais do povo brasileiro.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
África, africanos, escravidão, herança cultural
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
A descoberta da África!
Ensino Fundamental Final | História Localizar o continente africano no mapa mundi. Analisar textos com olhares diferentes sobre a importância do estudo da História do continente africano. Reconhecer a importância histórica dos estudos relacionados à História da África. Conhecer e valorizar a história de difere... 09/02/2011 Quatro estrelas 6 comentario(s) 55213 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
2 |
África: a importância de conhecê-la??
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Com estas aulas os alunos poderão aprender como a África foi e ainda é importante para a humanidade, por ser uma das civilizações mais antigas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos geográficos e históricos sobre o continente Africano, por meio de: - Leitura e inter... 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 25994 visita(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
3 |
Explorando a África antes dos europeus
Ensino Fundamental Final | História Conhecer a diversidade política e cultural do continente africano entre os séculos X e XIV. Caracterizar o modo de vida de comunidades tribais na África. Identificar os reinos africanos que se destacaram entre os séculos X e XIV. Comparar as características econômicas, socia... 19/11/2010 Cinco estrelas 11 comentario(s) 119565 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
África: muitas memórias, várias histórias
Ensino Fundamental Final | História Compreender a importância da tradição oral nas sociedades africanas. Identificar quem são os “griots” e sua importância como guardiões da memória histórica; Refletir sobre algumas histórias contadas pelos “griots”. 19/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 32084 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
Contos Africanos
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Discutir sobre a diversidade da literatura com foco na literatura dos contos Africanos. Fazer uma coletânea de contos africanos. Reconhecer a relevância de estudar a História da África como parte do currículo escolar. Valorizar a leitura como fonte de formação, informação e vi... 24/10/2011 Três estrelas 2 comentario(s) 18577 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
6 |
Escravidão em cena
Ensino Fundamental Final | História O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades. 23/03/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 15134 visita(s) |
Doglas Wendll Sorgatto EE HERCULES MAYMONE CAMPO GRANDE MS Filosofia |
7 |
A escravidão no Brasil - UCA
Ensino Fundamental Final | História Descrever as condições de vida dos escravos africanos que trabalhavam nos engenhos de açúcar no Brasil; Caracterizar as formas de desumanização a que os escravos eram submetidos nas senzalas; Identificar formas de luta e resistência à escravidão praticadas pelos escravos afric... 20/05/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 34430 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
8 |
O tráfico de escravos africanos e a lógica mercantilista - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender o conceito de escravidão; Descrever as condições em que os escravos eram transportados do continente africano para a América; Entender a escravidão no contexto da política mercantilista; 23/05/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 13803 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
9 |
O tráfico negreiro e as rotas da migração forçada de africanos para as Américas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Entender a participação de africanos no tráfico de escravos. Analisar as dificuldades enfrentadas pelos africanos cativos no tráfico de escravos. Identificar as principais rotas do tráfico de escravos e os principais grupos de africanos trazidos para as Américas. 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 54650 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
10 |
Resistência durante o tráfico de escravos entre os séculos XVI e XIX - UCA
Ensino Fundamental Final | História Perceber os africanos como sujeitos históricos no tráfico de escravos. Entender as formas de resistência a bordo do navio negreiro. Refletir sobre a necessidade de combate às heranças do tráfico. 06/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10371 visita(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
11 |
Relações sociais no Brasil Colônia- UCA
Ensino Fundamental Final | História Entender as diferentes trocas culturais entre brancos e escravos na sociedade colonial brasileira; Compreender como se deu a miscigenação da população brasileira; Identificar o sincretismo religioso na cultura de origem africana. 23/05/2011 Três estrelas 1 comentario(s) 11182 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
12 |
Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de... 31/07/2012 Sem estrelas 1 comentario(s) 15207 visita(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
13 |
As marcas da escravidão africana no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Relacionar o racismo do presente ao passado escravista do Brasil. Analisar exemplos da desigualdade racial visíveis na atualidade. Debater as chamadas “ações afirmativas”, pensando a igualdade racial no Brasil. 07/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 27371 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
14 |
Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de cultura popular, a senzala como dimensão preferencial da composição de manifestações culturais brasileira e a capacidade performática da capoeira. 01/08/2012 Cinco estrelas 2 comentario(s) 25078 visita(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
15 |
Os quilombos, a Capoeira e a resistência ao regime escravista no Brasil - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender a importância dos quilombos na resistência à escravidão no Brasil. Entender estratégias negras para resistir e preservar elementos de sua cultura. Respeitar as manifestações culturais afrodescendentes. 06/10/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 37834 visita(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
16 |
As comunidades quilombolas hoje - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender a formação histórica e os direitos das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil Entender problemas enfrentados por essas comunidades atualmente Valorizar as comunidades quilombolas, tal como constituintes da nação brasileira 06/10/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 16906 visita(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
17 |
As manifestações culturais afro-brasileiras.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História - Compreender o que é uma manifestação cultural. - Conhecer algumas das manifestações culturais afro-brasileiras. - Analisar e localizar as regiões brasileiras em que as manifestações culturais afro-brasileiras mais se destacam e são preservadas pela população local. - Compree... 01/10/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 75922 visita(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
18 |
Raízes Africanas na identidade brasileira - contribuições dos povos angolanos
Ensino Fundamental Final | História Objetivos: Conhecer o processo histórico que desencadeou a presença de povos angolanos na formação da sociedade brasileira. Identificar as marcas da cultura angolana em nosso país. Reconhecer a necessidade de valorização das raízes africanas na nação brasileira; Elaborar um... 19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 22563 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
19 |
Os laços culturais entre africanos e afro-brasileiros- UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar contribuições da cultura africana para a cultura brasileira; Destacar a importância do combate a toda forma de preconceito e discriminação; Refletir sobre a necessidade de valorização das diferenças culturais. 23/05/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 21312 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
20 |
Pensando musicalmente a África na América
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Analisar músicas/gêneros musicais produzidos na África e nas Américas pelos afrodescendentes, durante o século XX. Valorizar a cultura africana como elemento formador do patrimônio histórico e cultural nas Américas. 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11250 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
21 |
A cultura Africana nos sambas brasileiros
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa pesquisar e anotar elementos que constituem o gênero samba, bem como seus intérpretes; apresentar a pesquisa empreendida; interpretar elementos de sentido que constituem letras de sambas que versam acerca da cultura africana; produzir um texto dissertativo sobre a cultura afri... 09/11/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 18324 visita(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
22 |
Palavras Africanas na Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Compreender a intervenção de outras culturas na formação da própria cultura brasileira. Conhecer as palavras africanas incorporadas por nossa língua em várias áreas culturais. 17/12/2009 Quatro estrelas 14 comentario(s) 90716 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
23 |
África e Brasil - laços através da religiosidade
Ensino Fundamental Final | História Reconhecer a forte influência da herança africana nas diversas manifestações culturais dos brasileiros. Apresentar as religiões afro-brasileiras: candomblé e umbanda, com suas semelhanças e diferenças. Pesquisar outras influências da cultura africana em nosso país. Conhece... 19/11/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 35814 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
24 |
Oxalá, Axé, Olorum e Candomblé... Você sabe qual religião é?
Educação Profissional | Produção Cultural e Design Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Aprender os costumes, lendas, crendices da cultura afro-brasileira, os santos, festas e orações religiosas e a influência na cultura brasileira. 09/03/2009 Três estrelas 6 comentario(s) 15486 visita(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
25 |
A Congada: tradição cultural afro-brasileira e patrimônio cultural imaterial.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Inicial | História Construir o conceito de patrimônio cultural imaterial. Entender a Congada enquanto uma manifestação histórica e cultural e patrimônio cultural imaterial. Compreender que a Congada tem suas origens no contexto da escravidão no Brasil. Analisar o papel da religião na festa da Co... 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12534 visita(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
26 |
A diversidade cultural no Brasil: revendo preconceitos e construindo relações de tolerância
Ensino Fundamental Final | História Analisar e discutir criticamente as questões do preconceito no Brasil atual. Refletir sobre o processo histórico que desencadeou os problemas sociais relacionados ao preconceito na sociedade brasileira. Reconhecer a necessidade de medidas que promovam o respeito e a tolerânci... 19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 31985 visita(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
Duas estrelas 1 calificaciones - 9633 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/09/2012
Duas estrelasmuito bom,serve como ponte a interagir professor,em conjunto c/tc comunidade escola.ok.bjs