11/04/2011
Essa coleção reúne aulas referentes à educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais. Possibilita ao professor trabalhar o respeito às diferenças, bem como explorar alguns quadros específicos de deficiências presentes na escola regular atual. Além disso, as aulas selecionadas nessa coleção permitem uma discussão em torno das possibilidades de se promover a inclusão por meio de diferentes linguagens artísticas. Assim, as aulas de 1 a 4 abordam o respeito às diferenças de uma maneira geral e as aulas de 5 a 8 referem-se à educação inclusiva e ao trabalho de inclusão propriamente dito. Na sequência, as aulas de 9 a 18 permitem ao aluno conhecer diferentes quadros de deficiência e por fim, as aulas 19 a 25 apontam possibilidade de inclusão escolar por meio de diferentes recursos como esporte, dança, artes visuais e a tecnologia.
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
inclusão escolar
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
O DIREITO DE SER DIFERENTE
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Identificar diferenças e semelhanças entre colegas da classe. b) Cultivar o respeito às diferenças, a solidariedade, a paz na diversidade. c) Exercitar a reflexão e a tolerância com o diferente. 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 17799 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
2 |
IGUAIS OU DIFERENTES?!- SOMOS ESPECIAIS
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Reconhecer, compreender e valorizar a diversidade presente em nossa sociedade. b) Perceber que todas as pessoas guardam diferenças entre si sendo que, algumas vezes, existem pessoas que requerem um trabalho diferenciado para superar algumas dificuldades. c) Compreender o si... 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 22689 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
3 |
Somos todos iguais?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Deseja-se que os alunos sejam instigados a refletir sobre o assunto da diversidade, em especial da inclusão social e educacional das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Além disso, esperamos que estas aulas favoreçam a conscientização dos alunos sobre a impo... 19/01/2009 Quatro estrelas 8 comentario(s) 23785 visita(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
4 |
O que seria uma sociedade para todos?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva. 17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 63156 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
5 |
Como vai a inclusão em nossa escola e em nossa cidade?
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Discutir a discriminação e a inclusão social de pessoas com de necessidade especiais. Compreender o conceito de eqüidade. Conhecer a legislação que assegura direitos às pessoas com deficiências. Analisar as ações da escola e da cidade que promovam a inclusão ou a exclusão dos ... 20/02/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 14147 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
6 |
A importância da amizade na escola Inclusiva
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Ensino Médio | Sociologia Discutir sobre o fato de que o homem é um ser social desde o seu nascimento; Salientar a importância do outro na constituição da identidade pessoal (do Eu) de cada um; Abordar a importância da amizade na vida do ser humano; Salientar que numa sociedade inclusiva, a amizade é u... 14/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 16042 visita(s) |
Maria Hilda Ruas de Andrade ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA SP Língua Portuguesa |
7 |
O que é acessibilidade e porque ela é tão importante?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Discutir sobre o que é acessibilidade e quais são os tipos mais comuns, Refletir e verificar os recursos de acessibilidade disponíveis em escolas e outros em locais públicos; Pesquisar leis que versam sobre acessibilidade; Pesquisar sobre os métodos necessários para tornar si... 26/08/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 13242 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
8 |
Como construir uma escola Inclusiva e Acessível para todos
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Nesta aula será abordada a existência e a importância de uma Escola Inclusiva, de forma a propiciar a reflexão do aluno para o fato de que todos são iguais, em dignidade e direitos, independente das limitações e dificuldades que porventura tenham. Além disso, será ressaltado,... 02/06/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 12292 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
9 |
Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Ensino Médio | Sociologia Conceituar o Bullying: o que é, suas causas e consequências, como ocorrem e o que fazer frente a isso; Abordar o Bullying contra a pessoa com deficiência; Discutir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja vítima de Bu... 17/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 103105 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
10 |
Aprendendo sobre a Surdocegueira
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia Conceituar a Surdocegueira: o que é, causas e como lidar com isso; Sobre as dificuldades sociais das pessoas que têm surdocegueira; Compreender a repercussão da surdocegueira na vida social de uma pessoa; O conceito da inclusão da pessoa com discalculia na escola 13/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 13754 visita(s) |
Maria Hilda Ruas de Andrade ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA SP Língua Portuguesa |
11 |
Síndrome de Asperger. Vamos entender?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Sociologia Conceituar a Síndrome de Asperger: o que é, causas, características e tratamento; Aprender sobre as diferenças entre os conceitos de Síndrome, Deficiência e Doença; Aprender sobre a inclusão da criança com Asperger no contexto escolar: sua importância social e educacional, e ... 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10629 visita(s) |
Maria Hilda Ruas de Andrade ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA SP Língua Portuguesa |
12 |
AS CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Compreender o conceito de altas habilidades. 2) Identificar as principais características de crianças com altas habilidades. 3) Conhecer histórias de vida de crianças com altas habilidades, bem como os principais desafios enfrentados por elas na escola e na vida. 4) Adotar ... 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 26293 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
13 |
Por que quem tem Dislexia tem dificuldades para ler e escrever?
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Conceituar a Dislexia: o que é, características e tratamento; Compreender a repercussão da Dislexia na vida social das pessoas disléxicas; Compreender a Dislexia no contexto escolar: as dificuldades da pessoa disléxica, formas de auxiliá-la e minimizar suas dificuldades. 09/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12386 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
14 |
Discalculia: o que é isso?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Conceituar Discalculia: o que é, causas e como lidar com isso; Aprender sobre as dificuldades que as pessoas com discalculia têm nas disciplinas que fazem uso freqüente do cálculo, como a matemática, física, química; Apreneder sobre a repercussão da discalculia na vida social... 09/11/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 16301 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
15 |
As Deficiências Múltiplas na escola
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Nesta aula será trabalhado com os alunos o conceito de Deficiências Múltiplas, ou seja, pessoas com surdocegueira, oudeficiência mental e física entre outras. Além disso, esta aula poderá contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos re... 28/05/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 16025 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
16 |
A Deficiência Mental na escola
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Mental no contexto escolar, bem como a importância de se conviver com as diferenças, visto que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas características peculiares. Ainda, esta aul... 19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 19616 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
17 |
A Deficiência Visual na escola
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Nesta aula será trabalhado o conceito de Deficiência Visual no contexto escolar, visando proporcionar a compreensão, por parte do aluno, da necessidade da inclusão escolar e social de alunos com Deficiência Visual (DV). Também será abordada a utilização do Braille pelo aluno ... 28/05/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 23319 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
18 |
VENDO ATRAVÉS DAS MÃOS – O sentido do tato (Inclusão)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Compreender como o organismo reconhece o ambiente através do sentido do tato. Valorizar atitudes que possibilitem a INCLUSÃO do deficiente visual. 25/11/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 58063 visita(s) |
Equipe Alfredo |
19 |
A Deficiência Física na escola
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Fundamental Inicial | Ética Será trabalhado nesta aula o conceito de Deficiência Física no contexto escolar, de forma a proporcionar a reflexão dos alunos sobre a importância da inclusão de pessoas com este tipo de deficiência na escola. Além disso, será abordado os benefícios, para todos, de se conviver... 19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 34938 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
20 |
A Deficiência e o Esporte
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia Compreender que a pessoa com deficiência pode realizar atividades físicas e praticar esportes; Aprender o conceito de paraolimpíada e a sua finalidade; Conhecer os esportes que são praticados na paraolimpíada; Aprender que a pessoa com deficiência - física, mental ou sensoriai... 08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12827 visita(s) |
Maria Hilda Ruas de Andrade ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA SP Língua Portuguesa |
21 |
INCLUSÃO E ESPORTE: O IMPORTANTE É PARTICIPAR
Ensino Fundamental Inicial | Ética a) Reconhecer a importância do esporte como elemento que reúne pessoas de diferentes grupos sociais, culturais, étnicos. b) Refletir sobre o papel do esporte na promoção de atividades recreativas que colaboram com a formação das crianças. c) Conhecer diferentes grupos sociais ... 17/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8400 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
22 |
Esportes Paraolímpicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural - Conhecer o Histórico dos Esportes Paraolímpicos. - Identificar as modalidades Paraolímpicas. - Vivenciar alguns esportes adaptados. 24/01/2011 Quatro estrelas 5 comentario(s) 55890 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
23 |
Tenis de Mesa para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer uma modalidade paraolímpica. Aprender a conviver com as diferenças. Cooperar com os colegas Portadores de Necessidades Especiais. 20/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8325 visita(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
24 |
Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer a importância do esporte adaptado aos portadores de necessidades especiais. Identificar algumas modalidades esportivas voltadas para deficiência visual. Compreender o Esporte como fator de inclusão. 07/10/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 26581 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
25 |
DANÇA E INCLUSÃO: ALGUÉM QUER SER MEU PAR?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer projetos com danças que promovem a inclusão. 2) Reconhecer a dança como instrumento de inclusão. 3) Valorizar dançarinos que apresentam necessidades educacionais especiais. 4) Despertar o gosto pela dança. 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5011 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
26 |
A INCLUSÃO POR MEIO DA ARTE: VAMOS PINTAR UMA SOCIEDADE DIFERENTE?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer as obras de artistas plásticos que apresentam deficiências. 2) Valorizar as potencialidades das pessoas para além das deficiências que apresentam. 3) Reconhecer o valor da arte na promoção da inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais. 4) Sensibili... 05/10/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 12616 visita(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
27 |
De que forma a Tecnologia facilita a vida da pessoa com Deficiência?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Os benefícios da tecnologia para a vida do homem: na medicina, na educação etc.; Como a tecnologia pode favorecer a inclusão social e escolar das pessoas com deficiência; Compreender de que forma o avanço da tecnologia possibilita que aparelhos como, por exemplo, cadeiras de r... 09/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5395 visita(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
Sem estrelas 0 calificaciones - 6677 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!